Colégio Unesc

Alunos do Colégio Unesc participaram de uma Roda de Conversa Cultural sobre Literatura

Alunos do Colégio Unesc participaram de uma Roda de Conversa Cultural sobre Literatura
Atividade fez parte das aulas de Inglês e Língua Portuguesa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Declamações e performances de poesias marcaram a manhã desta quarta-feira (20/4) para os alunos do 9º ano do Colégio Unesc que participaram de uma Roda de Conversa Cultural sobre Literatura. A atividade ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, e marcou a presença da Literatura nos cotidianos dos educandos. A ação fez parte da grade de planejamento das atividades das professoras de Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni e Marina Arnt Coelho de Língua inglesa.

Como parte da programação, o professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Letras da Unesc, Gladir Cabral, fez uma reflexão com os participantes acerca da presença e da importância da Literatura nessas duas línguas.

Os alunos, além de declamarem poesias autorais e de poetas nacionais, também tocaram instrumentos. “A importância desta ação é que, por meio da escuta da fala do professor Gladir, eles pudessem compreender melhor a inserção da Literatura no cotidiano e, ainda, refletirem o que é a Literatura, entendendo-a como janela e espelho da alma e de si mesmos”, disse a professora Beatris.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de abril de 2022 às 20:02
Compartilhar Comente

Abril Literário oferece exposição de histórias

Abril Literário oferece exposição de histórias
Atividade foi realizada com alunos do Colégio Unesc e exposição está aberta à visitação (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Com o objetivo de estimular a criatividade, a imaginação, o conhecimento por meio da leitura, o Colégio Unesc realiza nesta semana o evento Abril Literário, ação em alusão ao Dia da Literatura Infantil. Desde segunda-feira (18/4) alunos da instituição estão indo até a Biblioteca Professor Eurico Back, na Unesc, para acompanhar a exposição de atividades alusivas à literatura e estudada pelas turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Maquetes, instrumentos musicais e cofres com materiais recicláveis, além de cartinhas estão expostas na Biblioteca até sexta-feira (22/4).

Segundo a professora do 3º Ano do Ensino Fundamental, Paula Just Vassoler, cada turma trabalhou uma literatura infantil. Após o projeto, com base nos componentes curriculares analisados, os estudantes criaram diversas formas de materializar as histórias trabalhadas e montaram a exposição.

“Nós trabalhamos os componentes curriculares campo e cidade com base no livro “Um Fio de Amizade”, de Marília Pirillo”, enfatizou. A obra retrata a história de duas crianças que moram em prédios vizinhos numa grande cidade. Eles descobrem que podem se conhecer e iniciar uma amizade por meio de um fio colocado de janela em janela, nos seus apartamentos. Nesse fio eles trocam bilhetes, fotos e até receitas.

“Com base nisso, exploramos os conteúdos de área rural e urbana dentro dos componentes História e Geografia e o gênero textual por meio dos bilhetes em Língua Portuguesa”, contou a professora que acompanhou os pequenos para a visitação das suas atividades e dos colegas.

Quem adorou a visita foi a pequena Maria Luiz Alves Lage Pinto. “Fiquei bem feliz com a atividade e a maquete que fiz com auxílio da professora”, comentou, enquanto olhava, orgulhosa, para seu trabalho. A pequena Maria Laura Rocha Paegle também adorou a oportunidade. “Foi muito legal”, disse a aluna. Quem acompanhou essa turma foi a professora Kamila Machado.

Outras obras estudadas

“A Zebrinha Preocupada”, de Lúcia Reis; “Terra à Vista: Descobrimento ou Invasão?” de Benedito Prézia; “A Família Sol, Lá, Si”, de autoria de Márcia Honora; e “Ganhei um dinheirinho: o que posso fazer com ele?” foram os títulos selecionados pelos professores, conforme ressaltou a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira.

“Os títulos foram selecionados pelos professores de cada turma e tratam de temáticas relevantes. Além de cultivar o hábito da leitura, desenvolve competências e habilidades nos estudantes, que são importantes nessa fase escolar”, sublinhou Giselle.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de abril de 2022 às 15:32
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc conhecem de perto a história regional dos povos indígenas

Alunos do Colégio Unesc conhecem de perto a história regional dos povos indígenas
Visita ao Laboratório de Arqueologia ocorreu nesta segunda-feira (11/4). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

As aulas de Artes dos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc tiveram um gostinho especial na tarde desta segunda-feira (11/4). Com o objetivo de ampliar as possibilidades de compreensão sobre a arqueologia, enquanto uma ciência interdisciplinar que visa o estudo das atividades humanas pré-históricas e históricas, o professor da disciplina Mikael Miziescki, levou os pequenos até o Laboratório de Arqueologia Pedro Igácio Schmitz (Lapis), para entender com mais facilidade os costumes de alguns povos indígenas que habitaram a região Sul.

