Colégio Unesc

O rádio vai ao Colégio Unesc

O rádio vai ao Colégio Unesc
Mais imagens

Uma mesa de som, microfones, fones de ouvido. Esta poderia ser a descrição de um estúdio de rádio. Um local fechado, com isolamento acústico e silêncio para não atrapalhar quem está no ar. Porém, estamos falando do que ocorreu no Colégio Unesc na manhã desta sexta-feira (30/09), com a realização do projeto “Rádio nas Escolas”, da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert) e do Grupo Catarinense de Rádio (GCR).

Durante a ação, quatro grupos de estudantes gravaram o podcast “Você Pode Cast”, oportunidade em que discorreram sobre a temática “O que você quer que seja para sempre”,um assunto sobre o qual a pequena Alice Locatelli Luciano, de nove anos de idade sabe falar muito bem. “Eu disse que quero que o colégio fique para sempre porque eu gosto muito dele. Estava ansiosa antes da entrevista, mas deu tudo certo”, comenta a aluna do quarto ano.

Diversos assuntos abordados

Entre os assuntos abordados dentro da temática proposta estão arte, esporte, cultura de paz, entre outros que os alunos entendem como importantes para os próximos anos. 

“Convidamos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para criarem pequenos grupos e discutirem a temática que faz com que as nossas crianças e adolescentes reflitam, na visão deles, os projetos para o futuro”, relata a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Sarah Valentim Américo, do terceiro ano do Ensino Médio foi mais uma que pegou o microfone na mão e não teve vergonha em apresentar as suas ideias. “Falei  um pouco sobre estudar no Colégio Unesc e sobre a minha trajetória, já que estou no último ano, ou seja, no fim de um ciclo e prestes a iniciar outro”, cita.

O podcast gravado estará disponível no site da Rede Catarinense de Rádio (tododia.com.br) da www.acaert.com.br.

“Este é um grande diferencial para nós que trabalhamos somente no estúdio, pois tem toda uma energia das crianças e dos adolescentes. O rádio é viciante e foi um prazer gravar no Colégio Unesc para onde levamos um pouco do nosso conhecimento e ouvimos tantas histórias diferentes”, diz o radialista Fernando Maciel, acrescentando que, no decorrer do projeto, muitos talentos do rádio são descobertos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 14:50
Compartilhar Comente (1)

Três alunos do Colégio Unesc são destaque em concurso da Academia Criciumense de Letras

Três alunos do Colégio Unesc são destaque em concurso da Academia Criciumense de Letras
Mais imagens

Mais uma vez os alunos do Colégio Unesc são destaque no Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras (ACLe). Ana Francisca Martignago, Ana Clara Guidi e Gabriel Oliveira Willemann tiveram os seus nomes divulgados nesta semana junto aos demais vencedores que terão os seus trabalhos publicados na 21ª edição do livro da entidade. “É gratificante saber que este trabalho foi reconhecido”, conta Ana Francisca, vencedora com o poema “O Beijo”.

Já Ana Clara criou um poema sobre Criciúma, intitulado “Dedicado à Rainha do Sul”. “Escrevo poemas há dois anos e comecei a mostrar somente neste ano”, diz.

Para concluir o trio, Gabriel escreveu o conto “O Livro”. “Estou muito feliz. Esta conquista me incentiva a continuar escrevendo”, conta.

Na edição do ano passado, a estudante Maria Luiza Machado Moraes, foi a representante do Colégio Unesc entre os vencedores do concurso.

“Sempre buscamos nas aulas de Língua Portuguesa incentivá-los à prática da escrita, principalmente a autoral e eles conseguem colocar os seus pensamentos, se posicionando como autores. Este retorno é muito importante para eles verem que têm potencial de escrita e o que fizemos em sala de aula merece ser divulgado para quem está fora. Eles ficaram imensamente felizes sabendo que conseguem fazer grandes produções, mesmo com a pouca idade”, ressalta a professora de Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni.

Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 14:48
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis

Alunos do Colégio Unesc passam por capacitação no Centro de Práticas do curso de Ciências Contábeis
A parceria busca auxiliar os estudantes na disciplina do Itinerário Informativo da disciplina de Ciências da Natureza do novo Ensino Médio Mais imagens

Uma turma composta pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio I e II do Colégio Unesc estão vivenciando uma nova experiência em sala de aula e nos laboratórios da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (28/09), a turma esteve no Centro de Práticas Integradas do curso de Ciências Contábeis para receberem uma capacitação técnica contábil sobre abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) e sobre o aplicativo Gov.Br, uma plataforma do governo federal, com a missão de integrar vários serviços em um único lugar.

Este foi o segundo encontro dos alunos com os integrantes do curso de Ciências Contábeis. Em agosto, na primeira oportunidade, foram alinhados os assuntos pertinentes para a execução de uma ação social junto à comunidade de mulheres do bairro Renascer, dentro do Itinerário Informativo (IFA) que está sendo implantado este ano na grade curricular do Colégio.

A professora de Química e também da nova disciplina do IFA, Michele Coral Dutra explica que no itinerário escolhido, o Ciências da Natureza, foram desenvolvidos os projetos que produção de sabão e empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social do bairro Renascer.

Segundo ela, a proposta do grupo é ensinar essas mulheres a fazerem sabão com óleo usado para que possam ter uma fonte de renda. E foi partir disso surgiu a ideia da criação de uma MEI, em parceria com o curso de Ciências Contábeis. A professora de Biologia, Savana Alfredo, também leciona a disciplina do IFA de Ciências da Natureza.

A próxima fase será a apresentação para essas mulheres. Na oportunidade, os alunos do Colégio, com o suporte dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levarão as orientações contábeis e a proposta da fabricação do sabão.

IFA

O Colégio Unesc vem se adaptando ao Novo Ensino Médio, que foi implementado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). E uma das novidades está sendo a implementação do conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos. Conforme a professora Michele, agora o aluno tem a possibilidade de escolher que Itinerários Formativos  vão cursar. “São quatros itinerários: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova proposta vem ao encontro da atual forma de ensinar da Unesc com a Graduação Multi, implementada no currículo universitário”, pontua.

“Essa experiência vai nos ajudar muito no futuro porque tem muita gente que pode ter interesse em criar a próprio MEI.  Estamos tendo este ensinamento agora e com esse conhecimento poderemos ajudar nossos familiares ou pessoas conhecidas e, principalmente, as mulheres da comunidade do bairro Renascer”, complementa a aluna Luana Amboni Sombrio.

Parceria

O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali, foi quem coordenou o curso de capacitação aos alunos do Colégio. Com a assessoria de quatro bolsistas do Proesde, eles orientaram os estudantes sobre a abertura de uma MEI e sobre o aplicativo do Governo Federal. “Essa atividade de extensão é uma parceria do curso Ciências Contábeis com o Colégio Unesc. Já fizemos uma outra atividade no mês de agosto e hoje estamos dando a continuidade da capacitação. Hoje é uma atividade mais prática, onde utilizamos a estrutura do Centro de Práticas Integradas para orientá-los sobre os trâmites para se abrir um negócio”, comenta.

Aprendizado

Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Proesde, José Grassi da Rocha, essa é uma oportunidade única. “Fico muito feliz de estar trabalhando neste Programa. Estou ajudando outras pessoas e sendo ajudado simultaneamente. Com a bolsa, tenho a oportunidade de frequentar a Universidade e com o que estou aprendendo em sala de aula consigo repassar para os alunos do Colégio. Isto é muito bom para mim”, diz.

Texto e Fotos: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de setembro de 2022 às 13:03
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina

Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
Estudantes chegaram no pódio em esportes coletivos e individuais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.

No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.

Esportes coletivos

Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro. 

No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.

Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.

No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.

E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.

A competição

A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de setembro de 2022 às 16:18
Compartilhar Comente