Psicologia

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher

Projeto Amora e DCE promovem palestra sobre violência contra a mulher
Mapa da Violência 2015: Criciúma aparece como a oitava cidade de SC Mais imagens

O projeto Amora: Capacitando Mulheres em Direitos Humanos participou no último sábado (27/8) de evento promovido pelo DCE (Diretório Central dos Estudantes) Unesc. A palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pelas estudantes-bolsistas Camila Michels Lacombe (Direito) e Maiara Leandro (Psicologia) abordou tipos de violência, ciclo da violência, o que fazer quando sofrer violência, Lei Maria da Penha e cultura do estupro.

O projeto de extensão Amora começou em março de 2009 com a professora Mônica Ovinski de Camargo Cortina e, neste ano, conta também com a participação da professora Janete Triches. No Mapa da Violência de 2015, Criciúma aparece como a oitava cidade de Santa Catarina em número de assassinato de mulheres (feminicídio).  

Violência cotidiana
   
No início da atividade todas as acadêmicas presentes participaram de uma peça de teatro, na qual foram simuladas situações da vida real que ocorrem diariamente e que configuram violência: uma jovem caminha e um homem dirige a ela palavras de baixo calão e de cunho sexual; numa festa, uma mulher é duplamente agredida: tem seu cabelo puxado por um homem, que ainda força a barra para ela ceder a sua investida. Todas presentes afirmaram já terem passado por pelo menos uma das cenas que teatralizaram.  

Na sequência foram usados slides informativos, vídeos educativos, relatos do projeto e, no final, uma roda de conversa, em que cada estudante contou uma experiência sua ou de uma amiga sobre violência sexual, psicológica, física e moral.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de agosto de 2016 às 14:38
Compartilhar Comente

Livro traz pesquisas de alunos de Psicologia sobre os sentimentos dos idosos

Livro traz pesquisas de alunos de Psicologia sobre os sentimentos dos idosos
Lançamento ocorre neste sábado (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma obra voltada a saúde dos idosos será lançada pelo curso de Psicologia da Unesc neste sábado (27/8), durante a 8ª Jornada de Psicologia da Unesc e 3º Congresso de Psicologia. O livro, intitulado: “Família, Grupos De Terceira Idade, Asilos: O Que Sentem os Idosos?”, traz uma coletânea de textos baseados em trabalhos de conclusão de curso, desenvolvidos por estudantes da Unesc.

A pesquisa foi desenvolvida com idosos residentes das cidades do sul catarinense. O objetivo é de compreender as subjetividades do grupo, por meio da Psiscologia. A obra é organizada pela professora Rosa Nadir Teixeira Jerônimo.

O prefácio da obra foi escrito pela doutora Anita Liberalesso Neri, da Unicamp. “A novidade dos temas, a profundidade das análises e a valorização da heterogeneidade das experiências de velhice são as principais características da coletânea que tenho a honra de prefaciar. Desejo aos leitores uma experiência enriquecedora e agradável, na exploração e no estudo dos textos desta coletânea”, ressaltou Anita.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 26 de agosto de 2016 às 18:45
Compartilhar Comente

Estudantes participam de teste de orientação profissional da Feira das Profissões

Estudantes participam de teste de orientação profissional da Feira das Profissões
Atividade ocorreu durante os dois dias de evento (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Escolher a profissão pode ser um momento difícil, mas um teste também pode ajudar. E na Feira das Profissões da Unesc, os professores e alunos do curso de Psicologia estão aplicando uma avaliação que auxilia os interessados em entrar no Ensino Superior a se encontrar no mercado de trabalho.

No teste, as alternativas contêm pontos. Dependendo da linha de escolhas dos participantes, é possível traçar um direcionamento. “É mais um instrumento que ajuda nesta busca, não é determinante, mas traz informações que se desenvolvem por meio dos traços de personalidade e comportamento”, comentou a professora Cibele da Silva Lucion.

Quem já tinha uma noção do que queria, mas mesmo assim participou do teste, foi o estudante Bernardo Torquato, do Colégio Michel de Criciúma. Ele sente vontade entrar na área da Psicologia. “Uma vez fiz um intercambio pro Canadá, e lá fiz um curso sobre Psicologia. Desde então eu tenho interesse na área, e no resultado do meu teste, ser psicólogo foi uma das opções que apareceram”, contou o aluno.

Depois da Feira

A Feira termina na noite desta quinta-feira (25/8), mas quem não conseguiu visitar a Unesc ainda tem chance. As Aulas Experimentais continuam durante todo o ano, assim como as Visitas Orientadas. As aulas são uma possibilidade de sentir como é vivenciar a experiência de estar em uma sala de aula na Unesc. Participar de uma Aula Experimental também pode ser determinante na sua escolha, auxiliando na decisão entre os cursos. As inscrições para as aulas estão disponíveis no portal da Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 25 de agosto de 2016 às 17:12
Compartilhar Comente

Para as mamães e os bebês: Um lugar para trocar experiências

Para as mamães e os bebês: Um lugar para trocar experiências
Entre as atividades do Programa, estão os cuidados na gravidez e com a saúde da mãe Mais imagens

As mamães e futuras mamães têm um lugar para trocar experiências, participar de conversas com profissionais, palestras e praticar atividades como pilates e fisioterapia para gestantes e bebês, tudo isso na Unesc. As inscrições estão abertas para o Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar da Unesc). As atividades são gratuitas e ocorrem todas as sextas-feiras nas Clínicas Integradas da Universidade, das 14 às 17 horas. 

