AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Pró-reitora representa a Unesc em evento na ACIC

Pró-reitora representa a Unesc em evento na ACIC
Mais imagens

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, representou a Unesc nesta semana em um evento do Projeto Clube do Jovem Empreendedor, iniciativa da Prefeitura Municipal de Criciúma, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC). Cerca de 300 estudantes do nono ano do Ensino Fundamental, de 23 escolas do município, participaram do encontro, que visa desenvolver capacidades empreendedoras nos adolescentes.

Além dos alunos, também participaram do evento empresários e instituições que apadrinham as escolas participantes da iniciativa. A Unesc apadrinha, no projeto, as escolas Angelo de Luca, no bairro Morro Esteves e a escola Professor Marcílio Dias de Santiago, na Vila Manaus.

Para a pró-reitora, é uma satisfação para a Universidade  apoiar essa causa. “Nós da Unesc estamos muito felizes de estarmos aqui com esses estudantes que são o futuro, um futuro que já é daqui a alguns anos e que será protagonizado por todos vocês”, afirmou Gisele Coelho Lopes aos estudantes presentes. “É muito importante aproveitar esse momento, esse projeto, conhecer as instituições, os empresários, todos têm histórias lindíssimas que podem influenciar vocês a construir novas histórias”, acrescentou, no encontro de segunda-feira (29/08).

O Projeto Clube do Jovem Empreendedor iniciou no mês de maio de 2022, e, além de ajudar a cultivar competências empreendedoras nos alunos, permite aos estudantes a oportunidade de vivenciar, na prática, o dia a dia de uma empresa e desenvolver o espírito de coletividade e empreendedorismo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2022 às 16:38
Compartilhar Comente

Semana Acadêmica de Direito da Unesc terá como tema os 20 anos do Código Civil

Semana Acadêmica de Direito da Unesc terá como tema os 20 anos do Código Civil
Mais imagens

De 5 a 9 de setembro, a Unesc sedia a 27ª Semana Acadêmica do Curso de Direito da Universidade, que neste ano terá como tema “20 anos do Código Civil”. 

Tradicional, o evento que ocorrerá de forma híbrida, contará com diversas atividades em uma programação que abrange os períodos matutino, vespertino e noturno. “O objetivo principal do evento que ocorre anualmente é promover a discussão sobre temas atuais e relevantes que não estão no conteúdo da matriz curricular, ampliando o conhecimento dos acadêmicos e mostrando para eles novos assuntos e situações, aproximando assim os estudantes de palestrantes e profissionais especialistas nos temas. É um momento ímpar para a formação dos nossos acadêmicos e acadêmicas e em especial neste ano visa promover a reflexão sobre o aniversário de 20 anos do Código Civil. É um marco importante para a área jurídica”, destaca a coordenadora do curso de Direito da Unesc, Márcia Piazza.

A programação pode ser conferida no site https://www.even3.com.br/sadireito2022/, por meio do qual os participantes podem fazer as inscrições. Quem não conseguir participar presencialmente poderá acompanhar por meio da Unesc TV, no Youtube ou pelo Google Meet. “A Semana Acadêmica do Curso de Direito  conta com o apoio dos professores do curso, do Centro Acadêmico  e professores do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Unesc”, pontua Márcia, acrescentando que podem oarticipar professores e acadêmicos da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de agosto de 2022 às 15:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos do Proesde desenvolvem ações no CRAS do bairro Vila Miguel

Acadêmicos do curso de Nutrição, Farmácia, Enfermagem e Estética e Cosmetologia desenvolveram nesta segunda-feira (29/08) a primeira de uma série de ações sociais no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do bairro Vila Miguel, em Criciúma. Como parte do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional do Estado de Santa Catarina (Proesde), a ação teve como objetivo ensinar aos alunos da entidade a cuidar e manter hortas de plantas comestíveis e temperos.

As crianças e adolescentes aprenderam como funciona o manejo da terra e adubo para plantio de hortas domésticas, além de cuidados com a hidratação do solo e outras técnicas de jardinagem. Ao longo das próximas semanas, oficinas de culinária e de cuidado na manipulação de plantas comestíveis serão ministradas para os mesmos participantes.

Nesta terça-feira (30/08), a mesma ação dos acadêmicos do Proesde ocorreu no CRAS do bairro Tereza Cristina, também na cidade de Criciúma. Os alunos da instituição aprenderam como funciona o preparo dos canteiros para plantio em pneus, cultivo de plantas comestíveis e aromáticas como cenoura, beterraba, abóbora, menta, orégano e outros.

“A experiência chega a ser inenarrável. Ensiná-los é tão importante e significativo para nós quanto é para eles, que irão colher os frutos no futuro“, disse Elisabete Borges Maciel, uma das acadêmicas integrantes do projeto. “Ensinar é muito bom, mas melhor que isso é saber que eles entenderam o processo. Tudo deve ter base no respeito, até mesmo no plantio. Devemos respeitar a terra para ter frutos da época e pensar sempre em sustentabilidade“, completa.

O CRAS Vila Miguel atende mais de 400 famílias e conta com serviços de assistência social, psicólogos, orientadores sociais, entrevistador do Cadastro Único (CadÚnico), oficinas e serviços gerais. O CRAS Tereza Cristina atende o mesmo número de famílias, em 12 bairros da cidade de Criciúma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 18:36
Compartilhar Comente

Unesc prepara recepção especial para os calouros deste segundo semestre

Unesc prepara recepção especial para os calouros deste segundo semestre
Atividades serão realizadas na quinta-feira e sexta-feira (01 e 02/09) na Universidade (Foto: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc, a Universidade Comunitária que abraça as causas do Sul de Santa Catarina, quer acolher de forma muito especial os calouros deste segundo semestre. Para isso preparou uma recepção carinhosa para esta quinta-feira e sexta-feira (01 e 02/09), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. O momento será oportuno para trocar ideias, além de uma oportunidade de os acadêmicos conhecerem as possibilidades e serviços que a Universidade oferece. 

