AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia

Atuação do psicólogo no TEA e na pediatria oncológica iniciam debates da Jornada de Psicologia
Minicursos marcaram as atividades da manhã desta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Psicologia Transpessoal, Psicodrama e atuação do psicólogo no TEA (Transtorno do Espectro Autista) e em Pediatria Oncológica foram temas abordados na manhã desta segunda-feira (26/8), nas primeiras atividades da 10ª Jornada Acadêmica de Psicologia e o 5º Congresso Sul Catarinense de Psicologia Social. Os minicursos e oficinas ocorreram em salas de aula e no Serviço de Psicologia das Clínicas Integradas da Unesc, reunindo professores, profissionais e estudantes.

A Jornada e o Congresso ocorrem até esta quarta-feira (28/8), com palestras, workshops, oficinas, minicursos e rodas de conversas abordando a temática “Psicologia e Realidade Brasileira: Desafios e Perspectivas. A iniciativa é organizada por uma comissão de acadêmicos do curso.

O neurologista infantil do Núcleo TEA, Eduardo Borges de Medeiros iniciou o minicurso “Transtorno do Espectro do Autismo: Do diagnóstico ao tratamento” e foi seguido pelas psicólogas do Núcleo TEA, Thaís Cunha de Oliveira Kiquio e Ledijane Cristina Sachet Ghisi.

Segundo Medeiros, a interação da criança autista com outras pessoas é essencial para que o tratamento possa ser realizado. “A partir do momento que você consegue fazer com que essa criança interaja, a porta para tudo se abre. Não adianta fazer mil terapias se o paciente não reage. Os medicamentos são importantes em alguns casos, mas não adianta apenas medicar a criança e não encaminhar ela para uma terapia em que ela tenha interação social. E depois que ela interagir, vão ser estabelecidos outros pontos, como linguagem e padrões adequados para o comportamento. E o trabalho deve envolver outros profissionais e integrar a escola, a família, comunidade e educadores”, afirma o neurologista infantil.

No minicurso “Psicologia Hospitalar: Intervenções em Pediatria Oncológica”, ministrado pela professora do curso de Psicologia da Unesc, Fernanda de Souza Fernandes, os participantes puderam refletir sobre o contexto oncopediátrico e a inserção do trabalho do terapeuta nele, as dificuldades de acesso das crianças com câncer a um tratamento com psicólogo e os recursos limitados que hospitais gerais que atendem crianças com câncer têm para oferecer atendimento psicológico.

A programação da manhã desta segunda-feira contou ainda com o minicurso “Mitos e Verdades sobre a Psicologia Transpessoal”, com a coordenadora do Comitê de Psicologia Transpessoal da Sociedade de Psicologia do Rio Grande do Sul, Milena Nardini Bubols e com a oficina “O Psicodrama Aplicado às Situações de Crise em Saúde Mental”, com a psicóloga do Caps II (Centro de Atenção Psicossocial) de Criciúma, Katiussa Aparecida Gambin.

As atividades do evento seguem nos outros períodos desta segunda-feira. Para acessar a programação completa, clique aqui.


Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2019 às 14:32
Compartilhar Comente

Deixe um comentário