AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc realiza Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Criciúma

Unesc realiza Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Criciúma
Mais de 30 docentes de escolas municipais da cidade participaram de palestra sobre educação infantil (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores do ensino infantil e fundamental da Rede Municipal de Educação de Criciúma participaram nesta segunda-feira (17/10) de ações de Formação Continuada na Unesc. Nos períodos da manhã e da tarde, os docentes compareceram a uma palestra ministrada pela professora doutora. Fernanda Regina Luvison Paim sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças.

Intitulada “A criança e a brincadeira: só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil”, a palestra contou com mais de 30 participantes de diferentes escolas municipais de Criciúma, que tiveram a oportunidade de trocar dicas e experiências relacionadas às diferentes formas de brincar, quais tipos de brincadeiras devem ser estimuladas e como integrar a hora dos estudos com a hora da brincadeira.

“Esta é uma discussão fundamental para se pensar a docência na educação infantil”, conta Fernanda Paim, ressaltando a importância da atividade e do projeto de Formação Continuada para toda a sociedade. “Já tivemos outros eventos neste ano e esta é mais uma etapa desta parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma e, em especial, com a Secretaria Municipal de Educação”, completa.

Formação Continuada

As atividades de formação continuada propostas pela Unesc atenderem, no ano de 2021, um total de 20 municípios, divididos em 37 reuniões, com 4.271 professores participantes. Entre os municípios atendidos em 2021 estiveram Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Capão da Canoa, Criciúma, Dom Pedro de Alcântara, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Muller, Mampituba, Maracajá, Osório, Passo de Torres, Rio Fortuna, Sangão, São João do Sul, São Ludgero, Três Cachoeiras e Urussanga.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 13:33
Compartilhar Comente

Professores da Unesc se reúnem para aprendizado e discussões em torno da docência

Professores da Unesc se reúnem para aprendizado e discussões em torno da docência
Encontro híbrido debateu desafios do aprendizado nas diferentes áreas do conhecimento Mais imagens

As atividades de Formação Permanente da Unesc iniciaram em uma noite inspiradora para quem acompanhou o encontro promovido pela Universidade de forma híbrida. Presencialmente no Auditório Ruy Hülse e transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube, o evento que marcou o início da tradicional formação dos professores contou com a participação do convidado Rogério Augusto Profeta, professor doutor e reitor da Universidade de Sorocaba (Uniso/SP), o qual apresentou a palestra de título “Experiências no processo de inovação curricular e pedagógica”.

Os diálogos vivos que precisam fazer parte da rotina dos professores e que vão muito além de documento a serem apresentados em instâncias superiores, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, estão entre os desafios impostos ao professor que se desafia a ensinar nos tempos atuais. “A inovação traz a ideia de que é preciso construir algum caminho novo que possa responder questões que precisam ser superadas e, seguramente, precisará desse entendimento dos processos pedagógicos como documentos vivos. A Graduação Multi pressupõe esse conjunto, a ressignificação do currículo com base na experiência e ancorada no projeto pedagógico de cada curso, ancorado, por sua vez, no nosso projeto institucional. Neste cenário a ação docente é determinante para o sucesso”, afirmou, convidando os professores para protagonizarem o processo.

Ao convidar os colegas professores a se engajarem na nova proposta de Formação Permanente da Universidade, o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, descreveu o processo como “ação individual e coletiva de criação e de novas invenções da docência, promovendo a transposição dos projetos que nos direcionam de modo vivo nas três dimensões acadêmicas em todos os níveis de ensino”.

Para o diretor, os esforços devem sempre se voltar à mobilização em prol de uma docência diferenciada na qual cada encontro de formação mobilize a renovação das discussões em torno das diretrizes pedagógicas da Unesc. “Finalizo citando o grande escritor brasileiro Manoel de Barros na obra Matéria da Poesia na qual escreve que ‘quem anda nos trilhos é trem de ferro, sou água que corre entre as pedras: liberdade caça jeito’. Assim como Manoel de Barros, que nós, docentes, possamos caçar jeitos de promover docências mais liquidas que encontrem frestas, rachaduras, adquirindo formas mais distintas de criar novos relevos, densidades e contornos, assim como a água que encontra desvios mais livres entre as pedras, e assim, encontrar e viver experiências”, salientou.

Para a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes, os esforços empreendidos em prol do projeto de Graduação Multi colocam a Universidade na vanguarda da formação universitária nacional e internacional. “São mudanças que exigiram novas formas de ser e produzir significados para nós e para aqueles que nos enxergam como referências de competências técnicas, mas também humanas e comportamentais. Estamos construindo um cenário cada vez mais forte e com musculatura para caminharmos juntos rumo ao futuro de desafios, mas com cenários promissores”, afirmou.

