Fisioterapia

Unesc reativa programa para atendimento aos portadores de Parkinson

Unesc reativa programa para atendimento aos portadores de Parkinson
Atendimento está à disposição da população de Criciúma(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Acompanhe a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2023 às 13:28
Compartilhar Comente

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc

Projetos de Extensão são socializados em Fóruns na Unesc
Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, apresenta nesta quinzena de novembro, suas atividades realizadas por professores e acadêmicos Mais imagens

A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext) da Unesc realiza nesta quinzena do mês de novembro o Fórum “Socializar as atividades desenvolvidas pelos projetos de extensão”. O objetivo é divulgar as ações que estão sendo realizadas pela Universidade, e servem para avaliar os programas extensionistas realizados no período, bem como, analisar as propostas sugeridas, para o futuro planejamento e fortalecimento da Extensão na nossa Universidade Comunitária. Os encontros ocorrem em seis etapas e são divididos por área de conhecimento e os do Território Paulo Freire I e II.

Nesta quarta-feira (16/11), no auditório Edson Rodrigues, foram apresentadas, por meio de pitches, as atividades da área de Ciências Sociais Aplicadas (CSA). No período noturno foi a vez das ações desenvolvidas nas Ciências, Engenharias e Tecnologias (CET). Na manhã de quinta-feira (17/11), foram apresentados os programas da área das Ciências da Saúde e no vespertino os trabalhos de Humanidades, Ciências e Educação.

Na próxima segunda-feira (21/11), à tarde, no Bloco O, serão demonstrados os resultados dos Territórios Paulo Freire I e II. O encerramento dos Fóruns ocorre no período vespertino, no Bloco R, com a presença de todos os extensionistas, onde serão apresentadas as propostas dos envolvidos, e que norteará o Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI) e os editais para o próximo biênio. As sugestões serão compiladas dos questionários que professores e alunos estarão respondendo neste período.

Aumento das atividades

Os professores ainda mencionaram que, em comparação com os editais de projetos internos da Unesc neste último biênio (2021/2022) com o biênio anterior (2019/2020), ocorreu um aumento de 25% no número de atividades. Atualmente, a diretoria desenvolve cerca de 80 projetos executados por meio dos editais 358, 359 e 360 e com a participação de 217 docentes e cerca de 160 alunos.

Números que impressionam

Os números das atividades extensionistas são gigantes e marca a presença da Unesc como uma Universidade Comunitária que se faz presente nos mais diversos segmentos da sociedade do Extremo Sul Catarinense. São mais de 221 projetos e programas realizados em mais de 45 municípios da Amrec, Amesc e Amurel, e no Rio Grande do Sul, com o engajamento em ações e projetos de extensão de 729 acadêmicos bolsistas e 82 voluntários, dentro  dos editais internos, externos, setores e realizados pelos cursos.

ODS

Os projetos e programas atendem aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Neste ano foram 52 ações comunitárias realizadas que beneficiaram cerca de 4 mil pessoas.

Graduação Multi

A partir de 2023 todos os cursos da Graduação Multi terão atividades curriculares de extensão, computando o mínimo de 10% do total da carga horária do curso em extensão ligadas a comunidade externa da instituição.

Universidade premiada

A nossa Universidade Comunitária, participante da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), por anos consecutivos vem sendo reconhecida com o Prêmio de Responsabilidade Social conferido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), e pelo Top Of Mind, como a marca mais lembrada do estado, e por ser a Universidade mais empreendedora de Santa Catarina.

Para a diretora da Dirext, Fernanda Sonego, todas essas iniciativas é para a prezar pela indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão, atrelando a inovação e a cultura como transversais ao processo de aprendizagem. "Também valorizamos a experiência como o grande diferencial na formação de nossos acadêmicos. Motivos pelos quais temos contribuído significativamente para o desenvolvimento social, econômico, cultural, político de toda nossa região”, afirmou.

Mesmo estando em Aracajú(SE), representando a Universidade em um encontro de Educação Superior, a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão Comunitária (Propiex), Gisele Coelho Lopes, transmitiu sua mensagem via Google-Meet aos participantes nas duas oportunidades do dia.

“Nosso intuito é entender o que fizemos, mas também refletir quais são as oportunidades que nós temos para poder aprimorar aquilo que estamos fazendo. Vivemos um momento diferente dos últimos anos, em que a Extensão se coloca, cada vez mais, como lugar estratégico na nossa instituição. Ela possibilita também, aos nossos estudantes, uma experiência formativa, não somente  pela perspectiva do Edital, mas também na curricularização da Extensão, colocando o acadêmico no centro deste conhecimento", destacou Gisele.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 15:48
Compartilhar Comente

Dia da Saúde: Ação da Unesc em parceria com o CEC leva orientações aos torcedores

Dia da Saúde: Ação da Unesc em parceria com o CEC leva orientações aos torcedores
Atividade contou com a presença de acadêmicos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos de Nutrição, Fisioterapia e Biomedicina da Unesc participaram de uma grande ação junto com o Criciúma Esporte Clube (CEC) no último sábado (05/11) antes da partida contra o Tombense, no estádio Heriberto Hulse, em Criciúma.

O Dia da Saúde contou com orientações sobre saúde mental, saúde do homem, dicas nutricionais, tipagem sanguínea e cuidados para manter uma boa postura. Além disso, houve também aferimento de pressão e glicemia e teste para verificação da saúde dos rins.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, esta ação é importante, pois possibilita que os acadêmicos tenham a vivência profissional e vejam de perto a importância do cuidado com a comunidade. "Estamos engajados na conscientização e na promoção de saúde e este também foi um momento muito importante para a instituição e para os nossos acadêmicos, pois oferece muito aprendizado”, destacou.

