AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Editora Unesc realiza lançamento coletivo de livros no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues

Editora Unesc realiza lançamento coletivo de livros no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues
Evento que fez parte da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc mostrou ao público quatro novos livros da Editora (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A Editora Unesc lançou, em evento na tarde de quinta-feira (27/10) no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues, quatro novos livros publicados e apoiados pelo selo. A solenidade contou com a presença dos autores, além do editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, e do coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado. 

Entre os lançamentos esteve a obra “A Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Diversas Áreas do Conhecimento: Avanços, Desafios e Possibilidades”, organizada pelo doutor em Filosofia Jeferson Luís de Azeredo e pela doutora em Educação Robinalva Ferreira. O livro compila diversos textos pertinentes à educação e ao ensino em suas diferentes formas, passando pelas ciências da natureza, humanas e ensino religioso.

Organizado pela doutora em Psicopedagogia Janine Moreira, o livro “Vamos Falar de Velhice?”, também lançado na oportunidade, é um compilado de ensaios de autores da região que lidam com o tema da velhice de um ponto de vista filosófico e psicológico.

Outra obra lançada, intitulada “Dignidade Adulterada”, é a segunda obra de ficção da autora Maria Regina Chagas de Souza Vieira. Descrito como um livro de contos de ficção baseado em fatos reais, o material no qual a autora  lida com temas relacionados ao racismo, misoginia e sua própria história de vida da autora, que é imortal da Academia Sul Catarinense de Letras e Artes. 

Ainda entre os lançamentos, “Ao Longo dos Tempos”, do professor Edevaldo Serafim Martins, é o livro de estreia do autor e conta com poemas lidando com a passagem do tempo, da infância à velhice, e os problemas e indagações referentes à cada fase da vida.

Os livros podem ser adquiridos online, pelo site da Editora Unesc, ou diretamente na Livraria Universitária da Unesc, localizada no bloco XXI-C do Campus Criciúma.

A Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de outubro de 2022 às 17:06
Compartilhar Comente

Diretora de Negócios da Nokia aborda oportunidades a serem exploradas a partir do 5G

Diretora de Negócios da Nokia aborda oportunidades a serem exploradas a partir do 5G
Vanessa Vieira instigou participantes a imaginarem as novas possibilidades que se avizinham com a nova tecnologia Mais imagens

Desde a possibilidade de comunicação via linhas telefônicas, passando pelas mensagens de texto até a intensa conexão oportunizada em todo o mundo por meio da tecnologia, a trilha de oportunidades abertas a partir dos avanços da tecnologia, especialmente da internet, foram assuntos, na noite desta quinta-feira (27/10), na palestra proferida pela a diretora de negócios da Nokia, Vanessa Vieira. A convidada integrou uma das principais atividades da intensa programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

A abordagem da temática em alta em todo o país chamou a atenção de acadêmicos da Unesc, professores, visitantes e da comunidade externa, que assistiu atenta a abordagem intitulada como “5G no Brasil: O Olhar da Nokia Sobre o Cenário”.

Na bagagem trazida do Rio de Janeiro, de onde traz uma vasta experiência no universo da tecnologia, Vanessa fez questão de desmistificar ideias em torno do 5G e exemplificar a forma com que a este novo passo dado significa parte expressiva em um cenário de revolução industrial.

“Nós estamos fazendo parte da história. Vamos poder falar para nossos netos que participamos da chegada do 5G. Para se ter ideia, o autor Henrik von Scheel, responsável por cunhar o termo ‘quarta revolução industrial’ para o momento em que estamos vivendo, define esta situação como a maior mudança tecnológica, de estrutura e complexidade que já vivenciamos nos últimos 250 anos, ou seja, algo sem precedentes”, pontuou.

Falar sobre isso e oportunizar a troca de experiências com a palestrante, especialmente no maior evento acadêmico institucional, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é mostrar para toda a comunidade a importância da participação da Universidade em momentos decisivos da história em nome do desenvolvimento, assim como vem fazendo ao longo de sua existência oportunizando aperfeiçoamento e compartilhamento de conhecimento.

