Psicologia

Sonhos voltam a movimentar o campus

Sonhos voltam a movimentar o campus
Primeiro dia de aula trouxe mais de 12 mil pessoas à Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O 1º de agosto de 2016 vai ficar na memória de muitas pessoas, como a Ketollem Vargas Pedroso. A data marcou o início da vida acadêmica desta criciumense de 19 anos, que escolheu fazer Psicologia na Unesc e bem antes do horário da aula, chegou para garantir não se atrasar logo no primeiro dia de aula no curso superior. “Gosto muito de trabalhar com pessoas e escolhi Psicologia para poder ajudá-las de alguma maneira”, conta Ketollem. “Na hora de escolher a Universidade, me informei e soube que a Unesc tem um dos melhores cursos na área”.

Entre novos estudantes e alunos que já eram de casa (do Colégio Unesc à pós-graduação), a Universidade recebeu nesta segunda-feira mais de 12 mil pessoas, entre elas, a Carolina da Silva Rodrigues, de 21 anos. Natural de Joinville, veio morar em Urussanga, aos 16 anos, quando os pais, que nasceram na região de Tubarão, resolveram deixar Joinville e retornar ao Sul do Estado. “Dei continuidade aos estudos aqui e passei pelo Prouni para Engenharia Química na Unesc. Durante os semestres o curso me mostrou outro lado que eu não conhecia. Cheguei a pensar em trabalhar na área de petróleo, mas hoje quero dar consultoria para empresas e voltar para Joinville para construir minha carreira”, afirmou.

Sucesso nesta jornada, Carolina, Ketollem e todos os calouros e veteranos da Unesc!

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 01 de agosto de 2016 às 20:45
Compartilhar Comente

Estudantes doam mantimentos para entidades da região

Estudantes doam mantimentos para entidades da região
Ação ocorreu por meio da disciplina de Sociologia (Foto: Divulgação) Mais imagens

Produtos de limpeza, alimentos, fraldas e lenços umedecidos foram doados pelos alunos dos cursos de Biomedicina, Psicologia, Design e Fisioterapia a instituições da região durante esta semana. As ações foram desenvolvidas na disciplina da Sociologia, ministrada pelo professor Marcilon de Souza, que pertence ao Labsocial (Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão em Sociologia). 

Na tarde desta quinta-feira (17/9), a turma da segunda fase do curso de Biomedicina visitou o Asilo Feistauer, de Criciúma. No local foram entregues 60 galões de produtos de limpeza. Os estudantes também tiveram um momento de conversa e interação com os idosos.

Os estudantes da oitava fase do curso de Design visitaram a Associação Beneficente Nossa Casa, em Criciúma na tarde desta quinta-feira (17/9), para realizar a entrega de alguns itens de higiene para bebês. Foram doadas fraldas, lenços umedecidos e leite em pó.

Na manhã desta sexta-feira (18/9), os estudantes da segunda fase do curso de Psicologia foram visitar a Casa de Repouso Nosso Lar, de Forquilhinha. A Instituição recebeu alimentos variados, doados pelos alunos, que levaram carnes, bolachas, leite e café. Além disso, eles realizaram atividades de interação com os idosos que contou com muita música e animação.

Ainda na sexta-feira (18/9)  a turma da 2ª fase do curso de Fisioterapia  foi visitar a Casa Guido para realizar a entrega de itens da lista de desejos para duas crianças. Uma menina de 11 anos, Laysa que deseja um violão e uma menino de 4 anos, João que pedia uma moto elétrica recebera seus presentes pelas mãos dos alunos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Lima 18 de setembro de 2015 às 18:52
Compartilhar Comente

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos
Evento ocorreu no Teatro Rogacionista em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os catadores de lixo de Criciúma se integraram e reivindicaram seus direitos durante o 5° Fórum Ampliado de Lixo e Cidadania da Unesc. O evento foi realizado no Teatro Rogacionista, no Bairro da Juventude, no último sábado. A ação debateu a inclusão social de catadores que realizam a coleta seletiva na região, e ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Estiveram presentes no evento catadores associados à Acrica (Associação Criciumense de Catadores), CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Material Reciclável de Criciúma), Acafor (Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), Cooperi (Cooperativa de Reciclagem de Içara) e também catadores de Balneário Camboriú, Lages, Palhoça e Florianópolis.

