AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unidade de Saúde do Centro realiza campanha de rastreamento das hepatites virais

Unidade de Saúde do Centro realiza campanha de rastreamento das hepatites virais
Cor amarela simboliza luta pelo combate à doença que acomete cerca de 1,4 milhões de mortes anualmente, no mundo, segundo o Ministério de Saúde Mais imagens

A Unidade Básica de Saúde do Centro (USB), administrada pela Unesc, realizou nesta quinta-feira (21/07) a campanha de rastreamento das hepatites virais. Os profissionais do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva foram os responsáveis por orientar a população com a ajuda de materiais informativos e realizar testes rápidos para a detecção de hepatites B e C, além de sífilis e HIV.

De acordo com a gerente administrativa da UBS Centro, Letícia Vieira de Oliveira Rodrigues, o mês de julho é alusivo ao rastreamento das hepatites virais e cada UBS do município se organizou para abordar o tema. “Nosso grande objetivo com a ação é a conscientização e, consequentemente a prevenção. Impor tante ressaltar que esses exames estão disponíveis à população em geral durante todo o ano, em todas as unidades de saúde do município”, ressaltou.

A UBS Centro é bastante movimentada, atende uma demanda estimada de 45 mil habitantes no entorno. “A adesão à campanha foi significativa, tanto pela manhã como à tarde. Fizemos uma ampla divulgação e isso deu resultado, muitas pessoas vieram saber mais sobre essas doenças e realizar a testagem. Nossa equipe se empenhou e trabalhou bastante para o sucesso da ação”, comemorou.

Os pacientes que passaram pela unidade durante todo o dia elogiaram a iniciativa. “Gostei bastante, nunca havia realizado o teste, mas é sempre bom prevenir. Valeu a pena dedicar um tempo a mais e voltar para a casa com os resultados negativos em mãos”, afirmou Lucimar Lopes Custódio de Araújo.

A mesma avaliação fez Ulicino Goulart, morador no bairro Comerciário. Há mais de 10 anos ele não realizava exames para as hepatites. “Muito válida a ação. Agora estou com os testes em dia e conscientizado da importância de realiza-los com certa regularidade”, elogiou.

A ação que alerta a população sobre os riscos de uma doença silenciosa também contribui para a formação dos residentes da Universidade que atuam na UBS. "Estamos aqui para cuidar das pessoas, mas também estimulá-las à prevenção. A ação de hoje foi muito importante para relembrar e informar os usuários, bem como estimular a testagem. A gente ensina, mas também aprende nesse processo”, considerou o residente de psicologia João Felipe Braga Martins.

Tratamento em Criciúma:

Em caso de teste positivo ou reagente, o portador de hepatite pode procurar o Programa de Hepatites da Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, que funciona na Rua Beijamin Bristot, nº 100, no bairro Michel. O atendimento acontece das 7 às 16 horas. Outras informações estão disponíveis no telefone: 3445-8515.

O que são Hepatites Virais?

Segundo o Ministério da Saúde, as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. Trata-se de uma infecção que atinge o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. Na maioria das vezes são infecções silenciosas, ou seja, não apresentam sintomas. Entretanto, quando presentes, elas podem se manifestar como: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A, B e C. Existem ainda, com menor frequência, o vírus da hepatite D (mais comum na região Norte do país) e o vírus da hepatite E, que é menos comum no Brasil, sendo encontrado com maior facilidade na África e na Ásia.

O impacto dessas infecções acomete aproximadamente 1,4 milhões de mortes anualmente no mundo, seja por infecção aguda, câncer hepático ou cirrose associada às hepatites. A taxa de mortalidade da hepatite C, por exemplo, pode ser comparada às do HIV e da tuberculose.

Como prevenir as Hepatites B e C:

  • Evite contato direto com sangue;
  • Não compartilhe materiais como seringas, agulhas, canudos e cachimbos para o uso de drogas, escovas de dente, barbeadores, navalhas, lâminas de barbear e alicates de cutícula;
  • Todo material para tatuagens, piercings e manicure deve ser individual e esterilizados. Peça que o pacote com o material esterilizado seja aberto em sua frente;
  • Use sempre camisinha;
  • Gestantes devem realizar o teste no pré-natal.

