Projeto Colégio Unesc

Colégio Unesc: Preparação contínua para os desafios do Terceirão

Colégio Unesc: Preparação contínua para os desafios do Terceirão
Alunos contam com bate-papos virtuais sobre diferentes aspectos da escolha profissional e vida pessoal (Foto: Divulgação) Mais imagens

Embora bastante atípico, o ano letivo do Terceirão do Colégio Unesc tem ritmo acelerado. Além dos aprendizados nas diferentes disciplinas, ministrados com aulas mediadas por tecnologia, os estudantes contam com o compartilhamento de conhecimentos que vão além dos conteúdos teóricos e de vestibular.

Entre outros projetos, a turma do Terceirão participa ao longo de todo o ano do Prepara Unesc, ação voltada à preparação completa do aluno voltada à vida pós encerramento do período escolar. A proposta, conforme a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, é acolher o misto de sentimentos e dúvidas dos estudantes com orientações que irão ajuda-los a direcionar suas escolhas a partir da conclusão do Ensino Médio.

Enquanto não há a possibilidade do retorno presencial no campus, os alunos participam de encontros via Google Meet e interagem com os convidados. Os mais recentes participantes dos encontros foram os profissionais Haron Fabre, Michele Gonçalves e Rebecca Peres para abordar as temáticas Design e UnescTec, curso de História e curso de Comércio Exterior, respectivamente.

Com diferentes olhares, os três convidados compartilharam informações e experiências a cada semana. De acordo com Mainara, Haron levou aos alunos, no dia 14 de agosto, sua trajetória de vida e escolhas que o levaram ao curso de Design e, como coordenador dos cursos do UnescTec, apresentou as possibilidades de cursos técnicos lançadas neste ano pela Universidade.

Já no encontro com Michele, realizado no dia 21 de agosto, a professora conversou com os estudantes sobre a profissão de historiador, as competências e habilidades do profissional e as áreas de atuação. 

Finalizando as atividades do mês, nesta quinta-feira (27/8), Rebecca, egressa do Colégio Unesc e do Curso de Comércio exterior da Unesc, compartilhou suas experiências no mercado de importação e exportação, expandindo os olhares da turma sobre a temática.

Conforme a coordenadora pedagógica do Colégio, nas próximas semanas o novo bloco do Prepara Unesc deverá ter foco voltado a questões relacionadas ao plano de vida dos estudantes. “Ainda estamos ajustando detalhes desse novo projeto, mas a ideia é focar no planejamento de vida deles. Essa é uma das nossas características principais no Colégio Unesc, uma formação integral para a vida”, salientou.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de agosto de 2020 às 18:36
Compartilhar Comente

Avós participam de aula virtual especial no Colégio Unesc

Avós participam de aula virtual especial no Colégio Unesc
Turma do terceiro ano contou com a visita dos entes queridos na aula mediada por tecnologia nesta quinta-feira (13/8) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Falar de avós lembram amor, carinho, abraço e, geralmente, mesa farta, não é?! Os entes queridos que fazem parte de forma especial da vida das crianças ganharam espaço de honra na aula da turma de terceiro ano do Colégio Unesc. O encontro mediado por tecnologia na tarde desta quinta-feira (13/8) foi regado a muito amor e gratidão em alusão ao Dia dos Avós, celebrado no fim do último mês, e marcado em uma aula virtual na qual as crianças puderam tirar suas dúvidas sobre a vida e a infância dos avós e declaram seu amor a eles.

As curiosidades das crianças nas perguntas aos convidados foram as mais diversas. Os pequenos puderam usar a imaginação e questionar os avós sobre como era a escola, como eram os meios de transporte, como era a relação com a família e muito mais.

A iniciativa, conforme a professora Elaine Ugioni Urbano, surgiu do projeto já realizado no Colégio Unesc, porém anteriormente de forma presencial. “No ano passado nós fizemos um chá com os avós na escola e foi uma experiência maravilhosa. Mantivemos a ideia de reunir as crianças com seus avós mesmo de forma virtual e o resultado foi ainda melhor que o esperado”, comentou.

