AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Intercâmbio: Unesc firma parcerias com duas instituições da Europa

Intercâmbio: Unesc firma parcerias com duas instituições da Europa
Ações fazem parte da grade de parcerias com instituições de todo o mundo (Foto: Adobe Stock) Mais imagens

Neste mês em que a Unesc comemora 54 anos de fundação, a Universidade, apresenta mais duas grandes ações que visam ampliar os conhecimentos e experiências aos acadêmicos, por meio de vivências profissionais em outra cultura. Essa vantagem troca de saberes é possível devido aos convênios firmados entre a Unesc e as instituições de outros países. Recentemente, firmou parcerias com mais duas grandes instituições, a Agência Estatal Consejo Superior de Investigaciones Científicas, da Espanha e a Universidade do Porto, de Portugal.

A coordenadora do Escritório de Relações Internacionais da Universidade, Vanessa Moraes de Andrade, fala ainda que a experiência proporciona ampliação e valorização da qualificação dos acadêmicos da Unesc. “É uma maneira de aprofundar as habilidades e qualidades do profissional. A Unesc tem várias parcerias que são de fundamental importância para o acadêmico de graduação, de pós-graduação, de mestrado e doutorado”, comenta Vanessa.

Dentre as atribuições do convênio com a universidade espanhola está o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, a organização, em conjunto, de cursos, conferências, congressos, simpósios e programas de treinamento, o fortalecimento da cooperação científica e tecnológica entre ambas as instituições por meio de coedições (artigos científicos, antologias, monografias, livros especializados, entre outros), além da participação no desenvolvimento e implementação de programas acadêmicos de graduação e pós-graduação em disciplinas de interesse comum.

Já o convênio firmado com a instituição de Portugal tem como objetivo o intercâmbio de estudantes, pesquisadores, docentes e pessoal administrativo, com vista ao desenvolvimento das suas qualificações acadêmicas e profissionais, a realização de pesquisas em áreas científicas, a participação conjunta em candidaturas a programas de apoio à internacionalização e à sustentabilidade da cooperação institucional com vista à intensificação das ações colaborativas, nomeadamente ao nível da educação, da formação e da pesquisa; a promoção, implementação e divulgação de oferta académica, estudos, projetos, pesquisas e outras atividades de interesse para ambas as instituições; a organização conjunta e realização de reuniões, seminários, colóquios, conferências e outros eventos académicos e científicos, entre outros.

Mais informações

Mais detalhes dos convênios podem ser obtidos com o Escritório de Relações Internacionais da Unesc pelo telefone (48) 3431 2660 de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

Interessados em iniciar na Universidade uma nova jornada de evolução pessoal e profissional podem entrar em contato para obter mais informações sobre as inúmeras possibilidades, oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente

Unesc homenageia Escola pelos 100 anos de atuação em Criciúma

Unesc homenageia Escola pelos 100 anos de atuação em Criciúma
Honraria foi entregue pela pró-reitora da Unesc no dia do aniversário (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc homenageou nessa quarta-feira (29/06) a Escola de Educação Básica Padre Miguel Giacca, que completou 100 anos de atuação no município de Criciúma. A honraria foi entregue pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes, que representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

“A Unesc sente-se muito feliz pelo centenário dessa escola, pela história construída por várias mãos. Parabenizamos também a diretora pelo excelente trabalho desenvolvido e colocamos a nossa instituição à disposição. Esse é o gesto de toda a comunidade acadêmica, dos mais de 15 mil professores, alunos e colaboradores”, parabenizou Gisele que entregou uma placa para a diretora da instituição, Marilda Marcos Lopes.

A escola, localizada no Distrito de Rio Maina, conta com aproximadamente 1,2 mil alunos do 1º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio, distribuídos nos turnos matutino, vespertino e noturno e tem como entidade mantenedora a Secretaria de Educação e do Desporto de Santa Catarina.

O nome do educandário é uma homenagem ao Cônego Miguel Giacca, que veio para o Brasil, em 29 de novembro de 1908, com a missão de atender espiritualmente os imigrantes italianos do sul do Brasil. Foi considerado o criador e consolidador da vida religiosa da Paroquia São Marcos de Nova Veneza. Foi também por iniciativa dele que surgiu em 1933, o Hospital São Marcos, na mesma cidade. Não havendo escola pública naquela época, ele mesmo fundou, em 1914 as escolas paroquiais, nas quais lecionou por muitos anos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2022 às 15:29
Compartilhar Comente

Unesc e pesquisadores da Instituição figuram no ranking universitário internacional

Unesc e pesquisadores da Instituição figuram no ranking universitário internacional
Plataforma acadêmica Research.com lista as melhores instituições e pesquisadores por área de conhecimento (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc Mais imagens

O reconhecimento à qualidade dos estudos realizados pela Unesc a colocou mais uma vez no comando de uma pesquisa internacional. No ranking da plataforma internacional Research.com, que reúne os cientistas e universidades mais citados do mundo, a instituição apontou três professores doutores em evidência, Felipe Dal Pizzol, Samira Valvassori e Gislaine Zilli Réus, do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da instituição. O resultado disso coloca a Unesc na 9ª colocação como a Universidade mais citada do país na área de neurociência e na 441ª colocação a nível mundial. Além disso, a instituição figura em 1° lugar no estado entre as universidades não estatais.

