AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (26/10) no ateliê de projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Mais de 70 acadêmicos da Unesc participaram nesta quarta-feira (26/10) de palestra sobre “Tecnologia Assistiva” com as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Aline Eyng Savi e Rúbia Carminatti Peterson. Durante o encontro, elas trouxeram reflexões sobre o que é o tipo de tecnologia, quem utiliza e onde é encontrada. A atividade, que ocorreu na sala no ateliê de projetos do curso, faz parte da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição.

Segundo Aline, as inovações tecnológicas têm favorecido as necessidades da população que encontram dificuldades, muitas vezes, no preparo de um alimento, por exemplo, e em outras, até na forma de se comunicar. O que para alguns, segundo ela, é facilidade, para outros é a possibilidade de fazer algo. 

E é aí que entra a função de tecnologia assistiva, que contribui cada dia mais para a inclusão de pessoas com deficiência ou aquelas com mobilidade reduzida. “As tecnologias assistivas são recursos, ajudas técnicas para as pessoas com deficiência terem mais facilidades e maior autonomia”, descreve Aline, lembrando ainda os números de pessoas com deficiência no país, que chega a 17,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,4%da população. Das pessoas com deficiência e em idade produtiva, apenas 28,3% estão empregados, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em 2019. 

“Temos uma lacuna grande de trabalho e um grande público para que possamos trabalhar e, para isso, temos a necessidade de cada dia mais pensarmos em espaços inclusivos. É um trabalho muito grande a ser desenvolvido com toda a sociedade”, enfatiza Aline.

Vencendo barreiras

Mas diante desse cenário, como é possível mudar? Para Rúbia, é necessário incluir e vencer as barreiras espaciais e as sociais. “Acessibilidade é para todos, não apenas para quem é deficiente ou com mobilidade reduzida. Em um certo momento de nossas vidas vamos precisar. É um tema relevante e que muitas vezes nos conscientizamos apenas quando nos deparamos com ele”, completa Rúbia. 

E onde podem ser aplicados esses recursos para facilitar a comunicação? Eles podem ser encontrados como auxílio para a vida diária, como exemplo, um apoio maior para a subida de uma escada, pode ser por meio de um aplicativo para uma comunicação aumentativa e alternativa, como recursos de acessibilidade ao computador, por meio de teclados com cores ou sistema de voz, como um sistema de controle de ambiente, nos projetos arquitetônicos para acessibilidade, nas órteses e próteses, nos produtos que oferecem adequação postural, nos aparelhos sonoros, nas as plataformas elevatórias, entre outros. 

“Temos muitos produtos no mercado para auxiliar as pessoas. E discutir isso hoje é uma forma de mostrar que as tecnologias estão aí, que elas existem, e se caso alguém necessite saiba onde encontrar. Esse foi o objetivo do encontro, mostrar a realidade dessa tecnologia e onde ela está inserida”, completou Aline.

Compromisso com a acessibilidade e a inclusão
 

Comprometida com a acessibilidade e inclusão, a Unesc, tem desenvolvido diversas melhorias no âmbito do ensino aprendizagem, da iniciação científica, da extensão e da gestão, envolvendo a comunidade interna e externa e promovendo políticas inclusivas.

O projeto “Observatório de Tecnologia Assistiva”, coordenado pelas professoras Aline e Rúbia, apresentado nesta quarta-feira, é um deles. Com apoio de acadêmicos bolsistas, ele está vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebeu recursos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carmem Zanotto. 

Todo esse levantamento apresentado é resultado de um trabalho inicial e que levará dois anos de uma investigação em âmbito nacional do que é produzido em tecnologia assistiva. 

Tecnologia Assistiva

A tecnologia assistiva consiste em soluções para perdas motoras e funcionais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de modo a garantir a execução de atividades cotidianas e possibilitar a participação ativa nas atividades sociais no contexto urbano.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link. http://sct2022.unesc.net/

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente

Professores, acadêmicos e convidados conhecem documentário Racconti Di Due Mondi

Professores, acadêmicos e convidados conhecem documentário Racconti Di Due Mondi
Atividade fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia e ocorreu de forma online (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os sonhos, a história, a língua, a gastronomia e os costumes da cultura italiana fizeram parte do diálogo proposto pelos professores da Unesc, juntamente de convidados de várias partes do país, durante encontro realizado na tarde desta terça-feira (25/10). Quem esteve presente foi submetido a uma verdadeira viagem para esse patrimônio cultural de descendência italiana que contou com um destino certo carregado de descobertas e diálogos: o Racconti Di Due Mondi (O conto de dois mundos), um documentário desenvolvido pelos pesquisadores italianos Giorgia Miazzo e Gianluca Parise que fizeram questão de mostrar cada detalhe do trabalho desenvolvido por eles. A atividade fez parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc e ocorreu de forma online.

