Arte e Cultura

Aos estudantes, com carinho

Aos estudantes, com carinho
Programação especial marcou o Dia do Estudante na Unesc (Fotos: Mayra Lima e Milena Nandi) Mais imagens

Um campus decorado e um dia pensado para reverenciar os protagonistas do campus. Assim foi o Dia do Estudante na Unesc. Nesta sexta-feira (11/8), os alunos encontraram a Universidade com música e atividades culturais, além de receber o abraço da Reitoria e uma programação especial no Colégio Unesc. Ah, e sem esquecer uma pipoca quentinha e o Pic Nic. 

Para comemorar a data e estreitar laços, os acadêmicos foram convidados a participar de um café com a Reitoria, que ocorreu no fim da tarde de sexta-feira. Segundo a reitora, Luciane Ceretta, essa é uma proposta da nova gestão. “Os alunos são o coração da Unesc. Aproximá-los ainda mais da Reitoria torna a Universidade muito mais participativa e democrática. Temos o objetivo de apoiar o movimento estudantil, com o intuito de fortalecer a representatividade de nossos estudantes”, afirma. O encontro teve ainda a presença do vice-reitor, Daniel Preve e da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Marcos Machado, comenta que essa aproximação auxilia a nova gestão a solucionar problemas. “Somos nós quem sabemos quais as principais necessidades do dia a dia. Esta é uma forma eficaz de encontrar diversas soluções”, comenta.

Colégio Unesc

Para comemorar o dia, o Colégio Unesc desenvolveu uma gincana de jogos cooperativos, não competitivos. Os estudantes do Ensino Fundamental se divertiram e desfrutaram de um lanche. “É importante comemorarmos este dia, eles são o nosso principal foco e nós fazemos essas atividades para que eles aprendam a cooperar, participar, interagir, além de integrar uma turma com a outra. Foram feitas brincadeiras divertidas e também um Quiz, com questões que foram aprendidas em sala de aula”, conta a coordenadora geral do Colégio Unesc, Daiana Dieter Colombo.

Sarau Cultural

Para animar a sexta-feira, o DCE organizou uma programação cultural que contou poesias, batalhas, microfone aberto, bate papos, entre outras atividades. O intuito foi o de disseminar uma ação de cultura pelo campus, para aproximar a arte de rua da Universidade. A ação teve a parceria do Coletivo Nossa Classe, de Criciúma, com a presença do seu presidente, Luca Quagli, e do selo musical SLF Records, com a presença de Cal Will e Samuel MKA e a presença de artistas da região.

Pic Nic

O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na Praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante apresentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, grafite, mosaico e quitutes.

Biblioteca

A Biblioteca Professor Eurico Back entregou durante a sexta-feira tsurus para os estudantes. Feitos de papel, os tsurus representam uma ave sagrada do Japão e são  símbolos da saúde, da boa sorte, felicidade, longevidade e da fortuna.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 21:23
Compartilhar Comente (1)

Quintas Culturais traz música ao campus

Quintas Culturais traz música ao campus
Acústico da banda Johnny Creef embalou o intervalo (Foto: Divulgação) Mais imagens

O ritmo da boa música embalou o intervalo desta quinta-feira (10/8) na Unesc. Às 20h30, a Johnny Creef, banda de pop rock de Criciúma, subiu ao palco do Quintas Culturais com uma apresentação acústica.

A banda trouxe músicas autorais, além de cover de bandas como Legião Urbana e Dazaranha.

Participe


O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.

A ação é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado à Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Para participar, basta entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura no Bloco P, sala 11, ou entrar em contato no cultura@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2622.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 11 de agosto de 2017 às 18:29
Compartilhar Comente (1)

Ações do Dia do Estudante movimentam o campus

Ações do Dia do Estudante movimentam o campus
Alunos vão contar com uma programação diferenciada nesta sexta-feira (Fotos: Arquivo) Mais imagens

Um campus decorado, com música por todos os lados, tudo preparado com muito carinho para acolher os alunos da Unesc. A ação é comemorativa ao Dia do Estudante, celebrado nesta sexta-feira (11/8).

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, comentou sobre a importância de comemorar a data daqueles que se esforçam todos os dias em busca de seus sonhos. “Gostaria de parabenizar todos os nossos alunos, que desafiam suas circunstâncias pessoais, financeiras, de locomoção, e tantas outras com o intuito de conquistarem seus objetivos em busca de um mundo melhor. Muito obrigada por estarem conosco”, comentou.

