AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Workshop: Unesc encerra segunda etapa de atividades com as cidades da Amesc

Workshop: Unesc encerra segunda etapa de atividades com as cidades da Amesc
Município de Ermo participou da atividade na tarde desta quinta-feira (28/07) de forma online (Foto: Reprodução) Mais imagens

Moradores da cidade de Ermo discutiram na tarde desta quinta-feira (28/07) o futuro do município. Ideias, projeções, potencialidades e sonhos, visando estratégias de crescimento para a cidade, fizeram parte da programação do workshop do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico na região da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc), que ocorreu de forma virtual. Prefeito, secretários, vereadores, empresários e comunidade em geral participaram do encontro.

As temáticas abordadas entre o grupo foram divididas entre potencialidades, sonhos e dificuldades do município, e contou com a participação dos mais de 30 integrantes. Ermo possui pouco mais de dois mil habitantes e é a porta de entrada para o Geoparque Caminho dos Cânions do Sul, pela BR-101. Rizicultura é o carro-chefe, mas outros produtos, como o plantio de banana, do fumo e da pitaya e, ainda, o comércio e transporte rodoviário de cargas, entre outros, influenciam a alavancar a economia da cidade.

Para o prefeito Paulo Della Vecchia é uma honra participar, discutir e traçar, em conjunto, ações futuras para a cidade. “Esse plano é importantíssimo para as nossas ações e oferece melhores condições aos nossos moradores. Somos um povo acolhedor e queremos trabalhar cada vez mais para a qualidade de vida da população. Queremos ver o desenvolvimento e essas iniciativas são fundamentais”, salientou o prefeito.

O professor Thiago Fabris, que integra a equipe da Universidade, destacou na abertura do evento, que a reunião é importante para o planejamento. “É importante colocarmos no papel para um direcionamento e o plano de desenvolvimento vem nesse sentido para pensarmos o futuro para os próximos 10 anos. Uma união de forças entre a Unesc, setor público e produtivo”, comentou.

Fabris ainda levantou informações sobre economia, população, emprego, mercado de trabalho, indicadores de desenvolvimento municipal sustentável, desenvolvimento humano, social, educacional e de mercado de trabalho.

O Workshop é a etapa de escuta, depois ocorrerá mais um encontro de forma presencial para definir ações, estratégicas e metas com o setor produtivo. Após todos esses trâmites é que o planejamento é entregue para cada cidade. A previsão é que seja concluído até o final do ano.  “Agora, todas as informações levantadas serão definidas por ações para que o planejamento seja exequível”, destacou a coordenadora do Observatório da Unesc, Melissa Watanabe.

“Que nos engajamos nesse projeto porque é em benefício de todos”, falou o presidente da CDL Eires Simão. O vereador Gian Vargas, também enalteceu a importância da ação. “É um combustível para o Legislativo, pois ouvimos a todos e com as temáticas trazidas podemos levar como debate também para a Câmara de Vereadores”, disse.

Entre as potencialidades elencadas apontadas estão a localização geográfica do município por estar próximo a BR-101, com fortes pontos turísticos, investimento em parque industrial, educação, agricultura, além da qualidade de vida.

Além das informações já destacadas no workshop, os munícipes podem contribuir ainda com o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico de Ermo participando da Consulta Pública disponibilizada no link:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdFtcRhl5VVUU4Q78nl_DfYSOZhQ5VKl3OD0kPzPZ7V04ZiwQ/viewform

A ação é da Unesc, em parceria com a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc) e Prefeitura Municipal de Turvo.

Os passos até a conclusão dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico dos Municípios da Amesc:

1º – Evento de lançamento, quando a população de cada uma das 15 cidades é convidada a participar da elaboração do Plano. No mesmo dia, é lançada a consulta pública online, onde todo e qualquer cidadão pode contribuir.

2º – Após serem provocados a pensar o município para daqui a dez anos, a população participa de um workshop online, momento em que pode apresentar as suas ideias e sonhos, visando melhorias para a cidade onde habitam;

3º – Em um segundo workshop, serão ouvidos integrantes do setor produtivo para debater sob o ponto de vista da geração de oportunidades de emprego e renda;

4º – Após estas etapas, é feita a entrega do documento, previsto para o final deste ano.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de julho de 2022 às 17:29
Compartilhar Comente

Deixe um comentário