Idosos participam de atividades socioeducativas
Maria Isolete Passarela, a Passarela, 67 anos, adora dançar. Entre risos e lágrimas, ela participou do grupo de idosos da Casa de Repouso Vó Marina, do Bairro Santa Luzia, que visitou o Museu da Infância da Unesc hoje pela manhã. Eles participaram de atividades socioeducativas na Brinquedoteca do curso de Pedagogia, visitaram o acervo, dançaram e ganharam lanche.
“A visita proporciona a esses idosos o resgate da memória. Não trabalhamos apenas com a memória da criança, mas também do idoso”, afirmou a coordenadora do Museu da Infância, Edite Volpato Fernandes. Ela explicou que o projeto, inédito no Brasil nesses moldes, apresenta o que é feito para a criança, o que a criança fez e também as pesquisas produzidas sobre a infância.
Vó Marina
A Casa de Repouso Vó Marina abriga 18 idosos entre 60 e 80 anos. A entidade conta com o trabalho de assistente social, psicólogo, nutricionista, fisioterapeuta, técnica de enfermagem e enfermeira.
Está em elaboração o plano de ações para 2012, que inclui a retirada dos idosos para a participação em atividades socioeducativas, como o que ocorreu hoje na Unesc, e também um trabalho com as famílias. “Queremos um trabalho diferenciado”, ressaltou a assistente social Mariela Pazeto.
Para o psicólogo Zolnei Vargas, a visita ao Museu da Infância representa “a retomada da memória, das lembranças da infância, por meio dos brinquedos”.
Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net
03 de abril de 2012 às 11:083 comentários
maria Augeãnia Rodrigues de sousa
29 de dezembro de 2022 às 10:34expetacular cuidar de pessoas
Marcelo
04 de abril de 2012 às 11:27Parabéns a toda a equipe do Museu da Infância e Casa Vó Marina. O MUESC estará sempre pronto para atender os diferentes públicos.
Amalhene
03 de abril de 2012 às 17:35Amei! Fiquei emocionada ao ler o texto e ver as imagens dos idosos aqui no Campus.
Newsletter
RSS