AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula aberta do PPGSCol da Unesc discute os Sistemas de Saúde Pública no mundo e o SUS

Aula aberta do PPGSCol da Unesc discute os Sistemas de Saúde Pública no mundo e o SUS
Mestrandos apresentaram o funcionamento dos serviços de saúde em países como Alemanha, Canadá, Cuba, EUA e Inglaterra (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Os professores da disciplina de Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva, do Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Soratto e Luciane Bisognin Ceretta, propiciaram na manhã desta sexta-feira (29/04), aos alunos do PPGSCol, um encontro diferente, no qual os próprios mestrandos foram os protagonistas na aula aberta presencial e híbrida, realizada no Bloco XXI na Sala 104.

A aula, que teve como tema os “Sistemas de Saúde no Mundo e o SUS”, contou com cinco grupos incumbidos de pesquisar e apresentar em 20 minutos as principais características dos sistemas de saúde pública de países como Alemanha, Canadá, Cuba, Estados Unidos e Inglaterra. O objetivo foi de conhecer e comparar cada proposta com o Sistema Único de Saúde (SUS), implantado no Brasil através da promulgação da Constituição em 1988. Essa atividade está vinculada à disciplina de Bases Históricas e Conceituais em Saúde Coletiva e busca apresentar os aspectos normativos, legais, históricos e conceituais de todo o campo da saúde coletiva no mundo.

O encontro ocorreu em formato presencial para os mestrandos e remoto através do Google Meet, para a comunidade em geral, alunos de graduação e mestrado da própria Unesc e também de outras Universidades. Para contribuir ao debate, a ex-residente Lais Corrêa Fabre, moradora em Londres, comentou sobre o National Health Service (NHS), modelo de Saúde inglês, onde atualmente trabalha.

A mestrando do PPGSCol, nutricionista e egressa da Unesc, Bruna Bintencourt Gonçalves avaliou positivamente a aula aberta. “Oportunidades como essa são importantes para vermos a realidade que temos. No Brasil não damos valor e ao compararmos o SUS com outros países descobrimos o quanto já evoluímos na saúde pública. É claro que alguns pontos ainda podem ser melhorados, mas em comparação, inclusive com países de primeiro mundo, percebemos o quanto já evoluímos nesse quesito de saúde pública. Com certeza esta aula nos possibilita ter essa visibilidade: de onde nós estamos e até onde nós podemos chegar”, comentou.

O professor Jacks ressaltou que a proposta da atividade é de contemplar os sistemas de saúde em alguns países do mundo. “Esta aula foi pensada para que possamos conhecer alguns aspectos de sistema saúde pelo mundo, para avaliarmos melhor o nosso SUS e as suas potencialidades. O nosso SUS é o maior Sistema Universal de Saúde do mundo. É o único que atende mais de 200 milhões de pessoas gratuitamente e, mesmo apesar de algumas fragilidades, continua sendo um dos melhores Sistemas de Saúde do mundo”, avaliou.

Segundo a professora Luciane, a Saúde Coletiva é uma disciplina basilar na formação de qualquer trabalhador da área da saúde, independentemente do lugar em que ele atue.  “Compreender o sistema de saúde no mundo é fundamental para compreender também qual é o nosso sistema de saúde no Brasil. Hoje abordamos os programas de saúde em diversos países, sobretudo os de maior expressão e reconhecimento. Foi uma exposição dialogada desses sistemas, a fim de que todos os participantes da aula aberta tenham uma a compreensão de como o mundo se organiza na prestação de serviços de saúde a população por parte do estado e por parte do próprio cidadão”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de abril de 2022 às 18:23
Compartilhar Comente

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade

Atividades presenciais na piscina da Unesc promovem qualidade de vida à comunidade
Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida está em ação após dois anos de pausa nos atendimentos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Programa de Atividade Física, Saúde e qualidade e Vida (PAFSq) da Unesc está retornando com as suas atividades presenciais na piscina do campus. Após dois de pandemia, idosos portadores de diabetes, hipertensão e depressão com o ciclo de vacinação completo, estão sendo selecionados para participarem das atividades aquáticas.

