AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

De 18 a 22 de outubro.

De 18 a 22 de outubro.
Mais imagens

Ir direto para Apresentação, Programação, Normas para Resumo, Normas para elaboração de pôster, Normas para Apresentação Oral, Inscrição de trabalhos, Inscrição de Ouvintes, Comissão Organizadora, Contato, Reserva de turma, Apresentações de Pôsteres, Apresentações Orais

Apresentação

O caminho pelo qual a UNESC socializa os resultados decorrentes do Ensino, Pesquisa e Extensão vem sendo instituído em eventos acadêmicos. Neste ano, em especial, o propósito é alcançarmos maior visibilidade social. Em função disso, propomo-nos a realizar um evento de maior vulto comparado às edições anteriores.
Em se tratando de Iniciação Científica (IC), permitiu-se a inserção de jovens acadêmicos nessas atividades e, com isso, houve uma redução drástica no tempo de formação de recursos humanos. Aqui mesmo na UNESC, temos inúmeros exemplos de bolsistas de IC cujos resultados obtidos em exames de seleção para os Programas stricto sensu os colocaram em posições meritórias, proporcionando a eles inclusive bolsas (CNPq e CAPES) para a consolidação de sua formação para além da graduação.

Já a atividade de Extensão é o principal elo entre a Universidade e a Sociedade, constitui-se fator de integração entre o ensino e a pesquisa, garantindo o intercâmbio de conhecimento entre a Universidade e a Sociedade, permitindo que ambas reflitam e repensem suas práticas. A Universidade por meio das atividades de extensão vivenciadas por seus acadêmicos tem a possibilidade de aprender e constantemente rever sua própria estrutura, seus currículos e suas ações. Assim, forma-se um ciclo onde a Pesquisa aprimora e produz novos conhecimentos os quais são difundidos pelas práticas de Ensino e pelas atividades de Extensão.

No entanto, lembramos que o espírito científico não é inato; é conquistado ao longo de toda a nossa vida, à custa de esforço, dedicação e exercícios. Assim, o gênio é composto por 2% de talento e por 98% de perseverante aplicação. (Ludwig van Beethoven)

A citação acima se faz para nos advertir de que nada vem de modo gratuito. É importante traçarmos os caminhos pelos quais percorreremos, e isso se faz com determinação e disciplina. Não é por acaso que chegamos ao X Seminário de Iniciação Científica e II Salão de Extensão.

A I Semana de Ciência & Tecnologia da Unesc abre para a comunidade com o tema "ÉTICA: Princípios no Entorno da Produção, Veiculação e Disseminação do Conhecimento", com o propósito de enfatizar a visão estratégica de desenvolvimento com base em uma ação institucional e sistêmica do conjunto de nossas atividades de pesquisa e extensão, em consonância com as políticas delineadas para isso pela Unesc.

Programação

18 de outubro

Manhã

8h às 10h

  • Oficina 1: Proteção à marcas & softwares. Sra. Irís Caetano (Assessora de Propriedade Industrial - ANEL MARCAS) - Local: Bloco XXI A - Sala 10.

8h30

  • Minicurso 1: Projetos de P&D. Prof Dr. Adriano Bernardin (Engenharia de Materiais - UNESC) - Local: Bloco XXI A - Sala 11.
  • Minicurso 2: Topografh Básico. Prof MSc. Hugo Schwalm (Coordenador do Curso de Engenharia de Agrimensura - UNESC) - Local: Bloco XXI C - Sala 18.

8h às 12h

  • Oficina2: Capacitação de acesso ao novo portal da CAPES (Biblioteca da Unesc) - Local: Bloco XXI C - Sala 8


Tarde

14h:

  • Filme: Óleo de Lorenzo - Local: Bloco P - Sala 19.

14h30

  • Minicurso 3: Cerâmicas Avançadas. Prof Dr. Agenor Denone (Engenharia Química e de Materiais -UNESC) - Local: Bloco XXI B - Sala 13.
  • Minicurso 4: Geoprocessamento. Prof. M.Sc Fabiano Luiz Neris – IPAT (UNESC).

