AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Exposição "O mar distrai" já está aberta ao público na Unesc

Exposição
A gaúcha Luiza Reginatto retrata vivência em meio à praia (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc Mais imagens

A brisa do mar, o barulho das ondas, o sal, o sol e a energia. Quem gosta de praia, certamente já fez caminhadas recheadas de leveza e com grandes reflexões sobre a vida. Foi nessa inquietude que a artista visual Luiza Reginatto pensou na sua apresentação. Com o tema escolhido “O mar distrai” a exposição que está na Sala Edi Balod, da Unesc, é carregada de inspiração e faz os visitantes ‘viajarem’ a muitos lugares e memórias distantes.

Caminhando pelo espaço, os convidados vão encontrar frases curtas, acompanhadas por leves pitadas de sal, que são anotações da artista enquanto percorria pela praia. “Suscitado pela experiência de viver junto ao mar, o trabalho parte de uma escrita caminhante, que observa a paisagem que afeta o corpo, onde retomo memórias distantes, trazidas à tona com acontecimentos recentes, para pensar o desfazer-se de um corpo na paisagem”, conta Luiza.

Segundo ela, “O mar distrai” se dá entre lugares e busca capturar ausências, aquilo que desaparece da vista, mas permanece nas pessoas. “Estou muito feliz em ver meu trabalho nesse espaço incrível da Unesc. Ele tem muito de uma vivência que estou tendo com o espaço e com o lugar, vivendo perto ao mar que, para mim, é uma experiência muito nova. Comecei a perceber que o vento, o mar, tudo está rodeado de sal e essa minha vivência em Garopaba vem acompanhada da morte da minha avó. Minhas anotações são baseadas nesse corpo que é casa, que se desfaz. Começo a escrita trazendo memórias mais antigas e a minha experiência de agora. Mesclo isso nesse texto com frases curtas, anotações e aquela caminhada à natureza, na praia, e foi quando decidi escrevê-las com sal”, sublinhou.

A exposição vai até 15 de junho e é aberta a toda a comunidade.


 

Sobre a artista


Luiza Reginatto vive em Garopaba. É mestranda em Artes Visuais na Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Em seu trabalho se desdobram relações entre paisagens reais e imaginárias, pesquisa recursos gráficos, instalação e relações entre corpo, memória e texto. Ela participa do Grupo de Pesquisa Articulações Poéticas Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de maio de 2022 às 15:56
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc recebem capacitação em Libras

Colaboradores da Unesc recebem capacitação em Libras
Curso é oferecido por meio do Sama em parceria com o DDH da Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O aprendizado da Língua Brasileira de Sinais (Libras) é fundamental para o desenvolvimento no aspecto social e econômico e contribui no processo de eliminação de barreiras de comunicação, além de oportunizar conhecimento melhor à comunidade surda. Pensando nisso, a Unesc, por meio do Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama), promove diversas ações como forma de expandir cada vez mais as políticas de inclusão, garantindo um espaço na promoção do ensino, da pesquisa e da extensão. Uma delas, é o curso de Libras para os colaboradores, ministrado por intérpretes do Setor, que trabalha exclusivamente com a inclusão e a acessibilidade de acadêmicos.

Conforme a coordenadora do Sama, Zelia Medeiros Silveira, o objetivo da atividade é promover a inclusão dos estudantes com deficiência, respeitando as diferenças individuais e possibilitando a permanência com sucesso, contribuindo com a formação profissional e humana.

“O acadêmico é muito bem-vindo e acolhido e, para isso, realizamos diversas atividades que atendam às necessidades. É uma maneira de pensar em todas as formas que os possibilitem estar e permanecer no ambiente acadêmico. O curso de Libras para os funcionários é uma dessas ações, pois os capacita para atender adequadamente o público surdo e entender melhor as necessidades”, enfatizou ela.

