Psicologia

Professores, colaboradores e acadêmicos da Unesc são atendidos durante atividade das Práticas Integrativas Complementares

Professores, colaboradores e acadêmicos da Unesc são atendidos durante atividade das Práticas Integrativas Complementares
Mais imagens

O Projeto de Extensão Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics) promoveu uma ação dedicada à saúde e ao bem-estar da comunidade acadêmica, nesta terça-feira (26/09). A atividade incluiu a aplicação de auriculoterapia, acupuntura, craniopuntura, além de distribuição de plantas e chás para colaboradores, estudantes e frequentadores da Universidade.

O evento aconteceu no hall do Bloco da Reitoria e faz parte da programação "FloReSer no Campus", um momento de renovação, autocuidado, conexão com a natureza e florescimento pessoal. 

A professora, acupunturista e coordenadora do Cempics, Flávia Rigo, destacou que a ação serve como uma forma de divulgar o projeto multiprofissional, que engloba os cursos de Farmácia, Fisioterapia, Enfermagem e Psicologia.

Flávia explicou que o projeto estará em funcionamento todas as sextas-feiras, nas Clínicas Integradas, das 13h30 às 17h30, atendendo a comunidade acadêmica com diversas práticas integrativas. “A ideia é promover melhorias na qualidade de vida de forma mais natural, sem a necessidade de medicamentos e evitando os possíveis efeitos colaterais”, comentou.

O Cempics envolve aproximadamente sete professores e diversos acadêmicos. Os agendamentos podem ser feitos através do telefone (48) 3431-2654. A iniciativa oferece uma abordagem abrangente e holística para a saúde, promovendo o bem-estar de acadêmicos, professores e colaboradores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2023 às 11:11
Compartilhar Comente

Unesc abraça a saúde mental na campanha Setembro Amarelo

Unesc abraça a saúde mental na campanha Setembro Amarelo
A ação ocorre até sexta-feira (22/09) em diversos locais da Universidade. (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

A população da região e os membros da comunidade acadêmica da Unesc estão sendo brindados com um gesto de calor humano em alusão ao Setembro Amarelo. Ao longo desta semana, todos que visitarem o campus encontrarão não apenas apoio, mas também a possibilidade de receber um abraço, caso desejem. 

Essa iniciativa é uma demonstração de respeito ao Setembro Amarelo, um mês dedicado à conscientização sobre a importância da saúde mental, cujo tema deste ano é “Acolher, Cuidar e Respeitar - Um abraço acolhedor ajuda a construir confiança e segurança”.

A ação teve início na segunda-feira (18/09) e se estenderá até sexta-feira (22/09). Psicólogos estão estrategicamente posicionados em diversos pontos da Instituição para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a quem desejar, reforçando o compromisso com a saúde mental de todos os envolvidos.

Para a psicóloga da Residência de Saúde Mental, Isabela Mattiola, ações como essa desempenham um papel essencial na conscientização e prevenção da saúde mental e são muito significativas. 

“Estamos estabelecendo um contato mais direto com a população, oferecendo uma escuta qualificada para atender possíveis demandas e, ao mesmo tempo, proporcionando apoio, suporte e orientações àqueles que necessitam”, comentou a profissional, que estava acompanhada de sua colega Hellen Biehl. As duas estão posicionadas no hall do Bloco Administrativo da Instituição.

Segundo Isabela, para aqueles que quiserem também um abraço, basta tocar o sino. “Disponibilizamos também um sino e quem quiser é só tocá-lo para receber um abraço”, disse.

Locais

Além do Bloco Administrativo também há orientações sendo realizadas no Bloco da Reitoria; Bloco XXI; Bloco P; Bloco S; Bloco R1; Bloco R2; Colégio Unesc; e Clínicas Integradas, nos seguintes horários: das 9h às 11h30, das 14h às 17h30 e das 19h30 às 21h30.

A programação da campanha Setembro Amarelo na Unesc é organizada por meio do programa Acolher, do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH), do programa de Residência Multiprofissional, do Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips), da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) e do curso de Psicologia.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de setembro de 2023 às 15:31
Compartilhar Comente

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso
Mais imagens

As carreiras na área da saúde apresentam amplas oportunidades de atuação em todo o território nacional e internacional, além de perspectivas promissoras para o crescimento profissional. Por essa razão, os cursos dessa área são altamente procurados, atraindo um grande número de concorrentes em busca das vagas disponíveis.

Na Unesc, a ampla variedade de cursos pode abrir portas para uma carreira bem-sucedida no mundo do trabalho. Segundo um levantamento feito em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais procurados por estudantes são da área da saúde, representando 36,1% do total. 

Conforme o levantamento, o aumento da expectativa de vida da população é um fator que gera uma maior demanda por serviços na área da saúde, resultando em um aumento significativo no número de vagas de emprego disponíveis. À medida que as pessoas vivem mais, surge a necessidade de profissionais especializados e capacitados para garantir uma boa qualidade de vida, mesmo em idade avançada. Diante desse cenário, as possibilidades de atuação são amplas e variadas.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, os desdobramentos recentes da pandemia impulsionaram uma demanda urgente e crescente por assistência médica. Essa situação cria uma oportunidade promissora para aqueles que desejam entrar na área e seguir uma carreira sólida nesse campo em expansão. “A pandemia afetou praticamente todos os setores e trouxe novas tendências para o mercado de trabalho”, enfatiza.

Dentre os cursos da área da saúde ofertados pela Unesc estão: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Todas em sintonia com as práticas mais modernas e eficientes da área. 

