Unesc celebra a história de Criciúma e é destaque na 30ª Festa das Etnias
Um espaço para resgatar a cultura, celebrar a história de Criciúma e compartilhar conhecimentos na 30ª Festa das Etnias. Assim a Unesc está celebrando a diversidade na colonização do município. Em mais de cem metros quadrados a Universidade reuniu atrações artísticas, históricas, culturais e informativas, além de uma homenagem especial entregue na abertura do evento, terça-feira (11/9), pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a todas as sete culturas que colonizaram o Sul de Santa Catarina. O estande da Instituição está disponível para visitação até domingo (16/9), último dia de evento, no pavilhão de exposições José Ijair Conti, em Criciúma.
Em 50 anos de história a Unesc contribuiu diretamente para o desenvolvimento da região. Por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, a Instituição se fez presentes nas comunidades. “A Unesc ao completar cinco décadas de história neste ano, não poderia deixar de ser parceira desta celebração tão importante para a cultura local. Estas etnias representam nossas origens e a parceria que aqui estabelecemos é um dos grandes orgulhos da nossa Universidade. O trabalho realizado em cada edição me encanta”, destacou Luciane.
Unesc na Festa das Etnias
No espaço da Universidade, o público vai ter a oportunidade de conversar com uma equipe de professores, alunos e funcionários, conhecer os cursos e serviços oferecidos na Instituição, como Colégio Unesc; o Instituto de Idiomas; o Setor de Pós-Graduação; o Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc), e a Farmácia Solidária, que está disponibilizando uma caixa coletora de medicamentos para doações.
Destaques
Com grande destaque no evento, ainda no espaço da Universidade, está presente o Setor de Arte e Cultura, reconhecido como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, com seu Boi de Mamão e o Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, que apresenta um grande acervo de animais taxidermizados, um trabalho reconhecido nacionalmente em atividades educativas com crianças de escolas da região, o mascote Pintado e uma réplica do filhote de Tiranossauro Rex, que interage diretamente com o público.
A coordenadora do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, convida os visitantes a conferirem o espaço da Unesc e destaca surpresas encontradas no local. “Tenho certeza que quem passar pelo estande vai se surpreender. São inúmeras atrações que encantam e divertem interativamente com o conhecimento”, ressalta Morgana.
Segundo a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, o objetivo da Unesc é contribuir para o sucesso do evento. “É um momento de comemorar nossa história. A Festa já é tradição na cidade e a participação da Unesc está dando brilho ao evento”, destaca Fernanda.
Conheça o evento
Comemorando 30 anos em 2018, a Festa das Etnias ocorre de 11 a 16 de setembro e está reunindo mais de 70 mil pessoas no Centro de Eventos José Ijair Conti. Com 15 mil metros de cultura, gastronomia, arte, música e outras atrações, o evento está contando a história das sete etnias que deram início a Criciúma e região.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de setembro de 2018 às 18:19Unesc faz homenagem especial na Festa das Etnias
A cerimônia oficial de abertura da 30ª Festa das Etnias foi realizada na noite desta terça-feira (11/9), no Pavilhão José Ijair Conti e contou com a participação especial da Unesc. Na presença dos representantes das sete etnias colonizadoras de Criciúma e região, a reitora da Universidade, Luciane Ceretta, fez a entrega de uma placa em homenagem e agradecimento ao trabalho das etnias africana, alemã, árabe, espanhola, italiana, polonesa e portuguesa.
Para Luciane, assim como o ano é de festa, pela chegada dos 50 anos da Unesc, a passagem dos 30 anos da Festa das Etnias também representa um marco importante para a cidade. “Por isso estamos aqui, para parabenizá-los e agradece-los pelo trabalho que desenvolvem dentro das suas etnias e que realizaram pela nossa região. Parabéns, sigam firmes neste trabalho de resgate cultural”, destacou aos presentes.
A Unesc conta com espaço especial na Festa das Etnias, oferecendo informações sobre todos os serviços prestados na Universidade; além de expor trabalhos do Setor de Arte e Cultura e do Museu de Zoologia Prof.ª Morgana Cirimbeli Gaidzinski. Atrações como os personagens Dino e Pintado, bonecos que fazem sucesso com adultos e crianças, também encontram-se no local interagindo com quem passa.
A Festa das Etnias segue até domingo (16/9). A programação completa das atividades pode ser conferida aqui.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 11 de setembro de 2018 às 21:38Compartilhe seu talento no Unesc em Dança
A magia do Unesc em Dança vai encantar Criciúma mais uma vez. O maior espetáculo do Sul do Estado já tem data marcada em 2018 e as inscrições para a 19ª edição do evento podem ser feitas pelo site. Serão três dias de apresentações no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma, com entrada gratuita e aberta para todos os públicos.
