Arte e Cultura

Unesc em Dança: 20ª edição inicia com Circuito de Formação em Dança

Unesc em Dança: 20ª edição inicia com Circuito de Formação em Dança
Atividade é realizada durante esta sexta-feira em seis cidades (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A edição de aniversário de 20 anos do Festival Unesc em Dança começou na manhã desta sexta-feira (29/11) levando oportunidade de capacitação na área para seis cidades das regiões de Tubarão, Criciúma e Laguna. O evento trouxe em 2019, o Circuito de Formação em Dança, que oferece rodas de conversa e oficinas gratuitas em Danças Urbanas, Jazz Lírico e Dança Situada.

A programação do Circuito de Formação iniciou às 8 horas em Balneário Rincão, com oficina e roda de conversa sobre Dança Situada, com a professora de dança Paula Gregório Gonçalves, de Criciúma. Às 10 horas, a Amesc recebeu o Circuito, com roda de conversa e oficina de Danças Urbanas, ministrada também pela professora Paula, em Araranguá. Já em Sombrio, o assunto foi o Jazz Lírico, com o professor Roberto Schiante, de Florianópolis.  

No período da tarde, é São Ludgero e Criciúma que recebem o evento itinerante do Unesc em Dança. No primeiro município, a professora Paula Gregório Gonçalves, de Criciúma, está abordando as Danças Urbanas em uma oficina e uma roda de conversa. Já em Criciúma, o assunto da oficina e dos diálogos está sendo Jazz Lírico, com o professor Roberto Schiante, de Florianópolis.  

Para fechar a programação do primeiro dia do festival, Nova Veneza irá receber, às 19 horas, no Palazzo Delle Acque, a oficina e a roda de conversa sobre Dança Situada, com a professora doutora Bianca Scliar, de Florianópolis.

O 20º Festival Unesc em Dança continua neste sábado, com oficina e palestra no Teatro Elias Angeloni e apresentações da Mostra Sênior. A abertura do evento oficial do ocorrerá às 19h30. No domingo, o festival levará ao público a Mostra Infanto-juvenil, com a primeira sessão às 13h30 e a segunda, às 16h30. O evento é gratuito e aberto ao público em geral.

Confira a programação

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2019 às 15:16
Compartilhar Comente

Museu da Infância abre exposição em parceria com o Colégio Unesc

Museu da Infância abre exposição em parceria com o Colégio Unesc
Obras foram criadas por alunos do Colégio Unesc sob proposta de Amalhene Baesso Reddig (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Cheio de cores, movimento e alegria, assim como é próprio das crianças, foi o evento de lançamento da exposição “Tem Boi... No Museu da Infância” na tarde desta quinta-feira (28/11). Recebendo estagiárias, professores e alunos, o lançamento marcou a celebração do sucesso da parceria entre o Museu da Infância e o Colégio Unesc.

Por meio da proposta da coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, que atuou neste caso como estagiária, já que finaliza mais uma graduação, 23 estudantes do segundo ano do Colégio Unesc produziram peças artísticas em cerâmica, reproduzindo personagens do Boi de Mamão. As atividades foram realizadas nas aulas de artes da professora Juliana Pereira Guimarães, com o apoio da professora da turma, Ana Karen Rosado. A queima da cerâmica, realizada em forno de alta temperatura, ficou sob responsabilidade da professora e artista, Odete Calderan.

Representando a turma no lançamento da exposição, a aluna Nicole Aguiar Cavaler fez questão de destacar a felicidade de ter feito parte do projeto. “É uma imensa alegria participar de um projeto tão legal. Me sinto muito honrada por isso”, disse a pequena.

Da mesma forma, a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, destacou a gratidão por vivenciar tal momento. “Sou muito orgulhosa de ser professora de uma instituição que proporciona momentos como esse, integrando a Universidade com o Colégio Unesc É muito bom estar aqui e poder compartilhar essas experiências com vocês, crianças, que nos transmitem uma energia incrível”, salientou.