De acordo com a professora, uma das questões mais importantes tratadas de forma antecipada com os pais foi o fato de a aula não ser motivo para afrouxamento nas medidas de isolamento. “Aquelas crianças que já ficam diariamente com os avós para que os pais possam trabalhar, ou que moram juntos, por exemplo, estiveram juntinhos com eles na aula hoje. Já os que não moram juntos foram orientados a convidar os avós a participarem de suas casas. Alguns estão acostumados com tecnologia, outros tiveram a ajudinha de um filho ou neto, mas a ideia é que ninguém se reunisse pela finalidade da aula”, explicou.

Além de responderem as curiosidades da turma, os convidados ouviram recados carinhosos e o reconhecimento pelas batalhas que enfrentaram em uma infância diferente da atual. “Falar de vô e vó e sempre muito bom e nos emociona. Além disso, ouvir as diferentes histórias de vida, saber como era tudo mais difícil no tempo deles, é uma forma de mostrarmos para as crianças também a importância de valorizarmos tudo o que temos acesso hoje. O Colégio prima muito por isso e tem grande admiração pelo papel desses familiares na vida dos alunos”, acrescentou Elaine.

Ao fim do encontro a turma e os convidados foram surpreendidos com a apresentação de uma música de composição da aluna Isadora Gerônimo sobre o Coronavírus, na qual a pequena faz alusão à importância do cuidado e da prevenção.

O avô do aluno Vinícius Faustino, Mario Faustino, fez também uma surpresa para a turma e, em homenagem a todas as famílias, tocou ao violão e contou a música “É bom ter família”.

A aula especial contou com a participação da diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, também recepcionando os convidados da tarde.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de agosto de 2020 às 16:54
Compartilhar Comente

Terceirão do Colégio Unesc aborda índices de Feminicídio no Brasil em aula virtual

Terceirão do Colégio Unesc aborda índices de Feminicídio no Brasil em aula virtual
Professora Rafaela Brito Pereira foi a convidada pela escola para tratar sobre o assunto (Foto: Reprodução) Mais imagens

A aula do Terceirão do Colégio Unesc nesta terça-feira (12/8) foi diferenciada. A turma recebeu a visita da professora Rafaela Brito Pereira, docente de Geografia e pesquisadora na área de segregação espacial, identidade e gênero para abordar a temática do Feminicídio no Brasil.

Rafaela trouxe ao grupo números com relação ao assunto, além de assuntos ligados a violência contra a mulher, cultura do machismo e a Lei Maria da Penha.

A ação ocorreu na disciplina de Atualidades e foi mediada pelo professor da disciplina, Luan Alves da Silva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de agosto de 2020 às 21:00
Compartilhar Comente

Educação: dom e orgulho herdados de casa

Educação: dom e orgulho herdados de casa
No Dia Nacional dos Profissionais da Educação a Unesc destaca um, de tantos exemplos inspiradores que fazem parte das vidas que compõem o campus (Fotos: Arquivo pessoal) Mais imagens

Quem acompanha de perto a vida de um professor sabe bem o desafio encarado dia após dia por estes profissionais dispostos a ensinar. O empenho, a paciência e a dedicação são constantes, assim como a paixão pela rotina de contato com alunos e suas peculiaridades. Foi justamente esse amor que chamou a atenção de Wania Inácio da Silva Ramos, ainda quando criança. Hoje ela é uma das grandes profissionais que fazem parte do universo da Unesc e do Colégio Unesc. É com essa história que a instituição celebra, neste dia 6 de agosto, o Dia Nacional dos Profissionais da Educação.