Para a funcionária da Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), Heloísa Martins Florenço, é importante que a Universidade esteja sempre envolvida em todo processo de inclusão. “Aprender a língua é evoluir pessoalmente e profissionalmente. Participar dessa capacitação é muito importante porque nós temos muitos acadêmicos surdos no campus e é frustrante não conseguirmos ter uma comunicação direta com eles. Para mim, para a própria formação, e para o meu trabalho dentro da Unesc, é gratificante e importante. É uma oportunidade também de aprimorarmos e termos mais conhecimento e uma melhor comunicação”, destacou.

De acordo com o intérprete de Libras, Jonathan Henrique da Costa Dal Bosco, a didática foi bem pensada no sentido que haja interação dos atendentes e possam se comunicar com o surdo na Universidade. Divididos em grupos eles utilizaram-se da prática do atendimento. “Cada semana é uma didática diferente com foco no atendimento e acolhimento. Os surdos ficam muito felizes porque percebem que as pessoas querem aprender e a Universidade está de portas abertas para isso”, mencionou. 

Duas turmas fazem parte da capacitação que conta com a parceria do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Universidade. O término do curso da primeira turma está previsto para setembro. Já o encerramento da segunda turma está programado para o mês de outubro.

Inclusão

A Libras foi criada para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Em 2022 foi reconhecida pela Lei nº 10.436 como uma das línguas oficiais do país. O que a diferencia das demais é que no lugar do som, utiliza os gestos como meio de comunicação, marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões corporais e faciais.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2022 às 15:17
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa da Semana ODS na Prática

Professor da Unesc participa da Semana ODS na Prática
Universidade é uma das signatárias e encontros ocorreram de forma virtual (Fotos: Reprodução) Mais imagens

"Agenda 2030 e os ODS: como tudo começou”, “Relatório Luz e os desafios do Brasil no alcance dos ODS” e “Um olhar para o futuro: o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças (IPCC)”. Esses foram os temas debatidos na Semana ODS na Prática. De forma online, o evento ocorreu nos dias 23, 25 e 27 deste mês e reuniu voluntários, empresas, instituições de ensino, organizações da sociedade civil e órgãos públicos. O encontro é uma ação coordenada entre os Comitês Locais para dar visibilidade às iniciativas relacionadas aos ODS, realizadas em parceria com os signatários do Movimento e a Unesc é uma delas.

“Várias das ações e projetos desenvolvidos pela Universidade estão diretamente vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, destacou o professor Abel Corrêa de Souza, representando a Universidade.

Programação

Durante a abertura do evento, no dia 23 de maio, foram discutidos o histórico e como tudo começou, passando pela primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente de Desenvolvimento, em Escolmo, na Suécia, seguindo até a Rio 92, com a Agenda 21, para se chegar nos Objetivos do Milênio (ODM), quando nasceu o Movimento Nós Podemos Santa Catarina. O tema foi abordado pela Coordenadora de Mobilização do Movimento Nacional ODS Santa Catarina Camile Bruns.

Os desafios do Brasil para o alcance das metas dos ODS foi o tema do segundo encontro, dia 25 de maio. Para esta conversa, o ODS em Pauta contou com a participação de Thiago Gehre Galvão, coordenador do Programa Estratégico UnB 2030: Sustentabilidade e Desenvolvimento Inclusivo da Universidade de Brasília. E para finalizar a agenda do dia, a especialista em Política Climática do Observatório do Clima Stela Herschmann fez um olhar para o presente e futuro, falando sobre o que a ciência aponta no relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças.

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade, a ser alcançado por meio do alcance das metas e indicadores estabelecidos nos ODS, compromisso global pactuado por 193 países na ONU em 2015.

Propõem 17 metas para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todos, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas, com prazo até o ano de 2030. “É um plano de desenvolvimento para o país e para todas as pessoas. O mundo precisa disso e a Unesc está sempre engajada nesses movimentos, dando a sua contribuição”, finalizou Souza.

