Colégio Unesc

Profissionais do Colégio Unesc recebem treinamento de primeiros socorros

Profissionais do Colégio Unesc recebem treinamento de primeiros socorros
Colaboradores foram orientados a como agir em eventuais emergências Mais imagens

Os profissionais e colaboradores do Colégio Unesc, orientados pela enfermeira Denise Machado Farias, do SOS Unesc, aprenderam como agir corretamente em casos de crises convulsivas, desmaios, hemorragias, queimaduras, acidentes com animais peçonhentos, além de serem apresentados às técnicas de PCR (reanimação cardíaca) e manobra de Heimlich, durante o treinamento prático de primeiros socorros que ocorreu na manhã desta terça-feira (18/10), na Universidade.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, essa atividade é de extrema importância, já que oferta cada vez mais segurança aos alunos. “Estar em um colégio com a experiência e com o know-how da nossa Universidade permite com que dentro deste espaço formativo tenhamos todo o apoio necessário para a realização desses procedimentos. Os nossos professores, estagiários, equipe administrativa, estão se preparando para dar todo o suporte sempre que houver necessidade”, comentou. 

A técnica de enfermagem Jaqueline Mezari de Farias, responsável pela enfermaria do Colégio Unesc, destacou os cuidados já tomados pela Instituição para assegurar o bem estar físico dos estudantes e colaboradores, reforçados com a ação de capacitação. “Temos hoje no Colégio uma enfermaria, da qual sou a responsável pelo atendimento dos alunos, e sempre temos o apoio do SOS Unesc caso seja necessário”, explicou Jaqueline. 

Esta foi a segunda etapa do treinamento, que anteriormente contou com uma aula teórica realizada de forma virtual.

O treinamento é referente à Lei 13722/18, sancionada no dia 04/10/2018, conhecida como Lei Lucas, e que tornou obrigatório as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil de todo o país a prepararem-se para atendimentos de primeiros socorros.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 20:39
Compartilhar Comente

Fantasias, brincadeiras e muita animação no encerramento da semana da criança do Colégio Unesc

Fantasias, brincadeiras e muita animação no encerramento da semana da criança do Colégio Unesc
Mais imagens

A semana de comemoração do Dia das Crianças no Colégio Unesc vai chegando ao fim, mas nem por isso a animação dos pequenos é menor. Nesta sexta-feira (14/10), é comum passar por princesas, jogadores e jogadoras de futebol, entre tantos outros personagens do imaginário infantil, isso porque o dia foi dedicado às fantasias e cada um escolheu a sua preferida.

Fora das salas de aula, nas quadras da escola, eles participam de brincadeiras, gincanas e se divertem com os vários brinquedos infláveis. “Está sendo muito bom lembrar que as crianças são importantes no nosso mundo e socializar com os colegas de toda a escola”, conta a aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, Manuela dos Santos Antunes, de nove anos de idade.

No decorrer da semana, os estudantes participam da 4ª edição dos Jogos Escolares do Colégio Unesc (Jecoun). “Estamos comemorando o Dia das Crianças com uma série de atividades ao longo desta semana, com programação dentro da Jecoun. Os alunos passaram por atividades esportivas, brincadeiras, fizeram atividades e nesta sexta-feira temos os brinquedos infláveis, onde eles extravasam a energia, além de ser um dia dedicado às fantasias, ao cabelo maluco e ao show de talentos”, comenta a diretora Mainara Figueiredo Cascaes.

Ela destaca ainda que a iniciativa é importante para os alunos. “Entendemos que o processo escolar é um coletivo que vai além do conteúdo da apostila e trazer essa vivência, esta experiência, partilhar estes momentos felizes com os colegas faz parte da construção da história deles dentro do nosso colégio que eles guardam para sempre”, completa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de outubro de 2022 às 15:38
Compartilhar Comente

Robótica e Teoria da Inteligência Multifocal farão parte da grade curricular do Colégio Unesc

Robótica e Teoria da Inteligência Multifocal farão parte da grade curricular do Colégio Unesc
Alunos terão a oportunidade de ampliar conhecimentos com disciplinas ainda mais enriquecedoras para a formação (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

Uma instituição diferenciada e que oferece múltiplas experiências educativas. Assim é o Colégio Unesc, que há 30 anos transforma pessoas e cenários por meio de um ensino de excelência. Com foco na constante evolução, a partir do próximo ano, alunos do Ensino Fundamental e Médio irão viver um novo momento: aulas de Robótica Educacional, em parceria com a empresa Robomind, e Teoria da Inteligência Multifocal, que faz parte da Escola da Inteligência – Educação Socioemocional, do psiquiatra e escritor Augusto Cury.

