AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmico de Educação Física da Unesc é campeão com a seleção brasileira júnior de Handebol

Acadêmico de Educação Física da Unesc é campeão com a seleção brasileira júnior de Handebol
João Vitor Rosso esteve no elenco da seleção campeã do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, realizado em Buenos Aires (Foto: Divulgação/Handball SCA) Mais imagens

O acadêmico da 6ª fase de Educação Física da Unesc, João Vitor Rosso, fez parte do elenco da seleção brasileira júnior de Handebol, campeã do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, realizado em Buenos Aires, na Argentina. No último sábado (12/11), a equipe brasileira venceu os donos da casa pelo placar de 27 a 25 e garantiu a classificação para o mundial da categoria, que será realizado na Alemanha e Grécia entre junho e julho de 2023.

Esta foi a primeira convocação do aluno para a seleção júnior, que conta com jovens de até 21 anos, mas o acadêmico já havia participado de fases de treinamento com a seleção sub-16 em 2017 e 2018. Em todo o torneio, João Vitor marcou quatro gols para a seleção brasileira, incluindo um na final contra a Argentina.

O acadêmico, que pratica o esporte desde os 11 anos, se diz alegre com a oportunidade de honrar a camisa da seleção em um torneio oficial. “É uma sensação única, de muita felicidade e também de dever cumprido, mas com o objetivo de alcançar novas conquistas”, afirma o estudante, que destaca o papel da Universidade nessa conquista. “O auxílio dos professores da Unesc foi muito importante, assim como a flexibilização que a Instituição permitiu, devido às ausências por conta das competições”, completa.

O coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias, também destaca a importância e o orgulho da Universidade em ter um aluno convocado para a seleção brasileira. “Ficamos muito felizes com a convocação, pois a Unesc é parceira deste projeto maravilhoso do Handebol masculino, inclusive, assim como em outros esportes, concedendo bolsas de estudos”, afirma o professor, que comenta sobre como é ter um aluno com experiências de seleção na sala de aula.

“Ter o João como acadêmico do curso de Educação Física é importante para o compartilhamento de suas experiências no âmbito internacional com os demais estudantes, qualificando as discussões em nossas aulas”, continua. “Estamos sempre na torcida para todos os alunos que representam nossas seleções, e neste ano tivemos vários atletas convocados, o que representa a importância destas parcerias com o esporte da nossa cidade.

Na primeira fase do Campeonato Sul-Centro Americano 2022, o Brasil derrotou a Costa Rica por 40–16, o Paraguai por 36–13 e o Uruguai por 32–25. Nas semifinais, uma vitória contra o Chile por 27–17, e na final, 27–25 contra a Argentina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de novembro de 2022 às 14:24
Compartilhar Comente

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc

Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis será realizado na Unesc
Evento tem submissões de trabalhos abertas até o dia 23/10 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Simpósio Nacional de Ciência e Cidades Sustentáveis e Saudáveis (Sinsem), evento organizado pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS) e o curso de Educação Física da Unesc, está com submissões abertas até domingo (23/10) . O evento, que contará com palestrantes de todo o Brasil, é voltado para a comunidade interna e externa da Universidade e será realizado nos dias 10, 11 e 12 de novembro no Complexo Esportivo.

O objetivo do Simpósio, conforme a coordenadora do evento, professora Geiziane Laurindo de Morais, é unir professores, pesquisadores, acadêmicos e gestores para discutir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e o "Impacto do Desenvolvimento de Cidades Sustentáveis para um Mundo mais Saudável", com ênfase em pesquisa, desenvolvimento e inovação em sociedades, ambientes, pessoas e sistemas ativos. 

“Simultaneamente ao Simpósio, acontecerá a Semana Acadêmica do Curso de Educação Física, com o objetivo de ampliar a discussão e potencializar a aprendizagem dos conhecimentos específicos para a formação acadêmica e atuação profissional do profissional de Educação Física”, completa.

O evento tem como potencial a troca de experiências e vivências aos participantes e proporcionar novos conhecimentos sobre o desenvolvimento de cidades inteligentes para um mundo mais sustentável e saudável. 

As submissões de trabalhos podem ser realizadas neste link, assim como as inscrições para participar do evento enquanto ouvintes. Mais informações podem ainda ser obtidas pelo contato (48) 3431-2653.

Confira a programação completa abaixo:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de outubro de 2022 às 17:49
Compartilhar Comente

Unesc oferece aulão preparatório ao concurso público de Criciúma

Unesc oferece aulão preparatório ao concurso público de Criciúma
Arquivo Mais imagens

Neste Dia do Professor, o curso de Educação Física da Unesc lança mais uma grande ação. Desta vez, o Aulão Preparatório para o Concurso Público da Prefeitura de Criciúma. O evento, que é gratuito, será realizado no sábado (23/10), no Auditório Ruy Hulse, na Universidade, das 8 às 12h. Estão sendo disponibilizadas 150 vagas para alunos e egressos.

O professor Bruno Dandolini Colombo, coordenador-adjunto do curso de Educação Física da Unesc e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Escola (GEPEFE), vinculado ao curso, que é também parceiro dessa ação, salientou que essa é uma grande oportunidade para os alunos e egressos.

“Durante o Aulão, aprofundaremos os conhecimentos específicos da Educação Física vinculados aos conteúdos programáticos dispostos no edital do concurso público”, explicou Bruno. O GEPEFE é formado por professores, estudantes e egressos do curso de Educação Física da Unesc.

O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salienta a importância desse tipo de ação. "Como parte de nossa política de egressos, o curso tem em seu histórico essa finalidade de contribuir com o processo formativo de nossos alunos e egressos, fomentando a inserção no mundo do trabalho. Nossos egressos foram, nos últimos concursos públicos da região, os que tiveram maior índice de aprovação", destaca.

