Projeto Colégio Unesc

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos

Colégio Unesc ganha “Jardim da Gratidão” feito de modo colaborativo entre os alunos
Projeto conta com árvore de ovos pintados à mão e cheios de significado (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Quem chega no Colégio Unesc já percebe uma recepção diferente. Logo na entrada da escola está a “Árvore de Páscoa” ou Osterbaum, tradição de origem alemã adotada como forma de celebração da data, mas com muitos outros significados criados na escola. Cheia de ovinhos coloridos e até mensagens espalhadas entre os galhos secos, a árvore está sendo montada no chamado Jardim da Gratidão, projeto realizado de forma colaborativa entre todos os alunos e alunas.

Direção, coordenações, equipe pedagógica e os professores da disciplina de Artes do Colégio Unesc, Gabriel Valga e Juliana Pereira Guimarães trouxeram a proposta de montar uma árvore. Conforme Gabriel, a dupla se uniu para idealizar um projeto que trouxesse significado aos alunos. “A partir de uma chuva de ideias buscamos promover uma ação que reverberasse em todas as turmas e que pudesse dialogar com as outras disciplinas. Foi aí que surgiu a ideia de destacar a partilha da data, o recomeço que significa”, explica.

Com os alunos de Ensino Fundamental Anos Iniciais, a Árvore de Páscoa foi abordada a partir de uma história lúdica que envolvia um coelho que tinha o sonho de, mais que levar ovos como os outros faziam, levar arte e cor para o mundo. Todo o contexto trabalhado com os alunos em sala de aula, de acordo com a professora Juliana, fez com que as turmas mergulhassem no projeto.

"O retorno para o Colégio representa um novo ciclo para as crianças. É visível o entusiasmo e o brilho do olhar dos pequenos no espaço escolar. A proposta com o tema ‘Jardim da Gratidão’ provocou discussões com as crianças sobre o verdadeiro sentido da vida, e do ovo como símbolo de renovação”, acrescenta.

A pequena Julia Ficher Costa, do quarto ano, deixou também sua marca na árvore especial. Ela, que chegou em 2021 no Colégio Unesc, se mostrou empolgada com o projeto proposto e deu o seu melhor na pintura para que contribuísse na missão de levar mais cor à ação e ao mundo ao lado dos novos amigos que já fez.

Conforme a professora da turma de Julia, Daiane Niquele, foi lindo ver como cada um colocou suas características na pintura e contribuiu com a vivência diferente sobre a Páscoa. "Alguns mais delicados, outros fazem mais rápido, enquanto ainda alguns pedem para pintar outro e caprichar mais, ou seja, é uma forma lúdica e com a qual eles também se divertem aprendendo", acrescentou.

Além dos ovos pintados à mão na sala de aula ou em casa, no caso dos alunos que estão assistindo as aulas de forma remota, o chão em torno da árvore está sendo decorado em giz com palavras escolhidas pelos alunos após uma dinâmica. “Eles vendaram os olhos e ouviram uma música inspiradora, prestando atenção na letra e na melodia, e depois apontaram palavras que lhes chamaram a atenção. A partir disso foi proposto que eles pensassem em o que gostariam de plantar no nosso Jardim da Gratidão. E assim surgiram novas reflexões”, explica.

Os alunos e alunas do Integral com imersão bilíngue também puderam participar, criando plaquinhas para pendurar na árvore, com os seus desejos de partilha, na língua inglesa.

Conforme a coordenadora do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, escola é lugar de construção, de transformação, espaço de vida, de partilha, de vivências e sentimentos e, embalados por esse entendimento, os professores propuseram aos estudantes momentos de reflexões. “Isso tem fortalecido a união de todos em torno da esperança, do respeito, do carinho, do zelo, do amor ao próximo, da compreensão, da gentileza, da paz, da gratidão e da partilha. Por meio dessas reflexões os desejos de cada um foram registrados no nosso ‘Jardim da Gratidão’, completa.

A proposta em questão, de acordo com Wânia, segue com seu significado após a passagem da Páscoa. “Seguimos nosso 2021 com força, coragem, humildade e perseverança, que nosso jardim continue florescendo a cada dia, celebrando e valorizando a vida”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de março de 2021 às 21:21
Compartilhar Comente

Dia da Escola: importância da vivência escolar é evidenciada em tempos de distanciamento social

Dia da Escola: importância da vivência escolar é evidenciada em tempos de distanciamento social
Ampliação do conhecimento, convivência e experiências compartilhadas são apontados como primordiais para a formação humana (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Em tempos de pandemia e após meses sem poder frequentar a sala de aula, as escolas tornaram-se, mais do que nunca, espaço onde as crianças querem e precisam estar. Além de ser um direito, a falta do convívio diário com professores e colegas afetou diretamente a rotina, aprendizados e comportamentos dos pequenos enquanto ainda não era possível voltar à escola. A retomada das aulas, para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, tem importância não só pela qualidade do conhecimento científico, mas pela formação humana dos alunos na partilha dos momentos de convívio entre os estudantes.