As ações envolvem três projetos de Extensão da Universidade: o projeto Tartaruga que oferece aulas de natação, o Lazerativo e Projeto de Ação Multidisciplinar da Saude de Idosos (Pansi), que oferecem aulas de hidroginástica, além de atendimentos psicológicos, de enfermagem e nutricionais para idosos.

Conforme um dos coordenadores do projeto, Luciano Acordi, o foco é a promoção da saúde mental e física na melhor senilidade. “Para os acadêmicos, novas experiências, aprendizado. Para os professores, pesquisa.  Tudo isso é integrado a extensão, consolidando tripé de uma Universidade comunitária”, defende.

Neste semestre cerca de 80 idosos estão sendo selecionados para participarem das pesquisas que acontecem nos projetos que tem sua base nas atividades aquáticas.

A ideia central dos estudos acadêmicos realizados em paralelo é investigar o efeito de três intervenções divididas como: grupo 1 - natação; grupo 2 - hidroginástica com frequência de duas vezes por semana e grupo 3 -  hidroginásticas uma vez por semana, levando em consideração respostas piscofisiologicas envolvendo os idosos comorbitos.

Os projetos são coordenados pelas professoras Neiva Junkes e Karin Gomes e pelo professor Luciano Acordi, sendo apoiados pelos cursos de Enfermagem, Psicologia e Educação física.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:55
Compartilhar Comente

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (28/4) na Unesc (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Diretores, supervisores, orientadores e professores da Rede de Educação Básica do município de Osório se permitiram viver novas experiências. A partir desta quinta-feira (28/4) eles iniciaram a Formação Continuada. A jornada, proporcionada pela Unesc em parceria com o Município gaúcho, vai permitir novas vivências, novos olhares e ampliação de horizontes em relação aos alunos e a si mesmos. O primeiro encontro, que contou com a participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, do prefeito da cidade Roger Caputi, e do secretário de Educação Dilson Maciel da Silva, ocorreu no Bloco P da Universidade e contou ainda com a palestra da coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, que trouxe o tema “Relações Interpessoais no Contexto Escolar”. Após o encontro o grupo seguiu para visitas no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e conheceu demais espaços do campus.

Em seu discurso de boas-vindas logo nas primeiras horas da manhã, Luciane enalteceu a felicidade em tê-los na Unesc e a participação dessa atividade que é tão importante no processo de ensino e aprendizagem. “Que honra tê-los conosco. Me produz profunda satisfação participar de um momento como esse em que vejo a gestão pública de um município valorizar e respeitar aqueles que conduzem a área mais importante de qualquer cidade: a educação e, sobretudo, a educação básica. Nós discutimos e dialogamos que o aprendizado se dá, especialmente, nesses tempos atuais e vindouros, pela experiência. Essa experiência que nos toca, nos modifica e nos transforma e é isso que queremos promover”, enfatizou Luciane.

Para a reitora, o fato de contar com uma equipe de educadores em movimento na busca da ampliação de seus olhares para promover a integração entre uns e outros mostra um grande passo sendo dado. “Ter a equipe gestora, mobilizadora desses processos de produção de conhecimento e da experiência vivida aqui, tem especial valor, é uma riqueza e que pode transformar os dias vindouros da nossa educação brasileira”, sublinhou.

Luciane destacou também os mais de 50 cursos de graduação ofertados em todas as áreas do conhecimento. Um deles, a graduação em Pedagogia, que existe há 52 anos, o primeiro a ser implantado pela então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), abrindo caminho para a transformação em Unesc, muitos anos depois. Hoje o curso é referência no estado e país na formação de professores.