Ambas as propostas, conforme a diretora da instituição, Mainara Figueiredo Cascaes, vão ao encontro com o plano do novo Ensino Médio e com a proposição de formação integral para todas as idades. O processo contará com carga horária de formação prática para os estudantes, os quais poderão optar por itinerários formativos de área. 

“São dois programas muito importantes para a aprendizagem do nosso aluno. A robótica envolve estímulo ao raciocínio lógico e a socialização, o trabalho em equipe e o aumento da criatividade. Já o programa Teoria da Inteligência Multifocal tem a intenção de melhorar os índices de aprendizagem, aprimoramento das relações interpessoais e a gerência das emoções para que possam usá-las a seu favor no desenvolvimento ativo de uma mente pensante e atuante”, explica a diretora, salientando ainda que o Colégio é a única instituição de Criciúma a contar com a parceria da Escola da Inteligência.

A Robótica será aplicada para alunos do Ensino Fundamental por meio de aulas quinzenais, enquanto que a Teoria da Inteligência Multifocal será aplicada, semanalmente, aos alunos dos ensinos Fundamental e Médio. Os dois programas estarão dentro da grade curricular, como uma nova disciplina ou dentro de uma disciplina já existente.

Teoria da Inteligência Multifocal 

Elaborada pelo psiquiatra e escritor Augusto Cury, a metodologia promove, por meio da educação das emoções e da inteligência, o aumento da participação da família na formação integral dos alunos. Todos os envolvidos, sejam professores, alunos e familiares, serão beneficiados com mais qualidade de vida e bem-estar psíquico, como pontua o idealizador da Escola da Inteligência – Educação Socioemocional, Augusto Cury. 

“Os alunos aprenderão, dentro da grade curricular, as habilidades socioemocionais mais importantes para que possam ter mais sucesso na vida, trabalhar perdas e frustrações, gerenciar o estresse, se reinventar nas dificuldades, e escrever os capítulos mais nobres em seus dias mais difíceis”, relata Cury, que gravou um vídeo parabenizando o Colégio Unesc pela implementação do programa.

A metodologia da Escola da Inteligência, de acordo com Augusto, é fundamentada na Teoria da Inteligência Multifocal, que analisa o funcionamento da mente, os fenômenos que constroem pensamentos e emoções, e fornece técnicas para a formação de pensadores e competências para o desenvolvimento pessoal, social e profissional.

“Permitir isso aos nossos alunos dentro do currículo escolar reitera o compromisso do Colégio Unesc de trabalhar com a integridade deles, trazendo o desenvolvimento do conhecimento científico e técnico, além de permitir a expansão de seus horizontes para estarem cada dia mais preparados para circunstâncias que poderão surgir”, comenta Mainara. O programa atende mais de 200 mil alunos em escolas de todo o Brasil. 

Robótica

Estímulo ao raciocínio lógico e à socialização, trabalho em equipe e aumento da criatividade. Esses são alguns dos benefícios do ensino da Robótica Educacional proposto também pelo Colégio Unesc, em parceria com a empresa Robomind, da cidade de Blumenau. A atividade, que será realizada entre os 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, contará com encontros quinzenais a partir de 2023. 

“Além de ser um grande atrativo para o conteúdo ministrado, é uma poderosa ferramenta educativa, que contribui para o estímulo cognitivo do aluno, a criatividade e o aprendizado. Os conteúdos propostos fazem parte da grade curricular e por meio do currículo Steam para a resolução de problemas reais”, comentou a diretora Mainara, fazendo referência à metodologia com foco em Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

Esse método, conforme ela, tem o propósito de oferecer ao estudante não apenas uma série de conteúdos, mas, experiências de aprendizagem que contribuam para seu desenvolvimento cognitivo e socioemocional.

Ela lembra ainda que essa proximidade com a tecnologia e com a ciência desde cedo é fundamental, principalmente em um cenário que exige cada dia mais habilidades e aptidões que caminhem lado a lado com os avanços modernos. “Com o método proposto, os alunos trabalham habilidades diferentes na construção e resolução de problemas e uma diversidade de ações”, destaca.

