Nutrição

Curso de Nutrição orienta para o uso e o aproveitamento integral dos alimentos

Curso de Nutrição orienta para o uso e o aproveitamento integral dos alimentos
Acadêmicos da 4ª fase realizaram uma blitz no campus distribuindo bolinhos elaborados com casca de banana, ressaltando a sustentabilidade e a economia doméstica Mais imagens

Você sabia que é possível utilizar a casca e o talo de frutas e legumes que são jogados no lixo como alimentos? Isso é o que os acadêmicos da disciplina Seminário Integrador III da quarta fase do curso de Nutrição mostraram em ação de abordagem realizada na noite de quinta-feira (01/12), no hall do Bloco XXI. A turma distribuiu a estudantes, colaboradores e docentes que transitavam pelo campus muffins elaborados com a casca da banana.

Segundo a professora da disciplina, Louyse Damásio, a intenção é mostrar à comunidade acadêmica como utilizar a integralidade dos alimentos.”A proposta é fazer com que os alunos coloquem em prática as orientações nutricionais que aprendem em sala de aula. Essa disciplina visa mostrar o uso dos alimentos de uma maneira integral, evitando desperdício e assim associando a sustentabilidade e a economia doméstica. Muitos alimentos a gente pode utilizar inteiro. A banana, por exemplo, é muito versátil. Conseguimos fazer receitas tanto salgadas quanto doces. Outro grande exemplo é a rama da cenoura e da beterraba, que geralmente são descartadas, e são muito ricas em nutrientes e valor nutricional“ explicou.

A futura nutricionista Amanda Quadra Estevão, acadêmica, relatou que a ação faz os estudantes refletirem sobre a importância da sustentabilidade. “A utilização completa nos alerta para o aproveitamento integral dos alimentos. Essa atividade extra sala de aula é muito importante, porque nos ensina a gerar menos lixo para o nosso planeta, menos desperdício e também mais a economia em casa. Com essa orientação, aproveitamos na integralidade os nutrientes que as frutas, verduras e legumes nos oferecem. Nesta ação estamos a casca da banana, rica em fibras, hoje em forma de bolo, mas existem várias possibilidades”, comentou.

Receita

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de dezembro de 2022 às 17:05
Compartilhar Comente