O filme foi lançado oficialmente há três anos, em Veneza, na Itália, e em comunidades vênetas daquele país e faz parte um trabalho de pesquisa sobre os estudos do dialeto Talian. 

Responsável pela apresentação do trabalho, Giorgia descreveu que ele é resultado de dez anos de vivência e convivência no Brasil. Por meio de fotos, vídeos e depoimentos, conforme ela, esta é uma forma de compartilhar o olhar como italiana. “É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades. Transmitir a receita, a música, é um passo muito importante para a cultura e para as raízes”, contou Giorgia.

Segundo ela, dentro das pesquisas realizadas, a música sempre esteve presente como patrimônio cultural. “A música justifica as diferentes linguísticas. Esses valores têm que ser vistos e ensinados com orgulho. Os imigrantes foram exemplo de vida por carregarem dentro de si a cultura da terra-mãe e povoá-la em outro lugar. É uma redescoberta de identidade, origens e valores reconhecíveis na história e no patrimônio das comunidades”, descreveu Giorgia. 

Ela destacou ainda os valores-pilares como a família, a religião e o trabalho que funda a comunidade vêneta em diferentes partes do Brasil. O Jogo da Mora também esteve no documentário Racconti di due Mondi, que tem co-direção de Andrea Scopelli.

Encontro

A atividade foi proposta pelo curso de Letras e Escola de Idiomas da Universidade. Para o coordenador do curso de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann, foi um momento muito enriquecedor. 

“É importante que a tecnologia posse nos unir a tantos lugares para nos aproximar e esse encontro foi muito produtivo para conhecermos mais um pouco da cultura italiana”, enalteceu Schlickmann.

A assessora pedagógica da Escola de Idioma e professora do curso de Letras da Unesc, Dayane Cortez, foi quem conduziu as atividades. “Foi um encontro muito produtivo e tomara que possamos nos reunir pessoalmente”, pediu Dayane. 

Festival

O Festival Delle Grandi Migrazioni (Festival das Grandes Migrações) também foi um dos temas apresentados no encontro. O professor Idemar Ghizzo, que é museólogo e docente do Centro Universitário Barriga Verde (Unibave), foi quem falou das origens da cultura, os primeiros postos de trabalho e destacou que a identidade está sempre em construção. 

“Os imigrantes foram atualizando a sua identidade em seu novo território”, disse. Por meio de fotos, ele apresentou toda a trajetória dos imigrantes e os locais que foram se instalando.

O coordenador do Centro de Memória e Documentação da Universidade (Cedoc) da Unesc, Paulo Sérgio Osório, também participou da atividade destacou, em sua fala, que a cultura é dinâmica e está sempre em atualização. 

“Esse processo de atualização é importante porque a memória e a identidade, assim como a história, são atualizações no contemporâneo vivido. Há sempre um processo de atualização e do encontro de mundo e culturas diferentes e importantes”, sublinhou Osório.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2022 às 17:02
Compartilhar Comente

Aprendizado fora da sala de aula: acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia saem a campo

Aprendizado fora da sala de aula: acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia saem a campo
Atividade foi desenvolvida na cidade de Treviso Mais imagens

Os acadêmicos dos cursos de Pedagogia e Geografia foram estimulados a muitas descobertas no domingo (23/10) durante saída de estudos para o município de Treviso. A atividade está relacionada ao cumprimento da curricularização da extensão dos estudantes, que depois de estudos teóricos e experimentos em sala de aula, visualizaram isso na prática.

No roteiro de atividades esteve a visita ao espaço do Instituto Alouatta, que é uma entidade que atua principalmente no estado de Santa Catarina, desde 2005 e tem como objetivo principal a fomentação do ecoturismo, com base econômica sustentável, aliada à educação e a conservação ambiental.

A coordenadora adjunta do curso de Geografia, Andréa Rabelo Marcelino, salientou que foram momentos de muita aprendizagem, pois os participantes conseguiram usar " lentes" de interdisciplinaridade no espaço natural e que tudo está conectado.

“Na atividade de campo foi possível ter aula na "sala passarinho", ou seja, uma sala de aula em meio a vegetação, ao ar livre”, comentou Andréa.

A atividade foi conduzida por dois estudantes da oitava fase do curso de Geografia que fizeram o planejamento, a organização e o acompanhamento durante a atividade, que faz parte da pesquisa de trabalho de final de curso.