Nesta segunda-feira (15/3), Dia da Escola, conforme Giselle, o valor da presença no ambiente escolar merece ser enaltecido. Isso porque, para a diretora, fica evidente que a importância deste espaço vai muito além da apropriação do conhecimento mediado pelos professores em sala de aula. “A principal contribuição ultrapassa esse tipo de conhecimento. Viver a escola é estar em um ambiente no qual aprende-se a conviver, cooperar, trabalhar em equipe, respeitar diferenças, dividir e tantas outras situações que representam lições tão valiosas, especialmente na infância e na adolescência”, destaca.

Para o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, é muito importante marcar a passagem desta data para evidenciar a força das escolas e da educação na construção de uma sociedade mais humana, sensível e transformadora. “É necessário reconhecer nossas escolas como espaços de criação e socialização e fundamentais para a convivência humana. Na Unesc, nosso Colégio proporciona a experiência de uma grande Universidade que associada ao cuidado e as especificidades da Educação Básica proporciona aos nossos estudantes uma educação de excelência”, pontua.

Com experiência na direção de escolas, Giselle aponta o ambiente escolar como pilar de extremo significado no desenvolvimento das crianças e adolescentes, ao lado da presença familiar. “A família e a escola são a base de tudo. Em casa eles aprendem os valores familiares, regras e normas de convivência, mas é na escola que podem colocar em prática os conceitos para viver em sociedade”, comenta Giselle.

O conhecimento científico, assim como todas as informações, de acordo com a diretora, pode estar a um clique de todos, no entanto, é na escola que o professor irá trazer sentido e significado, fazendo conexões entre a teoria e as vivências, para o desenvolvimento de cidadãos críticos e conscientes de seu papel para a criação de uma sociedade melhor, mais justa e igualitária. “Na escola crianças e adolescentes tornam-se protagonistas de suas histórias. Em qual outro ambiente seria possível isso?”, questiona.

Falar de escola, para a coordenadora do ensino fundamental I e II do Colégio, Wânia Inácio da Silva Ramos, é falar de acolhimento, vivência, diálogo e aprendizagem. “Um espaço em que o maior desafio de cada ser humano vem à tona: aprender a conviver, a estabelecer relações, parcerias, socializar conhecimentos e experiências. Esse espaço nos desafia a aprender a aprender desde os primeiros contatos que se estabelece quando ainda somos bem pequenos, compreendendo o nosso próximo e o mundo em que vivemos com um olhar de zelo e anseio de transformação”, resume.

Experiência de Universidade Comunitária

Somado ao papel fundamental do ambiente escolar por si só, conforme Giselle, o Colégio Unesc oferece ainda o diferencial de estar inserido em uma grande Universidade Comunitária. O contato com espaços de aprendizagem qualificados, como uma biblioteca universitária que oferece ainda espaço especial para as crianças, laboratórios modernos e muito bem equipados, Museu de Zoologia, horto florestal e tantos outros espaços para expressões esportivas, artísticas e culturais, sem mencionar na qualidade dos professores e outros profissionais que atuam no colégio, para a diretora, somam recursos importantes em favor dos alunos e alunas que iniciam a caminhada da educação já neste ambiente.

Todo o cenário acadêmico, para a diretora, complementa o conceito de “comunitário”, que também se estende ao Colégio Unesc. “Estando dentro de uma instituição que tem em suas diretrizes o papel social, o Colégio amplia ainda mais seu papel na formação dos estudantes. Eles vivenciam dia a dia a relação com a excelência no ensino, a pesquisa e a extensão e ganham consciência sobre seus papeis para o desenvolvimento da sociedade”, acrescenta.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de março de 2021 às 08:05
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza Formação Continuada de Professores

Colégio Unesc realiza Formação Continuada de Professores
Encontros ocorrem nesta quinta e sexta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O ano letivo de 2021 inicia no dia 17 de fevereiro no Colégio Unesc e os professores e a direção já se preparam para receber os estudantes de maneira híbrida (presencial e remotamente), observando todos os protocolos de biossegurança elaborados pela Sala de Situação da Unesc, bom como as diretrizes do Plancon-Edu. Nesta quinta e sexta-feira (11 e 12/2), a equipe do Colégio Unesc está participando da Formação Continuada, que aborda temas como a volta às aulas, a segurança de alunos e professores, as metodologias de avaliação, a organização dos espaços de aprendizagem, ensino híbrido, educação inclusiva e o planejamento das atividades.