A propositora do evento, Amalhene, agradeceu, na oportunidade, o apoio da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, para que atividades culturais possam ser realizadas. “Diretora Marlene Pires, muito obrigada pelo acolhimento na escola, assim como agradeço a professora Juliana, que me aceitou como sua estagiária. Por ter sido minha aluna também, esse momento me deixou muito emocionada. Ainda no Colégio, obrigada professora Ana Karen por me emprestar essa turma tão especial”, acrescentou.

Aos alunos que assistiu ao longo do projeto, Amalhene também deixou seu carinho. “Cada um de vocês reforçou em mim o desejo de ficar mais valente como mãe, professora e mulher. Vocês foram ótimos”, pontuou.

Todas as peças produzidas pelas crianças, assim como fotos dos dias de atividades, estão expostas no Núcleo 2 do Museu, intitulado de “Infância e Paz”, localizado no Bloco XXI - C – Térreo.

Alunos participantes:

Alexandre Mendoza Corrêa Junior, Alícia Alves Martins, Clara Fernandes De Carvalho, Cristopher Monteiro Cavalcante Da Silva, Erick Emerson Machado Vargas, Filipe Semprebon Tarrago, Fred Filho Da Silva Godinho, Gabriel Sipinski, Helena Minotto Rodrigues, Isabela Ronconi Soares da Silva, Isadora Ronconi Soares da Silva, Laura Dassoler Valério, Letícia Rodrigues Rufino, Maria Djulia Nascimento Zilli, Marina Macarini Rodrigues da Costa, Nicole Aguiar Cavaler, Patrick Nikson Rubbo Júnior, Pedro Esteves Boeing, Pietra Machado, Sofia Philippi Vassiliou, Thalia Francisco Vitorino, Theo Dal-Bó Fernandes e Vinícius Faustino Martins.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 28 de novembro de 2019 às 17:55
Compartilhar Comente

Unesc em Dança: 20 anos levando arte e encanto para o público

Unesc em Dança: 20 anos levando arte e encanto para o público
Evento terá apresentações nas mostras Infanto-juvenil e Sênior (Foto: Arquivo) Mais imagens

A dança, arte de movimentar o corpo em diversos ritmos, é considerada uma das três principais artes cênicas da Antiguidade, ao lado do teatro e da música. Ela, que faz parte da história da humanidade, evolui e se desenvolve, encantando cada vez mais. A Universidade tem contribuído com esta arte, por meio do Festival Unesc em Dança, iniciativa que incentiva grupos e artistas da região e oportuniza ao grande público viver experiências significativas e múltiplas na linguagem da dança. Em 2019, o evento completa 20 anos e o seu palco está prestes a receber bailarinos que vão fazer um espetáculo marcado pela técnica, beleza e diversidade de estilos. Anote na agenda: de sexta-feira (29/11) a domingo (1º/12), você tem um encontro marcado com o maior festival de dança do Sul catarinense.

Em 2019 o evento traz novidades e uma delas é o Circuito de Formação em Dança, que será itinerante e ocorrerá nesta sexta-feira nas cidades de Araranguá, São Ludgero, Sombrio, Criciúma, Balneário Rincão e Nova Veneza. A iniciativa irá realizar oficinas e rodas de conversa com profissionais da dança, com o objetivo de oferecer capacitações em Danças Urbanas, com Paula Gregório Gonçalves de Criciúma, Jazz Lírico, com Roberto Skiante de Florianópolis e Dança Situada, Bianca Scliar, de Florianópolis.

O festival ainda contará com uma oficina de Ballet Clássico Intermediário no sábado, com o bailarino formado pela Escola do Teatro Bolshoi do Brasil, Stanley Carvalho, de Blumenau e uma palestra no mesmo dia, sobre “Improvisação em Dança, um quase acontecimento?”, com a artista e doutora em Artes e Filosofia da Udesc, Bianca Scliar, de Florianópolis.