14h00 às 18h00

  • Oficina 3: Revisão Sistemática e Estado da Arte. Prof MSc. Elisiênia Cardoso De Souza Frasson Fragnani (Psicologia -UNESC) - Local: Bloco XXI B - Sala 10


Noite

 

19h30: Palestra de abertura: "Ética, Ciência e Sociedade" - Palestrante: Prof. Dr. Álvaro Toubes Prata (UFSC)

Professor titular. Doutorado em Mechanical Engineering, pela University of Minnesota. Há 30 anos na UFSC, atua na graduação e pós-graduação, coordenando projetos de ensino, pesquisa e extensão. Já publicou mais de 220 artigos científicos completos em periódicos e anais de congressos, orientou 40 dissertações de mestrado e 18 teses de doutorado - possui duas patentes depositadas. É pesquisador nível 1A no CNPq. De 2000 a 2004 foi pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFSC e ocupou a presidência do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação das Instituições de Ensino Superior. Atualmente é reitor da UFSC. É reconhecido com a Comenda da Ordem Nacional do Mérito Científico, dirigida a personalidades que se distinguem por relevantes contribuições à ciência.
Local: Auditório Ruy Hülse

 

19 de outubro

Manhã

8h às 12h: Sessões de apresentações orais em nível de Iniciação Científica

 

8h às 12h: Sessão de apresentações orais em nível de Extensão

  • Sessão 7: Saúde I. Local: Bloco XXI B - Sala14
  • Filme: Gattaca - 8h - Local: Bloco P - Sala19
  • Filme: Cinema, aspirinas e urubus - 10h. Local: Bloco P - Sala19

 

Tarde


14h às 17h
: Sessão de apresentações orais em nível de Iniciação Científica

16h30 às 17h30

  • Oficina 4: Manipulação de Animais (CEUA). Prof MSc. Vilson Heinz Cardoso – Coordenador do comitê de ética em animais/UNESC. Local: Bloco XXI B - Sala14.


17h30 às 19h

 

Noite


19h às 22h
: Sessões de apresentações orais em nível de Iniciação Científica


19h às 22h
: Sessões de apresentações orais em nível de Extensão

19h

  • Palestra: 'Bioética e Tecnologia', com Profa. Dra. Ana Maria Gonçalves dos Santos Feijó (PUCRS)

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências. Doutorado Em Filosofia (Bioética e Ética Aplicada a Animais) - Universidad de Buenos Aires (2003). Tem experiência na área de Anatomia e Bioética, com ênfase em Ética Aplicada a Animais, atuando principalmente nos seguintes temas: bioética, ética aplicada e animais, ética aplicada a animais silvestres e comitês de ética em pesquisa e comitês de ética ao uso de animais. É coordenadora do Comitê de Ética para o uso de Animais da PUCRS (CEUA/PUCRS) e do Laboratório de Bioética e de Ética Aplicada a Animais na Faculdade de Biociências da PUCRS.
Local: Auditório Ruy Hülse

 

20 de outubro

Manhã


8h às 12h
: Sessão de apresentações orais em nível de Iniciação Científica


8h às 12h
: Sessão de apresentações orais em nível de Extensão

  • Sessão 20: Saúde II. Local: Bloco XXI B - Sala13

8h às 11h30

  • Oficina 5: Linguagem da Fotografia na Pesquisa. Sr. Celso Daniel Pieri Filho (12 vagas). Local: Bloco XXI B - Sala14

obs.: é necessário que cada participante traga uma câmera fotográfica digital.

8h30 às 12h

  • Minicurso 5: "Estudo de Engenharia" Prof Dr. Marcio Rocha (Coordenador dos Cursos de Engenharia Química e de Materiais – UNESC).
  • Filme: O informante - 8h. Local: Bloco P - Sala 19
  • Filme: A Onda - 10h. Local: Bloco P - Sala 19
  •  

Tarde

14h às 15h30

  • Palestra: "Ética, por que precisamos dela?", com Profa Dra Teresinha Maria Gonçalves (PPGCA - UNESC).