“A ciência, a tecnologia e a inovação têm espaço muito importante na nossa Instituição. Somos uma Universidade Comunitária, estamos muito bem colocados nos principais instrumentos avaliativos do país e estamos entre as cinco universidades não estatais mais empreendedoras do país. Isso diz muito sobre o valor que essas temáticas têm em nosso universo e de que forma que abordagens como esta conversam com nosso público”, destacou. 

Mudança muito além da conectividade dos smartphones

Mesmo com o assunto em alta em todo o Brasil, conforme Vanessa, poucas são as pessoas que conhecem verdadeiramente o tema e entendam as proporções que a chegada da tecnologia irá trazer. “O 5G não vai mudar só seu celular. Por enquanto essas mudanças vão ser simples, é claro, mas com o tempo vão mudar padrões. Este momento é uma jornada e não uma única virada de chave a partir da qual muda tudo de uma única vez. Eu sei que as vezes é difícil entender e imaginar, mas posso dizer que lá na frente vamos ter tudo transformado a partir das possibilidades disponíveis neste novo passo dado”, acrescenta ainda a palestrante.

O resultado dos dados apresentados no evento, assim como das informações sobre a atuação da Nokia no cenário da tecnologia, conforme a assessora de Inovação e coordenadora do Unesc Connect, Jaqueline Bitencourt Lopes, despertaram o interesse do público presente. “As expectativas já eram altas e foram ainda superadas com o que pudemos ouvir nesta noite. Um conteúdo realmente rico, sobre um assunto que envolve a todos e que abre muitas portas para a inovação. A Vanessa apresentou tudo de forma didática para que, mesmo aqueles que não são da área, conseguissem visualizar um pouco esse universo, abordando, ao mesmo tempo, temas muito presentes em nosso hub”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 16:11
Compartilhar Comente

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc

Experimentos e descobertas marcam a 8ª Feira de Ciências do Colégio Unesc
Alunos do Ensino Fundamental e Médio apresentaram seus trabalhos na tarde de quarta-feira (26/10), em evento dentro da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A 8ª edição da Feira de Ciências, com alunos do Colégio Unesc, ocorreu na tarde desta quarta-feira (26/10), no Bloco da Reitoria. O evento, que ocorre de forma anual paralelamente à Semana de Ciência e Tecnologia, reuniu alunos de toda a Instituição para uma tarde de descobertas, invenções e experimentos. 

Foram dez trabalhos apresentados, durante todo o período vespertino, lidando com temas referentes às ciências e ao meio-ambiente. Um deles foi o da turminha do 2º Ano do Ensino Fundamental, que ensinou o público presente sobre as abelhas, suas diferentes espécies e o processo de polinização das flores. A inspiração, conforme os alunos, surgiu de um dia em que a sala de aula da turma foi “visitada” por uma abelha, o que gerou curiosidade nas crianças sobre os insetos.

Já os alunos do segundo ano do Ensino Médio Eduarda da Silva Larangeira, João Pedro Dagostim Colombo e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota pesquisaram sobre o Rio Criciúma e a importância da preservação das espécies nativas em suas margens. 

O objetivo, conforme o grupo, é a conscientização do público sobre os problemas ambientais, como a vegetação é e foi afetada, a importância histórica do rio e sua flora e a necessidade de preservar o ecossistema. Os estudantes produziram uma exposição com fotos antigas e atuais do Rio Criciúma, que mostram a degradação do lugar ao longo das décadas.

Já os estudantes do quinto ano do Ensino Fundamental ensinaram aos presentes sobre como funciona o processo de compostagem e a importância da reciclagem do lixo orgânico na sociedade atual. Os alunos explicaram que, transformando restos de materiais orgânicos em um adubo natural, é possível contribuir para a redução do aquecimento global e um futuro mais sustentável. 