“Na Unesc, a pesquisa é um dos pilares de sustentação, junto ao ensino e a extensão. Temos excelentes profissionais atuando e transferindo muitas experiências, levando a nossa Universidade Comunitária a excelentes patamares. A Universidade, ao longo dos anos, tem investido em ciência e pesquisa como uma das importantes estratégias para promover o desenvolvimento e melhorar a vida das pessoas, e tem, por isso, grandes pesquisadores. Estamos imensamente felizes”, enaltece a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A posição no ranking é baseada no índice H de cada cientista usando dados compilados do Microsoft Academic Graph, que é o banco de dados bibliométrico mais proeminente e bem estabelecido desse tipo disponível para a comunidade científica.

Esta é a primeira edição do ranking de top cientistas publicado pela plataforma, um dos maiores websites sobre pesquisa, oferecendo dados confiáveis sobre contribuições científicas desde 2014. Este ranking, conforme a pesquisadora Samira, oferece uma lista transparente dos principais cientistas de diversas áreas, baseada em uma análise meticulosa dos 166.880 cientistas do Microsoft Academic Graph e do Google Scholar. 

“O ranking contém o fator H do pesquisador, que reflete a quantidade de publicações e citações de cada pesquisador para o meio acadêmico, além de ser fundamental para o reconhecimento dos pesquisadores mais importantes das mais diversas áreas, tanto dentro do seu país quanto no mundo. Ficamos muito felizes com o reconhecimento”, diz.

Samira coordena o grupo de pesquisa em transtorno bipolar, do Laboratório de Psiquiatria Translacional da Universidade. Atuando há 20 anos na pesquisa pré-clínica com animais experimentais e na pesquisa clínica com pacientes, o grupo, o primeiro no mundo que conseguiu desenvolver um modelo animal de transtorno bipolar, em que um mesmo animal apresenta comportamentos do tipo depressivos e do tipo maníaco, visa entender aspectos da fisiopatologia do transtorno e testar novos fármacos. 

“Na parte pré-clínica buscamos testar substâncias com potencial estabilizador de humor. Já com pacientes, buscamos entender como as alterações a nível celular e comportamental se interligam. Estudos mostram que existe uma progressão da doença, o que acarreta no agravamento dos episódios de humor”, analisa Samira.

Atuando na área há mais de 15 anos, conforme Gislaine, foi uma imensa alegria estar na lista dos cientistas destaques. “Atuo como pesquisadora porque amo estudar, descobrir novos caminhos e orientar meus alunos. Ser reconhecida é muito bom. Mostra que estamos no caminho certo, que o que estamos fazendo é importante e pode inspirar jovens cientistas na nossa Universidade. A Unesc e o Laboratório de Psiquiatria Translacional sempre foram incentivadores e inspiradores para eu seguir a paixão pela pesquisa. Sou muito grata por todas as oportunidades que tive aqui”, comenta. Atualmente, Gislaine atua na pesquisa em torno da depressão, sua fisiopatologia, comorbidades e oportunidades terapêuticas.

Prêmios

A plataforma Research.com também considerou as contribuições dos pesquisadores para a área, prêmios e fomentos. Todo esse reconhecimento elencado pelas professoras, também é motivo de orgulho para Dal Pizzol.

“O ranking é importante porque usa, principalmente, o fator H para ranquear os pesquisadores. O fator leva em conta quantas vezes o trabalho da pessoa é citado por outros pesquisadores, o que mostra a influência na comunidade científica. Ficar na lista já é importante. São somente 46 brasileiros na área da Medicina. Também foi bem importante porque reconheceu outras professoras do Programa de Pós-Graduação e a Universidade em duas áreas de pesquisa”, analisa. 

Felipe foi destacado em setembro do ano passado, no ranking dos pesquisadores mais influentes da América Latina apurado no AD Scientific Index, um sistema internacional de aferição da produção científica. Ele apareceu em 102º lugar entre os pesquisadores do Brasil e em 138º entre os latino americanos. Ainda em 2021, garantiu a terceira colocação entre os principais cientistas do Brasil na categoria Pesquisador Destaque/Ciências da Vida no prêmio que é uma referência nacional.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2022 às 09:55
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao GramadoZoo

Acadêmicos do curso de Ciências Biológicas realizam visita técnica ao GramadoZoo
Estudo prático ocorreu nessa terça-feira (28/06) na cidade gaúcha (Fotos: Fernando Carvalho) Mais imagens

Acadêmicos da quinta fase do curso Ciências Biológicas da Unesc realizaram estudo prático no GramadoZoo nessa terça-feira (28/06). Acompanhados pelo professor Fernando Carvalho, eles realizam visita técnica no zoológico de Gramado com o objetivo de observar de perto os grupos de animais estudados durante o semestre na disciplina de “Zoologia de Vertebrados”.

