AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professor da Unesc vai palestrar no Fórum Nacional das Transferências da União

Professor da Unesc vai palestrar no Fórum Nacional das Transferências da União
Professor da Unesc vai palestrar no Fórum Nacional das Transferências da União. (Fotos: Divulgação/Agecom/Unesc) Mais imagens

O professor do curso de Comércio Exterior da Unesc, Júlio Cesar Zilli, será um dos palestrantes no 7º Fórum Nacional das Transferências da União que ocorre em Brasília (DF). A atividade é realizada pela Secretaria de Gestão da Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, do Ministério da Economia, por meio do Departamento de Transferências da União, que este ano traz como tema “Gestão, Inovação e Transparência para transformar o Brasil".

Zilli vai abordar o tema “Governança em Rede”, na quinta-feira (30/06). Conforme o professor, o convite do Ministério da Economia veio em virtude dos trabalhos desenvolvidos pelo Núcleo de Estudos em Gestão e Estratégia em Negócios Internacionais (GENINT) e pela finalização da tese de doutorado que trata da “Governança Multinível para o Sistema Portuário Brasileiro”. A tese foi apresentada e aprovada no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC). “Estou muito feliz e honrado em participar do Fórum e representar a Universidade”, comenta.

O Fórum Nacional das Transferências da União é um evento de âmbito nacional, que tem como objetivo promover o fortalecimento da governança, da gestão e do controle, bem como apresentar as inovações empreendidas e experiências no âmbito das transferências de recursos públicos, aprimorando, assim, a gestão e execução de recursos financeiros das transferências da União, com vistas à melhoria de vida do cidadão.

Destinado, especialmente, a gestores, servidores e colaboradores de órgãos e entidades públicas e privadas, além de interessados no tema, o êxito dos resultados obtidos em todas as edições do evento tem sido alcançado, também, pela efetiva participação dos diversos atores que atuam na gestão e controle da Administração Pública, bem como da sociedade, que juntos compartilham conhecimentos e boas práticas.

Durante o evento são abordados diversos temas com o intuito de capacitar e aprimorar o conhecimento profissional para o melhor desenvolvimento das competências dos diversos atores atuantes nas transferências de recursos públicos da União, assim como demais interessados na área.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 14:27
Compartilhar Comente

PIDE: alunos participam do 2º Festival de Judô

PIDE: alunos participam do 2º Festival de Judô
Atividade ocorreu no fim de semana no Nações Shopping, em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Três alunos do Colégio Unesc e que fazem parte do Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), participaram, no sábado (25/06), do 2º Festival de Judô Nações Shopping, em Criciúma.

Os judocas são alunos do ensino fundamental e vinham se destacando nos treinamentos que ocorrem gratuitamente nas terças-feiras e quintas-feiras às 13h30, no Complexo Esportivo da Universidade.

O PIDE é um projeto Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) que tem como objetivo contribuir na formação de jovens atletas. Em Criciúma, é realizado no campus da Unesc e coordenado pelo Curso de Educação Física.

Cerca de 500 crianças dentro das escolinhas de futebol, futsal, voleibol, basquetebol, handebol, e nas modalidades individuais, como tênis de mesa, ginástica, natação, judô, dança, atletismo e karatê são atendidas no projeto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 10:11
Compartilhar Comente

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc

Em Praia Grande, Unesc encerra os lançamentos dos Planos de Desenvolvimento da Amesc
Mais imagens

Na noite desta terça-feira (28/06), no auditório da Cooperativa de Eletricidade de Praia Grande (Ceprag), aconteceu o último lançamento do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico dos municípios da Amesc.  A cidade, com os seus 10 mil habitantes, foi sede do encerramento da primeira etapa do projeto de desenvolvimento que está sendo realizado pela Unesc, Sebrae/SC e Amesc.

Capital Catarinense dos Canyons, Praia Grande é a porta de entrada para os Aparados da Serra, faz divisa com o Estado do Rio Grande do Sul, pelos municípios de Mampituba e Cambará do Sul. Em solo catarinense faz limite com São João do Sul, Santa Rosa e Jacinto Machado.

A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, comentou do privilégio de percorrer todos os municípios da Amesc. “Estamos tendo o privilégio de conhecer todos os cantos dessa região maravilhosa. O Plano nos oportuniza conhecer as especificidades de cada município e entender seus potenciais. Estamos em uma região localizada entre a serra e mar, com a BR-101 atravessando no meio de um grande potencial logístico e rico em recursos naturais. Nas 15 cidades que passamos, observamos a probabilidade do desenvolvimento de novas vertentes econômicas, então eu vejo essa região como um grande potencial. Eu já conhecia toda a Amesc, mas agora eu vejo o Extremo Sul catarinense com outro olhar, com motivação e otimismo para fazer com que este pedaço de Santa Catarina esteja no radar e na vitrine nacional e internacional. Mas para que tudo isto aconteça será necessária a mobilização das forças vivas desta comunidade.  O engajamento da Unesc é tirar todas as ideias do papel e torná-las realidade. A Universidade se sente acolhida por essa região e como comunitária temos este compromisso de transformar este território. Privilégio e gratidão pela oportunidade de estar aqui é esse o sentimento no final desta etapa”, pontuou.

