Colégio Unesc

Colégio Unesc realiza a segunda edição do Sarau “Poetiz[arte]”

Colégio Unesc realiza a segunda edição do Sarau “Poetiz[arte]”
Os alunos resgataram por meio da arte, as suas memórias afetivas Mais imagens

O Colégio Unesc segue incentivando seus alunos a participarem de diversas atividades extracurriculares, seja elas no esporte, na ciências, na pesquisa e também na cultura. E foi isso que os estudantes do 6ª ano do Ensino Fundamental a 2ª Série II do Ensino Médio, fizeram na última semana ao mostrarem seus talentos artísticos na 2ª edição do Sarau Poetiz[arte]. 

Durante a abertura do evento, a professora Vivian Miranda Cypriano, uma das organizadoras, mencionou a importância da ação como espaço de muita troca de histórias e mencionou uma citação do poeta Fernando Anitelli. “O evento permite que nossos alunos demonstrem, por meio da arte, que é possível revisitar o passado e construir novas memórias afetivas. ‘Que hoje sejamos todas as capas de edição especial’. É por isso que esperamos que nesse momento todos se encontrem em si e se reencontrem no outro”, comentou Vivian. 

Ela ainda destacou que o “Poetiz[arte]” deste ano busca refletir o atual mundo que está se esvaindo em vaidades e se afogando em agonias e solidão, onde todos são vítimas de uma necessidade imediata, do tudo no agora, o mais rápido possível. “E nessa correria do dia a dia o que acontece ao redor é esquecido, negligenciando até o contemplar em si próprio”, complementou. 

Para envolver a comunidade estudantil, os corredores foram transformados em galeria de artes, com exposições de diversas produções artísticas representando as memórias de uma história de vida, retratadas pelos alunos envolvidos. Ao todo foram 18 apresentações, que envolveu muita cantoria, declamação de poemas, dança e o judô, uma arte marcial japonesa, praticada como esporte. 

O Sarau surgiu depois de muitas conversas dentro do Projeto de Vida e Oficina de Texto sobre memórias e como todos são constituídos pelo passado e pelas experiências vivenciadas, e o “POETIZ[arte]: memórias que contam a nossa história” retrata esse emaranhado de vida dos envolvidos. 

O evento foi organizado pelos professores Gabriel Valga, de Artes; Beatris Pizoni de Freitas, de Literatura; e Vivian Miranda Cypriano, de Língua Portuguesa; com apoio dos docentes Marina Coelho, da disciplina de Produção Textual; além de Mikael Miziescki e Francine Nazário da Silva, de Artes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2022 às 18:01
Compartilhar Comente

Professora do Colégio Unesc compartilha experiências durante evento em São Paulo

Professora do Colégio Unesc compartilha experiências durante evento em São Paulo
Encontro ocorreu na cidade de São Paulo na última semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

A professora Francine Nazário do Colégio Unesc esteve em São Paulo para participar do encontro e lançamento da plataforma Tecnologia em Ação (TECLA), iniciativa da organização Ação Educativa em parceria com a Fundação Mozilla para promoção de direitos digitais. Durante o encontro foram realizados muitos debates em torno da temática Práticas Pedagógicas Antirracistas sobre Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs).

O evento contou com a seleção de seis planos de ensino, e um deles foi da professora da instituição, que levou o tema "Influências africanas na música brasileira", atividade desenvolvida com as turmas das segundas séries do Ensino Médio.

Para Francine, é preciso trabalhar com práticas antirracistas a qualquer momento, não apenas em novembro. Dia 20 de novembro, de acordo com ela, é uma data importante para ser lembrada e estudada, mas há muito que ser feito para além disso. “Apresentar referências negras nas diversas áreas do conhecimento aos alunos e alunas, é um passo importante para construção de políticas antirracistas, é possível e interdisciplinar. É preciso propor aos estudantes grandes referências que ultrapassam o olhar e o conhecimento”, descreveu.

O processo de seleção foi realizado por uma comissão julgadora interdisciplinar de especialistas: Lucia Xavier (CRIOLA), Luzineide Borges (UESC), Silvana Bahia (PretaLab) e Glenda Dantas (Conexão Malunga).

