Psicologia

Unesc entrega novos nutricionistas e psicólogos para a sociedade

Unesc entrega novos nutricionistas e psicólogos para a sociedade
Em noite de cerimônia híbrida, instituição outorga grau a 29 profissionais Mais imagens

Mais um semestre se finda, mais acadêmicos se formam, agora outorgados e diplomados em suas respectivas áreas de atuação. Na noite desta segunda-feira(19/7), a Unesc entregou ao mercado mais 29 profissionais de Nutrição e Psicologia. A noite fria fora do auditório Ruy Hulse, não retratava o calor interno transmitido pelos formandos devido a emoção, o orgulho e o sentimento de mais uma etapa concluída.

A Universidade realizou a sua segunda colação de grau híbrida especial. O curso de Nutrição devolve para a sociedade nove profissionais altamente capacitados. Já o curso de Psicologia coloca para a comunidade catarinense mais 20 psicólogos habilitados a exercerem com excelência suas funções.

Em comum acordo, as duas turmas escolheram a reitora Luciane Bisognin Ceretta como paraninfa de todos os formandos. Os acadêmicos de Nutrição homenagearam como patronesse a professora Alessandra Zanette Ghisi Frassetto. Já a patronesse dos formandos em Psicologia foi a professora Nerilza Volpato Beltrame Alberton.

Em seu discurso de oradora da turma de Nutrição, a bacharela Natacha da Silva de Matos, agradeceu a Deus e enalteceu a todos como grandes sonhadores. “A partir de hoje vislumbramos várias conquistas que serão desbravadas. Nossos reconhecimentos aos professores coordenadores do curso pelo carinho e por ter tanto amor pelo que fazem. Neste momento de vitória não temos palavras para expressar o mais sincero e profundo agradecimento. Obrigado aos nossos pais e a todos que nos ajudaram a chegar até aqui. Este é o momento de cada um seguir a sua viagem, que as experiências compartilhadas no percurso, até aqui, sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegarmos ao destino projetado”, orou a nova Nutricionista.

Fazendo uso da palavra, Ivan Castilhos Lumertz, representado os bacharelados de Psicologia, foi categórico em seu discurso. “Nutrição e Psicologia, destaco que somos  cursos da área da saúde, embora nossa formação seja diferente, temos algo que nos une, a importância do bem-estar das pessoas. Isso nos aproxima e faz com que juntos possamos comemorar essa conquista. Gostaria de deixar uma frase de Marilyn vos Savant ,“para adquirir conhecimento, é preciso estudar; mas para adquirir sabedoria, é preciso observar”, essa frase representa a atenção, o cuidado e dedicação em nossa profissão”, finalizou o orador.

A presidente do Conselho Universitário e reitora da Unesc, professora Luciane Bisognin Ceretta também foi a paraninfa de todas as graduandas e graduandos da noite. Em pronunciamento como homenageada, ela destacou a noite como mais formatura plena de emoções e significados. “Este é um dos momentos mais bonitos e significativos de uma universidade, o momento em que retornam a sociedade, não só excelentes novos profissionais, nutricionistas, psicólogos e psicólogas, mas seguramente melhores cidadãos. A partir de agora vocês se tornam profissionais da área da saúde e trabalharão muito pela preservação da vida, pela gestão dos serviços, pela pesquisa com ética, pela atuação no campo da clínica, seja na psicologia ou seja na nutrição. E nunca, jamais, em tempo algum percam a humanidade”, frisou em seu discurso a paranifa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2021 às 23:05
Compartilhar Comente

Unesc colabora com a formação de agentes da paz

Unesc colabora com a formação de agentes da paz
Projeto Movimento pela Paz leva informação, debate e conscientização a escolas de Criciúma, entre elas o Colégio Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Os caminhos que levam à cultura de paz passam por inúmeros assuntos. Autoconfiança, boas amizades, respeito às diferenças, o cuidado com o ambiente e com os animais, a presença da família, a qualidade das informações processadas e até a alimentação saudável, a prática de atividades físicas e as demonstrações de afeto estão entre os quesitos que podem fortalecer um ambiente pacífico. Pensando nisso, o Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc promove, desde 2018, o Projeto Movimento pela Paz (MOP), ação de extensão que leva, de forma didática e interativa, conceitos de paz ao ambiente escolar, especialmente ao Ensino Fundamental 1.

Quem coloca em prática o projeto idealizado no Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) são profissionais que integram a Residência Multiprofissional em Saúde Mental em encontros periódicos com turmas de escolas, geralmente situadas nas comunidades nas quais atuam nas Unidades de Saúde. Neste ano um dos diferencias do Projeto está na execução com duas turmas do Colégio Unesc, sob responsabilidade das psicólogas residentes Beatriz Dieke Moreira e Lauriane Pizzoni.

Integrantes do corpo técnico do Programa Acolher, outra ação da Universidade com foco na atenção à saúde mental da comunidade, as psicólogas escolheram o Colégio da própria instituição para receber a proposta com turmas de terceiro e quinto ano.

Idealizador da ação e professor do PPGSCol, Jacks Soratto elencou 12 temáticas a serem abordadas de modo a favorecer a cultura de paz. “Dessa forma embasamos um projeto e quem o executa são os residentes. Essa é uma forma de extensão, de tecnologia social e de ajuda enquanto seres humanos dispostos a fazer a diferença”, explica.

No primeiro ano no qual o projeto foi colocado em prática, conforme Jacks, foram contemplados mais de 1.200 estudantes em 133 encontros divididos entre 17 escolas. “Em 2021 estamos retomando o projeto em 13 escolas e formado mais de 350 novos agentes da paz para continuar multiplicando esses conceitos por onde estiverem”, comenta.

Reflexos positivos no Colégio Unesc

Ao receber a proposta de fazer parte do MOP, conforme a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, a escola viu a oportunidade de lapidar ainda mais os valores já abordados em sala de aula. “Somos muito privilegiados por estarmos dentro de uma grande Universidade e podermos receber projetos como esse. Tenho certeza de que os encontros trouxeram reflexões importantes para os alunos e farão a diferença em suas vidas”, destaca em agradecimento.

As discussões propostas, a escuta qualificada e as atividades desenvolvidas, conforme a professora do quinto ano, Sandra Tramontin, reforçam e apoiam os ensinamentos e os vínculos entre a turma. “Foi providencial. Aos poucos as crianças foram se envolvendo, se sentindo acolhidas e se reconhecendo um no outro. Os encontros fortaleceram a semente do bem já plantada pela família e pela escola”, acrescenta.

Experiência profissional

Para as residentes que planejaram e executaram ações voltadas a cada idade, a entrega do certificado de agente da paz, realizada nesta terça-feira (13/3), significa uma missão cumprida. “As crianças se mostraram muito participativas e oportunizaram que nós adquiríssemos experiência em uma área diferente da qual estamos habituadas a trabalhar”, comenta Beatriz.

Além do desafio de implementar o projeto já desenhado pelo PPGSCol, as psicólogas precisaram adotar ações que permitissem a realização das dinâmicas de forma híbrida. “Anteriormente o MOP era realizado em escolas públicas e sem ensino híbrido. Com o período de pandemia e o ensino híbrido do Colégio Unesc nós adaptamos o planejamento e aplicamos as estratégias também com as crianças que acompanham as aulas de casa. Foi um desafio, mas recompensador”, completa Lauriane.

A ideia é de que no segundo semestre de 2021 outras turmas recebam o projeto Movimento pela Paz.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de julho de 2021 às 17:58
Compartilhar Comente