Nutrição

Projeto Culinária Profissional e Segurança Alimentar retoma as atividades em 2019

Projeto Culinária Profissional e Segurança Alimentar retoma as atividades em 2019
Atividade é realiza em parceria do curso de Nutrição em 12 encontros semanais (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Meninos e meninas maiores de 16 anos que pretendem trabalhar futuramente como cozinheiros em estabelecimentos alimentícios como restaurantes, lanchonetes, padarias e unidades de alimentação e nutrição, comerciais ou institucionais, terão uma grande oportunidade a partir deste primeiro semestre do ano. O Projeto de extensão “Culinária Profissional e Segurança Alimentar” iniciou suas atividades de 2019 nesta quinta-feira (14/03), com participantes do “Jovem Aprendiz” da Associação Beneficente Abadeus.

O projeto de extensão é realizado em parceria com o curso de Nutrição da Unesc, durante 12 encontros, todas as quintas-feiras. As aulas abordam diferentes conteúdos como alimentação saudável, adequada e sustentável; nutrição básica; técnicas gastronômicas; execução de cardápios; restrições alimentares (doença celíaca e intolerância a lactose); aproveitamento integral de alimentos; panificação e confeitaria; saladas; cereais e massas; laticínios e ovos, vegetarianismo e PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais); e boas práticas de manipulação de alimentos, tudo de acordo com resolução RDC n.º 216/2004 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Os encontros são ministrados pelas bolsistas do projeto, acadêmicas do Curso de Nutrição da Unesc, Tamara Justin e Sherowey Pereira.

Histórico

O projeto nasceu em 2012 com mulheres detentas do presídio Santa Augusta, atuou em comunidades e ONGs e até o segundo semestre de 2017, quando já havia promovido a formatura de 12 turmas, variando de 10 a 20 participantes em cada uma.

O Culinária Profissional e Segurança Alimentar segue o princípio que o ensino, a pesquisa e a extensão são práticas interligadas e que contribuem para a formação de profissionais sensíveis com a problemática da vulnerabilidade social. “Nossa meta é implantar o projeto sempre em comunidades carentes, oferecendo oficinas de culinária e cursos de boas práticas de higiene na manipulação de alimentos, direcionados à jovens e adultos em situação de exclusão social”, explica a professora coordenadora, Fabiane Fabris.

O projeto habilita os participantes a atuar em diversos setores que envolvam a culinária. “Com as habilidades adquiridas como cozinheiros, na elaboração de no mínimo 35 preparações variadas, eles estarão aptos para ingressarem no trabalho, contribuindo com a melhor qualidade nutricional e higiênico-sanitárias das refeições, promovendo a segurança alimentar”, acrescenta Fabiane.

“A qualificação profissional é a ferramenta necessária para a reinserção social e, consequentemente, a conquista da cidadania”, comenta a professora e integrante do projeto, Janete Trichês.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 15 de março de 2019 às 18:06
Compartilhar Comente

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio

Unesc participa de ações comunitárias em Içara e Sombrio
Professores e alunos da área da saúde realizaram atendimentos e levaram informações à população (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Todo dia é oportuno para cuidar da saúde e, neste sábado (9/3), a Unesc deu um estímulo para moradores e visitantes dos municípios de Içara e Sombrio cuidarem dela. Professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Psicologia, Biomedicina, Nutrição e Odontologia estiveram pela manhã na Praça da Igreja São Donato, em Içara, participando de uma ação organizada pela RFCC (Rede Feminina de Combate ao Câncer) e à tarde, na Arena Multiuso de Sombrio, em ação realizada pela Associação Assistencial de Educação Sombrio Vida.

Pela manhã, Jeandro Müller, a esposa Bibiane Batista Da Silva e os filhos Erick Jeandro e Thainá Vitória, de Balneário Rincão, estiveram em Içara e passaram pela tenda da Unesc, onde fizeram tipagem sanguínea, terapia manual e receberam orientações sobre saúde bucal. “É a primeira vez que participamos de alguma atividade da Unesc na comunidade e gostamos bastante do acolhimento. É um tempinho que acabamos tirando para olhar pela nossa saúde”, comenta.

A estudante da oitava fase do curso de Biomedicina da Unesc Júlia Colonetti foi um dos acadêmicos que atendeu a família Da Silva Müller. Em sua primeira vez em uma ação externa da Unesc, ela conta que teve uma experiência positiva. “É um contato mais próximo com a comunidade e uma oportunidade de colocar em prática o que aprendi no curso e trocar experiências com outros colegas e com as pessoas que atendemos”.

A presidente da RFCC de Içara, Andréa Cristina Soares, explica que a ação na Praça da Igreja São Donato ocorre desde 2013, quando foi aprovado pelo Legislativo de Içara o projeto de lei da vereadora Edna Benedet da Silva, que instaurava o segundo sábado do mês de março como o Dia Municipal de Combate ao Câncer de Mama. “O evento vem crescendo a cada ano e novos parceiros vão chegando. Fomos atendidas prontamente pela Unesc, que sempre teve as portas abertas para a Rede Feminina de Içara. O segundo sábado de março já não marca mais apenas o trabalho de combate ao câncer de mama, se tornou um evento que realiza a promoção da saúde para todas as pessoas”.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, comenta que estar perto da comunidade é sempre um momento especial para a Instituição. “Estamos muito felizes em contribuir com os municípios de Içara e Sombrio no dia de hoje. Nos organizamos para levar ações que promovam saúde e qualidade de vida. Nossos acadêmicos também se beneficiam de experiências como estas, pelo importante aprendizado e integração com a sociedade e suas demandas”, afirma.

Tanto em Içara quanto em Sombrio, a Unesc ofereceu à população auriculoterapia; terapia manual; aplicação de testes de estresse, depressão, ansiedade e qualidade de vida; orientações e dicas nutricionais e sobre a saúde bucal.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2019 às 13:53
Compartilhar Comente

Café compartilhado e roda de conversas na Semana da Mulher

Café compartilhado e roda de conversas na Semana da Mulher
Nutrição, Enfermagem e Psicologia levaram música, informações e um café para as Clínicas Integradas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Sirva-se”, dizia a plaquinha em cima de uma mesa especial de café nas Clínicas Integradas. E quem passou pelo espaço na manhã desta sexta-feira (8/3) pode se servir de comida, música e informação na iniciativa organizada pelos cursos de Nutrição, Enfermagem e Psicologia, em alusão ao Dia Internacional da Unesc.

Na mesa, café, torradas, biscoitos e patê (sem glúten e sem lactose), doce de leite, manteiga, wafer para quem quisesse se servir. E enquanto tomava café, a pessoa poderia tirar dúvidas e receber dicas de com a acadêmica da oitava fase do curso de Nutrição Gabrieli Montovani e com a professora Fabiane Fabris.

Logo ao lado, a professora do curso de Psicologia Fernanda de Souza Fernandes, entoava canções ao violão e a professora do curso de Enfermagem Marly Spiazzi dos Santos, conversava com as mulheres sobre a importância do cuidado com a saúde e da realização de autoexame. “O cuidar é da natureza da mulher. Mas muitas vezes ela cuida da família, dos animais de estimação, dos amigos e esquece dela. Estamos aqui sensibilizando elas para a importância do autocuidado”, comenta.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de março de 2019 às 15:44
Compartilhar Comente