Sarau Cultural

Para animar o dia, o DCE (Diretório Central dos Estudantes), organizou uma programação cultural que vai contar poesias, batalhas, microfone aberto, bate-papos, entre outras atividades. “A ideia é disseminar uma ação de cultura pelo campus, com o intuito de aproximar a arte de rua da Universidade e promover esse senso crítico entre os estudantes”, comentou o presidente do DCE, Marcos Machado.

O encontro ocorre a partir das 19 horas na praça do estudante.

Saiba mais

Ainda às 18 horas, a Reitoria vai receber estudantes de diversos cursos para um bate-papo, com o intuito de estreitar laços. O Setor de Arte e Cultura também promoveu o Pic Nic na praça, que nos intervalos da manhã e da tarde, trouxe para a Praça do Estudante presentações culturais, plantação de árvores, varal de imagens e poesias, graffiti, mosaico e quitutes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de agosto de 2017 às 19:22
Compartilhar Comente

Acústico pop rock vai embalar o Quintas Culturais desta semana

Acústico pop rock vai embalar o Quintas Culturais desta semana
A apresentação ocorre a partir das 20h30 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O ritmo da música vai embalar o Quintas Culturais desta semana. A Johnny Creef, banda de pop rock de Criciúma, vai subir no palco no hall dos blocos XXI e receber os alunos, colaborados e professores da Unesc com uma apresentação acústica nesta quinta-feira (10/8), a partir das 20h30.

Quem passar pelo local vai apreciar o talento do vocalista Jefe Domingos, do guitarrista Maurício “Daza” Biléssimo, do baterista Xande Meller, do tecladista Lucas Guadagnin, e suas influências, como Dazaranha, Jota Quest, Charlie Brown JR, Barão Vermelho, Coldplay, U2 e outros ícones da música nacional e internacional.

Além do repertório cover, a banda lançou recentemente seu primeiro trabalho, intitulado "Nosso Momento", com músicas de autoria dos integrantes do grupo. Durante a criação, as seis faixas tiveram a produção de Fernando Sulzbacher, violinista da Banda Dazaranha, e as mixagens de Marcelo Uggioni, da McStudio.

Participe

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.

A ação é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado à Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão). Para participar, basta entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura no Bloco P, sala 11, ou entrar em contato no cultura@unesc.net ou no telefone (48) 3431-2622.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 10 de agosto de 2017 às 07:30
Compartilhar Comente

Artista Eugênia França denuncia a violência infantil por meio de obras de arte

Artista Eugênia França denuncia a violência infantil por meio de obras de arte
Abertura da exposição ocorreu na noite desta terça-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A arte foi mais um caminho que Eugênia França encontrou para desempenhar a sua missão de coração: dar suporte ao ser humano. Como profissão, Eugênia escolheu a Assistência Social, e foi dentro dela que se descobriu artista. Hoje, ela utiliza dessa ferramenta para expressar situações para a promoção da reflexão. E com a exposição “Do lado de cá, do lado de lá” não foi diferente. A artista trouxe ao Espaço Toque de Arte da Unesc o lado obscuro de uma infância corrompida e dilacerada, como forma de denúncia a violência inserida no universo de tantas crianças.  

Exclusão social, exploração, abandono, violência. Segundo a artista, esses são assuntos que caem no esquecimento. “Nós somos condicionados a não refletir e nem olhar para a violência infantil. É como se ela não existisse. A exposição tem o intuito de romper com essa prática e denunciar esses problemas sociais. É um outro caminho que posso percorrer com o intuito de contribuir para a mudança”, comentou.

Junto as pinturas, as crianças trazem suas bonecas. Eugênia comentou que a representatividade do brinquedo gera diversas outras reflexões. "As crianças costumam espelhar seus medos por meio de suas bonecas. Muitas, quando abusadas, arrancam um braço de uma boneca, por exemplo. Além disso, as bonecas trazem a questão domesticada das meninas, que são condicionadas a serem mães e cuidarem do lar desde pequenas", ressaltou.

Além do impacto que trazem as crianças, as pinturas de Eugênia têm como suporte lonas de caminhão que foram descartadas e, sem nenhum tratamento, mantém preservadas suas marcas, cargas e histórias que passam a compor o trabalho.

Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Redig, o projeto anuncia a arte como uma forma diferente de denunciar uma condição social gritante. "É muito interessante quando a arte nasce por meio de outras profissões. Uma assistente social artista. A Eugênia trouxe o dia a dia de sua atuação por meio de obras de arte", comentou

Visitação

A exposição está aberta para visitação até o dia 28 de setembro, das 9 às 22 horas. Para agendar visitas mediadas, os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade, pelo telefone 3431-2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de agosto de 2017 às 22:05
Compartilhar Comente