Na abertura do evento, na manhã desta quinta-feira, a diretora geral do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira recepcionou os professores, que receberam camisetas do colégio e outros mimos. A diretora fez um resgate do ano de 2020 e atribuiu os bons resultados mesmo durante a pandemia, à dedicação de cada professor e funcionário e ao trabalho feito de forma coletiva, sempre priorizando a segurança e a saúde de alunos e colaboradores. “O Colégio Unesc e toda a sua equipe tem a consciência da responsabilidade de seu trabalho. Cada estudante que começa a fazer parte da nossa escola ou que continua conosco é uma vida a ser transformada por meio da educação”.

Giselle apresentou ainda o resultado da pesquisa realizada com pais e responsáveis e estudantes do Colégio Unesc no fim de 2020. Mais de 95% dos participantes da pesquisa consideraram de bom a excelente a organização das atividades no período da pandemia, a comunicação do colégio com os pais e alunos e a qualidade das atividades desenvolvidas pelos professores ao longo do ano.

O diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, deu as boas-vindas a todos os novos professores e estagiários do Colégio e os que já faziam parte da equipe e evidenciou as diversas ações realizadas em 2020 do ponto de vista pedagógico, de infraestrutura, de organização de fluxos e processos. “Esse conjunto faz com que se tenha uma escola viva e uma proposta que se efetive enquanto ação e perspectiva de teoria e prática interligadas. Queremos que vocês continuem fazendo o ambiente escolar ser o melhor lugar para este aluno, com uma aula organizada, um planejamento bem constituído e a troca entre professor e estudante”, afirma Feldhaus.

Segundo a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti, há sinergia entre a equipe do Colégio Unesc e um caminho bem definido, o que dá segurança ao grupo, à Instituição, aos pais e responsáveis e especialmente, aos alunos. “Hoje o colégio é aquela célula da Universidade que pulsa muito forte e sabe claramente o papel dela dentro desta grande Instituição. Falamos muito em excelência no ensino, na pesquisa e na extensão e essa excelência também é buscada pelo Colégio Unesc. Isso é possível porque a escola tem uma equipe diferenciada e unida. Vocês foram gigantes neste processo da continuidade das atividades com qualidade durante a pandemia, dando segurança aos alunos e familiares”.

Ainda nesta quinta-feira, os participantes da Formação Continuada participaram de uma conversa sobre “As novas perspectivas da educação híbrida– Educação Básica”, com o professor doutor da Unesc, Thiago Francisco, realizaram um alinhamento pedagógico e debateram sobre biossegurança e equipamentos da sala de aula híbrida. 

Confira aqui mais fotos do dia de Formação Continuada.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de fevereiro de 2021 às 17:21
Compartilhar Comente

Colégio Unesc divulga informações importantes sobre o retorno das aulas

Colégio Unesc divulga informações importantes sobre o retorno das aulas
Atividades iniciam nos dias 17 e 18 de fevereiro (Foto: Arquivo Março 2020) Mais imagens

O período de Volta às Aulas está chegando e o Colégio Unesc divulga nesta semana orientações importantes sobre os protocolos adotados na escola para o retorno das atividades. As aulas serão iniciadas oficialmente no dia 17 de fevereiro para alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental e no dia 18 de fevereiro para as demais turmas. A partir destas datas as atividades serão realizadas de forma presencial, com o cumprimento de todas as medidas preventivas contra a Covid-19.

Os alunos que, por decisão da família, definirem por não frequentar as aulas de forma presencial neste primeiro momento, conforme a diretora do Colégio, Giselle dos Passos Vieira, poderão acompanhar as atividades de forma síncrona, ou seja, assistindo a aula transmitida direto da sala, nos mesmos horários.

Caso o número de alunos que optarem por participar de forma presencial seja maior que o permitido para o tamanho do ambiente conforme as normas de distanciamento, será realizado um rodízio. “Faremos um esquema para que todos possam ter a oportunidade de participar em sala de aula presencialmente, alternando de forma organizada a presença dos alunos na escola e o acompanhamento virtual”, explica Giselle. O cronograma do rodízio deverá ser divulgado no aplicativo SPE Comunica.

Entrega e retirada de materiais

No caso de o aluno e a família terem definido pela participação presencial nas aulas é necessário fazer a apresentação dos materiais solicitados em lista. A entrega foi organizada por calendário específico por séries para que não haja aglomeração.