Os artistas da região podem inscrever suas coreografias nos gêneros Ballet Clássico de Repertório, Ballet Clássico Livre, Dança Moderna e Contemporânea, Jazz, Danças Urbanas e Danças Populares. “O objetivo do Unesc em Dança é apresentar um panorama da arte, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico dos artistas da região e incentivar a arte da dança. Nesta edição teremos muitas novidades em relação aos avaliadores, oficineiros e palestrantes, tudo para garantir o caráter didático pedagógico do evento”, afirmou o coordenador Técnico do Unesc em Dança, Maxwell Sandeer Flor.
Os bailarinos passarão pelo palco do evento durante os dias 19, 20 e 21 de outubro. O festival é aberto para apresentações de instituições de dança da rede pública e particulares de ensino, academias, escolas de dança, grupos independentes e grupos da terceira idade nas categorias: Infanto-Juvenil (de 7 a 15 anos de idade) e Sênior (a partir de 16 anos).
Os participantes poderão inscrever até seis apresentações, sendo três na categoria Infanto-juvenil e três para categoria Sênior. Serão selecionadas 100 coreografias, sendo: 60 na categoria Infanto-juvenil e 40 na categoria Sênior.
Para a coordenadora do Setor de Arte e Cultura e do Festival, Amalhene Baesso Reddig, o Unesc em Dança cumpre com uma das importantes missões da Universidade, que é promover e compartilhar a cultura. Ela ressalta ainda que é um privilégio fazer parte da equipe curatorial do festival. “É sempre uma grande honra fazer parte deste grandioso processo de pensar e fazer cultura. Durante três dias a Unesc fará trabalhos para oportunizar que muitos artistas, bailarinos e coreógrafos possam mostrar seus talentos. Eles também receberão um cachê cultural. Tenho certeza farão o que amam e encantarão a todos", destacou a coordenadora.
O cachê cultural está previsto para as 40 coreografias da Mostra Sênior.
O evento
O Unesc em Dança é um festival não competitivo, que busca o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático-pedagógico por meio de oficinas, palestras e exibição de filmes. Contribui, assim, para a formação de plateia, o desenvolvimento e a valorização da cultura e da arte.
O 19º Unesc em Dança é realizado pelo Ministério da Cultura e pela Unesc, por meio do Setor de Arte e Cultura e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, com o patrocínio do Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Construtora Locks, Giassi Supermercados, Betha Sistemas, TWA e Tintas Farben.
Saiba mais sobre o espetáculo clicando aqui.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 30 de julho de 2018 às 15:11Coral Unesc participa do 2º Festival de Inverno de Canto Coral em Gramado
No último sábado(30/6), o Coral Unesc participou do 2º Festival de Inverno de Canto Coral em Gramado, no Rio Grande do Sul. Sendo o terceiro coral a subir no palco, foram entoadas cinco canções sob a regência do Maestro Joel de Oliveira, dentre elas: Bohemian Rhapsody (Queen), Pro Dia Nascer Feliz (Cazuza), e África (Totó).
O grupo realizou mais duas pequenas apresentações que não estavam no cronograma: no restaurante Galeto Itália, logo após o jantar, e em frente à Igreja de Gramado, reunindo um grande grupo de pessoas que transitavam pela rua.
"A participação do coral em um festival como esse traz vários benefícios, dentre eles, promover a união do grupo em si e com outros Corais. Além disso, levamos o canto coral e o nome da Universidade para além do nosso estado, já que tinham corais até do Uruguai. Só tenho a agradecer a todos, mas principalmente aos fiéis cantores que não medem esforços para levar essa arte a qualquer lugar. Foi uma experiência que esperamos não ser a última”, ressalta.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 03 de julho de 2018 às 18:24Unesc e Fundação Cultural de Criciúma fortalecem parcerias
A Universidade recebeu na manhã desta quarta-feira (27/6) o presidente da FCC (Fundação Cultural de Criciúma), Serginho Zapellini, para uma reunião com o objetivo de fortalecer parcerias entre a Unesc e a FCC.
No encontro, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, a coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, o produtor cultural Maxwell Sandeer Flor e o maestro do Coral Unesc, Joel Oliveira receberam o presidente da FCC. Entre as pautas, esteve o edital da prefeitura sobre o Coral Jovem, parcerias entre Fundação e Universidade, um cronograma de atividades até o fim do ano. “São parcerias importantes que fortalecem ações comunitárias e de cultura dentro da Instituição”, afirma Fernanda.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 27 de junho de 2018 às 17:56
Newsletter
RSS