Gabriele de Souza Laurindo, integrante do grupo, aprovou a sua primeira participação em uma feira de ciências. “Foi uma experiência nova pra mim e também foi muito legal. Gostei muito de apresentar um trabalho nosso para tanta gente que passou pela feira”, afirmou, empolgada, a aluna.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, a Feira de Ciências é um importante espaço para os estudantes da Instituição. “A nossa Feira é um espaço para os estudantes do Colégio Unesc trazerem para a Universidade suas experiências formativas dentro do Colégio”, explica a docente, que acrescenta a importância do evento para a comunidade universitária. “Eventos como esse, de cunho científico, trabalhados no Ensino Fundamental e Médio, são extremamente relevantes e importantes para a formação dos nossos alunos. É sobre trazer a experiência de Universidade para dentro do Colégio, esse processo de experienciar o que a Instituição tem”, completou.

A Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 15:32
Compartilhar Comente

Acadêmicos apresentam pesquisas no Seminário de Ciência e tecnologia da Unesc

Acadêmicos apresentam pesquisas no Seminário de Ciência e tecnologia da Unesc
O encontro ocorreu remotamente nesta quinta-feira (27/10). (Foto: Reprodução) Mais imagens

O penúltimo dia da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc iniciou com apresentações dos acadêmicos bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) da Universidade. Por meio de uma videoconferência, o acadêmico da sexta fase do curso de Ciências Biológicas, Ian Gabriel Bettiol, abriu as apresentações da manhã trazendo o tema “Diversidade funcional da vegetação em parques urbanos de Criciúma”. 

A pesquisa apresentada é resultado de um trabalho de análise em dois parques da cidade, o Cincinato Naspolini, localizado no Bairro Próspera e, o parque Prefeito Altair Guidi, no Paço Municipal de Criciúma. Bettiol teve dez minutos para a explanação que foi avaliada por professores pesquisadores e mediada pela coordenadora do curso de História da Universidade, Michelle Cechinel. O debate contou ainda com avaliadores renomados das áreas de Humanidades, Ciência e Educação, Vidalcir Ortigara e Silvia Maria Fávero Arend, que analisaram minuciosamente as apresentações de cada acadêmico.

Segundo o aluno, a ideia foi calcular a diversidade funcional dos parques para avaliar o potencial de atração para polinizadores e dispersores de sementes. Para isso, foram realizadas visitas quinzenais aos locais pelo período de novembro de 2021 a julho de 2022 com registros de todas as plantas com flores e frutos e suas características funcionais, como origem, tipo e forma de fruto, forma de vida e tamanho da flor.

“Estudamos as flores que são um conjunto de características para dentro do parque. Oportunizar melhor qualidade do ambiente, consequentemente vai aumentar a qualidade de vida dos animais e das espécies”, comentou o acadêmico durante a apresentação.

Segundo Bettiol, o número de plantas cultivadas é maior que o de nativas em ambos os parques, o que pode refletir nos valores de diversidade funcional. “O número de espécies com flores brancas e frutos secos altos também é algo que pode refletir no valor da diversidade e diminuir a atratividade de polinizadores e dispersores variados. Além disso, mostra que ambos os parques têm um conceito paisagístico semelhante”, analisou.

De acordo com o acadêmico, definir a diversidade funcional em parques urbanos é uma tarefa muito complexa e muitos estudos deveriam ser realizados em relação à diversidade funcional em áreas verdes urbanas para fins comparativos e fez uma recomendação. 

“Indicamos o uso de plantas com frutos carnosos na arborização de parques urbanos, preferencialmente, nativas, para contribuir na conservação da biodiversidade”, concluiu. O trabalho teve como autores Caroline Eugênio Furlan e Birgit Harter Marques.

