AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Museu da Infância da Unesc cede parte de acervo para exposição "Recordando a minha Infância" do Museu Histórico de Araranguá

Museu da Infância da Unesc cede parte de acervo para exposição
Mostra conta com a exibição de bicicletas, carrinhos, bonecas e de brinquedos inéditos que remetem à infância de quem visita Mais imagens

O Museu Histórico de Araranguá está expondo em seu espaço, neste mês de dezembro, cerca de 30 objetos que fazem parte do acervo do Museu da Infância da Unesc. Por meio de uma parceria entre  as instituições, foi criada a exposição ''Recordando Minha Infância''.

As 30 peças cedidas pela Universidade, somadas às preciosidades doadas pela comunidade araranguaense, propiciam ao visitante uma viagem ao túnel do tempo, remetendo-o ao período encantado da sua infância. Conforme a coordenadora do Museu de Infância da Unesc, coordenado pela professora Amalhene Baesso Reddig, ao entrar na exposição, cada visitante tem suas expectativas que, somadas às suas experiências pessoais, passam para outro campo que é o aprendizado.

Para Amalhene, os museus têm poder de comunicação com o público de diferentes tempos e espaços, sendo um instrumento transformador. “Museus são instituições extraordinariamente didáticas, como escreveu o francês Hugues de Varine. E nós do Museu da Infância acreditamos na potencialidade de mediar culturalmente, mas também afetivamente cada peça ou percurso apresentado nesta exposição”, explicou.

A diretora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, destaca o valioso papel que a Universidade, sendo comunitária, desenvolve junto à região do Extremo Sul Catarinense. “Nosso objetivo é levar para a população tudo que possa ser de seu interesse. Participar desta exposição em Araranguá é mostrar um pouco do rico acervo histórico que dispomos. Torná-lo itinerante, é possibilitar a um maior número de pessoas o resgate de suas memórias de criança e das brincadeiras de infância”, comentou. 

Segundo a diretora de cultura e do Museu Histórico de Araranguá,  Micheline Vargas,  a exposição é muito importante, pois reúne e foi criada graças ao apoio da coletividade. ''A mostra contou com a participação de muitas pessoas, algumas emprestaram o seu acervo, outras nos contaram suas histórias. Foi fundamental também a parceria com o Museu da Infância, da Unesc. Agradecemos a todos que, de alguma forma, estão envolvidos nessa exposição'', destacou.

A exposição está aberta para visitação até fevereiro de 2023. O acesso ao público é gratuito e o Museu conta com condições de acessibilidade. Nesta semana que antecede o Natal o espaço estará aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, até o dia 23/12. A partir da segunda-feira, dia 26/12, o funcionamento será em horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de dezembro de 2022 às 17:45
Compartilhar Comente

Deixe um comentário