Possui graduação em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutorado em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Federal do Paraná. Especialista em Filosofia Política pela UFPR (1994). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Social e Ambiental. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
Local: Auditório Ruy Hülse

 

14h às 17h30

  • Oficina 6: Linguagem da Fotografia na Pesquisa. Sr. Celso Daniel Pieri Filho (12 vagas). Local: Bloco XXI B - sala 10

obs.: é necessário que cada participante traga uma câmera fotográfica digital.

14h

  • Minicurso 6: Engenharias e a sociedade. Engenheiro Agrônomo Raul Zucatto (CREA). Local: Bloco XXI B - sala 13

14h30

  • Palestra: Ameaças digitais. Prof MSc. Rogério Casagrande (Coordenador do Departamento de Tecnologia e Informação. Local: Bloco XXI O - sala 1

14h30

  • Minicurso 7: Hidrologia da bacia carbonífera. Prof MSc. Tadeu de Oliveira (Engenharia Civil – UNESC). Local: Bloco XXI B - sala 14
  • Filme: A Onda - 14h. . Local: Bloco P - sala 19.

17h30 às 19h: 

Noite

19h às 22h: Sessões de apresentações orais em nível de Iniciação Científica

19h às 22h: Sessão de apresentações orais em nível de Extensão

19h

  • Palestra: "Duas razões para não chorar: a contação de histórias como estratégia para refletir sobre a morte com a criança" – Acadêmica Eloísa de Oliveira (Grupo de Pesquisa LITTERA – UNESC). Local: Bloco O - sala 1

 

19h30 às 21h

  • Palestra: "Ética na Pesquisa". Prof Dr. Carlos Loch. Possui graduação em Engenharia de Agrimensura - Doutorado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná. É professor da UFSC desde 1982, sendo prof Titular desde 1993 na área de Cadastro Técnico Multifinalitário e Gestão Territorial. Atualmente é consultor ad hoch.
    Local: Auditório Ruy Hülse

20h30

  • Palestra: "Duas razões para cantar: música popular, cultura e formação de subjetividade" – Prof. Dr. Gladir Cabral (Grupo de Pesquisa LITTERA – UNESC)
    Local: Bloco O - sala 1.

21 de outubro

Manhã

8h às 12h

  • Exposição dos Grupos de Pesquisa e dos Projetos de Extensão no Centro de Eventos (ginásio) da Unesc.
  • Filme: Os escritores da liberdade. Local: Bloco P - sala 19.

9h

  • Filme: Erin Brockovich - 10 horas. Local: Bloco P - sala 19.

Tarde

14h às 17h

  • Exposição dos Grupos de Pesquisa e dos Projetos de Extensão no Centro de Eventos (ginásio) da Unesc.

14h às 15h30

  • Palestra: " Dialogismo e exotopia no filme Os Escritores da Liberdade. " – Prof. Dr. Celdon Fritzen (Prof. Colaborador do PPGE). Local: Bloco O - sala 1
  • Filme: Os escritores da Liberdade. Local: Bloco P - sala 19
     

Noite

18h30 - Solenidade de Inauguração da Editora da UNESC

  • Local: Espaço próximo ao Banco Santader e ao Departamento de TI (Bloco XXI térreo) 

19h às 21h

  • Oficina 8: Patentes. Sra. Irís Caetano (Assessora de Propriedade Industrial - ANEL MARCAS). Local: Bloco XXI-B - sala 10

19h às 21h

  • Palestra: Plágio. Prof MSc. Mônica Ovinski De Camargo Cortina (Direito - UNESC). Local: Bloco O - sala 1

19h às 21h

  • Palestra: Ética na Advocacia. Prof Esp. Adriano Pedro Goudinho (Direito - UNESC). Local: Bloco XXI A - sala 11
  • Filme: Path Adams - o amor é contagioso - 19h. Local: Bloco O sala 1.