A comissão organizadora, formada por professores, coordenadores de curso e de setores e funcionários da Universidade, comandada pela própria gestão universitária, prepara com carinho os detalhes do evento, considerado marcante e inesquecível para o primeiro semestre dos acadêmicos na Unesc. “Preparamos tudo nos detalhes para bem acolhê-los. Temos aqui um grande universo de conhecimento, que tem nos seus pilares o ensino, a pesquisa, a extensão e a inovação. Todos esses espaços são as oportunidades de transformarem suas vidas. Tenho certeza que esses serão os melhores anos de suas trajetórias por tudo o que a Unesc representa e faz e que o evento irá demonstrar um pouco disso tudo para aqueles que acabaram de chegar”, pontuou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Confira a programação:

A recepção será realizada em diferentes momentos. O primeiro encontro, marcado para quinta-feira (1º/09), será realizada, a partir das 19h30, no Auditório Ruy Hulse, para acadêmicos (ingressantes) de 2022/2 dos cursos de Administração, Administração em Comércio Exterior, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciência da Computação, Ciências Econômicas, Design, Direito, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Processos Gerenciais. 

Já no segundo dia (02/09) a recepção inicia às 10h para calouros dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Odontologia e Psicologia.

Às 14h serão os calouros dos cursos de Biomedicina e Medicina. Neste mesmo horário também ocorre a recepção para os ingressantes da Unesc Virtual que poderão acompanhar pelo canal no Youtube da Unesc TV.

Já às 19h30 de sexta-feira o evento é voltado especialmente aos ingressantes dos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, História, Letras, Matemática, Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia. 

Neste mesmo horário também ocorre a recepção para os demais ingressantes da Unesc Virtual que poderão acompanhar pelo canal no Youtube da Unesc TV.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 15:36
Compartilhar Comente

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias
Mais imagens

Os candidatos a governador de Santa Catarina que participaram do debate realizado na Unesc na manhã desta terça-feira (30/08), deixaram o Auditório Ruy Hülse com um documento contando as demandas das universidades comunitárias.

Elaborado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), ele foi entregue pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, pelo reitora da Unibave, Guilherme Valente de Souza e pelo presidente do Conselho dos DCE’s da Acafe e presidente do DCE da Universidade, Vittor Teixeira. “Peço que os candidatos olhem sempre para as Universidades Comunitárias catarinenses como esta mola propulsora do desenvolvimento como a melhor parceira que podem ter, não só para promover a educação de excelência, mas para ajudar no desenvolvimento do estado. As nossas 14 instituições comunitárias estão à disposição agora e depois, onde quer que os senhores candidatos estejam, para apoiar o acesso e a permanência dos nossos estudantes, a exemplo do que vem sendo feito ao longo de tantos anos”, destaca Luciane. 

Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira acompanhou de perto o embate entre os postulantes à Casa D'Agronômica e destacou a representatividade do evento ocorrido no campus da Universidade. “Como comunitária, a nossa Universidade representa o crescimento e o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Estar aqui significa muito e nós como estudantes acompanhamos para ver quem citou investimentos em bolsas, em educação e o que cada um pensa sobre a importância das universidades comunitárias”, salienta.

Missão da Universidade

Conforme a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, também é missão da Unesc, como Universidade Comunitária, apoiar iniciativas que possibilitem a apresentação de ideias à comunidade da região. “Somos um centro de produção de conhecimento e é uma ação de defesa da Democracia oportunizar um debate em que os candidatos têm a oportunidade de apresentar as suas ideias, as suas proposições, o que pretendem e para o nosso estado, para a nossa região. Hoje é mais uma das ações que nos coloca no caminho de nossa missão, enquanto Universidade Comunitária, envolvida com as questões da nossa região e com a formação acadêmica associada à realidade e focada no apoio ao desenvolvimento social e  melhoria da qualidade de vida das pessoas e em defesa da democracia”, pontua.

Debate produtivo

O “Debate do Sul”, promovido pela Rádio Eldorado, Canal 20, Portal Engeplus e Rádio Araranguá, com o apoio da Universidade, levou este nome justamente por buscar levantar as pautas da região. Além dos veículos parceiros, a apresentação das ideias também foi transmitida pela Unesc TV, no Youtube. “Foi um debate produtivo, polêmico. Dos que acompanhamos, foi o mais caloroso e diferente, pois um candidato perguntava, outro respondia e um terceiro comentava. Observamos um debate propositivo, que colocou à disposição dos moradores do Sul as propostas do futuro governador. Na minha avaliação a união destes veículos de comunicação e da Unesc foi perfeita para levar a região as informações necessárias para a decisão do voto”, enfatiza o jornalista Sandro De Mattia. 

O debate contou com a mediação dos radialistas, João Paulo Messer e Saulo Machado. “Esta é uma parceria interessante. A estrutura e credibilidade que a Unesc dá é muito grande, pois este ambiente é democrático, multifacetário, sendo o melhor lugar para a realização do debate”, fala Messer.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 15:02
Compartilhar Comente