AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas

Fórum Rincão do Amanhã apresenta cases de cidades litorâneas
Diretor executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Amfri foi um dos palestrantes deste sábado (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Parceria foi a palavra da vez do Fórum Rincão do Amanhã, realizado neste sábado (29/6) pela Unesc, prefeitura de Balneário Rincão, Samae, Rádio Som Maior, Portal 4oito e Tribuna de Notícias. Parceria foi o que possibilitou a realização do evento, e a proposta deixada por ele para a comunidade, poder público e entidades da região. Também foi o que permitiu que municípios litorâneos catarinenses como o de Balneário Camboriú e Bombinhas driblassem dificuldades e juntos com a comunidade, promovessem mudanças positivas e desenvolvimento.

O executivo do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da região da Foz do Rio Itajaí, João Luiz Demantova, foi um dos palestrantes do Fórum e contou a experiência exitosa das 11 cidades que compõem a Amfri (Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí), ao se reunirem em forma de um consórcio com o objetivo de proporcionar economia e resolução conjunta de problemas comuns entre os consorciados.

Segundo ele, os municípios da Amfri realizam licitação compartilhada, representação regional, planejamento, convênios, promoção de desapropriações, contratação de operações de crédito e prestação de serviços públicos. “O consórcio realizou a capacitação de pessoas destes municípios, que escolheram para iniciar, ações no turismo, já que é uma atividade econômica comum aos 11 municípios. Depois vieram tecnologia no sistema de saúde e o eixo da mobilidade urbana, com o sistema de transporte coletivo intermunicipal, uma parceria firmada com o Banco Mundial. Hoje a economia global não faz mais negócios com cidades, mas com regiões”, comenta.

Demantova afirma que o planejamento dos consórcios intermunicipais precisa estabelecer ações de curto, médio e longo prazos. “Ele precisa desenvolver as propostas de curto prazo para a comunidade adquirir confiança no projeto e entender que estão sendo feitas ações para o desenvolvimento futuro. E é fundamental também para os municípios terem seus planos de desenvolvimento estratégicos nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde, educação, gestão pública e obras estruturantes”.

Após Demantova, a deputada Paulinha, ex-prefeita de Bombinhas, contou a sua experiência frente à gestão do município e como o trabalho em parceria com a comunidade e os profissionais mudou o cenário. “Temos muitos caminhos para o sucesso. O competente e os incompetentes trabalham o mesmo número de horas, mas a diferença está no método, na forma como se faz as coisas. É preciso ter a cabeça focada e entender que nada acontece se não estiver sistematicamente planejado. É preciso incentivar a autonomia e o protagonismo dos profissionais das mais diversas áreas e ter claro que não existe progresso sem tecnologia’.  

Depois da apresentação dos cases, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc, Pedro Luiz Kestering, falou sobre o urbanismo, a área que estuda as cidades e seus planos diretores e o que o município pode se tornar. “Podemos com os nossos estudos e ideias mostrar como o Balneário Rincão poderia ser no futuro de uma maneira ideal, onde poderiam estar as áreas de lazer, as escolas, para onde pode crescer”. Já o professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Agrimensura da Universidade, explicou sobre diagnóstico para avaliar as possibilidades de Balneário Rincão e de um plano piloto. O responsável pelo Setor de Captação de Projetos do Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), Tales Garcia Antunes, apresentou o parque científico e as oportunidades de projetos e serviços oferecidos para empresas e o poder público.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de junho de 2019 às 16:46
Compartilhar Comente

Deixe um comentário