Fotos e Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de julho de 2022 às 21:08
Compartilhar Comente

Professores e acadêmicos da Unesc recebem a menção honrosa em evento nacional

Professores e acadêmicos da Unesc recebem a menção honrosa em evento nacional
Honraria foi conceda pelos trabalhos apresentados no XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, em Cáceres, Mato Grosso (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da Unesc foram agraciados com menções honrosas concedidas pela Sociedade Brasileira de Etnobiologia e Etnoecologia (SBEE), durante o XIII Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, que teve como tema central “Etnobiologia no Brasil no Desafio das Fronteiras”. O evento ocorreu na Universidade Estadual do Mato Grosso, em Cáceres, Mato Grosso, na última semana, e contou com a participação de universidades e conferencistas de todo o Brasil e do exterior.

Dentre os cinco melhores trabalhos apresentados no formato de apresentação oral, dois foram da Unesc. As produções fazem parte de pesquisas que estão sendo desenvolvidas em um projeto aprovado em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do estado de Santa Catarina (Fapesc) e teses em andamento no PPGCA, sob a orientação dos professores doutores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes. O prêmio Darrell Posey tem o propósito de estimular a formação de recursos humanos e pesquisa científica nas áreas de Etnobiologia e Etnoecologia no Brasil.

A doutoranda Elaine Puzinsky, que é orientanda da professora Vanilde foi quem fez a apresentação do trabalho. O segundo projeto foi discorrido pelo professor Carlyle, que segue a linha de pesquisa percorrida pela doutoranda Ana Paula Matos, sua orientanda.

Conforme ele, o projeto de pesquisa do qual se originou os dois trabalhos está sendo desenvolvido de forma articulada com três pesquisas de tese de doutorado em andamento e pretende realizar um diagnóstico socioambiental ao longo da bacia hidrográfica do Rio Urussanga, desde as principais nascentes do rio Urussanga, até o seu estuário. “Neste sentido, além de subsidiar a formulação e proposição de políticas públicas com vistas à melhoria das condições de sustentabilidade, o projeto deverá contribuir para a transição agroecológica das atividades atualmente existentes, bem como identificar potenciais alternativas para a reconversão socioambiental da região carbonífera Sul catarinense”, comentou o professor.

Neste evento, além de professores e acadêmicos da Unesc, a comitiva contou com a participação com egressos do PPGCA e dos cursos de graduação em Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade.

Unesc sediará próximo congresso

O próximo Congresso Brasileiro de Etnobiologia e Etnoecologia, previsto para 2024, terá como sede a Unesc. A proposta para sediar o evento foi aprovada em assembleia geral de encerramento do encontro no Mato Grosso. Os professores Vanilde Citadini Zanette e Carlyle Torres Bezerra de Menezes foram escolhidos como presidentes e vice-presidentes da Comissão Organizadora.

A XIV edição do encontro contará com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio dos professores vinculados nesta instituição na área do conhecimento da Etnobiologia, Etnobiologia e Ciências Ambientais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de julho de 2022 às 08:31
Compartilhar Comente

Unesc Lab Procer é oficialmente inaugurado com resultados já promissores

Unesc Lab Procer é oficialmente inaugurado com resultados já promissores
Parceria coloca expertise acadêmica em imersão em busca de soluções ainda mais inovadoras para a empresa em plena ascensão Mais imagens

A primeira experiência do projeto Unesc Labs já mostra o sucesso da iniciativa. Com a proposta de colocar a expertise acadêmica à disposição na busca de soluções para as situações-problema de empresas de diferentes setores, o projeto dá seus primeiros passos com uma gigante da tecnologia. A Procer - Agrointeligência em Pós-Colheita, empresa de Criciúma que já ganha o mundo oferecendo soluções para o armazenamento de grãos, é a primeira a utilizar a integrar a parceria e a inaugurar oficialmente seu espaço dentro da Universidade.

