AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Ensino simulado é tema da 103ª dissertação do Mestrado de Saúde Coletiva da Unesc

Ensino simulado é tema da 103ª dissertação do Mestrado de Saúde Coletiva da Unesc
Mais imagens

A temática da educação de qualidade e formação em saúde segue sendo um desafio para a maioria das instituições de ensino. O cenário atual necessita de profissionais tecnicamente preparados e emocionalmente seguros. 

Desde a década de 1960 a educação em saúde vem inserindo novas metodologias e técnicas, inovadoras eficazes no processo de ensino e desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos futuros profissionais, sendo a simulação realística aplicada no ensino em saúde. Um exemplo disso é que ela é incorporada em inúmeras instituições de ensino como técnica validada.

A partir dessa perspectiva, o estudo teve como objetivo desenvolver um Regimento Interno para o Centro de Simulação contendo normas regulatórias e um guia de orientações didático-instrucional referente ao planejamento pedagógico, organização e realização de aulas simuladas.

Sob o título “Guia de Gestão Organizativo-educacional do Centro de Simulação Realística de um Hospital de Ensino do Sul Catarinense, o Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc realizou a sua 103° Defesa de dissertação arguida pelos membros da banca prof. Dr. Erik Benedet Lidenburguer e prof. Dr. Willians Cassiano Logen.

Os produtos foram construídos pela mestranda Valcirene da Silva Barbosa, sob orientação do professor Doutor Jacks Soratto e buscam na prática regulamentar e orientar o ensino simulado em uma instituição hospitalar. “As implementações de boas práticas de ensino em saúde e ajustes pedagógicos, normativos e organizacionais tornaram-se cada vez mais necessários e demonstram comprometimento com a qualidade e segurança de todos os envolvidos na educação e no serviço em saúde”, diz Valcirene, que ainda reforça a importância desses produtos.

 Já o orientador, destaca que esta é a função de um mestrado profissional. “Construir dissertações que atendam as demandas e necessidades locais dos usuários, profissionais e serviços de saúde”, comenta.

A síntese da dissertação também será publicizada através de um ebook voltado para orientação do ensino simulado que tem previsão de lançamento até o fim do ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de agosto de 2022 às 13:28
Compartilhar Comente

Deixe um comentário