Após esses estudos de campo, os estudantes devem planejar uma aula atrelada com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), apresentando materiais pedagógicos para serem trabalhados em sala de aula e, no final do semestre letivo, uma apresentação em seminário. 

Professores de diferentes áreas do conhecimento estiveram envolvidos na ação: Andréa Rabelo Marcelino (Processos Pedagógicos Geografia), Yasmine de Moura da Cunha (Geologia, PCC VIII e Recursos Hídricos e Zenaide Topanotti (Processos Pedagógicos de Ciências), e Ricardo Luiz de Bittencourt (Didática I).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2022 às 09:38
Compartilhar Comente

Semana de Ciência e Tecnologia: apresentações orais marcam início do evento

Semana de Ciência e Tecnologia: apresentações orais marcam início do evento
A acadêmica Thalia Teixeira Fanfa apresentou o trabalho com foco nos pacientes fibromiálgicos atendidos na Unesc Mais imagens

O perfil dos pacientes com Fibromialgia foi um dos temas discutidos nas apresentações orais na Semana de Ciência e Tecnologia e que iniciou nesta segunda-feira (24/10) na Unesc.  

A acadêmica da 5ª fase do curso de Enfermagem da Instituição, Thalia Teixeira Fanfa, foi quem fez a explanação, de forma virtual, por cerca de dez minutos. O estudo, que contou com pesquisa avaliadora, envolveu integrantes do Ambulatório de Atenção à Saúde da Pessoa com Fibromialgia (AMASF), das Clínicas Integradas da Unesc. 

“Fizemos um estudo dos pacientes fibromiálgicos atendidos desde 2020 no local até os tempos atuais. 98% dos pacientes atendidos na Unesc são mulheres e 2% são homens”, contou Thalia. Segundo ela, a pesquisa apontou ainda que 94,29% dos entrevistados apresentam dores generalizadas em mais de cinco locais do corpo.

A Fibromialgia é uma síndrome dolorosa crônica, não inflamatória, de etiologia desconhecida, que se manifesta no sistema músculo-esquelético.

As acadêmicas Camila Bristot Ducioni, Yasmin Campos da Luz e Ketulin Coutinho da Rosa fazem parte do trabalho, que contou com a supervisão dos professores Mágada Tessmann, Aires Mondardo Junior e Maria Madalena Santiago.

Depois da apresentação, a banca, composta pelas professoras Cristiane Damiani Tomasi e Camila Orlandi Arent, fizeram algumas indagações à acadêmica. “Esse é um trabalho de suma importância para a formação de vocês, por isso esse momento é enriquecedor”, disse Cristiane. A coordenadora da sessão foi a professora Gislaine Zilli Réus.

AMASF

O AMASF fica anexo às Clínicas Integradas da Universidade. No atendimento multidisciplinar, a equipe multiprofissional em saúde é composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham conjuntamente em prol da saúde e do bem-estar de um paciente ou mesmo de uma família, o que permite a percepção do problema a partir de diferentes olhares, podendo haver um cuidado mais eficaz. Para isso são envolvidos especialistas, como nutricionista, psiquiatra, profissional da educação física, fisioterapeuta, cirurgião dentista, enfermeiro, dentre outros.

Evento

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. A Semana de Ciência e Tecnologia é o evento institucional da Unesc em comemoração à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. 

Neste ano, tem como temática ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’ e segue os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”, conta o coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2022 às 16:59
Compartilhar Comente

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc
Evento tem submissões de trabalhos abertas até o dia 23/10 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), evento organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS) e o curso de Educação Física da Unesc, está com submissões abertas até domingo (23/10) . O evento, que contará com palestrantes de todo o Brasil, é voltado para a comunidade interna e externa da Universidade e será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro no Complexo Esportivo.

O objetivo do Simpósio, conforme a coordenadora do evento, professora Geiziane Laurindo de Morais, é unir professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores para discutir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e o "Impacto do Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis para um Mundo mais Saudável", com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e inovação em sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos. 

“Simultaneamente ao Simpósio, acontecerá a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar a aprendizagem dos conhecimentos específicos para a formação acadêmica e atuação profissional do profissional de Educação Física”, completa.

O evento tem como potencial a troca de experiências e vivências aos participantes e proporcionar novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes para um mundo mais sustentável e saudável. 

As submissões de trabalhos podem ser realizadas neste link, assim como as inscrições para participar do evento enquanto ouvintes. Mais informações podem ainda ser obtidas pelo contato (48) 3431-2653.

Confira a programação completa abaixo:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 17:49
Compartilhar Comente