 

 

22 de outubro

Manhã

8h às 12h

  • Oficina 9: Extensão como princípio pedagógico para o Ensino: Relato de Experiência. Prof MSc. Janete Trichês (UNESC). Local: Bloco O - sala 1.

8h às 12h

  • Oficina 10: Análise e busca de documentos de patentes. Sra. Irís Caetano (Assessora de Propriedade Industrial - ANEL MARCAS). Local: Bloco XXI A - Sala 10.

8h30 às 10h

  • Palestra: "Aspectos éticos nas publicações científicas". Prof Dr. Renato B. Fagundes (UFSM/UFRGS)

    Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Medicina (Gastroenterologia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós-doutorado no National Institute of Cancer/NIH, EUA. Atualmente é Professor Associado da UFSM, Professsor do Programa de Pós Graduação: Gastroenterologia da UFRGS e pesquisador colaborador do NIH.
    Local: Auditório Ruy Hülse.

     

10h às 12h

  • Oficina 11: Como montar seu Curriculum Lattes. Prof Dr Vanessa Moraes de Andrade (PPGCS- UNESC). Local: Bloco XXI B - Sala 9.

Obs.: Aos participantes, favor levar os seguintes documentos: certificados, artigos, resumos em anais, etc; para que assim possam realizar a oficina e já aproveitá-la para elaborar seu currículo de forma efetiva!

Tarde

14h às 17h - Local: Bloco O sala 01

  • Apresentações dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (UNESC).
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde.
  • Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.
  • Programa de Pós-Graduação em Educação.
  • Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (em fase de implantação).

Filme: Erin Brockovick 14 horas - Local: Bloco P - sala 19.

Noite

19h às 22h

  • Oficina 12: Como realizar ações de extensão a partir do ensino e da pesquisa em direito. Prof Dr. Vladimir De Carvalho Luz (UNESC). Local: Bloco O - sala 1

19h

  • Atividades Artístico-Culturais.

 

Sessão de Filmes: Ética, Ciência e Sociedade no Cinema  - Todas as sessões serão projetadas no Bloco P sala 19

 

Título Filme Sinopse Data/Horário da Sessão Debatedor
Gattaca A Experiência Genética: A recente divulgação do final dos trabalhos de sequenciamento do genoma humano trouxe um importante questionamento com relação às consequências deste novo conhecimento. Ao mesmo tempo que gera a esperança de cura de muitas doenças de origem genética, gera também muitas especulações - algumas gratuitas, outras não - sobre a possibilidade de um uso indesejável do conhecimento genético. Dentro desta última perspectiva, o filme Gattaca, de Andrew Niccol é uma interessante reflexão sobre os caminhos a que a engenharia genética pode levar e os impactos que esta tecnologia - e a ciência de um modo geral -- pode ter na sociedade. 19/10 – 8 h. Profa Dra. Vanessa Moraes Andrade
Cinema, aspirinas e urubus Brasil/2005
Direção: Marcelo Gomes
"(...) Numa abordagem quase metalingüística deste processo, Cinema, Aspirinas e Urubus faz o registro visual de um sertão bem mais sóbrio – porém não menos divertido – do que aqueles retratados por comédias regionais. O filme conta a história de Johann (Peter Ketnath), alemão que fugiu do país de origem nos auges da 2ª Guerra e chegou ao Brasil, onde percorre regiões inteiras vendendo aspirinas. O sucesso de sua empreitada está no modo como ele faz a publicidade do produto: projetando propagandas no meio de vilarejos, ao ar livre, e encantando os moradores, que, nunca antes tendo visto imagens em movimento, acreditam tratar-se de um medicamento de outro mundo." (Flávio Augusto, 2006) 19/10 – 10 h Prof. Alcides Goularti Filho
O Clube do Imperador
EUA/2002
"(...)Sem poupar a explícita moral da história, o filme apresenta-se como um eco do passado a lembrar o espectador que a honestidade e o empenho pessoal são valores que não perecem. A afirmação constante do professor de que "o caráter de um homem é o seu destino" expõe o conflito da trama, com o desvio dos princípios tradicionais por parte do aluno Sedgewick Bell. Pode-se colocar que a película apresenta um contraponto à frase de Maquiavel, que apregoa que 'os fins justificam os meios'." 19/10 – 19h Prof. Luis Afonso dos Santos
O Informante: O filme apresenta a trajetória do ex-biologista da Brown & Williamson Jeffrey Wigand (Russell Crowe) e do produtor Lowell Bergman (Al Pacino), que o convenceu a falar em público sobre os males que as empresas de tabaco sabem que colocam em seus produtos para viciarem os usuários. Baseado na história real de 1994, em que um ex-executivo da indústria do tabaco deu entrevista polêmica ao programa jornalístico 60 Minutos, da rede americana CBS. 20/10 – 8 h -
A Onda Rainer Wegner, professor de ensino médio, deve ensinar seus alunos sobre autocracia. Devido ao desinteresse deles, propõe um experimento que explique na prática os mecanismos do fascismo e do poder. Wegner se denomina o líder daquele grupo, escolhe o lema "força pela disciplina" e dá ao movimento o nome de A Onda. Em pouco tempo, os alunos começam a propagar o poder da unidade e ameaçar os outros. Quando o jogo fica sério, Wegner decide interrompê-lo. Mas é tarde demais, e A Onda já saiu de seu controle. 20/10 – 10 e 14 h -
Narradores de Javé Brasil/2003
Direção: Eliane Caffé
"Desespero, Sofrimento e Luta: palavras dramáticas recheadas de sutileza, ironia e momentos tragicômicos que desenham em uma "tela" a realidade brasileira em um único cenário: o Sertão Nordestino. O filme, de Eliane Caffé, retrata a história de um povoado do Vale de Javé, situado no sertão baiano, que está prestes a ser inundado para a construção de uma enorme usina hidrelétrica. Diante dessa situação terrível, a comunidade se reúne para discutir diversas formas de como resolver o problema. De acordo com os moradores o ideal seria preparar um documento oficial, contando todos os grandes acontecimentos heroicos de sua história, justificando sua preservação, ou seja, o importante é provar para "todos" que o local abriga um patrimônio que não pode ser perdido e, por causa disso, decidem escrever os feitos da história de Javé, na esperança de impedir o tal desastre." 20/10 – 19h Prof. Carlos Renato Carola
Os Escritores da Liberdadel 14h: Dialogismo e exotopia no filme Os Escritores da Liberdade. – Debatedor - Prof. Celdon Fritzen 21/10 - 8h e 14h -
Erin Brockovich Uma mulher de talento - Uma mulher de verdade. Uma história real. Uma vitória de fato. Julia Roberts estrela como Erin Brockovich, uma decidida e jovem mãe que luta por justiça de todas as maneiras que conhece. Desesperada por um trabalho que sustente suas três crianças, ela convence o advogado Ed Masry (Albert Finney) a contratá-la e descobre acidentalmente um caso legal contra uma grande corporação. Agora, Erin está determinada a encarar uma luta contra um poderoso adversário que nenhuma firma de advocacia havia ousado desafiar. E, diferente de seu patrão, Erin nunca aceita não como resposta. Assim, os dois começam uma luta difícil que irá pôr uma cidade a seus pés e uma grande companhia de joelhos. 21/10 – 10h / 22/10 – 14h -
Patch Adams - O amor é contagioso
EUA/1998
"Baseado numa história verdadeira, Patch Adams, é a história de um médico que não parece, age ou pensa como nenhum doutor que você conheceu antes. Pata Patch, humor é o melhor remédio, e ele está disposto a fazer de tudo para que seus pacientes sorriam - mesmo que isto signifique arriscar sua própria carreira." 21/10 – 19h Profa. Rosimari de Oliveira Duarte
Quase Deuses: Nashville, 1930. Vivien Thomas (Mos Def) é um hábil marceneiro, que tinha um nome feminino pois sua mãe achava que teria uma menina e, quando veio um garoto, não quis mudar o nome escolhido. Eleé demitido quando chega a Grande Depressão, pois estavam dando preferência para quem tinha uma família para sustentar. A Depressão o atinge duplamente, pois sumiram as economias de 7 anos, que ele guardou com sacrifício para fazer a faculdade de medicina, pois o banco faliu. Thomas consegue emprego de faxineiro, trabalhando para Alfred Blalock (Alan Rickman), um médico pesquisador que logo descobre que ele tem uma inteligência privilegiada e que poderia ser melhor aproveitado. Blalock acaba se tornando o cirurgião-chefe na Universidade Johns Hopkins, onde está pesquisando novas técnicas para a cirurgia do coração. Os dois acabam fazendo um parceria incomum e às vezes conflitante, pois Thomas nem sempre era lembrado quando conseguiam criar uma técnica, já que não era médico. 22/10 8h -

