AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Nutricionista fala sobre a importância da casca da banana

Você aposta em uma alimentação saudável e sempre inclui frutas e verduras nas suas refeições, mas sempre prefere aproveitar as partes macias e doces do interior dos alimentos? Pois saiba que alguns nutrientes estão justamente nas cascas, que são jogadas no lixo indevidamente. É o caso da banana, como explicou a nutricionista e professora da Unesc Maria Cristina Gonçalvez de Souza.

Dentre as receitas estão doce de casca de banana, bolo de casca de banana, biomassa de fibra com utilização da casca de banana verde e hambúrguer com biomassa de banana . “A biomassa melhora a flora intestinal, diminui glicemia e é bom para a diarreia”, ressaltou.

Segundo ela, além de muita fibra, a casca picada e refogada contém proteína e tem sabor semelhante ao do cogumelo. É ideal para ser misturada no arroz ou na farofa, fazer viradinho de ovos, comer verdura refogada ou em saladas.

Dica: prefira os orgânicos. O cultivo comum geralmente usa produtos que formam uma capa sobre a casca para prolongar sua vida nas prateleiras, enquanto os orgânicos ficam limpos.

Receitas

Hambúrguer e almôndegas

Ingredientes: 500g de carne moída sem gordura (pode fazer com a carne de frango moída também), 3 cascas de banana verde processadas, 2 ovos, 2 pães franceses triturados,1 cebola pequena bem picada, 4 dentes de alho bem picados, 2 colheres (sopa) de salsa picadinha, sal a gosto,1 colher (café) de pimenta do reino moída (opcional)

Modo de preparo:

Tempere a carne moída, misture todos os ingredientes em uma travessa, amasse tudo com as mãos. Se você perceber que está com pouca liga, coloque um pouco de farinha de trigo ou pão triturado para melhorar. Forme as bolinhas ou modele em forma de hambúrguer e coloque numa assadeira média untada com óleo. Leve ao forno médio por 30 minutos. Sirva simples ou com molho de tomate.

Suco com banana verde: 1 molho de couve, 3 limões, açúcar e biomassa

Bolo de casca de banana

Ingredientes: 4 bananas, 4 cascas de banana, 2 ovos, 2 xícaras de leite, 2 colheres (sopa) de margarina, 3 xícaras de açúcar, 3 xícaras de farinha de rosca, 2 colheres (sopa) fermento, 1 xícara de água, 1 limão.

Modo de preparo:

Lave as bananas e descasque. Separe 1 xícara de cascas para fazer a massa. Bata as claras em neve e reserve, na geladeira. Bata no liquidificador as gemas, o leite, a margarina, o açúcar e as cascas de banana. Despeje essa mistura em uma vasilha e acrescente a farinha de rosca. Mexa bem. Por último, misture delicadamente as claras em neve e o fermento. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio pré-aquecido por aproximadamente 40 minutos. Para a cobertura, queime o açúcar em uma panela e junte a água, fazendo um caramelo. Acrescente as bananas em rodelas e o suco de limão. Cozinhe. Cubra o bolo ainda quente.

Receita da biomassa/purê de banana verde (com a polpa)

- Lave as bananas verdes com casca, uma a uma, utilizando esponja com água e sabão e enxágue bem
- Numa panela de pressão com água fervente (para criar choque térmico), cozinhe as bananas verdes com casca, cobertas com água, por 20 minutos
- Desligue o fogo após os primeiros 8 minutos, e deixe que a pressão continue cozinhando as bananas
- Espere o vapor escapar naturalmente. Não force o processo abrindo a panela debaixo da água da torneira, por exemplo
- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela
- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar. O produto que sai do processador é a biomassa bruta da polpa
- Corte então as extremidades das cascas de banana que sobraram e deixe de molho em água com suco de limão entre 30 e 40 minutos
- Se não for utilizar imediatamente, guarde a polpa em saco plástico bem fechado na geladeira, onde se conservará por no máximo 8 dias
- No congelador, pode ser guardada por 3 a 4 meses, mas necessitará de um reprocessamento.

 

Fonte: Comunicação Social:comunicacao@unesc.net

27 de janeiro de 2012 às 17:12
Compartilhar Comente

Deixe um comentário