Arte e Cultura

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”

Espaço Unesc “Toque de Arte” abre nova exposição: “Caminhar, Coletar, Imprimir”
Os trabalhos em exposição são da artista e professora da Unesc, Angélica Neumaier, do Curso de Artes Visuais (Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc) Mais imagens

Confira a matéria na íntegra aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de maio de 2023 às 14:52
Compartilhar Comente

Exposição “Recordatório” ficará exposta até quinta-feira na Unesc

Exposição “Recordatório” ficará exposta até quinta-feira na Unesc
Mais imagens

A exposição “Recordatório”, atualmente em exibição no Espaço Cultural “Toque de Arte” da Unesc, ficará aberta para visitação até quinta-feira (4/05). Para mais informações e agendamentos, os interessados podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Universidade. O espaço recebe visitas diariamente de diversos locais, e recentemente os alunos do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Forquilhinha tiveram a oportunidade de apreciar as obras da artista plástica Liliane Motta Silveira.

Segundo o professor do EJA de Forquilhinha, Marcos Antonio dos Santos, a experiência dos estudantes foi única. "A Unesc sempre nos recebe com muita atenção nas mediações culturais, resultando em encontros potentes", destaca o visitante.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, mais conhecida como Lenita, afirmou que foi muito especial apresentar a obra de Liliane no Espaço Cultural Unesc "Toque de Arte". "Sua arte provocou olhares e pensamentos. Chamou para apreciação e nos fez voltar muitas vezes para rever as muitas cores e recados que as obras anunciam. Não tem como passar por esse espaço sem se deixar envolver", completa. 

Lenita destacou ainda que a Unesc cumpre seu papel de estar com a comunidade também quando abre o Espaço Cultural Unesc para os artistas. A Universidade é um ponto de cultura, da Rede Cultura Viva do Ministério da Cultura, e está constantemente refletindo sobre as possibilidades de ser digna dessa chancela. Esta exposição é apenas o início, pois o calendário expositivo da Unesc para 2023 contará com mais cinco exposições de artistas regionais e de São Paulo.

Obra

A artista Liliane Motta Silveira criou mais de 80 elementos para esta intervenção, resgatando memórias de seu tempo como moradora de Criciúma. Em sua obra, ela retrata pessoas que lhe fizeram companhia em suas passagens pela RCE TV, Fundação Cultural de Criciúma (FCC), campanhas políticas e Canal 20. Para mais informações, é possível entrar em contato pelo telefone 48 3431 2622 ou pelo e-mail cultura@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de maio de 2023 às 17:14
Compartilhar Comente

Unesc abre programação da 1ª edição do Abril em Dança

O palco do Quintas Culturais, localizado no Bloco XXI da Unesc passou a contar, a partir desta quinta-feira (13/04), com uma programação diversificada e atrativa. É a 1ª edição do Abril em Dança, ação organizada pelo Setor de Arte e Cultura da Universidade.

A iniciativa tem como foco celebrar o mês dedicado à manifestação artística em referência ao Dia Internacional da Dança, comemorado em 29 de abril, além de divulgar os grupos de dança de toda a região, como pontua o produtor cultural da Instituição, Maxwell Sandeer Flor.

“É uma forma de potencializarmos os trabalhos dos dançarinos da nossa região. A iniciativa tem a intenção de incentivar os profissionais desta linguagem artística a continuarem a expressar suas artes”.

Ao todo, 11 grupos de danças apresentarão 17 coreografias nas linguagens da Dança Contemporânea, Ballet, Danças Urbanas e K-pop, um estilo de música da Coreia do Sul. 

“Nossa intenção é ampliar os espaços de atuação dos grupos, e a Unesc como uma Universidade Comunitária abraça essa ideia envolvendo os grupos de dança da região”, completa a coreógrafa da Cia de Dança Unesc, Paula Gregório.

A abertura da temporada de espetáculos contou com as apresentações dos grupos Mult Style e Ms Estudio de Dança. As participações também ocorrerão nos dias 20 e 27 deste mês, às 18h30. 

Sobre o Dia Internacional da Dança 

Esta data comemorativa foi criada em 1982 pelo Comitê Internacional da Dança da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). 

O dia 29 de abril foi escolhido como Dia Internacional da Dança em homenagem ao nascimento de Jean-Georges Noverre, um mestre do balé francês. Noverre foi bailarino e professor de balé e ficou conhecido por ter escrito uma das obras sobre dança mais importantes da história, “As Cartas Sobre a Dança”. 

Em uma coincidência, a data está associada também a uma personalidade brasileira de importância no balé, Marika Gidali, bailarina co-fundadora do Ballet Stagium em São Paulo, que também nasceu no dia 29 de abril.

