Projeto Colégio Unesc

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos

Start Unesc: Universidade aproxima as pessoas de seus sonhos
Mais imagens

“Agora estou mais perto do meu sonho”. Quem não possui sonhos, não é mesmo? Alguns os realizam mais facilmente, outros com maior dificuldade, superando barreiras.

O haitiano, Winchel Plaisimond, é o autor da frase que abre este texto. O sonho dele? Cursar uma graduação, uma vontade que foi adiada por anos e que começa a se realizar agora. “Estou em Criciúma há cinco anos. Tentei fazer faculdade, mas não deu por causa da condição financeira, mas hoje sou aluno da Unesc”, disse ele em bom português na manhã desta sexta-feira (02/09), durante recepção dos calouros da Universidade.

Winchel, que agora é acadêmico do curso de Engenharia Mecânica, também vê a sua esposa ocupar uma cadeira da Universidade no curso de Engenharia Química. Ambos ingressaram na graduação por meio do Programa de Equidade Racial, lançado pela Universidade recentemente. 

E é justamente isso que a Unesc faz: contribuir para que as pessoas realizem os seus sonhos de cursar uma graduação, uma pós, um doutorado, enfim, as possibilidades são muitas para quem ingressa no mundo da Universidade Comunitária do Sul de Santa Catarina.

Ao dar as boas-vindas aos novos acadêmicos, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, destacou os compromissos das instituições. “O nosso compromisso com vocês é cotidiano e ele mobiliza a nossa saída de casa, o aprendizado que todos nós buscamos todos os dias, porque é para vocês que nos constituímos Universidade Comunitária. Vocês ingressam na Unesc em um novo momento devido à Graduação Multi, uma forma de aprender conectada com a  realidade dos diferentes cursos, incluindo a  tecnologia como um importante mediador neste processo de ensinar e aprender. Vocês estão vivendo uma nova experiência acadêmica que é, com certeza, uma referência nacional”, salientou.

A recepção que teve início na última quinta-feira (01/09) e seguiu nesta sexta-feira (02/09) envolveu todos os alunos ingressantes no segundo semestre. “É uma alegria tê-los na nossa Universidade. Vocês estão em uma Instituição que tem um grupo de gestores, coordenadores, professores e colaboradores que se dedicam diariamente para ter este ambiente acadêmico que envolve o campus, os processos pedagógicos, todas as dimensões acadêmicas e outros aspectos relacionais, cultura e diversidade. Possuímos uma gestão democrática, participativa, que preza pela transparência e que reinveste os seus recursos na própria formação acadêmica, no campus, nos serviços que nós oferecemos nos projetos oferecidos para a sociedade. No Sul do estado nós estamos em todos os municípios, sempre cumprindo a nossa missão que é educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, mas que tem como visão de futuro, a formação profissional, ser reconhecida como Universidade Comunitária, formação de excelência e ética”, citou Luciane.

A certeza de estar em uma das melhores universidades

Os jovens que acabam de ingressar no ensino superior optaram por uma Universidade que está entre as cinco melhores em empreendedorismo do país, entre as 20 melhores em pesquisa, conceito máximo no MEC, entre tantos outros. Números estes destacados pela Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes. “Estamos em um grupo seleto de mestrado e doutorado, porque temos  gente boa aqui, profissionais de altíssimo nível que levantam a  bandeira da pesquisa, da extensão, da docência e fazem proezas nos lugares que ocupam. Estar em uma instituição comunitária, democrática e participativa é requerer de cada um de nós, que estamos na condução de alguns lugares da Universidade, o compromisso para manter o diálogo e as ações que sejam representativas para alcançar os sonhos que vocês reproduzem todos os dias”, salientou.

A realização dos sonhos também foi citada por Gisele, que citou o aluno Winchel Plaisimond. “O que a Universidade faz é justamente aproximar as pessoas de seus sonhos. E vocês estão próximos de seus sonhos? É esta a pergunta que precisamos fazer. Estar em uma jornada como esta é nos permitir viver os melhores anos de nossas vidas. Você pode fazer mais de uma graduação, mas a primeira é a que fica. Viver experiências é se permitir passar por todos os projetos que esta instituição coloca à tua disposição”, pontuou.

Empolgação

A acadêmica Amália Fernandes retratou em seu rosto e fala a alegria que era de todos os colegas ao ingressar nesta nova fase da vida. “É muito importante este diálogo, por exemplo a  reitora estar aqui falando conosco. Vimos que temos muitas oportunidades por meio dos projetos de extensão que abrangem tanta gente”, ressaltou.

Amália e os novos alunos da Unesc podem se engajar junto a outros universitários por meio do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Centros Acadêmicos (CA’s). O convite partiu do presidente do DCE, Vittor Teixeira. “O Diretório é a representatividade dos estudantes. Estamos de olho e representamos os alunos nas lutas coletivas e individuais. A nossa luta não para, sempre temos muitas tarefas, mas principalmente garantir a permanência dos estudantes na Universidade. Para tudo que precisarem, o DCE é uma ferramenta para auxiliá-los. O nosso trabalho é baseado no diálogo, é por ele que chegamos às conquistas”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2022 às 16:35
Compartilhar Comente