Documentário sobre a história de Paulo Freire pauta primeiro encontro do Projeto de Extensão Esperança do verbo esperançar
A história de vida de Paulo Freire, seus princípios e ensinamentos nortearam, nesta quarta-feira (14/4), o primeiro encontro do Projeto de Extensão “Esperança do verbo esperançar: fortalecimento de vínculos comunitários para promoção de saúde no Território Paulo Freire 2”. Aprovado em edital da Universidade em 2021, o projeto inicia com a busca pelos principais conceitos que farão parte de seu enredo daqui em diante.
O tema levantado no primeiro encontro do grupo foi estudado e debatido por meio do documentário “Paulo Freire Contemporâneo”, material disponibilizado no YouTube e encaminhado para estudo prévio dos interessados no debate.
Conforme a professora integrante do projeto, professora Dipaula Minotto da Silva, do curso de Psicologia, a ação desta quarta-feira foi aberta a professores bolsistas e comunidade acadêmica em geral e contou com a participação da professora Sheila Martignago Saleh, coordenadora do Programa Território Paulo Freire. “Ela pôde compartilhar conosco toda a história do projeto e o motivo pelo qual ele leva este nome. Diante das experiências da professora, atingimos o intuito de entender a fundo os princípios e valores centrais que fazem parte deste universo e irão guiar o projeto ao longo de todas as suas etapas”, destacou.
O projeto que ganhou extensão em 2021 tem como objetivo promover o fortalecimento dos vínculos comunitários para a promoção da saúde, contemplando agora as localidades do Pinheirinho, Paraíso e Tereza Cristina.
Integram a equipe as professoras Dipaula Minotto da Silva, do curso de Psicologia, Bruna Giasse Wessler, do curso de Farmácia, Priscila Cardoso, do curso de Serviço Social e Fabiane Ferraz, curso de Enfermagem e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol). Enquanto acadêmicas participam as alunas Letícia Kammer, do curso de Psicologia, Adriana Nascimento, do curso de Serviço Social e Cláudia Oliveira, do curso de Farmácia, bolsistas, e a voluntária Tamires Costa, do curso de Psicologia, além da participação de residentes dos programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Universidade.
O próximo encontro do projeto será realizado no dia 28 de abril, também de forma virtual e aberta à comunidade acadêmica, e abordará a “Esperança a partir da concepção de Paulo Freire”. Os interessados em acompanhar a agenda e participar das ações podem seguir a página do grupo no Instagram no @projetoesperancar__.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
14 de abril de 2021 às 22:13Residentes em saúde da Unesc são apresentados à equipe técnica do Criciúma Esporte Clube
A Estephani Rodrigues Santiago acabou de concluir a graduação, no fim de 2020. Agora enfermeira, ingressa na Residência Multiprofissional da Unesc unindo a vontade de aprender e uma grande paixão: o futebol. Ela e outros três colegas, formados nos cursos de Nutrição, Psicologia e Educação Física, foram acolhidos pelos profissionais do Criciúma Esporte Clube nesta terça-feira (7/4), no Centro de Treinamento Antenor Angeloni. Este foi o segundo momento de inserção dos colaboradores da parceria entre a Universidade e o time de futebol, que já estampa a marca da instituição em seu uniforme profissional.
A história da egressa da Unesc com o esporte vem de berço. Cresceu em uma família engajada com o esporte, tomou para si este sentimento e agora viverá sua rotina de especialização e trabalho no Criciúma. “Isso vem do meu pai. Toda essa paixão passou para mim. Quando surgiu a oportunidade de trabalhar na área que gosto, fiquei muito feliz. Sei que vou colaborar e aprender muito aqui. E além do profissional, trabalhar neste ambiente vai me fazer crescer como pessoa”, afirmou Estephani.
Ela e seus colegas residentes atuarão em áreas específicas da formação, em contato com os times masculinos e femininos na categoria de base e profissional. “Eles estarão presentes em cada momento, desde de os dias de treinamentos até os jogos. Aqui terão a possibilidade de fazer uma interface entre o processo de formação, que é a construção de conhecimento científico e de ensino, e a efetivação prática. Com certeza somos protagonistas com esta iniciativa, por isso somos uma Universidade Comunitária”, enalteceu o coordenador do curso de Educação Física da Unesc e responsável pelas ações do convênio, Joni Marcio de Farias.
Este modelo, que envolverá mais de 50 pessoas em nome da Universidade, entre estagiários, professores e profissionais, é tido para o coordenador das categorias de base do Criciúma, Serginho Lopes, como uma referência, um motivo de comemoração. “Estamos muito felizes. Dentro do futebol brasileiro não me vem em mente uma parceria como esta, e este trabalho tem muito a crescer dentro das duas instituições. Uma Universidade trabalhando em prol do Criciúma, que devolverá esta entrega, será muito importante, todos ganham”, destacou.
O convênio entre o Criciúma e a Unesc foi oficializado em fevereiro. A Universidade colocou à disposição do Clube 26 bolsas de estudos, além de toda sua expertise e estruturas voltadas ao esporte e à saúde. Também estão envolvidos neste projeto os cursos Educação Física, Farmácia, Biomedicina, Direito e Ciências da Computação.
Médico do Clube, Marcelo Beirão acredita que o auxílio será bem-vindo, fortalecendo o Departamento Médico e outros setores. “Sem dúvidas vamos usar toda a expertise que a Unesc dispõe em seus cursos em proveito do Departamento, na área profissional e principalmente nas categorias de base. Eles atuarão em parceria direta com os profissionais do Criciúma, possibilitando um maior desenvolvimento e capacitação em todas as áreas”, destacou.
O clube ainda poderá usar os laboratórios de especialidades, contar com profissionais capacitados no esporte e em formação pessoal e profissional para os jovens das categorias de base.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
07 de abril de 2021 às 13:01
Newsletter
RSS