Programação

Dia 20 de abril 

Grupo Play com a coreografia: Chung-há. Coreógrafo: Rian

Horcrux com a coreografia: Wonderland. Coreógrafo: Anze Skrube

Atomic com a coreografia: Dark Circus. Coreógrafos: Nick Silva, Ella Souza e Gabi Bellettini

After Roses com a coreografia: Maniac – Stray Kids. Coreógrafo: Studio Choom

Tops1 com a coreografia: Loco. Coreógrafo: Kiel Tutin

Atomic com a coreografia: Illusion. Coreógrafos: Nick Silva, Ella Souza e Gabi Bellettini

Base 8 com a coreografia: Ladida- EverGlow. Coreógrafo: Hemily Viana

Happiness of Gog com a coreografia: Ousado Amor. Coreógrafo: Simone Kosmann


 

Dia 27 de abril 

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Variação Masculina Carnaval de Veneza. Coreógrafo: Marius Petipa – Remontagem Carolina Hax

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Saudades sem Fim. Coreógrafo: Carolina Hax

Cia de Dança Unesc com a coreografia: Forever. Coreógrafo: Paula Gregório Gonçalves 

Grupo UDR Crew com a coreografia: Performance de Breaking. Coordenador: Maykon Silveira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de abril de 2023 às 15:34
Compartilhar Comente

Ensaio Aberto: Coral Unesc encanta no entardecer no campus

Ensaio Aberto: Coral Unesc encanta no entardecer no campus
Coralistas ensaiaram canções que serão apresentadas no Concerto Rosa Mais imagens

Quem passou pelo Bloco Administrativo das 18h às 19h desta terça-feira (4/04) teve uma grata surpresa. O Coral Unesc promoveu ao longo de uma hora um Ensaio Aberto. O grupo se prepara para a apresentação no Concerto Rosa, tradicional evento da Universidade, marcado para o dia 12 de maio, às 20h, no Auditório Ruy Hülse.

O professor do curso de História, Paulo Osório, passava pela lanchonete do Bloco e teve a satisfação de acompanhar parte do ensaio. Para ele, a presença da música eleva o astral de todos que circulam pela Universidade. “Seria incrível se o Coral instituísse os ensaios sempre aqui. Tenho certeza que animaria ainda mais o ambiente”, opinou, assim como muitos outros colaboradores que assistiram e também externaram o desejo de encontrar a surpresa mais e mais vezes.

Ao longo de todo o período de música ao vivo no hall do Bloco Administrativo dezenas de pessoas pararam para apreciar, tiraram fotos, filmaram e aplaudiram o que mais parecia uma apresentação oficial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de abril de 2023 às 21:47
Compartilhar Comente

O protagonismo da mulher eternizado nas paredes da Unesc

O protagonismo da mulher eternizado nas paredes da Unesc
Mais imagens

As mulheres ajudam a construir e fortalecer a Unesc diariamente. A partir de agora, as mais de 11 mil colaboradoras, professoras e alunas que circulam pelo campus terão mais uma lembrança da fundamental importância de seus papéis, pois ao passar pelo bloco da reitoria irão sempre ver as palavras estampadas por meio de arte na parede: “mulheres, protagonistas de suas histórias”.

A citação, acompanhada de diversos elementos, faz parte da intervenção da artista de Florianópolis, Sabrina Feltens, de 23 anos de idade. “A arte foi criada especialmente para o Dia da Mulher e tem o intuito de ser algo mais leve, mas, ainda assim, passar o empoderamento da mulher. Não queremos passar que a mulher é guerreira porque ela não foi feita para ir para a guerra, mas está em todos os campos, em todas as áreas”, ressalta a jovem.

Ao lado de Sabrina, também com pincéis em mãos, estava a amiga de infância, Gabriela Rodrigues Alves, que ajudou a dar um colorido especial à arte. 

Esta é mais uma das ações promovidas pela Universidade em comemoração à data, que pela primeira vez em 55 anos, tem uma reitora mulher. “O dia 8 de março reforça a importância das mulheres e toda a sua contribuição à sociedade por meio de suas diferentes competências. Queremos que cada uma das mais de 11 mil mulheres que passam pela Unesc todos os dias, ao olharem para esta arte, lembrem o quão importante são e reflitam sobre as superações vividas até aqui para a conquista de espaços”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Desde a concepção do desenho até a conclusão da pintura, primeiro trabalho de Sabrina em solo criciumense, foram cerca de 30 horas de intenso trabalho. Na obra, além da frase, constam cinco mulheres que representam a diversidade. “Se fossemos criar uma história para cada uma delas seriam histórias bem diferentes, pois há bastante diversidade. Trouxemos a logomarca da Unesc, entre outros elementos. O intuito é trazer este empoderamento feminino que vem sido falado muito nos últimos anos”, explica.

A artista

Formada em Design Gráfico, Sabrina Feltens é apaixonada pelo desenho desde criança, tendo a arte como um hobby. “Fiz o Ensino Médio em um internato no Rio Grande do Sul e tinha uma bolsa de estudos para trabalhar com Marketing, quando descobri o amor pela criação de arte digital. Passei para a faculdade de Publicidade e Propaganda, mas decidi ficar em Florianópolis e fui para o Design”, fala.

Na capital catarinense, Sabrina passou a atuar em uma agência de publicidade, mas comercializava quadros para ter uma renda extra. “Chegou um momento que percebi que esta renda era maior que na agência, então, no fim de 2019, larguei tudo para viver de arte e criei a minha empresa. No começo eu não tinha muita pretensão, gostava de fazer pintura em parede, antes já fazia murais em vidro e percebi que tinha o dom para pinturas em tamanho maior”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de março de 2023 às 09:36
Compartilhar Comente