Além da publicação da cartilha com os planos de aula, as cinco professoras e um professor foram convidados para uma atividade presencial na sede da Ação Educativa em São Paulo com objetivo de realizar uma roda de conversa sobre experiências pedagógicas e os desafios em promover a educação antirracista sobre tecnologias digitais.

Encontro

Pela manhã foi realizada a Caminhada São Paulo Negra, com o Guilherme Soares Dias e o Heitor Salatiel do Guia Negro. Já no final da tarde, foi realizada uma roda de conversa para compartilhamentos sobre os planos de aula selecionados a partir da temática “Diálogos sobre Educação, Justiça Racial e Direitos Digitais” com participação de Sil Bahia (Olabi - PretaLab), Glenda Dantas (Rede Negra/UFBA), Turmalina (Perifacon) e mediação do Tarcizio Silva (Ação Educativa).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2022 às 21:32
Compartilhar Comente

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição

Câmara Mirim: Colégio Unesc participa de eleição
Mais imagens

A quarta-feira (09/11) está sendo movimentada no Colégio Unesc. Tudo porque a instituição recebeu a equipe do Legislativo de Criciúma para a eleição ao cargo de Vereador Mirim. O projeto, idealizado pela Câmara de Vereadores, chega a sua 7ª edição e tem como objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes e é voltado para os educandos do 5º ao 9º ano e que até a data designada para a eleição não tenham completado 16 anos. 

No Colégio Unesc são dois estudantes candidatos, a aluna Giovanna Izidoro Mendes do 8º ano, e Davi do Nascimento Severino do 7º ano, sendo que um será eleito para representar a escola. Caso seja diplomado em Sessão Específica na Câmara de Vereadores, o Vereador Mirim poderá apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações, o que é motivo de orgulho para a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

“O projeto é extremamente significativo pois proporciona aos alunos o conhecimento da política de uma forma diferente, pois os coloca em uma posição de idealizadores do processo político. Isso mexe com a estrutura do próprio colégio porque gera uma grande movimentação com ganhos pedagógicos e sociais que não seriam alcançados se não fosse a mobilização que o projeto possibiliza”, comentou Mainara.

Segundo a diretora, trazer essa proposta para dentro da escola vai ao encontro com a prática pedagógica da instituição, já que os alunos são sempre convidados a serem seres pensantes e atuantes.  

Antes da votação, os candidatos passaram, em cada sala falando das suas propostas e o motivo de participarem do projeto, que para eles, é enriquecedor. “Eu gostei da ideia de participar, por poder representar o jovem e analisar o ponto de vista de cada um. Espero poder contribuir, caso seja eleita”, comentou a candidata Giovanna. Ela trouxe propostas como aulas de cidadania, de autodefesa, instalações de internet de qualidade em parques, entre outras.

Entre as propostas do candidato Davi estavam ações voltadas à área da saúde, esporte e lazer e educação. “Sou uma pessoa tímida e a parte mais difícil foi passar nas salas de aula, mas gostei muito de participar e quero poder contribuir com os meus colegas e a comunidade, caso seja eleito”, disse.

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Wânia Inácio da Silva Ramos salientou que os alunos e os professores estavam muito empolgados com a participação da escola em mais essa edição. “Participamos desde a primeira edição do projeto. Trabalhamos em sala de aula a cidadania, a importância da divulgação das ideias, a importância do voto, o que significa voto nulo, branco, a justificativa de voto, entre outras ações”, explicou. 

Ela enfatizou ainda que, com isso, os alunos se sentiram eleitores puderam compreender, a importância do voto e o quanto é importante ser cidadão e cumprir com seus deveres e direitos. “A participação eleitoral é sinal de democracia e precisa ser exercida por todos”, finalizou Wânia.

A contagem dos votos ocorre nesta sexta-feira (11/11), a partir das 18 horas, no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal de Criciúma. Serão eleitos 17 mirins.

