AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc traz novidades para o próximo ano

Curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc traz novidades para o próximo ano
Nova matriz curricular está adequada aos novos desafios da atualidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc prepara novidades para os acadêmicos do curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica em 2021. Com uma base sólida e a credibilidade de 45 anos de história, o curso, que é o único em Santa Catarina, readequou a matriz curricular e passará a oferecer, além das disciplinas presenciais, experiências online e híbridas. Tanto a nova matriz curricular quanto as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pelo curso, são embasadas nas novas tendências do mercado.  

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, afirma que as mudanças na matriz curricular de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica levaram também em consideração as necessidades dos estudantes e futuros alunos. “A nova matriz curricular do curso está adequada aos novos desafios da atualidade. Com aulas presenciais concentradas nas sextas e sábados, a Universidade busca tornar-se ainda mais acessível para estudantes que desejam uma formação de excelência em horários com maior flexibilidade e com diferenciais que somente a Unesc oferece”, salienta.

Um dos destaques da nova matriz curricular do curso será o Projeto Integrador, que vai possibilitar que em cada fase, o estudante participe de um projeto envolvendo as diferentes disciplinas do curso e acadêmicos de outras fases, ampliando a troca de conhecimento e reforçando a interação entre professores e alunos. Outra novidade diz respeito a abertura de disciplinas optativas para acadêmicos da última fase do curso (a graduação continuará com 10 semestres), com o objetivo de reforçar os conhecimentos na área em que ele mais tiver se identificado ao longo do curso.

A nova matriz curricular irá potencializar ainda mais os convênios com empresas e órgãos públicos para a realização de estágios por estudantes de diferentes fases do curso, possibilitando que ele já aplique os conhecimentos adquiridos no curso e possa vivenciar o dia a dia da profissão. Além desta possibilidade de estágio, o estudante de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica da Unesc poderá desenvolver atividades práticas no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque).

Mercado aquecido para a área

Segundo o coordenador do curso, Hugo Schwalm, a demanda por profissionais qualificados na área é grande e o mercado de trabalho acaba absorvendo 100% dos formados pela Unesc – em muitos casos, antes mesmo da conclusão do curso, o estudante já recebe propostas de trabalho. “Nosso curso oferece uma formação com uma base teórica e prática, com atividades de campo, visitas técnicas e laboratórios específicos, com o uso de excelentes equipamentos como Estação Total, GPS e Drone. Além disso, nosso estudante tem o contato com todas as tecnologias atuais para o trabalho na área, como softwares utilizados para Sensoriamento Remoto, SIG (Sistemas de Informações Geográficas), BIM e Geoprocessamento”, revela.

O coordenador adjunto do curso, Vanildo Rodrigues, afirma que as possibilidades de atuação deste profissional são inúmeras, e envolvem iniciativa pública, como prefeituras e órgãos municipais, estaduais e federais; iniciativa privada, como construtoras e empresas; até a prestação de serviços de maneira autônoma, por meio de consultorias ou mesmo a abertura do próprio negócio na área. 

Matrículas abertas

A Unesc está com matrículas abertas para ingresso no primeiro semestre de 2021. Entre as mais de 50 opções está o curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Os interessados em conhecer mais sobre as formas de ingresso ou outros detalhes da graduação podem entrar em contato com a Universidade por meio do telefone 3431-4500, no Whatsapp (48) 99915-0433 ou no site graduacao.unesc.net.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de dezembro de 2020 às 20:01
Compartilhar Comente

Curso de Biomedicina da Unesc forma 10ª turma

Curso de Biomedicina da Unesc forma 10ª turma
Colação de Grau Especial em gabinete foi realizada na tarde desta sexta-feira (18/12) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os mais novos biomédicos da região colaram grau na tarde desta sexta-feira (18/12) em Cerimônia Especial realizada pela Unesc. O evento transmitido pelo YouTube no canal da Unesc TV marcou a formatura da 10ª turma do curso na Universidade.