Apresentações

Também foram apresentados trabalhos com os temas: Efetividade de abrigos artificiais para morcegos insetívoros (Chiroptera: Vespertilionidae): perspectivas para as espécies brasileiras. Autores: Victor Quintas Schaucoski, Karolaine Porto Supi, Fernando Carvalho; Um olhar decolonial para a “loucura” – Parte 2. Autores: Taínara Rodrigues dos Santos, Janine Moreira; e Potencial medicinal da vegetação arbórea para o sistema respiratório na Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga, Santa Catarina, Brasil. Autores: Micael De Bona, Júlia Gava Sandrini, Jadna Silveira Rosso Coral, Iara Zaccaron. “As apresentações nos proporcionaram importante ampliação de discussões. Parabéns a todos os acadêmicos e professores de pesquisas que participaram deste importante debate”, comentou a coordenadora do curso de História, Michelle Cechinel.

Semana de Ciência e Tecnologia

A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 11:23
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo

Unesc em Dança: Coreografias são selecionadas para o grande espetáculo
Grupos poderão acessar o site da Unesc para obter mais detalhes (Foto: Arquivo) Mais imagens

“O Festival Unesc em Dança é uma excelente oportunidade, não somente para apreciar os trabalhos de dança da região, mas também como um espaço de aprendizagem e trocas de experiências, além de ser uma porta para que os trabalhos dos professores e coreógrafos sejam conhecidos e reconhecidos, bem como o talento dos bailarinos que estarão no palco”. Foi o que disse a curadora e tecnóloga em dança, Carolina da Silveira Hax, uma das responsáveis pela seleção das coreografias e dos grupos de dança da 21ª edição do Unesc em Dança, evento que se inicia na próxima sexta-feira (04/11) e segue até domingo (06/11).

Os dias de festival serão divididos em atrações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, e na Universidade, recebendo visitantes de várias cidades do estado de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. No primeiro dia de programação, o Unesc em Dança contará com Talk Show com convidados especiais que vão levar conhecimento e descontração aos participantes. Oficinas também fazem parte do festival que é gratuito e aberto a toda a comunidade.

Para a seleção das coreografias que integrarão o grande espetáculo, conforme o produtor cultural da Unesc e curador, Maxwell Sandeer Flôr, foram seguidos os critérios descritos no edital do 21° Unesc em Dança, que contou com gravação de vídeo e postagem do trabalho no canal do Youtube. “Percebemos que a participação dos grupos na etapa de inscrição é importante para formação cultural do artista da dança. A gravação do vídeo da coreografia, postagem do trabalho no canal do Youtube e a submissão da inscrição que é 100% online são ações educativas, e contribuem para experiência do artista de submeter propostas em editais públicos, que basicamente são do mesmo formato”, descreve.

As apresentações de dança terão gêneros, como Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. A iniciativa contará com 100 apresentações, sendo a 60 para as categorias infanto-juvenil, que corresponde a participantes de seis a 14 anos e, 40, para na categoria sênior, ou seja, participantes com mais de 15 anos. 

Evento aguardado com ansiedade

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse é um momento muito esperado por toda a região e com foco na arte e na cultura, um dos pilares da Universidade. “O evento não tem caráter competitivo, mas tem como objetivo a difusão da cultura e a formação dos profissionais da dança, uma vez que oferece palestras, oficinas e, este ano, com o Talk Show”, comenta.

Para Carolina, as oficinas e palestras, com seu caráter de formação, oportunizam aos bailarinos, professores e coreógrafos um momento de aperfeiçoamento. “Todos os bailarinos, professores e coreógrafos podem aproveitar esse momento para prestigiar os demais trabalhos que serão apresentados durante as mostras, tornando-se assim realmente um momento de trocas e aprendizagem”, diz Carolina.

Para a coreógrafa da Companhia de Dança Universidade e curadora, Paula Gregório Gonçalves, a magia de poder dançar e expressar vários sentimentos que só quem dança consegue mensurar é uma das grandes emoções que o festival proporciona. 

“Que os bailarinos possam ver que existe uma vida dançante e sonhos que podem ser realizados através da arte da dança. E que todos os bailarinos possam guardar e viver esses momentos com toda intensidade, porque só ficará as memórias”, sublinha.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocinadores das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

Confira a lista dos selecionados clicando aqui.

Programação geral clique aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2022 às 08:32
Compartilhar Comente