Conforme Carvalho, durante as aulas da disciplina, são trabalhadas, forma teórica e prática, questões evolutivas, morfológicas, biológicas e ecológicas dos diferentes grupos de vertebrados. Entretanto, segundo ele, poder observar algumas destas características em animais vivos é uma experiência única e muito importante para o aprendizado dos futuros biólogos. “Além disso, poder conhecer de perto instituições que se dedicam a cuidar e conservar as espécies nativas de vertebrados, faz com que os estudantes visualizem na prática um dos diversos campos de atuação do biólogo”, comentou Carvalho.

Para a acadêmica Jadna Silveira Rosso Coral, a visita ao Gramado Zoo foi uma experiência sensacional. “Depois das aulas de zoo, visitar um ambiente como o zoológico nunca mais produz a mesma sensação. Além de ver os animais, a gente passa a se preocupar com seu bem-estar, se o recinto é adequado, se existem atividades que estimulam os indivíduos. O fato do zoo apresentar exclusivamente animais da fauna brasileira o torna ainda mais encantador”, descreveu. 

Aliar conteúdo teórico com atividades práticas é uma característica do curso de Ciências Biológicas ao longo de diversas fases nas diferentes disciplinas. Conforme o professor, quando o assunto é fauna, a visita técnica ao GramadoZoo tem sido uma das atividades mais esperadas pelos acadêmicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de junho de 2022 às 08:42
Compartilhar Comente

Programa Mentoring: empresários recebem Plano de Negócios

Programa Mentoring: empresários recebem Plano de Negócios
Acadêmicos do curso de Administração desenvolveram a atividade em parceria com o Núcleo de Empreendedorismo e entregaram o material na noite desta terça-feira (28/06) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da disciplina de Práticas de Empreendedorismo da oitava fase do curso de Administração da Unesc entregaram na noite dessa terça-feira (28/06) cinco Planos de Negócios para empresários da região, durante o “Ciclo de Capacitação de Gestão e Negócios”. A atividade faz parte do programa de consultoria administrativa para empresários da região e tem como o objetivo proporcionar a troca de saberes entre os envolvidos. Conhecido como uma das mais eficazes ferramentas de gestão, o Plano de Negócio agrupa informações de forma organizada sobre todos os aspectos do empreendimento permitindo analisar as deficiências, potencialidades e a viabilidade do negócio. 

Conforme o professor da disciplina, Ricardo Pieri, um Plano de Negócios define o modelo, as estratégias empresariais e de marketing, a estrutura operacional, de pessoas, de instalações e equipamentos, enfim, os recursos e estratégias necessários para a estruturação e desenvolvimento de um negócio. Para isso, de acordo com Pieri, durante alguns meses, os acadêmicos foram incentivados a inovar e mostrar as potencialidades de cada empresa participante. “É uma ótima oportunidade para os acadêmicos associarem os conhecimentos aprendidos no curso com as necessidades reais dos negócios de nossa região, relacionado teoria e prática”, disse.

O Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da instituição, professor Diogo Pereira Morais, comentou que este tipo de trabalho colabora com os objetivos do Núcleo. “Este projeto faz parte da Jornada Empreendedora, assim desenvolvendo os empresários e aumentando a probabilidade de sucesso das empresas de nossa região”, complementou.

Os planos foram realizados para empresárias da região em uma parceria entre o curso de Administração e o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc para os seguintes Negócios: Consultoria Empresarial Luciana Ávila; Marca de Roupa Feminina Donna Rosa; Serviços de Podologia Gabriela Formigoni; Camila Bueno Assessoria e Coordenação de Projetos Sociais e Róstinrio Cuidadores de Pessoas de Jenifer Santos da Silva.

A acadêmica Susan do Nascimento enfatizou que a atividade trouxe muito aprendizado sobre modelo de negócios. “Junto da disciplina de Consultoria Empresarial tivemos o interesse despertado para ajudar os empresários no desenvolvimento de suas organizações”, apontou.

Quem também adorou a ideia foram as empresárias que agradeceram o apoio recebido da Universidade no desenvolvimento de seus negócios. “Elas relataram mudanças já implementadas de acordo com as orientações dos acadêmicos”, finalizou Pieri.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2022 às 14:55
Compartilhar Comente