Empregabilidade

Graziela destaca que os profissionais da área da saúde encontram um mercado com alto índice de empregabilidade, oferecendo bons salários e diversas oportunidades. Em relação aos salários, as profissões mais bem pagas de acordo com a seção de salários da plataforma Indeed são: Medicina; Odontologia; Enfermagem e Farmácia.

“Os futuros profissionais da saúde, tanto atuando individualmente como em equipes multidisciplinares, desempenham um papel fundamental na prestação de serviços. Eles oferecem cuidados abrangentes em consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, priorizando o bem-estar integral daqueles que necessitam de assistência”, comenta Graziela, lembrando os espaços oferecidos pela Instituição aos acadêmicos.

Laboratórios de ponta

A Unesc se destaca pelos seus laboratórios de última geração, que promovem a integração entre os acadêmicos e os tornam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Dentro do ecossistema oferecido pela Instituição, destaca-se a metodologia chamada de Graduação Multi, modelo que proporciona espaços diferenciados para fomentar a criatividade e a colaboração entre os estudantes, desde as primeiras fases da graduação.

A oferta de mais de 150 mil atendimentos anuais nas Clínicas Integradas, por exemplo, colabora não só com os municípios de toda a região que têm pacientes atendidos na Unesc, mas beneficia famílias inteiras e colabora na prática dos estudantes da área. “Proporciona aos acadêmicos um contato prático desde as fases iniciais de sua formação. Essa abordagem dinâmica e conectada ao mercado resulta em uma visão abrangente e prepara-os para lidar com problemas complexos por meio de experiências significativas”, pontua Graziela.

“Contamos com uma infraestrutura completa que atende todas as necessidades dos estudantes da área da saúde. Nosso currículo é integrado entre todos os cursos, promovendo a multidisciplinaridade no cotidiano dos acadêmicos, preparando-os para se tornarem profissionais de saúde que enxergam o ser humano como um todo. Além disso, nossos professores têm experiência tanto no mercado de trabalho externo como internamente, o que garante que a realidade do dia a dia na área da saúde esteja presente no aprendizado dos nossos alunos”, enfatiza a pró-reitora.

Outro equipamento que integra a metodologia Graduação Multi é o Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff. O espaço tecnológico proporciona experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, interligando saberes e compartilhando experiências.

O Centro usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando, assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Na prática, os futuros profissionais, podem realizar treinamento em simulações cirúrgicas, além de obterem capacitações para uso de equipamentos altamente complexos, por meio das aulas com óculos de realidade mista.

Portas abertas para a transformação

Em mais de cinco décadas de existência, a Unesc já formou em torno de 50 mil pessoas, possuindo, atualmente, 15,5 mil acadêmicos; 57 cursos de graduação e 51 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações; oito mestrados e cinco Doutorados, além do Colégio Unesc; da Unesc Tec e da Unesc Virtual, com ensino na modalidade EAD e nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2023 às 14:00
Compartilhar Comente

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Atletas do Criciúma Esporte Clube recebem atendimentos de acadêmicos e profissionais da Unesc

Atletas do Criciúma Esporte Clube recebem atendimentos de acadêmicos e profissionais da Unesc
Acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, e Nutrição participaram das atividades (Foto: Décio Batista) Mais imagens

As atletas das equipes de futebol e futsal feminino do Criciúma Esporte Clube receberam atenção especial por meio de uma ação envolvendo acadêmicos dos cursos de Enfermagem, Odontologia, Medicina, Psicologia, e Nutrição da Unesc e profissionais das Clínicas Integradas da Instituição. Exames, palestras e rodas de conversa estiveram na programação do evento, realizado na sexta-feira (31/4), que marca mais uma etapa na parceria entre a Universidade e o Criciúma Esporte Clube.

A ação, realizada no auditório do Estádio Heriberto Hülse, contou com uma palestra sobre Nutrição Esportiva ministrada pelo professor da Instituição Bruno Pieri, na qual foram passadas orientações nutricionais gerais para as atletas. O docente também esclareceu dúvidas provenientes das jogadoras sobre a alimentação no dia-a-dia para que se alcance um máximo rendimento esportivo.

Na mesma tarde, a enfermeira obstetra Gabriela Martins Valerim conversou com as atletas sobre autoconhecimento, sexualidade e prevenção de ISTs, e houve a realização de testes rápidos para detecção de possíveis infecções. Os acadêmicos do curso de Odontologia também estiveram presentes, utilizando o equipamento odontológico portátil para realização de exame bucal nas jogadoras.

O doutor Marcelo Beirão, diretor médico do Criciúma Esporte Clube, afirmou que a ação serve para reforçar ainda mais a parceria entre o clube e a Universidade. “As relações entre o Criciúma Esporte Clube e a Unesc vem se fortalecendo, com um número cada vez maior de parcerias entre os diversos cursos que a Unesc pode nos auxiliar”, ressaltou o profissional, destacando a importância das duas instituições para a cidade. “Uma parceria assim só tem a fortalecer essas duas estruturas gigantes e importantes para a cidade de Criciúma”, completa.

Nas próximas semanas, mais atendimentos serão realizados com as atletas do Criciúma Esporte Clube. Atendimentos com acadêmicos do curso de Psicologia, procedimentos odontológicos nas Clínicas Integradas e  consultas ginecológicas com a médica professora da Universidade são algumas das várias ações planejadas na parceria entre o clube e a Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2023 às 13:07
Compartilhar Comente