Reflexões que se encaixam ao cenário da Unesc

As reflexões em torno do processo de ensino-aprendizagem, conforme o palestrante da noite, Rogério Augusto Profeta, são constantes. “Me faço todo dia essas perguntas. Não encontrei receita pronta em um universo paralelo no qual possamos entrar e encontrar informações que formem receita que tenha certeza que vai dar certo. Nosso desafio é o de engajar e estimular o aluno para que ele entenda que a autonomia pressupõe que ele pode descobrir e construir muito mais a partir do seu próprio interesse”, comentou.

Ao oportunizar experiências em sala de aula que desafiem os acadêmicos e demonstrem na prática o potencial gerado pela dúvida e pelo interesse, conforme o reitor, o professor estará fazendo o papel de mediar o conhecimento e abrir portas. “Nosso sonho é que os alunos invadam os laboratórios e comecem a produzir a partir do seu próprio interesse. A prática e a experiência têm levado à vontade de fazer acontecer”, acrescentou.

A palestra completa com a resposta do convidado aos questionamentos do público pode ser acessada na página www.youtube.com/watch?v=yBbRBXhdgIQ.

Semana de atividades

Ainda ao longo desta semana a agenda de ações do Programa de Formação Continuada conta com diversas atividades, divididas entre virtuais e presenciais.

A agenda completa está disponível no site www.formacaocontinuada.net/agenda.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2022 às 20:29
Compartilhar Comente

Gestores das Escolas Municipais de Criciúma participam Formação Continuada

Gestores das Escolas Municipais de Criciúma participam Formação Continuada
Foco do encontro se voltou à Gestão do Projeto Político-Pedagógico (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os gestores das escolas municipais de Criciúma tiveram a oportunidade de qualificar ainda mais seus conhecimentos nesta semana na Unesc. Em mais uma atividade da Formação Continuada da Universidade, estiveram no campus na última terça-feira (17/05), equipe de orientadores pedagógicos, psicólogos e fonoaudiólogos da Secretaria Municipal de Educação junto dos gestores das escolas. A Formação foi conduzida pelo professor doutor Ricardo Luiz de Bittencourt, docente pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e do Curso de Pedagogia da Instituição.

A proposta de formação desenvolvida teve foco na Gestão do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola: Elaboração, Monitoramento e Avaliação. As discussões, conforme Ricardo, fortaleceram a compreensão da gestão democrática e participativa e o PPP como um dos instrumentos de gestão. “Os gestores participaram ativamente da formação trazendo suas dúvidas, angústias e experiências de modo a construir coletivamente estratégias para qualificar a gestão do PPP”, destacou.

Os participantes do evento receberam um exemplar do livro “Formação de professores a distância na perspectiva dos gestores escolares”, publicado pela editora Argos com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc). O livro é fruto das pesquisas realizadas pelo Grupo de Pesquisa Políticas, Saberes e Práticas de Formação de Professores. “Busca-se compartilhar com os gestores escolares a compreensão de que a formação de professores ganha sentido quando está integrada com a pesquisa e resgata a intelectualidade do trabalho docente”, acrescenta o professor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de maio de 2022 às 18:38
Compartilhar Comente

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório

Unesc realiza formação continuada de professores de Osório
Primeiro encontro ocorreu nesta quinta-feira (28/4) na Unesc (Fotos: Daniela Savi/AgeCom/Unesc) Mais imagens

Diretores, supervisores, orientadores e professores da Rede de Educação Básica do município de Osório se permitiram viver novas experiências. A partir desta quinta-feira (28/4) eles iniciaram a Formação Continuada. A jornada, proporcionada pela Unesc em parceria com o Município gaúcho, vai permitir novas vivências, novos olhares e ampliação de horizontes em relação aos alunos e a si mesmos. O primeiro encontro, que contou com a participação da reitora Luciane Bisognin Ceretta, do prefeito da cidade Roger Caputi, e do secretário de Educação Dilson Maciel da Silva, ocorreu no Bloco P da Universidade e contou ainda com a palestra da coordenadora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo, que trouxe o tema “Relações Interpessoais no Contexto Escolar”. Após o encontro o grupo seguiu para visitas no Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e conheceu demais espaços do campus.

