Fisioterapia

Fisioterapia promove campanha de prevenção e reabilitação físico-funcional no combate às drogas

Fisioterapia promove campanha de prevenção e reabilitação físico-funcional no combate às drogas
Foto: Divulgação Mais imagens


O curso de Fisioterapia da Unesc promove nesta quarta-feira (14/3) o seu Trote Solidário e uma Ação Integradora da Fisioterapia na Praça Nereu Ramos, das 8 às 12 horas. A ação vai levar alunos e professores até o local, onde vão passar orientações e fazer demonstrações explicativas às pessoas.

O objetivo do evento é chamar a atenção da comunidade para o definhamento físico funcional do drogado, especialmente dos viciados em crack. “A exemplo das imagens divulgadas na mídia após a morte da cantora Amy Winehouse pelo uso de drogas e seu quadríceps caquético, pele hipotrófica, ou seja, depleção músculo esquelética, a perda de equilíbrio, alterações posturais, respiratórias, entre outras que poderão ter impactos físicos principalmente pelos usuários das mais comumente utilizadas como Crack, Maconha e Cocaína”, descreveu a professora Ariete Inês Minetto.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 11 de março de 2013 às 14:58
Compartilhar Comente

AÇÃO DIA DA MULHER 8 de Março de 2013 - Bortuluzzi Center

Ação de Saúde da Mulher envolvendo o Curso de Fisioterapia no último dia 8 de Março de 2013, com a participação de acadêmicos da 5a fase do curso, orientados pelas Professoras Fisioterapeutas Ariete Minetto em um período e no outro pela Profa Karina Ferreira. As ações envolveram especialmente abordagens envolvendo a Fisioterapia Dermato Funcional (Estética) e cuidados relacionados à Saúde da Mulher.

 

Mais informações: https://www.unesc.net/portal/resources/21/arquivos/acao_dia_da_mulher_-_bortoluzzi_center.jpg

Por: Ariete Minetto 10 de março de 2013 às 11:52
Compartilhar Comente

Enfermagem e Fisioterapia presenteiam mulheres com ação no Shopping Bortoluzzi

Enfermagem e Fisioterapia presenteiam mulheres com ação no Shopping Bortoluzzi
Foto: Divulgação Mais imagens


No Dia Internacional da Mulher (8/3) toda a população ganhou de presente dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia da Unesc uma ação no Shopping Bortoluzzi.

Alunos e professores passaram a tarde de ontem e de hoje, até às 17h30, mensurando a pressão arterial, realizando teste de diabetes, orientações quanto ao autoexame de mamas na prevenção do câncer de mama, fisioterapia dermatofuncional, orientações quanto as linhas de expressão, drenagem linfática e orientações gerais para estética.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 08 de março de 2013 às 15:16
Compartilhar Comente

FOCO NA FORMAÇÃO PROFISSIONAL

Fisioterapia / Formação Profissional

A formação do Fisioterapeuta tem por objetivo dotar o profissional dos conhecimentos requeridos para o exercício das seguintes competências e habilidades gerais:

I - Atenção à saúde: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde, sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética e da bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo de acordo com as necessidades individuais e coletivas;

 

II - Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;

 

III - Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não- verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;

 

IV - Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde deverão estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;

 

V - Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;

 

VI - Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja beneficio mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.

Mais informações: www.unesc.net

05 de março de 2013 às 00:06
Compartilhar Comente

Fisioterapia UNESC no ENADE 2013

O ENADE é componente curricular obrigatório nos cursos de graduação conforme determina a Lei nº 10.861, de 14/04/2004, Art. 5º, §5º, sendo inscrita no histórico escolar do estudante somente a situação regular do estudante em relação a essa obrigação, atestada pela sua efetiva participação (Relatório de Estudantes em Situação Regular Junto ao ENADE) ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação (Portaria).

A participação no ENADE é também condição indispensável para que o estudante possa participar do ato de colação de grau e obter seu diploma de conclusão do curso.

02 de março de 2013 às 16:58
Compartilhar Comente