Ação Beneficente

O professor Bruno explica que para participar é muito simples. Basta se inscrever no formulário do Aulão, pelo link e levar um brinquedo (em bom estado de uso) para uma ação beneficente. “É uma forma de incorporar o brincar no processo ensino-aprendizagem relacionado à Educação Física”, disse.

“O brincar é um importante instrumento para o desenvolvimento integral da criança. Esses brinquedos são uma forma de expressar essa preocupação pedagógica na busca pelo ensino cada dia mais qualificado e necessário para a formação do ser humano”, completa.

Os brinquedos arrecadados serão entregues a uma instituição da cidade. Já o Concurso Público da Prefeitura de Criciúma será realizado no dia 31 de outubro com execução pela Faepesul.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de outubro de 2021 às 15:11
Compartilhar Comente

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento

Curso de Educação Física da Unesc promove evento virtual com a presença de importantes nomes do esporte de alto rendimento
Evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv Mais imagens

O mundo do esporte de alto rendimento tem uma grande valor em potencial para o aprendizado, e estará em pauta no webinar "Formação de Atletas Olímpicos e Paralímpicos: diálogo de treinadores e preparadores físicos". A proposta do curso de Educação Física da Unesc é fortalecer a formação profissional de seus acadêmicos por meio do diálogo com especialistas vinculados ao nível mais alto de preparação e rendimento físico e mental. 

O evento ocorre nesta sexta feira (7/8), às 9 horas, com transmissão ao vivo em Youtube.com/UnescTv. A oportunidade será mediada pela professora Viviane Candiotto, que também é coreógrafa da Cia de Dança da Universidade, e pelo acadêmico da sétima fase Yuri Pinheiro.

Os convidados trarão relatos sobre formação e experiências pessoais com atletas Olímpicos e Paralímpicos, e socializarão expectativas desportivas diante deste cenário de crise pandêmica, considerando as dificuldades encontradas e as novas perspectivas. “Neste momento de pandemia, o diálogo sobre o que nos move como professores, treinadores e preparadores físicos é uma das formas de levar conhecimento de forma virtual aos acadêmicos do curso e toda comunidade da Unesc. É uma oportunidade que estamos tendo de trocar experiência com outros profissionais, que também atuam na área que nós do curso de Educação Física”, destaca Viviane. 

Estarão presentes a treinadora e coordenadora técnica da GAF (Ginástica Artística Feminina) da CBG (Confederação Brasileira de Ginástica) e da FRGS (Federação de Ginástica do Rio Grande do Sul), Adriana Alves; a treinadora destaque de Ginástica Artística do Rio Grande do Sul, Luciana Motta de Araújo; o mestre em Movimento Humano e conselheiro do Cref/RS (Conselho Regional de Educação Física do Rio Grande do Sul), Carlos Ernani de Macedo; o técnico de atletas brasileiros em cadeira de rodas nas Paralimpíadas de Londres e do Rio de Janeiro, Eduardo De Vasconcelos Nunes; a Mestre em Ciência da Saúde e em Ciências Cirúrgicas e preparadora física de atletas paralímpicos de esgrima e natação, Cristiane da R. Vidor, e o coordenador técnico do tênis de mesa paralímpicos e professor da  Unesc, Alexandre Guisi.
 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de agosto de 2020 às 15:40
Compartilhar Comente

Nadounesc: bons resultados no 4º Open de Natação

Nadounesc: bons resultados no 4º Open de Natação
Nadadores de todas as idades participaram do 4º Open de Natação (Fotos: Márcio Evaldt) Mais imagens

Desde que foi criado, no início de 2019, o projeto Nadounesc, do Colégio Unesc, vem coletando bons resultados. Dessa vez, quatro nadadores do projeto participaram, no último sábado (29), do 4º Open de Natação. O evento, organizado pelo Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados (GPEAA), da Unesc, contou com a participação de mais de 100 nadadores iniciantes de todas as idades.

A premiação do evento ocorreu de forma participativa, onde todos os nadadores receberam medalhas. Porém, os resultados individuais de cada nadador foram levados em consideração por seus respectivos treinadores. “Conquistamos bons resultados no tempo geral e de cada um dos nossos atletas”, comemorou o professor do Nadounesc, Márcio Justo Evaldt.

Os representantes do Colégio Unesc participaram das categorias Nado Livre Masculino 25 metros, Nado Livre Feminino 25 metros e Revezamento. “É sempre bom coletarmos essa experiência competitiva, e os bons resultados ficam como norte para competições que virão”, colocou Evaldt. Os atletas do Nadounesc seguem treinando para melhorar ainda mais o tempo de cada nadador para eventos futuros.

O coordenador do GPEAA, professor Luciano Acordi, agradeceu a todos os participantes. “Tivemos nadadores de diversos municípios”, pontuou. Acordi também apontou a importância de um evento construído de uma perspectiva humana. “É gratificante ver idosos voltando a nadar, completando as provas, assim como ver as crianças de seis, sete anos, atravessando a piscina, com os pais vibrando pelos filhos, e todos sendo reconhecidos e recompensados no final”, comentou o docente, que também agradeceu ao apoio e estrutura da Unesc.

Além dos alunos do Nadounesc, participaram nadadores do Bairro da Juventude, Sociedade Recreativa Mampituba, Associação de Amigos da Praia de Torres (SAPT), acadêmicos do curso de Educação Física da Unesc, adultos e idosos dos projetos Golfinho e Tartaruga, do GPEAA, New Corpore, Escola de Natação Bia Nardi, de Itapema, Grêmio Fronteira, de Araranguá e as Academias Hydronew, Hidrolife e Nadolu, de Criciúma.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 01 de julho de 2019 às 18:25
Compartilhar Comente