Referência

Para oferecer uma formação de qualidade aos educadores, o prefeito salientou que, antes de tudo, foi em busca de uma instituição de renome e encontrou na Unesc o caminho certo para o salto na qualidade do ensino. “A nossa intenção foi buscar uma instituição de renome, reconhecida e que nos apresentasse uma estrutura e formação de profissionais capazes de elevar o nível da nossa educação da cidade. Identificamos aqui esse potencial que será fundamental, já que viemos de uma pandemia, de um processo de aula remota que fez com que perdêssemos essa oportunidade da condição, da formação, da qualificação, do contato mais próximo com o aluno. Tenho certeza de que sairemos com professores formados e melhor qualificados”, sublinhou.

A cidade de Osório conta com cerca de cinco mil alunos e quase 700 profissionais da área da educação. A Formação contará com encontros presenciais na cidade gaúcha e outros virtuais. “Acho importante que os profissionais que administram nossas escolas olhem de fora o seu espaço escolar e conheçam todo esse espaço privilegiado que a Unesc tem a oferecer, além de seus profissionais qualificados. Essa troca será muito importante para uma educação de qualidade”, finalizou o secretário de Educação.

Além da cidade de Osório, a Formação Continuada ocorreu em Capão da Canoa e Três Cachoeiras e em diversos municípios catarinenses.

Também participaram desse primeiro encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação, Ismael Gonçalves Alves.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:48
Compartilhar Comente

Unesc inicia formação continuada para gestores e professores de Maracajá

Unesc inicia formação continuada para gestores e professores de Maracajá
Cerca de 110 profissionais da educação municipal participaram da aula inaugural no Auditório Ruy Hülse. (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Os 116 professores, auxiliares e g Mais imagens

Os 116 professores, auxiliares e gestores da Rede Municipal de Educação de Maracajá estão voltando para o banco da Universidade para aprimorar os seus conhecimentos e receber nova capacitação técnica.Para isso, eles participarão até o mês de novembro da Formação Continuada que será ministrada pelos mestres da Unesc. A aula inaugural e acolhida aconteceu nesta terça-feira (26/04) a tarde, no auditório Ruy Hülse, no campus da Universidade.

A Formação Continuada é de responsabilidade do Conselho de Educadores da Universidade, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e será desenvolvida em 12 temas durante os oito meses de duração. Diferentemente da aula inaugural que aconteceu na Unesc, os demais encontros serão realizados em Maracajá.

 Temas:

Função Social da Escola
O PPP e a organização Institucional da Escola
Pressupostos Pedagógicos
Organização do Ensino na Educação Infantil: Os campos de experiência e a prática pedagógica
Organização do Ensino na Alfabetização
Organização do Ensino na Língua Portuguesa e Língua Inglesa
Organização do Ensino de Artes
Organização do Ensino da Educação Física
Organização do Ensino de História
Organização do Ensino de Geografia
Organização do Ensino de Ciências
Organização do Ensino de Religioso

Ao final da Formação, acontece a Plenária para a aprovação pelo coletivo, da Proposta Curricular e a revisão geral do texto pelos professores da Unesc. Ao todo serão aproximadamente 260 horas de capacitação.

Segundo o diretor do departamento de Educação Municipal, Daniel de Souza, a Prefeitura está desde o ano passado ajustando com a Formação Continuada com a Universidade. Esse era um desejo do prefeito Anibal Brambila desde que assumiu o Governo Municipal. “Depois de nove meses conversando com a equipe pedagógica e técnica da Unesc, estamos iniciando a Formação Continuada para os nossos gestores e professores. Nosso objetivo é capacitar os profissionais da educação e elaborar uma nova proposta curricular para o nosso município”, explica.

O diretor ainda comenta que a equipe sentiu a necessidade e pediu a capacitação pedagógica, após este tempo de pandemia. “Nós queremos dar continuidade a esta formação para os demais anos, manter esta capacitação continuada será importante para o desenvolvimento educacional de Maracajá. Será uma oportunidade para aprender um monte de coisa que servirá para arrumar os conteúdos defasados dos últimos dois anos”, avalia.

