Medicina

Editorial: O Retorno

Editorial: O Retorno
Mais imagens

Hoje, 25/02/2013, retornaram às atividades os alunos da 1ª. à 8ª. fases do Curso de Medicina da Universidade do Extremo Sul Catarinense. No dia 14/02/2013, em data antecipada aos demais alunos, já haviam iniciado as do Internato Médico.


A coordenação do Curso deseja boas-vindas sobretudo aos calouros, que hoje iniciam sua trajetória de 6 anos de formação na graduação de Medicina. Eles vão encontrar um Curso de Medicina consolidado e pronto a prepará-los para os desafios da Medicina moderna. A graduação em Medicina em nossa Universidade compreende 9.150 horas aula, em turno integral. Cursá-lo requer dedicação, renúncia e persistência.


Dos demais alunos, esperamos que estejam retornando com o espírito renovado pelo período de férias, ávidos por continuar sua caminhada. Para alguns, mais longa, para outros de apenas mais alguns meses até a formatura.


Nossos professores têm sido incansáveis na preparação das atividades do semestre. Eles têm tido intensa agenda de reuniões, formação continuada, preparação de material didático, planos de ensino e aulas.


A melhor novidade do retorno é, sem dúvida, o início da utilização das novas e modernas instalações do prédio anexo das Clínicas Integradas. Os ambulatórios usados pelo Serviço de Medicina estão agora concentrados na nova Zona 5. Visite e confira. A Zona 1, onde antes estávamos instalados, será totalmente reformada com a instalação de lavabos em todos os consultórios e lá ficarão os ambulatórios de Ginecologia e Obstetrícia, além da Urologia.


Bem-vindos!


Prof. João Luciano de Quevedo
Coordenador
Curso de Medicina
Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde
Universidade do Extremo Sul Catarinense
E-mail: joq@unesc.net

25 de fevereiro de 2013 às 09:27
Compartilhar

Curso de Medicina oferece aos seus professores curso de capacitação na Metodologia ABP

Curso de Medicina oferece aos seus professores curso de capacitação na Metodologia ABP
Mais imagens

Nos dias 01/03 e 02/03*, o Curso de Medicina por meio de seu Núcleo de Apoio Pedagógico e com o apoio da UNASAU, estará fornecendo aos professores de seu corpo docente, um curso de capacitação na Medologia ABP (utilizada no Curso), cujo é intitulado “Como Elaborar Bons Problemas na Metodologia ABP”. O curso será ministrado pelas doutoras Evelin Muraguchi e Maria José Salles, da UEL – Universidade Estadual de Londrina.


Este curso é dirigido a todos os nossos professores, Coordenadores de Fase e Tutores, sendo a estes presença imprescindível. Para realizar a sua inscrição, basta contatar a Secretaria do Curso no telefone 3431-2641 ou via email medicina2@unesc.net (tratar com a secretária Elisandra). Esta é uma das várias ações próprias que o Curso de Medicina desempenha para o aperfeiçoamento do mesmo, sempre visando excelência no ensino para nossos acadêmicos.


O cronograma o curso pode ser baixado neste link.


O Método Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), não vem solucionar todos os problemas relacionados ao processo ensino-aprendizagem, mas, sem dúvida alguma, pode favorecer um melhor fluxo nesse processo. Um problema é proposto para o desenvolvimento dos estudos sobre um tema específico do currículo e deve abordar sempre, independente do tema a ser estudado, a relação médico-paciente-família-comunidade.


Para mais informações, acesse a nossa seção Metodologia.

 

*Datas Corrigidas.

21 de fevereiro de 2013 às 09:44
Compartilhar

Aula inicial recepciona os alunos do Internato Médico do Curso de Medicina

Aula inicial recepciona os alunos do Internato Médico do Curso de Medicina
João Quevedo recepcionando os alunos Mais imagens

No dia de ontem (14/02), os alunos das quatro fases que compõem o Internato Médico (9ª, 10ª, 11ª e 12ª), estiveram reunidos ao longo da manhã na aula inicial do semestre, realizada no auditório Dr. Gyrão do Hospital São José.

 

Juntamente, marcaram presença os membros do Hospital São José, Ir. Mirian, Coordenadora de Estágios, o Assessor Jurídico, Paulo Henrique Góes e Ir. Libera Mezzari, Diretora Geral do hospital. O Curso de Medicina foi representado pelos Coordenadores de Fase, Joelson Carmono Lemos (9ª), Fábio Almeida Morais (10ª), Cassiana Mazon Fraga (11ª) e Alexandre Carlos Silvestre (12ª), e pelo Coordenador do Curso de Medicina, João Luciano de Quevedo. Também estiveram presentes representantes do Hospital Materno Infantil Santa Catarina e Hospital São Donato, de Içara.

