Gestão Comercial

Seminário vai discutir responsabilidade social empresarial

Seminário vai discutir responsabilidade social empresarial
Mais imagens

O fenômeno da responsabilidade social empresarial no sul do estado de Santa Catarina será o foco do 1º Seminário de Responsabilidade Social Empresarial da Unesc. O evento ocorre nesta terça-feira (13/11) com oficinas, das 14 às 18 horas, e palestra e mesa-redonda, a partir das 19h15, no Auditório Ruy Hülse. O Seminário contará com a palestra do gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Nestlé Brasil, Hélvio Kanamaru.

“Pretende-se com este Seminário, possibilitar uma visão crítica e contextualizada sobre o fenômeno da responsabilidade social empresarial no sul do estado de Santa Catarina, e o interesse efetivo das organizações participantes em resolverem as adversidades sociais e ambientais”, explicou a professora Elenice Juliani Engel, coordenadora dos cursos de Tecnologia em Gestão Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais

“A globalização da economia faz da responsabilidade social um dos novos fenômenos de mercado. A história nos mostra que até o final da década de noventa, apesar dos ciclos da economia, sempre tivemos as empresas voltadas para o mercado e para o cliente. Atualmente percebem-se as empresas orientadas também para o social”, comentou Elenice.

Responsabilidade social

As oficinas do evento tem temas relacionados a responsabilidade social, como “Qualidade de Vida no Trabalho” e “Filosofia da Segurança”. A palestra será sobre “Responsabilidade Social”, com o gerente de Responsabilidade Social Corporativa da Nestlé Brasil, Hélvio Kanamaru.

Já a mesa-redonda contará com o debate sobre “Atuais práticas de Responsabilidade Social Empresarial, seus desafios e implicações”. Participam da discussão Hélvio Kanamaru; Ubaldino dos Santos Júnior, diretor comercial da Empresa Água Mineral Pedra Branca; Afonso Réus; diretor do Shopping Della; Gilson Rodrigues, presidente da Empresa Soldare;  Silvia Zanette, diretora do Bairro da Juventude; André Montagna, diretor Executivo da Aequo Soluções em Sustentabilidade, e André Bez Batti coordenador técnico da Ceusa Revestimentos Cerâmicos.

O Seminário faz parte do projeto de extensão "Responsabilidade Social - Amigos do Bairro da Juventude", que é uma parceria entre a Unesc e o Bairro da Juventude. Para participar é necessário se inscrever. Mais informações pelo telefone (48) 3431-2733 ou e-mail ser.projeto@unesc.net.

Confira a programação completa

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 09 de novembro de 2012 às 11:13
Compartilhar Comente (2)

Cursos de Tecnologia da Unesc promovem Bazar da Sustentabilidade

Cursos de Tecnologia da Unesc promovem Bazar da Sustentabilidade
Milena Spilere Nandi Mais imagens
A costureira Antonia Rosa Albano, de Forquilhinha, aproveitou a manhã de sábado para comprar roupas para a família com um preço bem acessível. Com o marido, ela foi até a Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia, em Criciúma, onde ocorreu, das 8h às 13h, o Bazar da Sustentabilidade. O evento, realizado pelos alunos dos cursos de Tecnologia da Unesc, marcou o final da 9ª Semana Acadêmica de Desafio Empresarial. “Ouvi sobre o evento no rádio e decidi vir. Gostei bastante das peças e comprei algumas que irei customizar e outras, usar para tirar o modelo”, contou.

Cerca de 400 estudantes dos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão de Marketing, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira passaram a última semana organizando o evento, sob a coordenação de professores da Universidade. Eles participaram de palestras e oficinas para a preparação do evento, que ocorreu durante a 3ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc.

A coordenadora dos ccursos de Tecnologia em Gestão Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais, Elenice Juliani Engel, explica que os alunos foram responsáveis por toda a organização do bazar. Segundo ela, eles se dividiram em quatro equipes, e montaram “empresas”. “Eles tiveram que criar nome, logomarca, fazer o planejamento de divulgação, arrecadar as roupas, calçados, livros, CDs, DVDs, acessórios, bijuterias, brinquedos e objetos de decoração para colocar a venda e montar um desfile com as peças. Eles também são responsáveis pelo fluxo de caixa da empresa”, explicou.

As mercadorias (fruto de doações de empresas da região e dos próprios estudantes) vendidas variavam de R$ 1,99 a R$ 15. Do valor arrecadado com a venda das mercadorias, 60% será doado para a Escola João Frasseto. O restante será usado nas despesas com a organização do evento e customização das peças. As mercadorias que não foram vendidas serão doadas para o Bairro da Juventude.

