Fisioterapia

Profissionais de SC e RS debatem em Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica na Unesc

Profissionais de SC e RS debatem em Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica na Unesc
Evento ocorre nos três períodos desta quarta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Universidade é palco nesta quarta-feira (10/4), do 7º Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Região Carbonífera, que reúne profissionais, professores e estudantes de Fisioterapia e Ortopedia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul. A programação traz pela manhã e à noite, conferências, mesas interativas, apresentações de trabalhos em forma de pôsteres e à tarde, um minicurso bandagens funcionais.

O seminário tem como objetivo oferecer um espaço para as reflexões e partilha dos conhecimentos sobre a área e conta com o apoio de parceiros como a Unesc, o Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador), a Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), a Afisiorec (Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera), o PPGSCol, o curso de Fisioterapia da Unesc e a pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Universidade.

A abertura do evento teve a presença da coordenadora do curso de Fisioterapia da Unesc, Ariete Minetto; do presidente da Abrafito, Rafael Barbosa; do presidente da comissão organizadora do evento, Willians Longen; do vice-presidente da Abrafito, Sandro Ressler; do coordenador da Residência de Ortopedia e Traumatologia do Hospital São José, Marcelo Emílio Beirão; do diretor da Afisiorec, Fernando Milanez e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Fisioterapia da Unesc, Kálita Silveira Nunes.

O evento teve a participação de profissionais e professores doutores da área, que abordaram diversos temas e debateram os assuntos relacionados a eles com a plateia. O seminário contou com as palestras: “Escoliose Juvenil”, com o médico ortopedista Murilo Daleffe; “Fratura de Cotovelo no Adulto - Abordagem Fisioterapêutica”, com Vitor Kinoshita e “Osteoartrose de Joelho”, com o médico ortopedista Marcelo Beirão.

Ainda durante a manhã houve um momento para relatos, levantamento de situações clínicas e trocas de experiências sobre Fisioterapia Traumato-Ortopédica e Ortopedia do Membro Superior e de Joelho. À tarde, os participantes do seminário acompanharam o minicurso de “Bandagens Funcionais”, com o fisioterapeuta Marcelo Döhnert.

À noite, o evento vai contar com a palestra “Disfunção Patelo-Femural”, com o médico ortopedista Marcelo Beirão; “Tecarterapia – Aplicações clínicas, indicações e efeitos teciduais”, com o fisioterapeuta Túlio Menezes; “Avaliação Funcional do Joelho, Métodos Quantitativos e Qualitativos”, com o fisioterapeuta Marcelo Döhnert e encerrando os trabalhos do seminário, a palestra “Espondilomielopatia Cervical Traumática - Perspectivas futuras”, com o médico neurocirurgião, Carlos Fernando dos Santos Moreira.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 10 de abril de 2019 às 15:37
Compartilhar Comente

Unesc recebe Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera

Unesc recebe Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera
Evento ocorre nesta terça-feira e reúne estudantes e profissionais de saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Pessoas que estudam e/ou trabalham com pacientes que apresentam quadros dolorosos estiveram reunidas na Unesc nesta terça-feira (9/4), no 1º Simpósio de Dor Crônica Interdisciplinar da Região Carbonífera. Temas como “Abordagem Psicossocial da Dor”, “Educação em Dor como Ferramenta no Manejo de Pacientes com Dor Crônica” e “Cuidados de Enfermagem na Dor Oncológica” foram abordados por profissionais e estudiosos do assunto ao longo da programação, que encerra à noite.

A abertura do simpósio contou com a presença da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego; do presidente da comissão organizadora do evento, o professor da Unesc Willians Cassiano Longen; da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc), Cristiane Damiani Tomasi; da representante dos grupos de pesquisa em dor da Unesc, Flávia Rigo; do coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto; do representante da ACED (Associação Catarinense do Estudo da Dor), Jamir Sardá Junior; e da presidente do CA (Centro Acadêmico) de Fisioterapia da Unesc, Kálita Silveira Nunes.

As palestras do evento foram realizadas pelo presidente da ACED, Jamir Sardá, que é psicólogo, mestre em Psicologia, doutor em Medicina e professor do curso de Psicologia da Univali que fez uma “Abordagem Psicossocial da Dor”. Já a fisioterapeuta, doutora em Enfermagem e professora do departamento de Fisioterapia da Udesc e membro do Nucron (Grupo de Pesquisa em Condições Crônicas), Micheline Henrique Araújo, falou sobre “Educação em Dor como Ferramenta no Manejo de Pacientes com Dor Crônica”.

A enfermeira, mestre em Biociências e Reabilitação e professora do curso de Enfermagem da Unesc, Paula Ioppi Zugno, abordou os “Cuidados de Enfermagem na Dor Oncológica”. A programação teve ainda a Miscelânea Interdisciplinar, uma atividade entre os profissionais e o público na qual foram apresentadas dúvidas, casos, reflexões e ponderações sobre cada assunto abordado.

O evento encerra com uma mesa-redonda com a participação do fisioterapeuta, mestre em Ergonomia, doutor em Ciências da Saúde e professor do PPGSCol da Unesc, Willians Cassiano Longen; da odontóloga, especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial, Alexandra Cavaler; da acadêmica de Nutrição e bolsista do Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica a Saúde do Trabalhador) da Unesc, Daniele Botelho e dos palestrantes Jamir Sardá, Micheline Henrique Araújo e Paula Zugno.