Com sua economia sustentada pela agricultura, através do cultivo de arroz e banana, hoje Praia Grande desponta como um promissor polo de turismo ecológico devido à sua posição geográfica. Agora, surgem novas oportunidades devido à criação do Geoparque que abrange Santa Catarina e o Rio Grande do Sul.

O integrante do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico da Universidade, Douglas Leffa Pirola, explicou aos presentes no evento a metodologia a ser utilizada na confecção do Plano, através da consulta pública e, depois, pelo encontro virtual a ser realizado através do Google Meet no início do mês de julho.

Com a força e apoio da população, o prefeito Elisandro Pereira Machado, pretende construir um desenvolvimento equilibrado para os próximos 10 anos. “Ficamos muito felizes de estar com a Unesc e com o Sebrae participando do Plano de Desenvolvimento. A Universidade está presente aqui no nosso município. É gratificante trabalhar com este corpo técnico da Unesc muito bem preparado e que vem ajudando a desenvolver toda a nossa Região Sul e vai auxiliar na elaboração de um grande Plano para o nosso progresso nos próximos anos. Agradeço a magnífica reitora Luciane Bisognin Ceretta e também a pró-reitora Gisele Coelho, por estar colaborando e nos ajudando com esta ação”, agradeceu.

O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Loro Gomes, agradeceu a presença da Unesc e do Sebrae/SC e destacou a importância desta iniciativa que irá fazer bem para Praia Grande, bem como aos demais 14 municípios da Amesc. Parabéns a todos os envolvidos pela grandeza desse Plano. Ele chega em boa hora, nossa cidade está crescendo muito ao longo dos últimos anos e está se tornando uma potência turística. Temos que valorizar bastante a agricultura familiar, o comércio e as empresas. Hoje estamos com uma demanda de mais de 100 vagas de emprego. Precisamos capacitar nossas mãos de obra para prestar um melhor atendimento aos turistas. Quero dizer que nós da Câmara de Vereadores estamos à disposição para apoiar este grande projeto de desenvolvimento”, comentou.

O presidente da Associação dos Municípios da Região do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e prefeito de Timbé do Sul Roberto Biava, era só elogiou ao trabalho até aqui executado pela Universidade e Sebrae. “Agradecimento à Unesc e ao Sebrae por esse magnífico trabalho que estão realizando para toda região do Vale do Araranguá. Agora, cada um de nós vai saber do seu potencial. Praia Grande é um exemplo de turismo que nós temos que seguir. Grande parte das nossas cidades tem as encostas da Serra e isto tem que ser melhor aproveitado. O Extremo Sul era uma área que até pouco tempo atrás, a gente dizia que não existia no Estado de Santa Catarina. Acredito que a partir desse estudo, eu tenho certeza que qualquer que seja o governador do estado, vai dar uma olhada diferente para nós”, ressaltou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Alunos de Letras aprendem sobre países que têm o Português como língua oficial

Alunos de Letras aprendem sobre países que têm o Português como língua oficial
Mais imagens

Os alunos da primeira fase do curso de Letras da Unesc participaram de um projeto inovador neste semestre, reunindo diferentes disciplinas de Língua e Literatura.

Orientados pelos professores André Cechinel, Carlos Arcângelo Schlickmann e Talita  Duarte, os acadêmicos realizaram pesquisas sobre os países que têm o português como língua oficial. Ganharam destaque Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe. Além de aspectos relacionados à cultura, gastronomia e história, cada grupo escolheu um autor da literatura  local para estudar sua obra.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:33
Compartilhar Comente

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação

Professores e alunos da Unesc participam de Avaliação do Ensino de Graduação
Mais imagens

Professores e acadêmicos da Unesc já podem participar da Avaliação do Ensino de Graduação, executada pelo Setor de Avaliação Institucional da Universidade.

A ação, tradicional na Universidade, conforme o coordenador do Setor de Avaliação Institucional, Thiago Francisco, é um mecanismo institucional importante para o desenvolvimento de informações. “O objetivo é contribuir para a evolução dos projetos pedagógicos dos cursos da Universidade, contribuindo para diversas ações institucionais, entre elas o Programa de Formação Continuada de Docentes e as Comunidades de Aprendizagem”, fala.

Na oportunidade a comunidade acadêmica participa ativamente do processo que envolve todas as tomadas de decisões. “Um dos pontos fortes do processo está na condição de oferecer um espaço democrático de escuta, que complementa todos os outros mecanismos que fortalecem a cultura de avaliação da Unesc. Como Universidade Comunitária desde a sua concepção, tem na avaliação um instrumento importante de reflexão e diálogo sobre suas práticas, permitindo que discussões possam ocorrer no âmbito dos processos de ensino, pesquisa e extensão”, pontua Thiago.

Alunos e professores podem participar da avaliação pelo link: https://webapp8.unesc.net/avaliacao/index.php.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 09:32
Compartilhar Comente