Em seu discurso de boas-vindas logo nas primeiras horas da manhã, Luciane enalteceu a felicidade em tê-los na Unesc e a participação dessa atividade que é tão importante no processo de ensino e aprendizagem. “Que honra tê-los conosco. Me produz profunda satisfação participar de um momento como esse em que vejo a gestão pública de um município valorizar e respeitar aqueles que conduzem a área mais importante de qualquer cidade: a educação e, sobretudo, a educação básica. Nós discutimos e dialogamos que o aprendizado se dá, especialmente, nesses tempos atuais e vindouros, pela experiência. Essa experiência que nos toca, nos modifica e nos transforma e é isso que queremos promover”, enfatizou Luciane.

Para a reitora, o fato de contar com uma equipe de educadores em movimento na busca da ampliação de seus olhares para promover a integração entre uns e outros mostra um grande passo sendo dado. “Ter a equipe gestora, mobilizadora desses processos de produção de conhecimento e da experiência vivida aqui, tem especial valor, é uma riqueza e que pode transformar os dias vindouros da nossa educação brasileira”, sublinhou.

Luciane destacou também os mais de 50 cursos de graduação ofertados em todas as áreas do conhecimento. Um deles, a graduação em Pedagogia, que existe há 52 anos, o primeiro a ser implantado pela então Fundação Educacional de Criciúma (Fucri), abrindo caminho para a transformação em Unesc, muitos anos depois. Hoje o curso é referência no estado e país na formação de professores.

Referência

Para oferecer uma formação de qualidade aos educadores, o prefeito salientou que, antes de tudo, foi em busca de uma instituição de renome e encontrou na Unesc o caminho certo para o salto na qualidade do ensino. “A nossa intenção foi buscar uma instituição de renome, reconhecida e que nos apresentasse uma estrutura e formação de profissionais capazes de elevar o nível da nossa educação da cidade. Identificamos aqui esse potencial que será fundamental, já que viemos de uma pandemia, de um processo de aula remota que fez com que perdêssemos essa oportunidade da condição, da formação, da qualificação, do contato mais próximo com o aluno. Tenho certeza de que sairemos com professores formados e melhor qualificados”, sublinhou.

A cidade de Osório conta com cerca de cinco mil alunos e quase 700 profissionais da área da educação. A Formação contará com encontros presenciais na cidade gaúcha e outros virtuais. “Acho importante que os profissionais que administram nossas escolas olhem de fora o seu espaço escolar e conheçam todo esse espaço privilegiado que a Unesc tem a oferecer, além de seus profissionais qualificados. Essa troca será muito importante para uma educação de qualidade”, finalizou o secretário de Educação.

Além da cidade de Osório, a Formação Continuada ocorreu em Capão da Canoa e Três Cachoeiras e em diversos municípios catarinenses.

Também participaram desse primeiro encontro a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego e o coordenador da área de Humanidades, Ciências e Educação, Ismael Gonçalves Alves.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de abril de 2022 às 17:48
Compartilhar Comente

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas

Formação Continuada: Professores trocam experiências com especialista em aulas criativas
Emilly Fidelix comanda atividades nesta sexta-feira (14/2) nos períodos matutino e vespertino no último dia da Formação Continuada de Docentes da Unesc (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

O último dia de Formação Continuada de Docentes da Unesc está rendendo intenso aprendizado aos professores participantes. Nesta sexta-feira (14/2) a Universidade recebe a doutoranda em História Cultural e criadora do projeto @SeLigaProf, Emilly Fidelix. Especialista em aulas criativas, Emilly está dividindo com os colegas professores ensinamentos e provocações sobre o novo formato necessário para a educação dos tempos atuais. As atividades da Formação Continuada de Docentes seguem até a noite desta sexta-feira, quando serão encerradas com encontro por áreas, recebendo profissionais das Ciências Sociais Aplicadas no Miniauditório do Bloco S.

Para Emilly o feedback recebido já no início das atividades demonstra o real interesse do corpo docente da Unesc em evoluir e tornar o conteúdo cada vez mais atrativo. “Hoje os alunos não querem mais só aquela aula expositiva. Eles querem participar e ser protagonistas desse processo. Para que esse processo seja cada vez mais assertivo é necessário repensar algumas questões e estar atualizado, assim como estamos fazendo hoje”, acrescenta.

Ainda nos períodos matutino e vespertino estão sendo realizadas também as sessões da atividade “Biblioteca: um espaço de aprendizagem”, ministradas pela coordenadora da Biblioteca Professor Eurico Back, Elisangela Just Steiner.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

14 de fevereiro de 2020 às 12:10
Compartilhar Comente