Nesta quarta-feira (20/7) a parceria entre as instituições foi celebrada na inauguração oficial do Unesc Lab Procer. O espaço, localizado no Bloco XXI-A do campus, já abriga estudantes e professores engajados no projeto e nesta data recebeu a visita de gestores da empresa e da Universidade.

A felicidade e a realização das equipes ao ver de perto o projeto já dando resultados positivos estiveram estampadas nos rostos de todos que participaram do encontro de inauguração. Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, não há exemplo que traga mais significado do que um exemplo como este. “São três egressos do nosso curso de Ciência da Computação que empreenderam, mostraram sua capacidade e agora colaboram não só com as suas empresas, ao levar o conhecimento vivo da academia para dentro dela, mas com toda a região ao se unir com a Unesc e seu caráter comunitário”, destacou.

A aproximação da Universidade com o setor produtivo, conforme Luciane, está entre os importantes legados almejados pela gestão universitária em seu trabalho diário. “As experiências internacionais já nos mostram que esse é o caminho. É fundamental que a gente vá também para este lado. Ter a Procer conosco neste projeto que já é sucesso é um grande sinal de que estamos sendo muito assertivos”, pontuou ainda.

Murilo Gehrmann Schneider e Tarcisio C. Selinger, co-fundadores da Procer, estiveram na Unesc para a inauguração e também deixaram evidente a motivação com o projeto. “Chegar aqui e ver esse resultado já tão positivo é algo que nos deixa muito felizes. Nos faz refletir e recordar o início do processo de fundação da empresa, quando éramos só três pessoas, e agora somos mais de 160 pessoas trabalhando em prol de um serviço que atinge aproximadamente 10% da armazenagem de grãos em todo o país, ou seja, que afeta diretamente a alimentação de parte significativa da população”, comentou Murilo.

Rodrigo Raccuia, acadêmico da 3ª fase do curso de Ciência da Computação, é quem comanda os demais colegas que trabalham diariamente no time Procer na Unesc. Para o estudante, fazer parte de uma grande Universidade e ao mesmo tempo estar na linha de frente do setor produtivo é algo de significado imensurável. “Esse é um projeto sensacional do qual me orgulho por estar envolvido. Estamos em contato direto com mercado de trabalho, atuando na fronte e utilizando os conhecimentos que aprendemos em sala de aula. É uma oportunidade incrível”, garante.

Quem acompanhou de perto o interesse de Rodrigo para ser um integrante da equipe do Unesc Lab Procer, o coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, também vibra com a inauguração e, principalmente, os resultados já alcançados. “Nestes primeiros meses fomos aparando as arestas, adequando necessidades e anseios e já percebemos que a direção tomada está fluindo muito bem para todos. A empresa já vê problemas em fase de solução por meio dos conhecimentos obtidos aqui e os alunos já demonstram amadurecimento, senso de pertencimento e até diferente postura profissional. Isso é incrível de se observar enquanto professores”, destaca, orgulhoso.

O diretor de Tecnologia da Procer Agrointeligência em Pós-Colheita, Alex Paranha, que, mesmo não estando presente na inauguração, acompanha de perto o projeto, avalia que o início de caminhada nessa experiência de inovação aberta mostrou que os melhores resultados se dão com o envolvimento dos alunos e o senso de pertencimento deles em relação ao time Procer. "À medida em que nós avançamos nessa integração, os estudantes e a Universidade se sentiram mais envolvidos e, para nós, foi interessante para avaliar melhor as entregas, fazer ajustes e também identificar pessoas em potencial que possam trabalhar dentro da empresa conosco no futuro. É um processo de conhecimento mútuo entre a companhia e os estudantes e nesse sentido a importância do coordenador, com quem fizemos alinhamentos semanais, é fundamental".