Mesmo que de forma virtual, os acadêmicos, agora profissionais, fizeram os juramentos da profissão e tiveram o grau outorgado pelo vice-reitor da Unesc, Daniel Preve.

Em nome dos colegas a graduanda Maria Julia Souza Ferreira deixou seu discurso de agradecimentos e lembranças especiais dos quatro anos de graduação. “Em tempos de incerteza o que nos mantem de pé, firmes e fortes, são as nossas certezas. Todos têm uma história para contar, uma jornada para seguir, uma mochila para carregar, um voo para fazer. Toda a vida é um caminho inédito e é quando temos esse entendimento que boa parte das nossas escolhas começam a ter um pouco mais de sentido”, discursou.

Mesmo diante de um cenário diferente do imaginado, conforme Maria Julia, a conquista de cada um deve ser celebrada como uma viagem que está só começando. “Um brinde a todas as histórias que se encerram para que outras se iniciem, a todo fim que representa um novo começo. Enxuguem as lágrimas e brindem o ciclo que se finaliza e ao que que começa”, acrescentou emocionando os colegas, professores, amigos e familiares que acompanharam a transmissão.

Coordenador do curso e paraninfo da turma, Emanuel de Souza destacou o carinho especial pelo grupo de formandos. Conforme ele, cada turma tem suas características únicas e a 010, em especial, deixa em sua memória inúmeras histórias vividas ao longo dos quatro anos de estudos. “Vocês evoluíram demais. O dia de hoje é como se fosse um portal de sonhos. Não os que virão, mas os que se realizam a partir de hoje. A partir de agora são sonhos novos e desafios diferentes, mas que com certeza irão cumprir com excelência a partir da formação que receberam”, disse aos alunos que se tornaram colegas de profissão.

A Cerimônia Especial de Colação de Grau da turma 010 de Biomedicina pode ser assistida no canal da Unesc TV no YouTube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de dezembro de 2020 às 15:56
Compartilhar Comente

Árvore do Bem: arrecadações da Unesc, Giassi e Equipe Multi-Institucional são entregues ao Bairro da Juventude

Árvore do Bem: arrecadações da Unesc, Giassi e Equipe Multi-Institucional são entregues ao Bairro da Juventude
Iniciativa é da NSC TV e vai contemplar mais de mil crianças (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Bolas, fantoches, bonecas, carrinhos, legos e muitos outros brinquedos encheram o porta-malas dos carros da NSC TV nesta quinta-feira (17/12). A arrecadação dos 571 itens para o público infantil, já entregues ao Bairro da Juventude, é fruto do movimento solidário Árvore do Bem, realizado pela emissora com a colaboração da Unesc, Giassi e Equipe Multi-Institucional, que disponibilizaram pontos de coleta.

Na Universidade, que realizou a Parada Solidária Natal Unesc 2020 nesta terça-feira (15/12) para a arrecadação, foram 351 brinquedos doados. A professora Andréia Cittadin foi a última a deixar uma contribuição. Ela, que já havia participado, veio até a Árvore da Unesc para deixar os brinquedos da colega Dailane Zanette de Oliveira. “A gente como cidadão, que temos condições e a oportunidade de estar com a família neste ano difícil, devemos nos colocar no lugar do outro. Esta é uma maneira simples, mas simbólica de estar tentando proporcionar este momento feliz para mais alguém”, pontuou.

A coordenadora do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc, Mariléia Maciel, comemorou o engajamento dos colaboradores, alunos e professores, principalmente em um ano de tantos desafios. “Ajudar o próximo e poder fazer uma boa ação é reconhecer o quanto as pessoas são importantes para nós, sejam elas nossos parentes e amigos ou aqueles que nem conhecemos. Esse ano os sentimentos de solidariedade, amor e união estão mais aflorados. A pandemia nos fez repensar e reativar ainda mais essas emoções, que às vezes passam despercebidas pela correria do dia a dia. Empatia é o que define o sucesso dessa boa ação”, enalteceu.