Projeto

Nesta edição, o Câmara Mirim contou com 25 escolas públicas e particulares de Criciúma, 57 candidatos, e a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano, que realizam a votação em suas instituições com datas e horários estipulados pelo Legislativo.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Roseli De Lucca Pizzolo, além de estimular o exercício da cidadania e a participação da juventude no Poder Legislativo, o projeto ainda envolve as mulheres na política, e desperta o interesse delas desde cedo.

O coordenador do projeto, vereador Juarez de Jesus, acrescentou que o mandato, que nas outras edições era exercido em apenas um ano, foi estendido por dois anos. E as novidades não param por aí. De acordo com ele, os três vereadores mais votados irão conhecer a Câmara dos Deputados, em Brasília. Cursos, palestras e participação de atividades no Legislativo estão dentro da programação dos eleitos ao cargo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2022 às 13:14
Compartilhar Comente

Alunos do Terceirão do Colégio Unesc se emocionam ao receber ‘caixa de memórias’

Alunos do Terceirão do Colégio Unesc se emocionam ao receber ‘caixa de memórias’
Encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira (11/11) com a presença de familiares (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

O último dia de aula do terceirão do Colégio Unesc não poderia ser diferente. O conteúdo programado pela equipe da instituição veio carregado de muita emoção, história e recordação. A surpresa preparada com muito carinho pelos professores da instituição ocorreu no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, nesta sexta-feira (11/11), e contou ainda com um mural de frases dos escritores favoritos dos discentes.

Para acolhê-los de forma carinhosa como merecem, eles contaram ainda com outra surpresa bem especial: seus familiares. Na bagagem dos convidados ilustres estavam as ‘caixas de memórias’ que vieram recheadas de fotos, cartas, desenhos, brinquedos, uniformes antigos e objetos simbolizando a caminhada deles no colégio.

Em uma das poltronas estava a professora Liliana Dimer, mãe do aluno do 3º ano do Ensino Médio, Cristhian Dimer Macieski. Ela trouxe um baú com muitas lembranças e até uma carta contando toda a trajetória do estudante. “É um dia muito emocionante. A gente revive toda a história da vida deles, desde o momento que foram pensados até o momento que chegaram aqui. A partir de agora é vida adulta”, comentou ela com a voz embargada. 

Olhando atentamente cada lembrança colocada no baú, Cristhian não escondia o choro e ficou minutos analisando cada detalhe preparado pela mãe. “As roupinhas, as fotos, tudo é muito lindo. Percebemos, com isso, o quanto crescemos. A carta, os brinquedos e a camisa do meu time do coração, o Vasco, é emocionante. Obrigado ao colégio por compartilhar e fazer os nossos pais virem até aqui para esta homenagem”, comentou Cristhian.

Se para os alunos e familiares o momento era de comoção, para os professores não poderia ser diferente. “Sou grata por poder estar acompanhando vocês nessa jornada. Quero desejar um mundo repleto de possibilidades e que sejam muito felizes. A trajetória e o projeto de vida de cada um têm um ponto e vírgula hoje, pois continua logo ali, na Universidade. Que sejam felizes nas suas escolhas e nos seus ideais”, desejou a diretora do colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Vivência, momentos e aprendizados

Vivência, momentos e aprendizados. Essas três palavras também foram utilizadas pelos familiares dos alunos Artur Torquato Alves e Matheus Just Barchinski. Além de todo aprendizado, os dois fizeram uma linda amizade que iniciou ainda quando pequenos. Os dois estão na instituição desde o 1º ano do Ensino Fundamental e pretendem fazer o mesmo curso superior: Ciência da Computação. Ao lado, os pais, orgulhosos da trajetória e da amizade que os dois construíram em todos esses anos de aprendizado na instituição.

Na caixa de memórias, muitas fotos dos dois, inclusive da primeira apresentação da escola. “Eu guardo tudo e tenho todas as apresentações. Esta, inclusive, foi a primeira deles. Era a apresentação da Menina Bonita do Laço de Fitas”, comentou Roseli, mãe do Artur, que veio acompanhada do pai do estudante, Edson Rocha Alves.  