Palco

Você pode estar se perguntando e as apresentações? Separamos um espaço especial para elas. A 20ª edição do Unesc em Dança contará com 24 coreografias na Mostra Sênior (participantes a partir dos 15 anos) e 48 na Mostra Infanto-juvenil (participantes dos seis aos 14 anos). Entre os gêneros apresentados estarão: Ballet Clássico de Repertório; Ballet Clássico Livre; Dança Moderna e Contemporânea; Jazz; Danças Urbanas; Danças Populares.

As apresentações ocorrerão no sábado e no domingo, no palco do Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. O acesso às apresentações é gratuito e aberto ao público em geral. O festival vai reunir bailarinos e grupos de dez municípios da região Sul de Santa Catarina.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig afirma que o Unesc em Dança não tem caráter competitivo e se preocupa com a difusão da cultura e com a formação pedagógica dos profissionais da dança, além de atuar na formação de plateia.

Confira a programação

Circuito de Formação em Dança – sexta-feira (29/11)

Araranguá
Oficina e roda de conversa: Danças Urbanas – Início: 10 horas
Ministrante: Paula Gregório Gonçalves – Criciúma/SC
Local: Núcleo Artístico Brillinger - Endereço: Praça Hercílio Luz. 144 – Centro
Inscrições: heloisa.sb@gmail.com (até 50 vagas)

São Ludgero
Oficina e roda de conversa: Danças Urbanas – Início: 14 horas
Ministrante: Paula Gregório Gonçalves – Criciúma/SC
Local: Colégio Evolução - Endereço: Rua Padre Roher, 740 – Bairro Evolução
Inscrições: andressa.jancoski@gmail.com (até 50 vagas)

Sombrio

Oficina e roda de conversa: Jazz Lírico – Início: 10 horas
Ministrante: Roberto Skiante – Florianópolis/SC
Local: Casa da Cultura de Sombrio - Rua Luiz Coelho, 75 – Centro
Inscrições: casadaculturadesombrio@hotmail.com (até 50 vagas)

Criciúma
Oficina e roda de conversa: Jazz Lírico – Início: 14 horas
Ministrante: Roberto Skiante – Florianópolis/SC
Local: Estúdio Dança Sonia Medina - Rua Dr. José Tarquinio Balsini, 245 – Cruzeiro do Sul
Inscrições: soniamed@gmail.com (até 50 vagas)

Balneário Rincão
Oficina e roda de conversa: Dança Situada – Início: 8 horas
Ministrante: Paula Gregório Gonçalves – Criciúma/SC
Local: Balé Balneário Rincão - Rua Jaguaruna Bairro, S/N° - Centro
Inscrições: aline_magisterio@hotmail.com (até 50 vagas)

Nova Veneza
Oficina e roda de conversa: Dança Situada – Início: 19 horas
Ministrante: Dra. Bianca Scliar – Florianópolis/SC
Local: Palazzo Delle Acque – Tv. Osvaldo Búrigo, 79-269 – Centro
Inscrições: cultura@novaveneza.sc.gov.br (até 50 vagas)

Oficina de Ballet Clássico Intermediário – sábado (30/11)

Aula Prática e Roda de Conversa - Início: 10 horas
Ministrante: Stanley Carvalho (Blumenau/SC) Formado pela Escola do Teatro Bolshoi do Brasil
Local: Sala de Dança 2 da Unesc
Inscrições: emdanca@unesc.net (até 40 vagas)

Palestra “Improvisação em Dança, um quase acontecimento?” – sábado (30/11)
Início: 18h30
Ministrante: Dra. Bianca Scliar (Florianópolis/SC – Udesc)
Local: Teatro Municipal Elias Angeloni

Mostra de Dança Sênior – sábado (30/11)

Apresentações de Coreografias na Categoria Sênior
Início: 19h30
Local: Teatro Municipal Elias Angeloni – Criciúma/SC

- Entrega de Homenagens para Artistas da Dança da Região
- Entrega de Menções Honrosas (Coreografia Destaque, Bailarino(a) e Destaque Grupo Revelação) 
- Mesa Redonda com os Avaliadores (Stanley Carvalho, Roberto Skiante, Bianca Scliar e Susan Bortoluzzi Brogni).