Cursos da área da Saúde prestaram atendimento à comunidade

Além da venda dos produtos o Bazar ofereceu diversos serviços para a comunidade. Os alunos do Instituto Micromix fizeram corte de cabelo e escova, massoterapia, sobrancelha, unha e maquiagem.

Alunos e professores dos cursos de Nutrição, Enfermagem e Farmácia realizaram cálculo de IMC e orientações nutricionais, tipagem sanguínea e orientações sobre uso de contraceptivos orais e aferição de pressão arterial.Ainda hoje (27/10), alunos e professores do curso de Farmácia estiveram no Shopping Della, em Criciúma, das 9 às 14h, dando orientações sobre o teste do pezinho e a sua importância para a prevenção de doenças. A ação foi organizada pela UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde).

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 27 de outubro de 2012 às 15:42
Compartilhar Comente

Desafio Empresarial vai promover um Bazar da Sustentabilidade

A 9ª Semana Acadêmica de Desafio Empresarial da Unesc vai promover um Bazar da Sustentabilidade. A partir de hoje (22/10) os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão estarão envolvidos na preparação do Bazar, que será realizado no sábado (27/10). Eles vão participar de palestras e oficinas, além de atividades operacionais, como a customização de roupas, elaboração de plano de negócios e ações de divulgação.

“Neste ano o evento está alinhado à Semana de Ciência e Tecnologia, cujo tema é Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza. Serão em torno de 380 alunos colocando em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula em uma operação de comercialização de roupas novas e usadas, sapatos, acessórios, bijuterias, livros, CDs, DVDs, antiguidades, equipamentos eletrônicos, eletrodomésticos, móveis, artesanatos, objetos de decoração e brinquedos, entre outros”, explicou a professora Elenice Juliani Engel, coordenadora dos cursos de Tecnologia em Gestão Marketing, Recursos Humanos e Processos Gerenciais.

A abertura do evento terá a palestra motivacional “Vitória”, com Jairo Martins, no Auditório Ruy Hülse, às 19h15, nesta segunda (22/10). Na terça-feira ocorrem as oficinas preparatórias para as atividades operacionais, que serão desenvolvidas ao longo da semana. No sábado, das 7h30 às 13h30, ocorre o Bazar da Sustentabilidade, na Escola João Frasseto, no Bairro Santa Luzia. Parte do dinheiro arrecado vai ajudar com os custos do evento e a outra parte será destinada à escola.

Além da venda dos produtos o Bazar vai oferecer diversos atendimentos à comunidade, como:
- Serviços de saúde (parceria com a UNA SAU)
- Serviços de beleza (corte de cabelo, estética facial e manicure, em parceria com a Micromix)
- Palestras e oficinas sobre “Orçamento doméstico”, “Atualização profissional”, “Ajardinamento”, “Restauração e customização”, “Dieta saudável”, “Aproveitamento de alimentos”, “Ervas medicinais” e “Orientação profissional”
- Atividades recreativas e culturais

Fonte: Secom:imprensa@unesc.net

Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 22 de outubro de 2012 às 10:24
Compartilhar Comente

3ª edição do Trote Solidário Unesc bate recorde com 20 equipes inscritas

3ª edição do Trote Solidário Unesc bate recorde com 20 equipes inscritas
Janete Triches Mais imagens

A terceira edição do Trote Solidário da Unesc superou as expectativas dos organizadores e a marca das duas anteriores, ao registrar 20 equipes inscritas. As equipes já se mobilizam para a arrecadação de alimentos que serão distribuídos no final entre as famílias cadastradas. No ano passado foram arrecadados e distribuídos mais de quatro toneladas de alimentos. Nesta semana, já estão previstas duas tarefas da gincana. Na quarta-feira (17), os calouros estarão participando dos programas, projetos e ações de saúde, cidadania, arte, esporte, cultura e ecologia da Unesc na Casa da Criança e do Adolescente, que abrange a comunidade da Grande Próspera. Na quinta-feira (18), eles entregarão os medicamentos arrecadados à Farmácia Solidária da universidade, que atende à comunidade carente doando os remédios.

 

Na próxima semana, na segunda-feira (22), os participantes das 20 equipes inscritas para o Trote Solidário estarão realizando grande movimento para coleta de sangue e amostras para futura doação de medula, para suprimento dos estoques de sangue do Hemosc. Até a sexta-feira (26), as equipes ficam alertas para o cumprimento de tarefas relâmpagos, divulgadas a qualquer hora. O encerramento da gincana acontece na segunda-feira (29), com um grande encontro de confraternização que reunirá calouros e estudantes das demais fases, na gincana recreativa-cultural, no Complexo Esportivo do campus. A equipe mais solidária entre as 20 inscritas ganhará viagem eco-turistica para o Canyon do Itaimbezinho, no Aparados da Serra. Os calouros da Economia e da Administração foram os campeões da solidariedade na 1ª e 2ª edições de 2009.