Entre os temas tratados, nos encontros de grupo, estão as alterações emocionais e psicológicas da gestação, cuidados com as mamas, diferentes tipos de parto, cuidados com o recém-nascido, higiene bucal, shantala (massagem para bebês), entre outros. As mamães participam ainda da confecção de um book.

O projeto é desenvolvido por acadêmicos e professores dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Enfermagem, Medicina, Farmácia, Nutrição e Odontologia, entre outros colaboradores. Mais informações e inscrições pelo telefone 3431-2654.

Cronograma de atividades

12/8 - Apresentação da equipe, das gestantes e aplicação da dinâmica de grupo “de quem é a bola” / Hidro
19/8 - Direito das mulheres e gestantes 
26/8 - Documentário “O começo da vida” / Shantala
2/9 - Inanna 
9/9 - Pré-natal 
16/9 - Cuidados com os bebês e as mamas 
23/9 - Desenvolvimento psicológico da criança 
30/9- Desenvolvimento motor da criança 
7/10 - Primeiros socorros 
14/10 - Recesso
21/10 - Dia da beleza para as mamães 
28/10 - Book das gestantes
4/11 - Atividade artística 
11/11 - Medicamentos na gestação 
18/11 – Saúde bucal da gestante e bebê
25/11 – Fazendo receita - Nutrição
2/12 – Realização de relatório
9/12 - Realização de relatório

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

17 de agosto de 2016 às 11:00
Compartilhar Comente

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior

Histórias reais: O sonho do intercâmbio no exterior
Acadêmicas Ana Paula Isoppo e Marina Cerávolo contam um pouco de suas experiências Mais imagens

Conhecer novas culturas, vivenciar experiências, valorizar o currículo ou até se familiarizar com uma nova língua. Motivos para fazer um intercâmbio não faltam, principalmente durante a vida acadêmico. Na Unesc, programas como o Mobilidade Acadêmica, proporcionam ao aluno a chance para agregar estas experiências ao currículo. Oportunidades que foram abraçadas pelas estudantes Ana Paula Isoppo e Marina Köche Nunes Cerávolo.

Amigos portugueses, italianos, espanhóis, britânicos...

Aluna de Direito, Ana Paula sempre teve o desejo de fazer intercâmbio. E, em janeiro 2014, viajou para a Universidade de Coimbra, em Portugal, buscando adquirir experiências, enriquecimento pessoal e profissional. “São inúmeras as boas experiências e conhecimentos adquiridos durante a viagem. O conhecimento acumulado nesta troca cultural é impressionante. Morei em residência com oito estudantes italianos e espanhóis, além de ainda fazer vários amigos britânicos, as circunstâncias me fizeram aprender um pouco mais outras línguas e o que aprendi no curso de Direito foi bem interessante, pois estudar outro ordenamento jurídico enriqueceu a minha formação”, contou a acadêmica.

Para Ana Paula, o intercâmbio, além das experiências, gerou um processo de amadurecimento, uma vez que é necessário enfrentar muitos desafios longe dos familiares e encarar a adaptação com o desconhecido.

Com as crianças no Hospital!

Já Marina, aluna de Medicina, está realizando seu intercâmbio no Hospital Garcia de Orta, em Portugal, e, como Ana Paula, sempre desejou estudar fora do pais. “Sempre foi um desejo. Quando descobri que teria a oportunidade na décima fase, comecei a me preparar e correr atrás dos documentos para conseguir”, contou. 

Durante a viagem, Marina está se atualizando e adquirindo novas experiências, dentro e fora da sua área de estudo. “Aqui no hospital, todas as manhãs, tem reunião com todos os pediatras da instituição para discutir os casos das crianças. Além disso, estou fazendo novas amizades, conhecendo outras culturas, novas culinárias, aprendendo um pouco mais desta nova língua e aprendendo um pouco mais sobre a história do Brasil com Portugal”, destacou a acadêmica.

Têm oportunidades abertas

Como as acadêmicas Ana e Marina, quem sempre sonhou em vivenciar o intercâmbio, tem a oportunidade. A Unesc oferece diversos programas que possibilitam ao aluno sonhar mais alto em sua experiência acadêmica. No momento, a Universidade está com inscrições abertas para os cursos de Artes Visuais, Psicologia, Pedagogia, Direito, Ciências Econômicas e Engenharia Mecânica – são duas vagas cada. Para realizar a inscrição, o acadêmico deve estar cursando a segunda fase ou superior do seu curso e passar pelo processo seletivo, que é feito pelas médias gerais no histórico do acadêmico. As inscrições para o processo são realizadas na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante.


Direito

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Universidade de Coimbra (Portugal)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Artes Visuais 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Jan Evangelista Purkyne University (República Checa) 
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Pedagogia 

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Psicologia

Inscrições: Até o dia 31 de agosto
Instituição /País: Nosov Magnitogorsk State Technical University (Rússia)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Engenharia Mecânica

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Management Center Innsbruck (Tyrol Österreich - Áustria)
Período: 1º ou 2º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Ciências Econômicas 

Inscrições: Até o dia 15 de setembro
Instituição /País: Université de Rennes 1 (França)
Período: 1º semestre de 2017
Mais informações (Clique aqui)

Mais informações pelo e-mail iro@unesc.net e telefone 3431.2660

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

16 de agosto de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente