Atletas do vôlei Mampi/Unesc são convocadas para testes da Seleção Catarinense Sub-18

As atletas Sophia Mackoweski de Oliveira e Manuela Beatriz, da equipe Sub-19 de voleibol feminino Mampituba / Radar / Forquilhinha / Unesc, foram convocadas para o Laboratório da Seleção Catarinense de Voleibol Sub-18. Os testes, que ocorrerão durante os dias 25 e 26 de Fevereiro na cidade de Florianópolis, serão realizados com o intuito de decidir as 12 jogadoras que representarão a Seleção Catarinense no Campeonato Brasileiro de Voleibol Feminino Sub-18, que acontecerá nos meses de Março e Abril em Maringá, no estado do Paraná.
Alunas do Colégio Unesc, as atletas se mostraram entusiasmadas com a oportunidade de servir a Seleção Estadual. Sophia Mackoweski, de 15 anos, não escondeu a felicidade com a convocação. “É muito gratificante ter o reconhecimento de todo trabalho e dedicação ao longo desse último ano”, afirmou a jogadora, que destacou os desafios pelos quais passou na temporada. “Tive duas lesões em épocas de grandes campeonatos importantes, mas trabalhei, me dediquei, tive profissionais ótimos ao meu lado e consegui me recuperar. Esta convocação é a prova de que estou no caminho certo”, conclui a atleta.
A diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, ressalta a importância que a Instituição dá para o esporte. “Sabemos o quão importante a prática esportiva é para o desenvolvimento físico e emocional dos nossos alunos, adquirindo uma prática mais saudável em sua rotina, desenvolvendo e aprimorando diferentes habilidades”, afirma, relembrando que muitos dos atletas profissionais de hoje iniciaram sua carreira na escola ou em clubes. “Para nós é motivo de orgulho saber que somos parte dessa caminhada de sucesso, oferecendo em paralelo orientação e educação esportiva com muita qualidade”, completa.
A equipe de voleibol feminino da Sociedade Recreativa Mampituba é integrante do projeto de formação de atletas que o Clube mantém por meio de convênio, através de editais, com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).
O projeto conta com o patrocínio da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma, Prefeitura Municipal de Forquilhinha, Empresas Radar, Unesc, Farben, Bistek, MedSul, Cantinho da Massa, Urc, Strike, Levve Ortopedia, Hotel Zata e Hotel Bormom.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
30 de janeiro de 2023 às 17:34Criciúma/FME/Unesc recebe prêmio internacional pelo projeto Meninas Carvoeiras
.jpg?1674753600)
A Unesc foi contemplada, por meio do projeto Meninas Carvoeiras, com o Prêmio IMBRICS de Responsabilidade Social e Sustentabilidade no Futebol. Realizado pela Universidade em parceria com o Criciúma Esporte Clube e a Fundação Municipal de Esportes, o projeto foi premiado nesta semana no Congresso Internacional de Ciências do Futebol, Futsal e Beach Soccer (FutFoz), realizado em Foz do Iguaçu, no Paraná. O prêmio foi concedido pelo Fórum Internacional dos Municípios dos Países BRICS em parceria com a DNI Sports, a projetos reconhecidos pelos relevantes serviços na área social e esportiva.
A acadêmica do curso de Medicina e estagiária do Criciúma Esporte Clube, Maria Eduarda Botelho, representou o projeto no evento, junto da técnica da equipe feminina Bina Cassol e a auxiliar Renata Machado. Para ela, é uma enorme emoção ver o Meninas Carvoeiras sendo reconhecido através de uma honraria tão importante.
“Esse prêmio foi entregue para grandes projetos, e saber que o Meninas Carvoeiras está ao lado deles é muito gratificante”, afirma a estudante, que salienta a importância de toda a comissão técnica nessa conquista. “Toda a comissão trabalha muito para manter o projeto sempre vivo e crescendo, e ver pessoas como a Bina, tão essencial pro desenvolvimento e sobrevivência do futebol e futsal feminino na região, recebendo
O projeto Meninas Carvoeiras já revelou atletas para a Seleção Brasileira, além de atletas que atuam em grandes clubes brasileiros e outros países. Atualmente, mais de 200 crianças e adolescentes da região participam do projeto, que conta com escolinha de futebol para meninas de 6 a 17 anos e treinamento de alto rendimento para atletas de 13 a 17 anos.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de janeiro de 2023 às 14:19Alunos do Colégio Unesc conquistam grandes resultados nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina
_.jpeg?1664309674)
A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina chegou ao fim neste domingo (25/09) e os alunos do Colégio Unesc fizeram bonito na competição. Desde o dia 15 deste mês, diversos estudantes da Instituição competiram nas mais diversas modalidades, com resultados importantes no xadrez, voleibol, futsal, handebol e tênis de mesa.
No xadrez, a aluna do segundo ano do ensino médio Maria Clara Senger conquistou a medalha de ouro para Criciúma na categoria Blitz Feminino, desbancando concorrentes de todo o estado e ajudando a cidade a conquistar o segundo lugar geral na modalidade. Também no xadrez, o estudante Lucas Emanuel Alves Cardoso conquistou a medalha de prata na categoria Blitz Masculino, consolidando o ótimo desempenho dos alunos do Colégio Unesc na modalidade.
Esportes coletivos
Nos esportes coletivos, o tênis de mesa feminino de Criciúma conquistou um grande resultado e foi campeão na categoria por equipes, com a aluna do primeiro ano do ensino médio Daniele da Silva fazendo parte do grupo que trouxe pra cidade a medalha de ouro.
No futebol feminino, a equipe da FME/Unesc trouxe para Criciúma a medalha de ouro na modalidade com uma grande campanha. Foram goleadas contra Lebon Régis (7 x 1), Concórdia (4 x 0) e Chapecó (4 x 0), além de uma vitória por 2 x 1 contra Palhoça. O título veio após a desclassificação da equipe de Joinville, que havia vencido a final do torneio, após ser detectada a escalação irregular de uma atleta do time.
Já no futsal feminino, a equipe da Unesc representou muito bem Criciúma e foi campeã do torneio, que teve a participação de times de 15 cidades. A campanha contou com goleadas sobre Camboriú (7 x 3), Rio do Sul (5 x 0) e Florianópolis (8 x 0), além de vitórias contra Chapecó e Concórdia na fase de mata-mata. Assim como no futebol feminino, Joinville foi desclassificada pela escalação irregular de uma atleta.
No handebol feminino também teve medalha com participação das meninas da Unesc. A equipe FME Criciúma/Unesc/ACRIHF conquistou o bronze na modalidade, vencendo as cidades de Florianópolis, Caçador e Luzerna nas fases classificatórias e derrotando a equipe de Blumenau na decisão do terceiro lugar.
E o voleibol feminino de Criciúma, representado pela Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc, conquistou o quinto lugar na modalidade, que contava com equipes vindas de 16 cidades do estado. O time criciumense foi eliminado nas quartas de final, em uma partida disputada contra Blumenau que terminou com vitória de 3 x 2 da equipe anfitriã.
A competição
A 34ª edição dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina foi encerrada neste domingo, e mais de quatro mil atletas de 78 municípios catarinenses participaram desta edição competindo em 19 modalidades diferentes.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
27 de setembro de 2022 às 16:18Unesc oferece aulas gratuitas de Judô e Ginástica Artística para crianças e adolescentes