A técnica pedagógica da Escola de Educação Básica Municipal Eulália Oliveira de Bem, Rosane Savi Costa, comentou da importância em participar da Formação Continuada. “É uma oportunidade que a gente tem. Sair um pouco da sala de aula e ter novas experiências para levar novos conhecimentos aos nossos alunos. Devido a pandemia estamos nos reconstruindo novamente. As crianças estão dispersas com dificuldades para prestar atenção, percebemos isto no dia a dia. Considero muito importante, é muito bom, temos que aproveitar ao máximo essa oportunidade”, analisa.

Muito estudo, trocas e aprendizagem

Para a professora e presidente do Conselho da Formação Continuada, Andréia Rabelo Marcelino, esta tarde foi para apresentar e validar com todos a proposta de Formação Continuada Externa visando a Educação Básica do Município.  “Teremos um ano de muito estudo, trocas, registros e aprendizagem, para na sequência fazer a escrita da Proposta Curricular de Maracajá, de acordo com as prioridades do município e realidade de cada escola. A Formação Continuada de professores é um momento rico, permanente e constante de aperfeiçoamento dos saberes necessários para qualificar ainda mais os processos teóricos e práticos para garantir o processo de ensino-aprendizagem de todos os envolvidos”, comenta.

Após a validação com o grupo, a professora Gislene Camargo, iniciou com dois questionamentos pertinentes, fazendo com que o grupo já começasse a pensar na proposta de formação. Cada professor recebeu um kit Unesc, para realizar os registros e as anotações ao longo da Formação.

A assessora pedagógica universitária da Diretoria de Ensino da Unesc, Ioná Bez Birolo, representou a reitora Luciane Bisognin Ceretta, na recepção dos profissionais de educação de Maracajá. Ela enalteceu o encontro e ressaltou a honra que a Unesc tem em poder contribuir para o aperfeiçoamento e a capacitação dos professores municipais de Maracajá.  “É uma honra para nós fazer parte desse sonho. Acredito demais na formação continuada, na educação permanente. Entendo que vocês terão nos próximos meses práticas renovadoras, a partir do que vocês vão viver aqui. Precisamos muito refletir sobre a nossa prática e também praticar as nossas reflexões. E quando a gente tem uma boa pegada na formação continuada na educação permanente, esses encontros vão proporcionar essa mudança na prática de você, eles serão transformadores. Agradeço demais a confiança do prefeito de Maracajá, com a nossa Universidade. Vamos dar o nosso melhor nesta Formação Continuada, para que ela faça a diferença na vida de cada um de vocês e também na vida das pessoas de Maracajá”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 21:55
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Letras da Unesc participam de roda de conversa

Acadêmicos do curso de Letras da Unesc participam de roda de conversa
Atividade ocorreu com professores de algumas instituições de ensino da cidade. (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos da disciplina de Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa I, do Curso de Letras, da Unesc vivenciaram nas últimas semanas duas experiências fundamentais para a sua construção identitária como educadores.

No primeiro momento, eles tiveram a visita de três professoras da educação básica de ensino, das redes municipal, estadual e privada do município de Criciúma, que abordaram sobre o cotidiano.

No encontro, que ocorreu na Unesc, os acadêmicos puderam tirar dúvidas e sanar algumas curiosidades, desde como funciona o sistema de contratação de cada uma das redes, até como lidar com situações inusitadas em sala de aula.

Outro aspecto importante colocado na roda de conversa diz respeito às experiências vividas pelas professoras e à sua constante relação com o processo de estudo e de pesquisa que forma um professor, como pontuou a professora convidada Manuela Rossa de Souza. “Ser professor é estudar sempre e cada vez mais e mais. Estudamos para planejar as aulas e estudamos para nos atualizar, sempre tendo o texto como ponto de partida e de chegada do processo, porque é com ele que lidamos no dia-a-dia”, diz.

A outra atividade vivenciada pela 5ª fase do Curso de Letras foi a visita à uma escola da Rede Estadual de Ensino. A turma, acompanhada pela professora Daniela Arns, esteve no Cedup Abílio Paulo, onde foi recebida pelo supervisor escolar, Egídio Soratto Júnior.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de abril de 2022 às 19:38
Compartilhar Comente