Nesta quarta-feira (10/4), a Unesc será palco de outro evento na área da saúde. Trata-se do 7º Seminário de Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Região Carbonífera, que ocorre no Auditório Ruy Hülse, a partir das 8 horas. O evento contará com uma programação com profissionais e professores de Fisioterapia e Ortopedia de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Tanto o simpósio quanto o seminário contam com o apoio de parceiros como a Unesc, o Nupac-ST, a Abrafito (Associação Brasileira de Fisioterapia Traumato-Ortopédica), a Afisiorec (Associação de Fisioterapeutas da Região Carbonífera), o PPGSCol, o curso de Fisioterapia da Unesc e a pós-Graduação em Fisioterapia Traumato-Ortopédica da Universidade. 

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de abril de 2019 às 14:33
Compartilhar Comente

FISIOTERAPIA: I SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE DOR CRÔNICA DA REGIÃO CARBONÍFERA

FISIOTERAPIA: I SIMPÓSIO INTERDISCIPLINAR DE DOR CRÔNICA DA REGIÃO CARBONÍFERA
Fisioterapia Mais imagens

Nesta terça-feira, 09/04/2019, iniciou o "I Simpósio Interdisciplinar de Dor Crônica da Região Carbonífera" organizado pelo NUPAC, que é coordenado pelo professor do curso de fisioterapia Willians Cassiano Longen. O evento conta com a participação de profissionais de diversas áreas como Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, dentre outros. O professor Willians ressalta a importância do evento, por ser um assunto comum no dia-a-dia dos profissionais da área da saúde, a dor, porém pouco discutido.

Por: Ariete Inês Minetto 09 de abril de 2019 às 10:38
Compartilhar Comente

FISIOTERAPIA: REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO CREFITO

FISIOTERAPIA: REUNIÃO COM O PRESIDENTE DO CREFITO
Fisioterapia Mais imagens

Na segunda-feira, 08/04/2019, ocorreu a reunião com a presença do presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (CREFITO), Dr Sandroval Francisco Torres, com os docentes do curso de Fisioterapia, acadêmicos e profissionais da área para discutirem sobre o "Status da Fisioterapia na Região Carbonífera".

Por: Ariete Inês Minetto 09 de abril de 2019 às 10:30
Compartilhar Comente

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria

Unesc e Associação de Portadores de Distrofias Musculares firmam parceria
Pacientes receberam as boas-vindas de professores e alunos de Fisioterapia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os usuários da Ascadim (Associação Sul Catarinense de Familiares, Amigos de Portadores de Distrofias Musculares Progressivas), utilizarão o espaço do Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas da Unesc para receber atendimento de fisioterapia três vezes por semana. Recentemente, a Universidade e a associação firmaram uma parceria para que as atividades da associação fossem realizadas no Serviço de Fisioterapia das Clínicas Integradas enquanto sua nova sede é construída.

Nesta quarta-feira (3/4), os portadores de distrofias musculares receberam as boas-vindas de alunos do curso de Fisioterapia (que acompanharão os atendimentos feitos pela profissional da Ascadim), da coordenadora do curso, Ariete Minetto, da coordenadora dos Estágios de Fisioterapia da Unesc, Évelin Vicente e da Enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação), Maria Madalena Santiago.  

Segundo Ariete, a parceria colaborará com a formação dos acadêmicos e com o estreitamento dos laços com a associação. “Está sendo uma experiência muito positiva. Como a Ascadim nasceu dentro do curso de Fisioterapia da Unesc, ela está retornando à casa. Temos acadêmicos que estão estudando a parte de Ortopedia e Neurologia e poderão ampliar o conhecimento tendo contato com os pacientes. Além da integração de alunos e professores com a comunidade e a possibilidade de pesquisas acadêmicas”.

O presidente da Ascadim, Ednom Luiz Jeremias, conta que a ideia da associação nasceu há 15 anos com pacientes que faziam fisioterapia na Unesc. “Este ano, estreitamos ainda mais os laços, ao estarmos ocupando o espaço físico enquanto construímos a nossa sede. Nossa intenção é propormos novas parcerias com a Instituição, com outras especialidades da saúde, estágios e pesquisas”, afirma. Jeremias conta que a Ascadim é referência no Sul do país em atendimento a portadores de distrofias musculares e que o trabalho é realizado por uma rede de voluntários e profissionais da área da saúde, com parcerias com as prefeituras da região. Na Ascadim os portadores de distrofias musculares recebem atendimento gratuito de Fisioterapia, Psicologia e Medicina.

Gabriela Jeremias, egressa do curso de Fisioterapia da Unesc, é a profissional responsável pelo tratamento na Ascadim e entrou na associação após um estágio realizado enquanto era estudante da Universidade. “É uma grande emoção voltar para a Unesc e utilizar esse ótimo espaço para a fisioterapia dos pacientes da Ascadim. Hoje temos 18 pessoas que fazem fisioterapia, mas temos 31 pessoas de todo o Estado cadastradas na associação”, comenta.

O acadêmico da nona fase do curso de Fisioterapia da Unesc, José Luiz Rodrigues Pereira, afirma que desenvolver atividades no mesmo espaço em que os portadores de distrofias musculares são atendidos, agrega em novos conhecimentos. “É uma vivência importante para nós. São pacientes que ainda não estamos acostumados a tratar e estando perto deles, temos um novo conhecimento. Aqui se tem casos de pessoas que possuem a doença há bastante tempo e apresentam uma longevidade maior com o tratamento recebido. A gente consegue ver a eficiência da fisioterapia na prática”.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 04 de abril de 2019 às 11:44
Compartilhar Comente