Os brinquedos arrecadados e entregues ao Bairro serão direcionados às 900 crianças da educação infantil e ensino fundamental. Ao todo, a instituição acolhe mais de 1.500 pessoas dos 4 meses aos 18 anos. “Ao chegar no espaço onde os itens estão depositados eu me emocionei. Isso é o resultado de pessoas do bem, de muitas mãos. Tenho certeza que este sonho de cada criança, que se realiza no Natal, só é possível porque tem entidades e cidadãos que acreditam que o mundo pode ser melhor”, agradeceu o diretor de projetos do Bairro da Juventude, Ney de Souza.

Tradição de Natal, o Jornal do Almoço da NSC realiza o projeto Árvore do Bem, que tem por intuito de arrecadar doações de brinquedos para fazer a alegria de muitas crianças no fim do ano. Este ano, adaptado para a nova realidade, a campanha ganhou força nas redes sociais e reforçou medidas de segurança na entrega dos materiais. “Sempre nos deixa muito felizes. O Jornalismo tem um papel social muito forte, então normalmente durante todo o ano acabamos falando sobre solidariedade e a gente poder fazer a nossa própria ação é muito gratificante. As crianças vão ficar muito agradecidas e a gente transborda de felicidade. É muito bom poder ajudar”, contou a coordenadora de Jornalismo da NSC TV Criciúma, jornalista Denise de Medeiros.

A ação está contemplando instituições de sete cidades: Florianópolis, São José, Palhoça, Joinville, Jaraguá do Sul, Mafra e Criciúma. Brinquedos também serão entregues à Equipe Multi-Institucional, que direcionará às famílias carentes da região mapeadas pelos integrantes.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de dezembro de 2020 às 15:01
Compartilhar Comente

Diretor de uma das maiores agências de publicidade do Brasil participa de evento da ECoCria Unesc

Diretor de uma das maiores agências de publicidade do Brasil participa de evento da ECoCria Unesc
Gabriel Araújo tem 20 anos de experiência e foi o convidado do primeiro ECoCria Talks (Fotos: Reprodução/ Mayara Cardoso) Mais imagens

A Escola de Criação Criativa da Unesc (ECoCria) estreou, nesta quinta-feira (17/12), sua proposta de evento descontraído com foco no compartilhamento de experiência e ensinamentos sobre tudo o que envolve o universo da comunicação. O primeiro convidado da ação chamada de ECoCria Talks foi o Diretor Executivo de Criação da Ogilvy, a segunda maior agência de publicidade do Brasil, Gabriel Araújo.

Gabriel, que atualmente comanda a agência que está presente em 83 países, já atuou globalmente também junto a marcas como Nespresso, Philips, Axe, Coca-Cola, KFC, Ford e Ikea. Também criou para campanhas de marcas como Nokia, Claro, NET, Renner, LG, Perdigão, Telecine e Sony.

Em forma de bate-papo o convidado da noite respondeu questionamentos levantados pelo professor da ECoCria, Jonathan Becker, além das perguntas e provocações dos demais convidados especiais que compuseram a sala virtual do encontro.

Estiveram estre os profissionais que dividiram a conversa com Gabriel a coordenadora da Escola de Comunicação Criativa, jornalista Caroline Bortot; o gestor de marketing e comunicação da Unesc, Augusto Magalhães; o jornalista e diretor de comunicação da Prefeitura de Criciúma, Douglas Nazário; o publicitário e o jornalista da Cacto Publicidade, Fernando Maragno e Carlos Alberto Costa Barata; editor do portal Acontecendo Aqui, Jailson de Sá; o publicitário da SDI Comunica, Jonatha Manique Barreto; o diretor da RTV de Criciúma, José Moreno; e o diretor regional da ND TV, Gabriel Costa Habeyche.