Mostra de Infanto-juvenil – domingo (1º/12)

Apresentações de Coreografias na Categoria Infanto-juvenil
Local: Teatro Municipal Elias Angeloni – Criciúma/SC

Início da Primeira Sessão: 13h30
Início da Segunda Sessão: 16h30

- Entrega de Homenagens para Artistas da Dança da Região
- Entrega de Menções Honrosas (Coreografia Destaque, Bailarino(a) e Destaque Grupo Revelação)
- Mesa Redonda com os Avaliadores (Stanley Carvalho, Roberto Skiante, Bianca Scliar e Susan Bortoluzzi Brogni).

Mais informações

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2019 às 13:47
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas

Dia da Consciência Negra: Unesc promove debates sobre identidade e direitos nas políticas afirmativas
Lançamento do clipe “Guerreiros de Bronze” faz parte da programação do evento (Foto: Priscila Cardoso) Mais imagens

O dia 27 de novembro vai ser marcado na Unesc por uma intensa programação em torno do tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”. Em alusão do Dia da Consciência Negra (21/11), diversos setores, cursos, Programas de Pós-Graduação e grupos de estudo da Universidade se reuniram para a realização de um evento que envolverá alunos, professores e funcionários da Unesc, representantes de movimentos sociais e a comunidade. A programação é gratuita e aberta ao público e contemplará apresentações culturais, rodas de conversa, lançamento de livro e de documentário e exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc.

Segundo a coordenadora do Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias) da Unesc, que está à frente da comissão organizadora do evento, Normélia Ondina Lalau de Farias, novembro é um mês muito significativo, pois busca o resgate da cultura negra e mostra resistência de seu povo ao levar adiante a riqueza e importância da cultura afro e do povo negro, que ajudou e ajuda a construir o Brasil. “Se reconhecer como negro, se autodeclarar negro, entender a questão da negritude e resgatar a cultura, combater a violência às religiões de matriz africana e poder mostrar que somos um povo que pertence a esta terra e quer ter a sua cultura respeitada é muito importante. Somos mais de 53% da população brasileira que ainda é invisível na sociedade. Mas queremos dizer que estamos aqui buscando e que ocupamos os mais diferentes espaços”, afirma.

O evento pelo Dia da Consciência Negra iniciará às 14 horas, no Auditório Ruy Hülse, com apresentação cultural dos alunos do Colégio Unesc. A programação seguirá até à noite, com lançamento de livro, debates sobre imigração e direitos dos refugiados, além de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias.

A programação trará ainda o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, às 19h30. O projeto tem o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos.

O evento tem a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

Programação


Dia 27 de novembro

14h – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Consciência Negra. Autoria da aluna Naomi Ayana Cardoso Ribeiro. Local: Auditório Ruy Hulse;

14h15 – Lançamento do livro “A Nova Casa da Água”, conto africano ilustrado pela aluna do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Julia Zilli. Local: Auditório Ruy Hulse;

15h – Apresentação do documentário “Nós”, de Thiago Simas, sobre a trajetória cíclica dos refugiados através dos tempos e roda de conversa sobre “Cinema e Direitos Humanos” com acadêmicos da Unesc e alunos da Escola de Imigrantes. Local: Auditório Ruy Hulse;

17h – 2º Cara Gente Branca: Consciência e Negritude. Roda de conversa na Praça do Estudante;

19h15 – Apresentação cultural do grupo de dança do quinto anos do Ensino Fundamental do Colégio Unesc. Tema: Waka Waka. Autoria das professoras Ana Karen Rosado e Juliana Pereira Guimarães Local: Auditório Ruy Hulse;   

19h30 – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” e mesa-redonda sobre “Protagonismo Negro”, com o repórter da NSCTV, EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Local: Auditório Ruy Hulse;

Até 28 de novembro

Exposição de trabalhos de estudantes do Colégio Unesc, como fotos da visita à comunidade quilombola São Roque, ilustrações em aquarela para o livro “A Nova Casa da Água” e símbolos Adinkras.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 22 de novembro de 2019 às 12:31
Compartilhar Comente