Este é o primeiro espaço inaugurado e deve configurar a aceleração de novos projetos do Unesc Labs. Para participar da dinâmica as empresas interessadas devem investir em bolsas de estudos para acadêmicos e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema de cada uma.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 21:11
Compartilhar Comente

Graduação Multi: mão na massa amplia horizontes e oportuniza novos aprendizados para alunos das engenharias e tecnologias da Unesc

Graduação Multi: mão na massa amplia horizontes e oportuniza novos aprendizados para alunos das engenharias e tecnologias da Unesc
Mais imagens

Uma pequena bicicleta, um mini caminhão, um ventilador, um carrinho de mão. Objetos planejados e desenvolvidos pelos alunos do núcleo comum entre os cursos de Engenharia e Tecnologia da Unesc, dentro do formato da Graduação Multi.

Mas o que estes protótipos têm a ver com o novo método de ensino implantado pela Universidade em 2022? Tudo! Ele permite que os acadêmicos enxerguem o que foi planejado em suas mentes, passar para o papel e, na sequência, se materializar.

Ver os alunos colocarem a mão na massa foi, com o perdão da repetição, uma “mão na roda”, para o professor da disciplina de Expressão Gráfica, Vilson Menegon Bristot, que sempre gostou deste tipo de atividade. “Esta é a antiga disciplina de Desenho Técnico, na qual agora aliamos o desenho manual com o computacional. Baseado na ementa da disciplina, fizemos um trabalho com os acadêmicos como protagonistas, invertendo a situação: demos um problema que eles buscaram resolver em grupos formados com alunos das primeiras fases de todas as engenharias”, comenta. O trabalho envolve os cursos das engenharias de Produção, Química e Mecânica, além da Ambiental e  Sanitária.

O resultado das atividades surpreendeu professores e coordenadores dos cursos, além da coordenadora dos cursos da área de Engenharia e Tecnologias, Angela Piccinini, que se viu maravilhada com o reflexo positivo da proposta. “Foi incrível ver o entusiasmo deles. Tivemos acadêmicos de diferentes cursos de engenharia engajados a contribuir, cada um da sua forma, pelo sucesso do projeto. A necessidade de sinergia é a mesma que eles encontrarão na vida profissional, na qual precisarão unir expertises pelo resultado final”, destaca.

Para um dos alunos integrantes do projeto, Robson Pereira, o trabalho serviu, entre outras coisas, para a integração da equipe, o conhecimento dos membros, para o aprendizado sobre planejamento, o escopo, o tempo e a dedicação de cada um. “A qualidade e a evolução do projeto, desde o rabisco até o desenho final e a finalização, nos deu certeza que somos capazes de alcançar objetivos maiores, sempre buscando o aprendizado”, enfatiza.

Tudo registrado

Junto a cada protótipo está um relatório com várias páginas, cuidadosamente encadernado em espiral. Na capa, a logomarca da Unesc e o título “Atividade Discente”. “Tudo que eles fizeram foi colocado no relatório, como as montagens, como estavam elaborando os desenhos, entre outras coisas.  No início do semestre elaborei a descrição do que íamos fazer durante o semestre e pedi para que eles desenvolvessem o protótipo de um objeto que precisava ter pelo menos 15 elementos, com dimensões mínimas, logomarca da Unesc, pintura, tudo dentro do que a ementa da disciplina pede, se tornando ferramenta para o desenvolvimento destes protótipos. Antes da Graduação Multi os alunos faziam o desenho, mas não colocavam a mão na massa”, explica o professor Vilson Menegon Bristot, acrescentando que um líder foi estipulado para cada grupo, cabendo a ele confeccionar este relatório completo.

Trabalho em equipe na busca pela perfeição

Conforme o acadêmico Luiz Marangoni, por meio do desenvolvimento do projeto, foi possível reconhecer na prática a importância do trabalho em equipe. “Isso porque cada acadêmico teve que pensar e desenvolver uma parte do protótipo que no final deveria  encaixar perfeitamente. A parte de execução dos desenhos e do projeto teve uma demanda de tempo maior que o esperado, devido a particularidade de cada peça, porém apesar dos contratempos, a equipe conseguiu cumprir o objetivo. O projeto foi desenvolvido em aço e alumínio, sendo que, para ambos foram utilizadas sucatas disponibilizadas por uma empresa da região. O resultado final foi gratificante para cada um de nós, ao ver o projeto pronto, montado e entregue, além de acarretar experiência para projetos futuros”, cita.