Nascida e criada em Goiás, Wânia cresceu, literalmente e em tempo integral, dentro da escola. Filha de professora Pedagoga, irmã de uma professora de Língua Portuguesa e cunhada de um professor de matemática, ela vive o universo da educação como parte fundamental ao longo de toda a vida.

A visão da profissão da mãe e o encantamento pela sala de aula, conforme a profissional, surgiram de forma natural, entre os recreios, atividades e tempos de brincadeiras nos corredores. “Cresci aprendendo e brincando pelos diferentes espaços da escola e quando eu não estava na escola, ela estava comigo em minha casa, porque as pautas das conversas dentro de casa eram sempre em torno desse assunto”, relembra.

Não por acaso, ao escolher o caminho profissional a jovem filha de professora não teve dúvida ao seguir o caminho do magistério e ingressar na graduação de História, com o desejo de estar também em sala de aula. “Sempre tive o incentivo da minha família, mas quando estava no ensino Médio, uma professora de História que me encantava nas suas aulas. Tendo ela também como minha motivadora, mergulhei na área da História, viajando pelo conhecimento em diferentes tempos e espaços”, recorda.

Pouco tempo depois de ingressar na faculdade, aos 19 anos, Wânia quis ir além e trocou o seu estado de origem por Santa Catarina e é aqui que a Unesc entra na vida dela e da família.

Caminho na graduação e daí por diante

Ao transferir a graduação para a Unesc Wânia acabou por fazer uma escolha que mudaria sua vida. Na Universidade do Extremo Sul Catarinense, onde ainda não conhecia ninguém e ainda encontrava um universo inteiramente novo, a jovem acadêmica foi acolhida de tal forma a nunca mais deixar o campus. “Fui abraçada pela nossa Unesc. Terminei minha graduação, ingressei como estagiária no Colégio Unesc e há 15 anos atuo como professora nessa instituição tão especial”, destaca orgulhosa a profissional que buscou ainda especialização em Tecnologias aplicadas à Educação Básica.

Nessa caminhada, Wânia ganhou reforços no time do Colégio. Isso porque, assim como sua mãe que criava os filhos e vivia na escola, hoje ela também leva parte da família para o ambiente escolar. Mãe da Ana Paula, de 13 anos, e João Paulo, de seis, ambos alunos do Colégio Unesc, Wânia carrega com orgulho a bandeira da Instituição na qual em 2020 passou a ocupar a função de coordenadora pedagógica.

Essa história, para Wânia, é só ó início de uma trajetória que não tem fim. “Seguimos juntos na busca sempre por alçar os mais altos voos, seguindo o melhor caminho que é o estudo, a busca pelo aprender, encorajando cada vez mais a mim mesma, meus filhos, professores parceiros de trabalho, alunos e a todos nós, sempre estudantes, a estarmos em crescimento”, completa.

A vontade de ir além e estar em constante evolução, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, está intrínseca ao perfil do educador. “Nós, como professores, temos grandes responsabilidades e muitas recompensas por isso. Compartilhar o que sabemos, buscarmos aprimorar nossa qualificação, nos dedicarmos aos novos desafios e vermos o reflexo disso na formação de profissionais brilhantes, a frente de seu tempo e com ainda mais vontade de aprender e ensinar, é, no mínimo, muito recompensador. É a sensação de que estamos fazendo nosso papel como mestres, assim como nossa Wânia, que colhe os frutos do bom trabalho realizado”, salienta.

Entre suas inspirações a coordenadora pedagógica do Colégio Unesc traz de forma constante em sua mente as palavras de Rubem Alves, a quem chama de poeta da educação. “Em meio a um cenário tão desafiador, mais fortes e atuais se tornam as Palavras de Alves. Todos nós eternos estudantes e aprendizes estamos alçando os mais altos voos, vencendo os obstáculos e abrindo caminho para novas possibilidades. Essa é a escola da qual sou fruto, escolas que me deram asas”, acrescenta Wânia.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2020 às 07:30
Compartilhar Comente (1)