Devem entregar os itens no Colégio Unesc até esta quinta-feira (4/2), das 8h às 12h e das 13h às 17h, os alunos do Ensino Fundamental Anos Finais. Entre esta quinta e sexta-feira (5/12), nos mesmos horários, devem entregar os estudantes de Ensino Médio.

Os matriculados no ensino Integral com Imersão Bilíngue precisam levar seus kits no dia 12 de fevereiro, próxima sexta-feira, das 8h às 12h.

Já os pequenos, do Ensino Fundamental Anos Iniciais, precisam levar seus materiais descritos em lista no, também na próxima sexta-feira (12/2), mas no horário das 13h30 às 17h.

A retirada das apostilas do ensino Positivo precisa ser feita até sexta-feira (5/2) das 8h às 12 e das 13h às 17h nas dependências do Colégio Unesc.

Cantina em atividade

Conforme a diretora da Escola, o atendimento na Cantina também é uma preocupação não só dos pais, mas também da Instituição. Para garantir a oferta dos lanches e refeições a Cantina cumprirá todas as regras de distanciamento e biossegurança. “É importante que, para evitar filas na compra dos tickets, os pais se antecipem e garantam a compra com antecedência”, acrescenta.

Mais informações sobre as atividades da escola, calendário letivo e opções de atividades extras serão divulgadas no decorrer das semanas. “Estamos preparando tudo com muita dedicação para oferecer o máximo de segurança, de conforto e aprendizado para os alunos e professores. Temos certeza de que teremos um ano especial e de muito crescimento em todos os sentidos no Colégio Unesc. Não temos medido esforços para isso”, acrescenta a diretora.

As matrículas para o ano letivo de 2021 no Colégio Unesc seguem abertas. Mais informações sobre vagas, disciplinas, estrutura física, entre outros, podem ser obtidas no telefone (48) 3431-2530 ou pelos e-mails colegiounesc@unesc.net.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de fevereiro de 2021 às 14:05
Compartilhar Comente

Colégio Unesc encerra atividades com peça teatral inspiradora

Colégio Unesc encerra atividades com peça teatral inspiradora
Performance foi realizada no Auditório Ruy Hülse se assistida de forma remota por toda a comunidade estudantil (Fotos: Janine Limas) Mais imagens

Crianças, adolescentes e adultos foram convidados, na noite desta segunda-feira (7/12), a mergulhar no mundo da imaginação e, principalmente, dos sonhos. Esse convite especial foi feito no encontro virtual que marcou o encerramento das atividades letivas do Colégio Unesc. Transmitido por meio do canal da Unesc TV no Youtube, o evento contou com a palavra de representantes da escola e foi coroado com a peça teatral Girândola, estrelada pelos grupos Cirquinho do Revirado e Cirandela.

Em torno de um enredo que transmitia a mensagem da mudança do mundo através dos sonhos, o grupo encantou quem acompanhou a transmissão, cheia de luzes, cores e sons. Nos comentários no canal e nas redes sociais famílias inteiras vibraram e se emocionaram com a história interpretada com muito significado.

A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, acompanhou de perto o evento e deixou sua mensagem, de quem já viveu o universo do Colégio Unesc, para todos os espectadores. “Como ex-aluna do Colégio não canso de dizer o quão orgulhosa e feliz me sinto ao ver como ele caminha a passos largos e, ainda assim, mantém sua essência. Vivemos um ano desafiador e celebramos hoje a vitória dele por parte do Colégio. A partir de uma direção comprometida, professores engajados e, claro, alunos muito especiais, conseguimos, vocês conseguiram, muito mais que cumprir sua missão”, destacou.

Para a diretora do Colégio, Giselle dos Passos Vieira, o ano de 2020 foi trilhado com muitas reflexões diante das quais cada um deu o seu melhor. “Aprendemos diariamente novas formas de fazer. Adquirimos hábitos, abandonamos outros e nos reinventamos. Chegamos ao fim deste ano porque estivemos conectados e isto vai além da presencialidade. Esta noite foi uma forma de celebrar e agradecer porque chegamos ao fim deste ano letivo, com muitos desafios, sim, mas com muitas conquistas. Temos muitos projetos importantes para 2021. Temos a esperança de nos reencontrar para construirmos, de forma colaborativa, um novo ano”, pontuou.

O evento virtual foi aberto à toda a comunidade.

Tudo pronto para 2021

O ano letivo de 2021 já está preparado no Colégio Unesc, que está com matrículas abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio, além do Integral com Imersão Bilíngue e diversas atividades extracurriculares, em ampla estrutura dentro do campus da Universidade.

A instituição conta com laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal, Museu de Zoologia, segurança, e amplo estacionamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 21:36
Compartilhar Comente