 

Durante o período, os acadêmicos receberam diversas informações sobre o Internato Médico, e também dos hospitais parceiros, sejam pelas exposições ou materiais impressos. “Alunos fizeram falta nas férias”, destacou Quevedo, referindo-se a informação recebida sobre a importante atuação dos alunos do Curso de Medicina. Complementando, também agradeceu as instituições que recebem o Internato Médico, e acolheu os alunos nesta nova etapa.

 

Em seguida os alunos foram atualizados com as últimas informações jurídicas voltadas a conduta hospitalar. “A cada conduta ou atitude tomada, haverá uma consequência de responsabilidade. Seguindo corretamente as normas, um bom trabalho será garantido”, explicou Paulo Henrique. Raphael Elias Farias, infectologista do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, destacou a importância das medidas preventivas na proteção a acidentes, sendo de valia para os pacientes e profissionais.

 

Encerrado as explanações, Irmã Libera Mezzari, desejou boas vindas aos alunos do Curso e fazendo seus votos: “Espero que este seja um período proveitoso e de muito aprendizado para todos. Que cada um venha com muita sede de aprendizado e busca por conhecimento”. A partir deste momento, as turmas se dividiram em salas individuais, tirando dúvidas e recebendo informações mais específicas dos seus respectivos coordenadores.

 

O Internato Médico é uma etapa crucial da formação do Médico. No Curso de Medicina da UNESC, após 4 anos trabalhando no aprendizado baseado em problemas, os alunos em seus últimos 2 anos de graduação são apresentados ao aprendizado baseado em casos, em cenário de assistência médica, sob a supervisão direta e ininterrupta de preceptores médicos.

 

Colaboração: Assessoria de Imprensa HSJosé

15 de fevereiro de 2013 às 14:11
Compartilhar

Internato Médico inicia as atividades na próxima semana

Internato Médico inicia as atividades na próxima semana
Mais imagens

Na próxima quinta-feira, 14/02/2013, em data antecipada aos demais alunos do Curso de Medicina, iniciam as atividades do Internato Médico. Os demais alunos retornarão às atividades apenas no dia 25/02/2013.


O Internato Médico constitui etapa crucial da formação do Médico. Depois de 4 anos (8 semestres) trabalhando no aprendizado baseado em problemas, o aluno dos últimos 2 anos (4 semestres) do Curso de Medicina é apresentado ao aprendizado baseado em casos, em cenário de assistência médica, sob a supervisão direta e ininterrupta de preceptor Médico.


Nosso Internato Médico tem 3168 h/a, ou seja, 35,5% das horas totais do Curso de Medicina. As áreas de estágio são a Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva, Clínica Médica e Cirurgia. Os cenários de estágio são no Hospital São José, Hospital Materno-Infantil Santa Catarina, Hospital São Donato e Unidades Básicas de Saúde do Município de Criciúma.


Desejamos boas-vindas a todos os nossos alunos “internos” e preceptores do Internato Médico!


Prof. João Luciano de Quevedo
Coordenador
Curso de Medicina
Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNASAU)
Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC)

08 de fevereiro de 2013 às 17:40
Compartilhar

Reunião com Coordenadores de Fases discute relevantes assuntos do Curso

Reunião com Coordenadores de Fases discute relevantes assuntos do Curso
Mais imagens

Em sua primeira reunião da gestão na noite da última segunda-feira, a nova coordenação levantou vários assuntos referentes a organização e gestão do Curso de Medicina, discutindo juntamente com os doze coordenadores de fases. O coordenador do Curso, professor João Luciano de Quevedo, saldou os presentes e comentou que recebeu da antiga gestão um Curso estruturado, contudo alguns refinamentos serão realizados.

 

Após a leitura e aprovação da ata da última reunião, dentre outros assuntos, destacou-se a importância das reuniões de cada fase, do aprimoramento das bibliografias utilizadas nas aulas e do ENADE (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), ao qual a Medicina estará participando este ano. Também foram discutidos os preparativos para a IX Jornada Científica do Curso de Medicina, que já tem data estipulada: 05 a 07 de Junho. 

 

O Curso de Medicina sempre realiza, junto ao corpo docente e alunos, reuniões do tipo para integrar e melhorar as ações na gestão do mesmo. Este é constante processo de autoanálise, sempre objetivando o aprimoramento e o fornecimento de um melhor ambiente de aprendizagem para os nossos alunos.

06 de fevereiro de 2013 às 14:10
Compartilhar