 

Equipes inscritas

 

Arquitetura e Urbanismo,
Administração - turmas 1 e 2
Ciências Biológicas – Bacharelado
Ciências Contábeis – turmas 1 e 2
Comércio Exterior
Direito – turma  N2
Economia
Educação Física – Bacharelado
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Letras – Licenciatura
Matemática
Pedagogia – Licenciatura
Psicologia
Secretariado Executivo
Tecnologia em Gestão Comercial
 

Cultura ética e cidadã

 

O Trote Solidário é uma iniciativa da Unesc, coordenada pela Cpae (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), com a supervisão da Pró-reitoria de Ensino de Graduação. Recebe apoio de inúmeros parceiros como a prefeitura municipal de Criciúma e a secretaria de Assistência Social, entre outros.

 

Para o coordenador da Cpae, Daniel Preve, o evento está consolidado e se estuda a possibilidade de inseri-lo no calendário oficial da Unesc já no próximo semestre. “O objetivo é o fortalecimento da idéia do ingresso no ensino superior como algo significativo e ligado à responsabilidade social, à cidadania e ao meio ambiente. Não é fácil se criar uma cultura nova, que envolva costume e comportamento, mas, apesar de ainda persistirem algumas turmas que insistem nas velhas formas, abusivas, constrangedoras, de mau gosto e até violentas, estamos consolidando esse jeito melhor e mais digno de comemorar uma coisa tão importante “.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 15 de março de 2010 às 18:58
Compartilhar Comente (1)

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc

Coleta de amostra para doação de medula é a novidade da terceira edição do Trote Solidário da Unesc
Janete Triches Mais imagens

 

A coleta de amostra para doação de medula é a novidade desta terceira edição do Trote Solidário da Unesc. Podem participar da gincana os estudantes que estejam cursando a primeira fase dos 34 cursos de graduação da universidade. As provas terão cunho educativo, social e ambiental e terão tarefas de arrecadação e doação, mobilização socioeducativa, recreação e conhecimentos gerais.  Organizados em equipes, os calouros devem se inscrever na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), no prédio do Estudante, de hoje (2) até 12 de março.

 

A divulgação dos resultados e entrega do prêmio para a equipe vencedora – uma viagem a Itaimbezinho / SC - ocorrerá dia 29 de março, após o encerramento das atividades, no Ginásio de Esporte José Antonio Carrilho, no campus. O evento é organizado pela  Pró – Reitoria de Ensino de Graduação e CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante), com apoio da prefeitura e DCE João Baptista Rita Pereda. Nesta edição, a Casa da Criança e do Adolescente no bairro Próspera, a Farmácia Solidária e o Hemosc serão as entidades beneficiadas.

 

Sangue e medula

 

A tarefa de doação de sangue e coleta de amostra para doação de medula será realizada pelos estudantes no Hemosc de Criciúma, no bairro Santa Bárbara, dia 22 de março, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h.

 

Alimentos e remédios

 

Arroz, feijão, açúcar, óleo, trigo, leite em pó e café em pó são os alimentos não perecíveis que os acadêmicos doarão no Trote Solidário. As doações deverão ser entregues na CPAE, na sala 4 do Bloco do Estudante, no período 15 a 26 de março, no horário das 8h30 às 11h30 e 14h às 21h. As equipes também deverão arrecadar medicamentos em vidros lacrados, caixas, cartelas, cremes e ampolas, que serão entregues na Farmácia Solidária da Unesc, junto as Clínicas Integradas de Saúde, no dia 18 de março, das 8 às 9h, das 13h30 às 14h30 e das 18h30 às 19h30.

 

Provas relâmpagos e socioeducativas

 

No período de 15 a 26 de março, ocorrerão provas relâmpagos, a serem executadas pelas equipes. Já as atividades socioeducativas serão desenvolvidas no dia 17 de março, das 8h30 às 12h e 14 às 17h, na Casa da Criança e do Adolescente no Bairro Próspera.

 

Atividades recreativas e conhecimentos gerais

 

As atividades recreativas e de conhecimentos gerais serão apresentadas as equipes no dia 29 de março, a partir das 19h30, no Centro de Eventos.

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

Por: Janete Trichês:jat@unesc.net 02 de março de 2010 às 19:22
Compartilhar Comente