O Lapis fica localizado no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Universidade e está vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da instituição.

O professor Miziescki explica que o conteúdo proposto neste primeiro trimestre teve relação com os povos originários e pré-históricos com foco na ocupação humana local do Extremo Sul Catarinense. “Abordamos com os alunos sobre os pré-históricos que habitaram aqui na nossa região e tomamos o cuidado de mapear os principais indígenas e os pré-históricos. Então passamos pela área de paleontologia, trabalhamos os fósseis e agora abordamos a ocupação humana. Eles viram gravuras, conheceram a arte rupestre e tiveram a contextualização dentro do Laboratório de Arqueologia, o que foi importante para o aprendizado”, reforçou.

Mergulho na história

Na visita ao Lapis, os alunos foram recepcionados pelo pesquisador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz (Lapis) da Unesc, Juliano Bitencourt Campos, e pelos bolsistas Lucas Seibert e Letícia David. Durante a ida, eles conheceram utensílios utilizados pelos povos ancestrais catarinenses, a cerâmica Guarani, os costumes, ossos, fósseis, entre outras peças arqueológicas. “A ação faz parte do projeto de extensão “Arqueologia em Sala de Aula” com os povos originários. Com a visita, fica bem mais fácil relacionar o que foi visto durante as aulas, além de consolidar melhor o conteúdo proposto e ser uma experiência que dificilmente eles vão esquecer. A exposição também aborda a ocupação humana da região para dar visibilidade à ocupação humana anterior até a chegada dos nossos parentes”, comentou Bitencourt.

O projeto, segundo ele, é adaptado para diferentes idades, visto que adolescentes e jovens também visitam o Laboratório. “O conteúdo é direcionado de acordo com a idade e a grade de estudos. Assim, eles acabam descobrindo um passado que se estrutura por meio da cultura material e arqueológica, pesquisados pela equipe do Laboratório”, relatou Bitencourt. 

Mais de 20 mil peças arqueológicas

O local conta com 20 mil peças arqueológicas e boa parte delas foi encontrada por agricultores e moradores da região.

O professor também ressaltou a importância da Unesc e da realização das atividades com os visitantes. De acordo com ele, as iniciativas reforçam a missão institucional, que promove a qualidade de vida e a sustentabilidade do ambiente, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão. Oficinas também fazem parte da programação.

Presente na visita, a coordenadora do Ensino Fundamental I, Patrícia Stanger Cardoso, contou que os pequenos estavam ansiosos. “Foi uma tarde muito proveitosa e o melhor disso tudo é que essa experiência é aqui dentro da nossa Universidade, que conta com vários espaços maravilhosos no qual eles podem viver na prática tudo o que aprendem em sala de aula. Essa visita é de fundamental importância para eles”, disse.

Região conta com seis sítios arqueológicos

Vários dos materiais encontrados no Laboratório são pesquisados em sítios arqueológicos. Conforme Bitencourt, o Sul de Santa Catarina tem uma ocupação humana, de acordo com dados das pesquisas arqueológicas e dos grupos de pesquisas do Lapis de, no mínimo, seis mil anos. “A nossa região é repleta de cultura de materiais diferentes, sítios arqueológicos diferentes e informações diferentes. Basicamente, para a nossa região de Criciúma são três ocupações humanas diferentes, o que chamamos na arqueologia de caçadores e coletores, pescadores e coletores e os ceramistas”, enfatizou.

Somente em Criciúma, segundo ele, são seis pontos explorados com o intuito de conhecer os habitantes dessa terra cheia de cultura e hábitos variados. “Identificamos materiais arqueológicos em seis sítios arqueológicos na região. Entre eles, os bairros São Defende, São Simão, Verdinho, Morro Albino, Argentina e Morro Estevão”, destacou.

Todo o trabalho feito pelos profissionais é muito minucioso, já que os vestígios encontrados serviram de base para identificar os grupos culturais que lá habitavam. Um trabalho de extrema importância para conhecer a história dos antepassados, pois cada detalhe é importante na identificação de hábitos e tradições dos povos antigos. Como é o caso das urnas funerárias usadas nos rituais de despedida dos Guaranis há mais de 600 anos, além das tipologias de rochas usadas para lanças de caças, que podem determinar a localização geográfica dos povos da Serra ao Litoral. “São pontas de flechas, lâminas de machados, ou seja, objetos que pertenciam ao modo de vida. Toda essa cultura está associada a quase dois mil anos atrás”, comentou Bitencourt.