O trabalho proposto pelo professor Vilson é chamado de Aprendizagem Baseada em Problema (ABP), sendo que as ideias apresentadas o surpreenderam. “São alunos da primeira fase, ou seja, estão começando a sua jornada na Universidade, então esta disciplina começa a lhes dar noção de espaço, dimensão, escalas. As ideias apresentadas que foram materializadas nos impressionaram. No fim eles até falaram que não sabiam como conseguiram fazer. Falavam que não era só uma aula, era uma diversão. Na verdade, realmente é uma aula diferente, na qual eles produzem conversando entre eles. Eu tive uma grande surpresa com o resultado pela qualidade”, ressalta.

Para desenvolver os objetos, eles utilizaram a sala de aula, o atelier na Universidade, além das empresas onde trabalham e suas próprias casas.

Evolução com novo modelo de aprendizagem

A Unesc revolucionou o ensino novamente em 2022 com a implantação da Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.

A Universidade iniciou no primeiro semestre o projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. ”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras”, reforça a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Por meio da proposta, as disciplinas dos cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige. “A Graduação Multi veio para revolucionar. Gosto de ver os alunos com a mão na massa e sei que isso faz total diferença no processo”, diz o professor Vilson.

Matrículas abertas

Os interessados em conhecer não somente os cursos da área da engenharia, mas toda a graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD) ou ainda as mais de 40 oportunidades em especialização da Unesc podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos e pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:05
Compartilhar Comente

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar

Unesc oferece oportunidades de descontos para quem quer voltar a estudar
Mais imagens

Independentemente do motivo que tenha provocado a pausa nos estudos, voltar a estudar é um grande passo para alcançar objetivos profissionais e chegar ao sonhado diploma de uma graduação. Quem precisou parar a jornada acadêmica temporariamente encontra uma excelente proposta na Unesc. A Instituição oferece uma oportunidade para voltar às salas de aula de uma Universidade com grande estrutura, profissionais altamente qualificados e com um método de ensino inovador, como a Graduação Multi.

Por meio do programa “Volte a Estudar” a Unesc oferece até 25% de desconto na mensalidade para aqueles que voltarem a estudar no segundo semestre de 2022. Como se não bastasse o desconto, conforme a supervisora da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Alessandra Campos Goulart, o melhor de tudo é que o benefício é válido até a conclusão do curso. “É uma boa oportunidade para retomar a graduação. Depois de matriculado o acadêmico pode ainda participar de todos os processos de bolsas, como o UniEdu, a bolsa da Prefeitura para moradores de Criciúma, entre outros. Além disso, ele não precisa fazer todas as disciplinas da grade e a mensalidade se adequa aos créditos escolhidos”, explica.

Como fazer?

Segundo o gerente comercial da Universidade, Augusto Magalhães, “O ‘Volte a Estudar’ é um programa especialmente voltado para quem parou de estudar há mais de dois semestres e isso vale para alunos da Unesc e de outras instituições de ensino. “São 20% para quem não era aluno e 25% para quem era aluno da Unesc. O intuito é fazer com que pessoas que pararam de estudar em qualquer instituição, voltem a estudar na melhor Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina, a Unesc”, comenta.

Para voltar a estudar é simples. “Basta entrar em contato com o Setor Comercial da Universidade. O aluno é matriculado no seu curso e escolhe quantas disciplinas irá cursar”, cita Magalhães.

O pedido de reingresso não tem prazos estipulados, ou seja, é contínuo, sendo que as aulas iniciam no dia 1º de agosto.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, cursos técnicos, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887. O e-mail centac@unesc.net também está à disposição  para sanar dúvidas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2022 às 14:02
Compartilhar Comente