Unesc recebe escolas da Amrec e Amesc no 5º Encontro de Bois de Mamão

Unesc recebe escolas da Amrec e Amesc no 5º Encontro de Bois de Mamão
Evento com roda de conversa e encontro de bois ocorreu nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi/Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Arreda do caminho que a Bernúncia quer passar...” Ao som de cantigas e com o acompanhamento de palmas de uma plateia animada, o 5º Encontro de Bois de Mamão da Unesc mudou o cenário do campus nesta quinta-feira (14/11). Com a presença de professores e alunos de sete escolas e entidades das regiões de Criciúma e Araranguá, o evento contou com roda de conversa, oficina de percussão, mostra de trabalhos artísticos produzidos pelos estudantes das escolas, pelo Boi da Unesc e pelo Zé do Boi Beco do Beijo, de Tubarão, além de apresentações.  

Na parte da manhã, houve a “Acolhida da Bicharada”, uma roda de conversa e o encontro dos bois das escolas Julieta Gonçalves, de Nova Veneza e Acácio Alfredo Villain, de Criciúma. Já no período da tarde, houve a “Acolhida da Bicharada”, uma oficina de percussão, com Fábio Matias, uma roda de conversa e o encontro dos bois de mamão do Colégio Unesc, da Casa da Fraternidade, de Araranguá, da escola Quintiliano João Pacheco, de São João do Sul, da escola Egídio de Bona, de Forquilhinha, e da escola Governador Heriberto Hülse, de Criciúma.

Para a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, o boi de mamão encanta a quem o conhece e reforça a disseminação da cultura. “Sabemos o quão importe é a manifestação folclórica do Boi e quanto ele contribui com a sociedade. Durante as apresentações podemos perceber a troca de experiências culturais, as histórias sendo contadas e a beleza em seus movimentos. O projeto Boi de Mamão na Comunidade é motivo de orgulho para a Instituição”, afirma.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Universidade, Amalhene Baesso Reddig, lembrou que em 5 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Cultura Brasileira e comentou sobre a importância do acesso a ela já nos primeiros anos escolares. “Hoje é um dia especial para celebrarmos a cultura. Às vezes esquecemos um pouco de falar, de fazer e de consumir cultura e vendo essas crianças tão jovens entrando em projetos culturais, tenho uma certeza: elas terão o seu jeito de ver e de viver a cultura transformados”.

Os professores responsáveis pelos projetos de boi de mamão que participaram do Encontro tiveram oportunidade de expressar a importância das iniciativas para o resgate da cultura açoriana na região e a disseminação desta tradição. Um deles foi Marcos Santos, responsável pelos projetos de boi de mamão das escolas Julieta Gonçalves e Acácio Alfredo Villain. Segundo ele, a criação das personagens proporciona momentos ricos para os estudantes. “O boi de mamão é essa sabedoria das pessoas de mais idade que contagia os mais jovens, ressalta a cultura popular e resgata a tradição daqueles que vieram antes de nós. Nós todos temos um desafio de manter o boi de mamão vivo”.

O evento foi uma realização da Unesc, por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Setor de Arte e Cultura e Ponto de Cultura Unesc, com o apoio da Cultura Viva, Secretaria Especial da Cultura e Ministério da Cidadania.

Saiba mais

Ponto de Cultura

Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.

A Unesc foi devidamente reconhecida, em julho de 2018, pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos Culturais realizados pelo governo de Santa Catarina, em 2016.  O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no estado.

Boi de Mamão na Comunidade


O Projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura da Unesc, que tem por objetivo realizar Oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma, a Governador Heriberto Hulse, no bairro Próspera, e a Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz. A atividade tem o propósito de dar continuidade às atividades do Boi de Mamão, recriando o folguedo com novas ideias e conceitos de personagens e cantorias, envolvendo estudantes, professores e familiares no processo da cultura popular, favorecendo diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

Milena Nandi e Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 14 de novembro de 2019 às 15:08
Compartilhar Comente