Portas abertas

O laboratório desenvolve atividades ligadas às escavações arqueológicas; análise tecnológica de Indústrias Líticas; análise de Material Cerâmico; atividades e projetos de educação patrimonial e guarda de material arqueológico e endosso institucional. Nesta terça-feira (12/4) ocorre a visita dos alunos do sexto ano do Colégio Unesc. As escolas que tiverem interesse podem entrar em contato pelo email lapis@unesc.net e agendar uma visita.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de abril de 2022 às 15:38
Compartilhar Comente

Os benefícios de fazer um curso técnico na Unesc

Os benefícios de fazer um curso técnico na Unesc
Matrículas já estão abertas e significam oportunidade de avanço no mercado de trabalho (Fotos: arquivo) Mais imagens

Se você está pesquisando por cursos técnicos, pensando no futuro profissional e quer deslanchar na carreira em até no máximo dois anos, você tem o lugar certo. A Unesc, que une expertise e inovação com as diversas áreas de graduação e pós-graduação, também possui os cursos técnicos. São 22 opções de qualificações via UnescTec, a formação técnica da Universidade que desde setembro de 2020 está oferecendo interessantes oportunidades a quem quer avançar no mercado de trabalho. E o melhor, as matrículas para o segundo semestre já estão abertas e com aulas previstas para iniciarem em 1º de agosto.

"É um leque amplo que atende as necessidades da região", argumenta o coordenador da UnescTec, Haron Fabre. Os cursos, que vão de um ano a um ano e meio de duração, envolvem as áreas de saúde e ambiente, tecnologias e administração. "Estamos frequentemente mapeando o mercado, analisando as necessidades de formação profissional. Ouvir quem atua na ponta é uma marca da UnescTec, garantindo a conexão que interessa ao estudante tanto no seu processo de ensino-aprendizagem quanto na inserção e empregabilidade", explica Fabre.

Para se matricular em um curso técnico subsequente é preciso ter concluído o Ensino Médio. Conforme a diretora da UnescTec, Giselle dos Passos Vieira, em breve, haverá mais uma novidade na qual os alunos poderão optar por cursar o técnico durante o decorrer do ensino médio. O modelo concomitante citado por Giselle diz respeito à oferta do Novo Ensino Médio, processo pelo qual será obrigatória a proposta de uma carga horária com formação prática para os estudantes.

Diferenciais

São vários os diferenciais que a UnescTec oferece, entre eles, o tempo e a estrutura. "A duração da formação é relativamente curto e temos uma infraestrutura de excelência, já existente, da nossa Universidade", confirma Giselle. "Utilizamos toda a estrutura da Instituição, como os  laboratórios de tecnologia, odontologia, anatomia, entre tantos outros, que são únicos na região. Nossos professores são os professores da casa e também trabalham nas áreas", relaciona Fabre.

Os técnicos norteadores

Dentre as diversas novidades está o Técnico em Enfermagem com aulas 100% presenciais com duração de dois anos. As matrículas já estão abertas e as aulas iniciam em 1º de agosto. Mais uma situação que diferencia os cursos técnicos da Unesc é a carga de relações com a comunidade, em atividades assemelhadas à extensão universitária. "O nosso aluno, quando chega na UnescTec, geralmente, há está trabalhando ou já tem outra formação. Pensamos na flexibilidade para esse público”, complementa Fabre.

Portas abertas para a transformação

Já é possível garantir uma vaga nos cursos técnicos da UnescTec. As matrículas estão em aberto desde já para as atividades do segundo semestre letivo, basta acessar o portal da Unesc ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Cursos ofertados

Técnicos em Enfermagem, Técnico em Necropsia, Técnico em Análises Clínicas, Técnico em Podologia, Técnico em Saúde Bucal, Técnico em Segurança do Trabalho, Técnico em Massoterapia, Técnico em Edificações, Técnico em Secretariado, Técnico em Administração, Técnico em Portos, Técnico em Guia de Turismo, Técnico em Produção de Áudio e Vídeo, Técnico em Gestão de Qualidade e Processos 4.0, Técnico em Reabilitação de Dependentes Químicos, Técnicos em Equipamentos Biomédicos, Técnico em Cuidados de Idosos, Técnico em órteses e Próteses,  Técnico em Informática para a Internet, Técnico em Automação Industrial e Técnico em Metrologia.

Vantagens de um curso técnico

- Menor tempo de duração, conclusão de um ano a dois anos;

- Permite uma entrada rápida no mercado de trabalho;

- Proporciona salários atrativos para os profissionais formados;

- Curso focado na prática, no dia a dia de trabalho e no que o mercado espera do profissional.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de abril de 2022 às 17:53
Compartilhar Comente