Psicologia

Fórum AMESC do Amanhã

O acadêmico de do Curso de Psicologia Christian Engelmann, esteve esta manhã no Fórum AMESC do Amanhã, promovido pela Unesc. Segundo Christian, foram apresentados casos e alternativas para desenvolvimento da Região da AMESC.
"A interação com público e com o wpp também foi bem bacana e eficiente. Legal ver que estão planejando o desenvolvimento da região em um projeto em longo prazo." Christian Engelmann.
 

Por: Curso de Psicologia 14 de junho de 2019 às 10:50
Compartilhar Comente

Curso de Enfermagem promove discussão sobre a depressão

Curso de Enfermagem promove discussão sobre a depressão
Encontro para tratar do assunto foi realizado na noite desta quarta-feira (12/6) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

“Depressão: Olhares da saúde mental sobre uma dor invisível”. Esse foi o tema central do encontro de acadêmicos e professores do curso de Enfermagem da Unesc na noite desta quarta-feira (12/6). O evento, realizado no Auditório Ruy Hülse, contou com a participação das turmas das fases mais avançadas do curso e foi ministrado por profissionais da área da saúde mental da Universidade.

Conforme a coordenadora do curso, Ioná Vieira Bez Birolo, ao longo da trajetória acadêmica os alunos constroem o aprendizado, se instrumentalizam e depois consolidam. A intenção foi unir os grupos de conhecimento mais avançados para integrarem o debate sobre o tema tão necessário. “Unimos os alunos que já estão na fase de instrumentalização e consolidação para essa aula diferente e que traz as nossas referências no que diz respeito à saúde mental para compartilharem seus conhecimentos”, destacou.

Quem conduziu as apresentações da noite foram as professoras Cristiane Rodrigues e Dipaula Minotto, com a participação da coordenadora do setor de Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Criciúma e também integrante da equipe da Universidade, Ana Losso. Ao fim das explanações das profissionais, alunas do curso puderam compartilhar experiências próprias com os colegas.

Para Cristiane, é extremamente oportuna a abordagem de assunto junto aos acadêmicos do curso de Enfermagem, já que, assim como o nome do evento sugere, a depressão é mesmo uma dor invisível, muitas vezes até no meio acadêmico. “Temos que, cada vez mais, contemplar e conversar sobre esse assunto para que se saiba entender os sinais, fazer o diagnóstico correto, assim como o melhor tratamento e até a melhor forma de abordagem para cada tipo de situação e paciente enquanto profissionais da saúde”, destacou a professora.

Entre os pontos apontados por Dipaula como necessidades do momento atual está a estruturação de espaços de convivência, a construção de redes afetivas e o apoio para o fortalecimento da resiliência, a capacidade de se adaptar e superar mudanças ou obstáculos. “Em um momento em que vemos a necessidade das pessoas em dar nome para as coisas da vida, a naturalização de medicamentos para resolver problemas cotidianos e a constante corrida para que tudo seja resolvido rápido, precisamos repensar a forma de cuidado e a própria forma com que estamos lidando com o sofrimento”, salientou.


Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 12 de junho de 2019 às 21:45
Compartilhar Comente

Ação no Crás da Santa Luzia

Ontem dia 11 de Junho, foi dia de falar sobre a inserção da mulher no mercado de trabalho abordando temas como: autonomia, autoconhecimento, o valor da mulher, buscando resgatar a força interior para aplicá -la em diversos contextos.  Falamos também sobre a importância do empreendedorismo, a utilização dos recursos que já se tem e principalmente entender que a mulher tem características essenciais para se desenvolver no mercado de trabalho.

Amei estar nesta tarde com vocês, mulheres valiosas! 🧡🧡
Cras/ Santa Luzia
Caroline Fernandes
Acadêmica da Oitava fase de Psicologia

Por: Curso de Psicologia 12 de junho de 2019 às 14:12
Compartilhar Comente

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc

Multiculturalismo, história e Igualdade Social pautam aula de Atualidades no Colégio Unesc
Acadêmicas da Unesc palestraram sobre direitos humanos e igualdade social para alunos do 3º ano do Colégio Unesc (Fotos: Wânia Ramos) Mais imagens

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc conhecem mais sobre o mundo que os cerca a cada dia. Desta vez, a lição focou na igualdade social. Na última semana, os estudantes assistiram, durante a aula de Atualidades, uma palestra sobre “Direitos Humanos e Promoção à Igualdade Social”. O diálogo foi comandado pelas acadêmicas da Unesc, Maria Eduarda Delfino das Chagas e Tatiane Beretta, dos cursos de Psicologia e História, respectivamente.

A professora de Atualidades do Colégio Unesc, Wânia da Silva Ramos, parabenizou o conteúdo apresentado pelas acadêmicas. “A palestra veio para falar da África e dos afrodescendentes e trouxe à tona contradições, verdades e mentiras incutidas ao longo do tempo na História, pois existe uma sonegação em relação ao estudo desses povos, sendo que, muito da História da África, dos afrodescendentes, nos foi omitido, sendo repassado por muito tempo uma história pautada em uma visão eurocêntrica”, explicou a docente.

Wânia também lembrou da importância da identidade cultural e do multiculturalismo, assuntos abordados pelas acadêmicas. “A identidade cultural de uma nação é constituída por meio das inter-relações culturais. A preocupação com o multiculturalismo leva ao interesse pelas diferenças e ao conhecimento das contribuições das diversas culturas na formação de um povo”, disse. “A palestra veio contribuir com o estudo desses povos e sobretudo provocar a reflexão do racionalismo "camuflado" existente na nossa sociedade. É preciso reescrever e redescobrir a história da África e dos afrodescendentes, e isso só será possível se este estudo se fizer presente no cotidiano da sala de aula.”, completou a professora.

As acadêmicas são bolsistas do projeto de extensão “Direitos Humanos e Epistemologias Negras em Movimento: saberes compartilhados, formação e lutas pela cidadania” e integrantes do Grupo de Pesquisa em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos. Ambas as atividades são orientadas pela professora doutora Fernanda Lima e pela professora doutoranda Lucy Cristina Ostetto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 12 de junho de 2019 às 12:10
Compartilhar Comente

Visita ala Psiquiátrica Hospital Laguna

Visita ala Psiquiátrica Hospital Laguna
João Luiz Brunel Mais imagens

Os acadêmicos da 7ª fase do turno matutino juntamente com o professor João Luiz Brunel, visitaram a ala Psiquiátrica no Hospital de Laguna no dia 10/06, como parte da disciplina de Psicopatologia II.

Por: Jorisa Fátima Da Silva Argente 11 de junho de 2019 às 11:30
Compartilhar