Inspiração nas experiências internacionais

Para Augusto Magalhães, responsável pela intermediação do convite com o colega publicitário, a ideia surgiu da certeza de que Gabriel traria contribuições importantes ao debate com acadêmicos e profissionais do mercado. “É uma pessoa que tem uma visão global, diferente, que já passou por diferentes cenários no ‘on’ e no ‘off’. Acredito que a comunicação passe por transformações nesse sentido e ele pôde contribuir muito com a sua visão do cenário”, pontuou.

A temática levantada pelo convidado “O mercado publicitário depois de amanhã: desafios e oportunidades” abriu um leque de assuntos sobre os quais Gabriel pôde imergir e compartilhar experiências adquiridas ao longo dos seus 20 anos de experiência em nível nacional e internacional.

Com todos as vivências que carrega na bagagem, o convidado tratou sobre sua visão do aproveitamento das campanhas publicitárias nos chamados funis de vendas, sobre os investimentos em publicidade que têm sofrido migração nos meios digital, televisão e social media, mercado, processos criativos, entre inúmeros outros assuntos sobre os quais foi questionado.

Para Gabriel, após ter convivido e trabalhado com profissionais de todo o mundo, sua convicção é de que o profissional brasileiro se destaca perante outras nacionalidades. “Sem falsa modéstia acho que o Brasileiro é o mais criativo do mundo. Acredito que por conta de toda a diversidade e as diferentes situações do país o profissional aprende a se adaptar a qualquer tipo de situação, consegue estar em diferentes cenários, sabe improvisar e tudo isso constrói a cultura de olhar para as ideias de uma outra forma”, opina.

Como dica aos estudantes e novos profissionais da área o convidado deixou a mensagem de diversificarem em seus portfólios. “Eu quero também ler um texto longo seu, títulos interessantes, não quero ver só o lado impresso ou o filme de TV. Quero ver o que a comunicação moderna pede. Pensar hoje na área é muito mais fazer a propaganda ter menos cara de propaganda e mais cara de experiência positiva”, destacou aos novos colegas.

O bate-papo completo com o publicitário Gabriel Araújo continua disponível no canal da Unesc TV no Youtube:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 21:04
Compartilhar Comente

Conselho Universitário aprova proposta orçamentária para 2021

Conselho Universitário aprova proposta orçamentária para 2021
Última reunião do ano ocorreu nesta quinta-feira, de forma virtual (Foto: Reprodução) Mais imagens

O Conselho Universitário (Consu) da Unesc, realizou a última reunião do ano na manhã desta quinta-feira (17/12), com a participação os representantes da gestão universitária, de acadêmicos, de professores e da comunidade externa que são membros Consu. O encontro ocorreu de maneira virtual e teve como principal assunto, a apresentação do balanço parcial do ano de 2020 e a apresentação da peça orçamentária para 2021, aprovada pelos conselheiros.

Durante a reunião, os membros do Consu ainda apreciaram a resolução que aprova a criação dos turnos matutino para o curso de Licenciatura em Educação Física e noturno para o Bacharelado em Educação Física. Ainda houve a apresentação de um novo projeto para a pós-graduação lato sensu e o diálogo sobre assuntos gerais pertinentes ao ano corrente e projeções acadêmicas para 2021.   

Segundo a reitora da Unesc e presidente do Consu, Luciane Bisognin Ceretta, este foi um ano de grandes desafios para professores, alunos e funcionários e a Instituição como um todo, e a participação do Consu foi de extrema importância para a tomada de decisões assertivas. “Quero agradecer imensamente ao Consu. Não seria possível para nós, que estamos na gestão, fazê-la se não pudéssemos contar com a responsabilidade e comprometimento dos membros deste Conselho”, ressalta.

A reunião teve a participação dos conselheiros e membros da gestão universitária: vice-reitor, Daniel Preve; pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti; pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes; diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo; diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior. Ainda participaram membros da equipe da Controladoria Financeira da Universidade: Zanoni Elias, Janir de Quadra Paim e Adriana Farias.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de dezembro de 2020 às 16:43
Compartilhar Comente