A Robomind é formada por profissionais da área da Educação que encontraram na Robótica Educacional uma forma de estimular e potencializar as novas gerações a serem construtoras de conhecimentos e desenvolvedoras de tecnologia pautadas no bem comum. Hoje atende mais de 30 mil estudantes de três a 15 anos em fase escolar e possui uma equipe certificada para apoio pedagógico em todo o país, com presença internacional no México e Angola.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2022 às 09:34
Compartilhar Comente

Colégio Unesc em clima da 4ª edição dos Jogos Escolares

Colégio Unesc em clima da 4ª edição dos Jogos Escolares
Competições serão realizadas a partir de segunda-feira e envolvem sete modalidades (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Emoção, trabalho em equipe, determinação, empatia, respeito e união. Esses foram alguns dos sentimentos expostos pelos alunos que participaram da abertura oficial da 4ª edição dos Jogos Escolares do Colégio Unesc (Jecoun), nesta sexta-feira (7/10) no Ginásio José Antonio Carrilho, na Universidade. Muitos deles com balões e rostos pintados e animados. Até o mascote de um dinossauro estava entre os competidores, o que fez a alegria dos participantes. Durante a solenidade, além do acendimento da pira olímpica houve ainda o juramento dos atletas. 

O evento, que conta com sete modalidades esportivas, busca promover, por meio do ensino das práticas pedagógicas da Educação Física, a aprendizagem das atividades e a integração entre os alunos, professores, pais e funcionários. 

“Quero parabenizar toda a escola pela organização dos jogos. Essas competições vão contribuir na educação e na integração entre os atletas”, comentou o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, durante abertura oficial das competições. 

Os jogos, que já são tradicionais na comunidade escolar, iniciam na segunda-feira (10/10) e envolvem estudantes do 6º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Dentre as modalidades disputadas estão: futebol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Futsal e Voleibol.

Para o coordenador do Ensino Médio da instituição, Gian Carlos da Silva, esse é um momento muito especial. “Ver essa tocha acesa é muito significativo e poder participar desse movimento com todos vocês é gratificante. Sabemos que o esporte transforma realidades e vidas e esse é o nosso papel enquanto professores e enquanto escola”, destacou. 

A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Wânia Inácio da Silva Ramos, também estava emocionada ao ver o brilho nos olhos dos alunos. “Esse momento simboliza coragem, integração, partilha e companheirismo. Aproveitem cada minuto ao lado dos colegas”, disse. 

Quem também mencionou toda a energia dos atletas foi a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Patricia Stanger Cardoso. “Esse entusiasmo é contagiante. Esse é o espírito dos jogos. Muita energia e engajamento. Eles serão intensos, mas terão muita cooperação e coletividade. Aproveitem cada instante”, sublinhou.

Momento de descontração

O Jecoun também é um espaço de aprendizagem e socialização, algo que a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Yasmim Oliveira, quer levar na sua bagagem. “É o nosso último ano na escola e queremos dar o nosso máximo e aproveitar cada minuto ao lado dos colegas”, enfatizou. As competições ocorrem até sexta-feira (14/10) com exceção de quarta-feira (12/10), feriado nacional.


Confira mais fotos clicando aqui.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente

Colégio Unesc é campeão microrregional do Moleque Bom de Bola

Colégio Unesc é campeão microrregional do Moleque Bom de Bola
Etapa ocorreu no último fim de semana na cidade de Siderópolis (Fotos: Ulisses Job) Mais imagens

A equipe feminina de futebol da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma que representou o Colégio Unesc foi a campeã microrregional do Moleque Bom de Bola. A conquista foi obtida, após a vitória sobre o time de Morro da Fumaça pelo placar de 16 a 0. As partidas, da categoria 11 a 14 anos, encerraram na segunda-feira (03/10), no campo Itaúna, em Siderópolis.

As meninas, comandadas pela técnica Sabrina Cassol, ainda enfrentaram três partidas antes da final do microrregional. Jogando com a equipe de Morro da Fumaça, elas conquistaram a vitória pelo placar de 16 a 0. Já na partida contra o time de Orleans elas ganharam pelo placar de 8 a 0. Com o time de Nova Veneza não foi diferente. O placar vitorioso também foi de 8 a 0.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta esse trabalho é resultado de um esforço e valorização também ao esporte. “O esporte é uma bandeira fundamental da Universidade que é comunitária e de todos. Acreditamos no esporte como oportunidade para transformar cenários. Isso é sinônimo de investimento na transformação social e econômica de um estado e país”, enfatizou.

O resultado expressivo também foi comentado pela técnica Sabrina. “Superamos essas adversárias com grande folga e agora o passo é a preparação para a próxima fase para levar o colégio para a fase estadual”, ressaltou. 

O Moleque Bom de Bola é promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina e organizado pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, das coordenadorias regionais de educação e conta com o apoio das Prefeituras Municipais, entidades educacionais, esportivas, culturais e filantrópicas.

Após as microrregionais, os vencedores ainda passarão pelas etapas regionais ainda neste mês e, em seguida, a etapa final estadual que ocorrerá em novembro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de outubro de 2022 às 10:37
Compartilhar Comente