A principal reivindicação levantada pelos catadores foi a necessidade de instrumentos legais na relação com os gestores públicos e com as organizações existentes para assegurar o repasse dos materiais recicláveis, também foi discutido o pagamento por serviços ambientais prestados.

O Fórum faz parte do projeto de extensão da Unesc “Coleta Seletiva Solidária”, do qual participam alunos dos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, coordenados pelos professores Mario Ricardo Guadagnin e Rosa Nadir Teixeira Jerônimo. O Fórum teve o apoio da Cáritas Diocesana de Criciúma, da ONG Nossa Rua e da Acrica (Associação Criciumense de Catadores).

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 25 de novembro de 2014 às 17:29
Compartilhar Comente (1)

Evento debate inclusão social e qualidade de vida dos catadores de lixo

Evento debate inclusão social e qualidade de vida dos catadores de lixo
Ação ocorre neste sábado, a partir das 8h30, no Bairro da Juventude (Foto: Arquivo) Mais imagens

“Eu cato, e você, separa?” é o lema do 5° Fórum Ampliado de Lixo e Cidadania da Unesc, que será realizado neste sábado (22/11) no Teatro Rogacionista, no Bairro da Juventude, das 8h30 as 16h30. O evento debate a inclusão social de catadores que realizam a coleta seletiva da região e a criação de ações para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas.

Os participantes terão um dia de reflexões e palestras com o tema “Avanços e Desafios da Coleta Seletiva Solidária”. Assuntos como inclusão social de catadores de lixo, o papel do Ministério Público na implantação do Plano de Resíduos Sólidos, possibilidades estratégicas para os catadores através de Empreendimentos de Economia Solidária serão debatidos por profissionais na área.

Entre os palestrantes estarão o promotor da 9ª Promotoria de Justiça de Criciúma, Luiz Fernando Góes Ulysséa e o professor da UnoChapecó e participante do projeto da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, Carlos Eduardo Arns.

O Fórum faz parte do projeto de extensão da Unesc “Coleta Seletiva Solidária”, do qual participam alunos dos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, coordenados pelos professores Mario Ricardo Guadagnin e Rosa Nadir Teixeira Jerônimo. Também apoiam ação, a Cáritas Diocesana de Criciúma, a ONG Nossa Rua e a Acrica (Associação Criciumense de Catadores).
   
As inscrições para o Fórum podem ser feitas pelo e-mail f.lixoecidadania@gmail.com ou caritas@diocesecriciuma.com.br, ou no dia do evento. Mais informações com a Cáritas Diocesana de Criciúma (48) 3433-1581 ou com a ONG Nossa Rua (48) 9612-6436.

Programação

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 20 de novembro de 2014 às 08:00
Compartilhar Comente

Professora apresenta pesquisa e relança livros em conferência

Professora apresenta pesquisa e relança livros em conferência
Evento que foi realizado na última semana, ocorreu em Fortaleza (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora da Unesc Rosa Nadir Teixeira Jerônimo participou na última semana da 5ª Conferência Internacional de Psicologia Comunitária, realizada em Fortaleza. Além de apresentar duas pesquisas, também relançou os livros “Cultura e Natureza em Ibiraquera: Poesia e Conflitos numa Comunidade Tradicional” e “Mulher e Maternidade: Silêncios Revelados na Escuta da Psicologia”. As obras são resultados de pesquisas de mestrado e de projetos de extensão desenvolvidos pela Unesc.

As pesquisas apresentadas foram “Catadores de lixo – de vítimas a protagonistas: uma proposta de extensão com o projeto coleta seletiva solidária” do projeto da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias) Coleta Seletiva Solidária, e “A topofilia na vida das mulheres de uma comunidade tradicional: o olhar da psicologia ambiental” realizado pelo grupo de pesquisa trabalho, organizações, ambiente e políticas públicas: estudos interdisciplinares.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 08 de setembro de 2014 às 17:47
Compartilhar Comente