A gerente comercial e de marketing do Criciúma, Viviani Olimpio, salientou que a ação foi importante e concretizada graças a união dos parceiros. “Essa é uma campanha em prol do torcedor. Unimos nossos parceiros para que levem à torcida um dia de muita conscientização. Estamos entrando no Novembro Azul e é necessário conscientizar os homens sobre a importância de realizar exames e se prevenir. Mas nosso dia é dedicado a todos os torcedores, homens e mulheres”, afirmou.

Profissionais da Unesc, Laboratório Pasteur, Saúde São José e o movimento Psicologia na Rua, estiveram no pátio do Majestoso, realizando atividades de orientação e prevenção de doenças.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de novembro de 2022 às 14:25
Compartilhar Comente

Curso de Fisioterapia da Unesc inicia Jornada Acadêmica com muita troca de experiências

Curso de Fisioterapia da Unesc inicia Jornada Acadêmica com muita troca de experiências
Curso de Fisioterapia da Unesc inicia Jornada Acadêmica com muita troca de experiências Mais imagens

Professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unesc e comunidade em geral participam da 24ª Jornada Acadêmica, no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. O encontro, que iniciou na manhã desta segunda-feira (17/10), aborda importantes debates com muita troca de conhecimento e aprendizado com convidados especiais.

Durante a abertura do evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de frisar a importância do profissional e da Universidade na construção de um trabalho de excelência. “Temos muito orgulho do curso de Fisioterapia e da formação que promovemos. Vocês escolheram uma profissão incrível e no melhor curso de Fisioterapia. Nos empenhamos muito para oportunizar as melhores experiências a todos vocês. Primamos para que a matriz curricular seja a mais adequada possível ao perfil de egressos que buscamos, sempre respeitando as diretrizes curriculares nacionais e buscando incluir novas oportunidades com a experiência no aprendizado de vocês”, disse.

Segundo ela, essa é uma grande oportunidade de dialogar uns com os outros e de conhecer as dimensões de outras turmas e de fisioterapeutas que estão no cenário do trabalho. “Momentos como este tem especial valor em uma Universidade como a nossa. Hoje não conseguimos identificar o restabelecimento das pessoas sem esse profissional, tanto na promoção da saúde quanto na recuperação. Contem sempre com nosso apoio e tenham uma excelente Jornada”, sublinhou a reitora.

A coordenadora do curso, Ariete Inês Minetto, destacou que a Jornada foi pensada com muito carinho pela comissão organizadora e com temas inovadores e com a participação de muitos egressos que compartilham as suas experiencias. “São vários profissionais que são referência na nossa região e que estão fazendo da atividade profissional a ciência da comprovação científica e com potencial muito grande de empreendedorismo nos tempos de hoje”, salientou Ariete. 

Entre os temas propostos na Jornada que encerra nesta terça-feira (18/10) estão: “Realidade virtual nos cuidados paliativos oncológicos: abordagem fisioterapêutica”; “Da UTI ao ambulatório”; Dia a dia do fisioterapeuta no futebol profissional”; “Ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação para fisioterapeutas em Unidade de Terapia Intensiva”; Empreendedorismo e a fisioterapia pélvico-obstétrica: atuação nos períodos pré-parto e puerpério”; Reabilitação fisioterapêutica nas disfunções vestibulares e do equilíbrio”; Mobilização precoce em pacientes críticos”; e “Relato de experiências: atuação em cirurgias plásticas e o encontro das especialidades”. 

Abertura

A egressa da Unesc, Amabile Cristina, foi quem abriu o roteiro de palestras da Jornada de Fisioterapia. Ela abordou sobre a realidade virtual nos cuidados paliativos oncológicos: abordagem fisioterapêutica. Durante o encontro, Amabile contou aos participantes, por meio de fotos e relatos, a experiência de vida profissional no ambiente hospitalar oncológico e de terapia intensiva, além dos cuidados paliativos, a reabilitação funcional motora, respiratória, pré e pós-operatória dentre outras, e de emergências e urgências. “Prezamos pelo humanismo, ciência e afeto”, descreveu. 

A egressa da Unesc, Beatriz Naspolini também proferiu palestra nesta segunda-feira com o tema “Da UTI ao ambulatório”. A profissional atua em Home Care, atendendo crianças com distúrbios respiratórios, neurológicos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e follow up. 

Programação:

Segunda-feira (17/10)

19h30 - Palestrante Alessandro Haupenthal com o tema “Dia a dia do fisioterapeuta no futebol profissional”;

20h30 – Pâmela Bittencourt com o tema “Ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação para fisioterapeutas em Unidade de Terapia Intensiva”.

Terça-feira (18/10)

9h – Gabriela Dias com o tema “Empreendedorismo e a fisioterapia pélvico-obstétrica: atuação nos períodos pré-parto e puerpério”;

10h – Michel da Rosa Maggi com o tema “Reabilitação fisioterapêutica nas disfunções vestibulares e do equilíbrio”; Mobilização precoce em pacientes críticos”;

19h30 – Priscila Soares de Souza com o tema “Mobilização precoce em pacientes críticos”;

20h30 – Karina Ferreira com o tema “Relato de experiências: atuação em cirurgias plásticas e o encontro das especialidades”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 15:16
Compartilhar Comente