Normas de resumo

Veja aqui as normas para elaboração de resumo.

Veja aqui o Modelo de Resumo.

 

Normas para elaboração de pôster

Veja aqui as normas para elaboração e apresentação de pôster.

19/10/2010

 -Apresentação de pôsteres - Extensão

-Apresentação de pôsteres - Iniciação Científica

20/10/2010

 -Apresentação de pôsteres - Extensão

-Apresentação de pôsteres - Iniciação Científica

Normas para apresentação oral

Veja aqui as normas para apresentação oral.

Programação das apresentações orais.

Inscrição de trabalhos

Cronograma
-Período de submissão de trabalhos: 14/07/2010 a 15/08/2010.
-Período de avaliação dos trabalhos: 16/08/2010 a 27/08/2010.
-Período para correções e ressubmissão de trabalhos: 28/08/2010 a 07/09/2010.
-Período de divulgação dos trabalhos selecionados: 19/09/2010.
-Período de inscrição para professores e suas turmas: 1º/09/2010 a 25/09/2010.
-Período de inscrição de ouvintes: 25/08/2010 até o momento do evento.
-Credenciamento e entrega de material do evento: 14 e 15/10 (9h às 21h)

Investimento
-Valor: R$ 20,00

Dados para Depósito
-Banco: REAL
-Agência: 0599
-Conta corrente: 2702803-8

Submissão do Trabalho
Clique aqui para submeter seu trabalho no Sistema de Inscrição Conftool.

* A inscrição só será confirmada mediante apresentação do comprovante de depósito na secretaria do evento, localizada no térreo entre os Blocos XXI-A e XXI-B, no momento do credenciamento/retirada dos materiais do evento.

* Obs1: Para emissão de certificado o participante deverá ter um mínimo de frequência de 8 horas/aula, oficialmente comprovadas.
* Obs2: Não haverá devolução de valores.

 

Inscrição de Ouvintes

Clique aqui para se inscrever como Ouvinte.

Investimento
-Valor: R$ 20,00

Dados para Depósito
-Banco: REAL
-Agência: 0599
-Conta corrente: 2702803-8

 

Reserva de turma

Reserva de professores/turmas para sessões orais IC e Extensão

Reserva de professores/turmas para palestras, oficinas e mini-cursos

Comissão Organizadora

Coordenador
Prof Oscar R. K. Montedo

Comissão Organizadora
Profa Adriana Lobo
Profa Ângela Cristina Di Palma Back
Profa Ângela Erna Rossato
Profa Birgit Harter Marques
Prof Carlos Renato Carola
Prof Leopoldo Pedro Guimarães Filho
Prof Luciano da Silva
Profa Patrícia de Aguiar Amaral
Prof Ricardo Pinho
Prof Roberto Recart Dos Santos
Profa. Roseli Genoveva
Profa Vanessa Moraes de Andrade
Profa Zélia Medeiros Silveira

 

Contato

E-mail: comissaocientifica2010@unesc.net

18 a 22 de outubro de 2010
Compartilhar