O curso de Educação Física e setor de esportes da Unesc estão com matrículas abertas para as escolinhas esportivas de Judô e Ginástica Artística de forma gratuita e para toda a comunidade. Podem participar na modalidade de Judô crianças e adolescentes de 10 a 17 anos. Já na Ginástica a faixa etária para as aulas é de 6 a 9 anos.
Conforme o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, a oferta de atividades serve como local de estágio para os estudantes do curso de Educação Física sob a supervisão de professores do próprio curso. “Ações como estas colocam o curso em movimento e estabelecem um diálogo entre o ensino e a extensão, oportunizando aos estudantes o contato com a prática de dar aula desde cedo. Eles têm a possibilidade de ainda enquanto universitários atuarem sob a supervisão de professores em diferentes áreas desenvolverem habilidades com as quais poderão também trabalhar no futuro”, comenta.
Entre os diferencias da proposta gratuita, de acordo com Joni, está o cumprimento da missão comunitária da Universidade. “Como Universidade Comunitária e que apoia o esporte temos a satisfação de trazer crianças e jovens para dentro da Instituição e estabelecer cumprir nossa missão na prática”, acrescenta.
Dois encontros semanais
As aulas de Judô ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras, das 13h30 às 14h30, para meninos e meninas de 10 a 14 anos, e 14h30 às 15h30, para 15 a 17 anos. O início das atividades já está programado para esta terça-feira (15/3).
Já as atividades de Ginástica Artística ocorrerão nas segundas e quartas-feiras das 17h30 às 18h30. As vagas são destinadas para meninos e meninas de seis a nove anos. As aulas devem ser iniciadas na próxima segunda-feira (21/3).
Os pais e responsáveis interessados em inscrever as crianças e adolescentes podem realizar a matrícula entrando em contato com o Setor de Esportes pelo telefone (48) 3431-2756 ou no e-mail esportes@unesc.net.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
15 de março de 2022 às 14:32Aluna do Colégio Unesc conquista vaga momentânea para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo

Atleta e aluna do Colégio Unesc, Luísa Lummertz Lopes superou seus próprios limites e está momentaneamente classificada para o Campeonato Sul-Americano de Atletismo. A conquista veio no salto em altura, com a marca de 1,72 cm durante o Festival Catarinense de Atletismo. A competição foi disputada em Timbó, no Vale do Itajaí, neste final de semana (17 e 18/4).
Em 2019, o melhor salto da atleta, registrado em competições, havia sido 1,67 cm. Agora, a estudante, que é atleta da equipe “Mampituba/FME Criciúma/DME Nova Veneza”, se prepara para duas competições em maio, com o objetivo de melhorar sua marca em dois centímetros, o que vai habilitá-la aos Jogos Pan-Americanos.
No momento, Luísa lidera, aos 16 anos, o ranking nacional sub-18 e tem a segunda melhor marca do sub-20. “Começar o ano com este resultado é muito gratificante e traz um grande incentivo. Quando consegui ultrapassar minha própria marca já foi uma conquista gigante, e saber que fiquei apenas dois centímetros de conquistar o índice Pan-Americano foi melhor ainda”, destacou.
As categorias do Campeonato Sul-Americano de Atletismo serão disputadas em datas e países diferentes: o sub-18 está marcado para setembro, no Paraguai. Já o sub-20 ocorre no Peru, em junho.
O Festival Catarinense de Atletismo reuniu os 10 melhores colocados no ranking estadual de cada prova. O técnico da equipe de Luísa é o profissional Roberto Carlos Bortolotto.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de abril de 2021 às 16:20