Engenharia Química

Palestra na primeira fase do curso com o vice - presidente CRQ

Palestra na primeira fase do curso com o vice - presidente CRQ
Michael Peterson Mais imagens

Na última quinta feira (24/04), os alunos da primeira fase do curso de Engenharia Química tiveram a oportunidade de ter uma palestra com o Engenheiro Químico e PhD Professor Nivaldo C. Kuhnen. Além de professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC, o professor também é o vice-presidente do Conselho Regional de Química - CRQ de Santa Catarina. Além de experiência com a Engenharia Química, o professor tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica. Na ocasião os acadêmicos tiveram a chance de ter mais informaçãoes e tirar dúvidas relacionadas ao Conselho e a profissão.

Por: Karoline Inacio 25 de abril de 2014 às 14:25
Compartilhar Comente

Gestão de Projetos é abordada em Semana de Engenharia Química

Gestão de Projetos é abordada em Semana de Engenharia Química
Renato Bernar falou sobre a experiência da Hydro Alunorte (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Gestão de Projetos na Hydro Alunorte foi o tema da palestra de hoje (17/10), segundo dia da 7ª Semana Técnica do Curso de Engenharia Química. O gerente geral de Engenharia e Implantação de Projetos da empresa falou sobre questões como planejamento, prazos e custos envolvendo os projetos desenvolvidos na multinacional.

A Hydro foi fundada em 1905 pelo engenheiro norueguês Sam Eyde, que se baseou em um método de produção de fertilizantes por meio da extração de nitrogênio do ar usando energia hidráulica, inventado por ele e o cientista norueguês Kristian Birkeland.

Na Noruega, a empresa fundou a maior planta de energia hidrelétrica da Europa e, em 1907, deu início à primeira produção de nitrofertilizantes do mundo. Com filiais em vários países, a Hydro tem participação em operações de mineração de bauxita, na maior refinaria de alumina do mundo, a Alunorte e na Albras, principal empresa de alumínio do Brasil.

O evento encerra amanhã (18/10), às 19 horas no Auditório Ruy Hülse, com a palestra “Perícia Criminal – Uma Introdução”, com o perito criminal bioquímico do IGP/SC (Instituto Geral de Perícias de Santa Catarina). Rubens Vieira Nascimento. Ele atua na área de identificação de drogas.

Fonte: Secom

Por: Milena Spilere Nandi 17 de outubro de 2013 às 20:28
Compartilhar Comente

VII SETEQ - Primeiro dia

Na noite da última terça feira (16/10) aconteceu o primeiro dia da Semana Técnica do curso de Engenharia Química da UNESC. Professor titular da Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP) Murilo Daniel de Mello Innocentini, ministrou a palestra com o tema "O engenheiro químico projetista - oportunidades nas áreas ambiental e industrial". Nesta palestra os acadêmicos tiverem a oportunidade de conhecer as diversas maneiras de implantar o conhecimento técnico na prática real do dia a dia de um engenheiro químico, onde o professor apontou experiências reais e como foi o processo de solução de cada uma delas. Por: Karoline Inácio 17 de outubro de 2013 às 14:34
Compartilhar Comente

Visita técnica Farben

Na última quinta-feira (25/04) os alunos da 7ª fase do curso de Engenharia Química da UNESC, fizeram uma visita técnica a empresa, especializada em tintas, Farben. Acompanhados dos professores Erlon Mendes da disciplina de Cálculo de Reatores e Luiz Rodeval Alexandre da disciplina de Operações Unitárias II, os alunos tiveram a oportunidade de observar a prática de operação, controle e dados técnicos de reatores e também visualizar um reator batelada aberto. Segundo o site da empresa, fundada em 1993, a Farben possui um parque fabril com área construída de 11.500 m², localizado em Içara (SC). Atualmente, a empresa está posicionada entre as três maiores produtoras de insumos para o setor moveleiro do país. Além do setor moveleiro, a Farben desenvolve e produz tintas e vernizes para os setores: automotivo, industrial e imobiliário, exportando para os países, Equador, Bolívia, Uruguai, Paraguai, Colômbia, Peru e Chile.

Por: Karoline Inácio 26 de abril de 2013 às 21:19
Compartilhar

9º Encontro dos Profissionais da Química

Os alunos e professores do curso de Engenharia Química da UNESC participaram do 9º Encontro Catarinense de Profissionais da Química, realizado em julho de 2012 em Criciúma. O evento teve participações importantes, como o Presidente do CRQ – Conselho Regional de Química, o Engenheiro Químico José Maximiliano Müller Netto e o presidente do Sindicato dos Químicos no Estado de Santa Catarina, o Engenheiro Químico Saulo Vitorino. No cronograma do evento estavam inclusas ações como um workshop voltado a empregabilidade e várias palestras interessantes aos profissionais e futuros Engenheiros Químicos presentes. Ao fim, foi oferecido um coquetel de encerramento.

Por: Karoline Inacio 19 de março de 2013 às 19:19
Compartilhar