“Tudo o que aprendi até agora foi graças ao colégio. Vou levar comigo. A cada cantinho que passo lembro de algo, de todos os momentos que tive no colégio”, complementou o estudante, pouco depois de fazer uma foto com os pais. 

Todo esse carinho com a instituição também foi rememorado pelo aluno Matheus. “Tudo o que sei foi conquistado aqui. Aqui aprendi a ler, a escrever, a produzir textos. Aqui é uma parte de mim e fiz uma grande amizade”, comentou ele, que estava com a mãe Margarete Just. 

Quem também estava muito entusiasmado era o aluno João Pedro Alves. “A hora que abri a caixa fiquei muito emocionado, passou um filme na sua cabeça por tudo o que vivi nos últimos anos. Sempre tive o apoio da família e sem dúvida ficará guardado para sempre na minha memória. Agora um novo ciclo e grato por todo aprendizado”, sublinhou.

Para a mãe, Paula Alves, reviver esse momento é muito emocionante. “Ficamos emocionados e orgulhosos de ver que essa sementinha que a gente plantou está brotando lindamente e cheia de sonhos. Esse momento ficará guardado para sempre em nossas memórias”, disse. 

O pai, Marcelo Lage, também agradeceu o colégio pelo momento proporcionado. “Isso ficará eternamente guardado em nossos corações”, disse o pai. “A história dele só está começando”, complementou a irmã, Maria Luiza, de 9 anos, que também fez questão de estar neste dia.

A escola ainda preparou um vídeo de homenagem com os momentos vividos neste ano e mensagens deixadas pelos professores. Ao longo da semana eles ainda tiveram muitas atividades, como banho de piscina e festa das cores.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de novembro de 2022 às 14:44
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc levam arte ao Terminal Central de Ônibus de Criciúma e a Escola Básica Humberto de Campos

Alunos do Colégio Unesc levam arte ao Terminal Central de Ônibus de Criciúma e a Escola Básica Humberto de Campos
A intervenção social foi uma atividade realizada pelos estudantes do segundo ano do Ensino Médio Mais imagens

Os alunos e alunas dos segundos anos do Ensino Médio do Colégio Unesc, realizaram na tarde desta quarta-feira (09/11), no Terminal Central de Criciúma e na Escola de Educação Básica Humberto de Campos, no Bairro Pio Corrêa, uma intervenção social, com o objetivo de fazer com que os passageiros e estudantes "Sintam, Olhem e Escutem a Cidade.

Segundo o professor Gabriel Valga Ricardo, do componente Itinerário Formativo de Linguagens, a proposta dessa ação é disponibilizar uma árvore de galhos secos com recados para as pessoas colherem, produções de arte coladas dentro dos ônibus e a escrita em fitas, de um poema sobre Criciúma no chão do Terminal Central. A professora Vivian Cipriano também coordena esta proposta.

“Estamos instigando os nossos alunos que realizem uma intervenção social, ou seja, que interajam com o público que vive na cidade. Então as ações que estão sendo desenvolvidas no terminal e na Escola Humberto de Campos, é uma forma de fazer com que as pessoas sintam a cidade. Toda essa intervenção urbana, tem o sentido de trazer este olhar e valorizar quem mora aqui” explicou o professor.

A aluna Esther Schutter Serafim, fala que a atividade promove a saída da arte dos museus, das galerias de arte, e leva para um espaço público, tornando- se mais acessível para todos. “Nosso grupo pensou justamente nisso: trazer a arte para todos os que circulam pelo Terminal Central e também dentro dos ônibus amarelinhos”, pontuou.

A usuária do Sistema Integrado de Transporte Coletivo, Isabel Mendonça acho muito bacana a iniciativa. “Achei muito inteligente essa árvore. Isso é muito legal e deixa a gente muito feliz”, comentou.

A passageira colheu e levou para casa a seguinte reflexão: “Observar com atenção a cidade também é olhar para dentro de si”, finalizou.

Texto e fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de novembro de 2022 às 21:17
Compartilhar Comente