Link dos eventos:

https://www.youtube.com/watch?v=czshLBX-Yps

https://www.youtube.com/watch?v=lvXMeBbLj-0

https://www.youtube.com/watch?v=1_mR-K_Rsks

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de maio de 2022 às 14:45
Compartilhar Comente

Formação Continuada: um olhar renovado em sala de aula

Formação Continuada: um olhar renovado em sala de aula
Encontros ocorreram na Unesc envolvendo diversas disciplinas (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Conhecer, perceber, pensar e transformar. Esses verbos foram os conteúdos principais de professores da Rede Municipal de Ensino de Criciúma que participaram de Formação Continuada na Unesc nesta quinta-feira (27/05). A atividade faz parte da grade de programação que a Universidade tem com o Município com o objetivo de qualificação de mais de dois mil professores da Rede.

A troca de experiências e impressões, para a professora da Rede Municipal de Ensino da cidade, Eduarda Gava, são fundamentais para as atividades em sala de aula. “Além do aprendizado, o material proposto está muito importante e, a partir disso, iniciaremos novas visualizações de planejamento para os alunos. Momentos de troca, escuta e fala são sempre importantes e sempre agregam ao trabalho”, enfatizou.

A professora do curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, destacou a importância da parceria com a Prefeitura de Criciúma e o fortalecimento do ensino. “Fazer essa troca e perceber como o trabalho deles vem sendo realizado nas escolas é uma troca também conosco, além de fortalecer o ensino na região e o nosso trabalho como formadoras. Em especial, constrói um espaço de escuta, de produção, de criação nas crianças. Nosso foco é isso, as crianças na escola”, sublinhou.

A cidade de Criciúma conta com 63 Unidades de Ensino, entre escolas e Centros Educacionais Infantis Municipal (CEIMs) e mais de 20 mil alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino.

O objetivo da atividade é estabelecer políticas de formação continuada e planejamento de propostas de formação, construídas no diálogo com os municípios. Educadores das áreas de Geografia, Artes, Inglês, História, Ciências, Educação Física, Matemática e Língua Portuguesa, participaram do encontro.

Planejamento

Conforme a professoras do curso de Pedagogia da Unesc, Andréa Rabelo Marcelino, primeiramente, a comissão acolhe as secretarias de educação e coordenações pedagógicas para uma escuta atenta sobre quais são as necessidades específicas das escolas de cada município e, a partir desta conversa, elabora uma proposta específica para atender e auxiliar as necessidades. 

Além disso, a proposta visa, de acordo com Andreia, contribuir para a construção da identidade e da unidade das formações oferecidas em diversas áreas para profissionais da educação básica, respeitando as especificidades locais e das áreas do conhecimento em conformidade com as perspectivas curriculares vigentes e implementar propostas de formação continuada em diálogo com as instituições demandantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de maio de 2022 às 12:53
Compartilhar Comente

Acadêmica de Enfermagem antecipa formatura para atuar em Içara

O dia de hoje ficará marcado na vida de concluinte do curso de Enfermagem da Unesc, Gabriely Gabriel Cardoso, de 22 anos. Ela, ao lado da mãe Marilza Gabriel Cardoso, participou de um momento especial na manhã desta quinta-feira (26/05): a tão sonhada formatura. O ato de colação de grau ocorreu na reitoria com direito a juramento e toga, que foi presidido pela Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

“Sinto-me honrada em fazer parte deste momento histórico, momento que encerra um ciclo de suma importância e que inicia outro ainda mais importante, relevante e significativo. O cenário ali fora é aberto para as pessoas criativas, proativas, cujos valores éticos e morais sejam preponderantes em que pesem todas as ações. Você concluiu hoje sua história junto ao curso de Enfermagem e é por meio do emprego e cumprimento de seu juramento que ajudarás a sociedade em suas necessidades. Então, seja a pessoal ideal na vida das pessoas que te acessarem. Estaremos também sempre à disposição”, enfatizou Fernanda.

Gabriely vai atuar na Atenção Básica de Saúde do município de Içara e agradeceu a Instituição por todo aprendizado conquistado. “A qualidade de ensino da Unesc é enorme e sempre que precisei, a instituição estava disposta a suprir as necessidades. Só tenho gratidão a essa Universidade que me trouxe muita bagagem para atuar na minha área”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de maio de 2022 às 16:55
Compartilhar Comente