AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem

Humanização é tema do Fórum do curso de Enfermagem
Evento destaca a importância do atendimento personalizado e humano do profissional Mais imagens

A humanização foi tema do encontro realizado na noite desta quinta-feira (29/09), no II Fórum Integrado do curso de Enfermagem, no auditório Ruy Hülse, na Unesc. O evento foi organizado pelos 64 alunos da quarta fase, com o apoio da professora Letícia Felipe Milak, da disciplina de Seminário Integrativo IV, com o tema abordado pelas enfermeira da Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), Tatiana Lucia Caetano e pela professora dos cursos de Saúde da Unesc, Carine Cardoso.

Segundo explicou a professora Letícia, a disciplina trabalha com a Política Nacional de Humanização, HumanizaSUS. “Nesse Fórum conversamos sobre a importância da humanização no trabalho do enfermeiro, visando qualificar o atendimento deles futuramente, quando estiverem no mercado de trabalho” destacou.

A especialista em Gestão e Atenção Básica, professora Carine, teceu sua fala sobre a PNH, como ferramenta para melhorar o cuidado dentro de onde se trabalha. “O HumanizaSUS é uma política nacional, voltada para todos os lugares: hospitais, clínicas, e na Atenção Primária. Os princípios do Sistema Único de Saúde são formados por três pilares: Integralidade, Humanização e Equidade que servem para fortalecer o cuidado, levar a qualidade da assistência para o outro, ouvindo e entendendo. Em muitas vezes nós não temos muito o que dar naquele dia, mas podemos oferecer um sorriso, um abraço, um carinho e isso faz toda a diferença dentro do cuidado daquela pessoa que procura o atendimento”, explicou

Unesc faz a diferença

A professora Carine ainda destacou que o curso de Enfermagem vem trabalhando muito no quesito humanização e é preciso fortalecer sempre. “Para mim a Unesc está de parabéns. Eu trabalho há 14 anos na assistência à saúde e não tive essa orientação na  minha época, assim, tão forte, como estamos vendo aqui e agora. Esse Fórum Integrado de Humanização, Saúde e Enfermagem vai fazer toda a diferença no conhecimento desses acadêmicos”, confessou.

A acadêmica Verônica Pirola Isé, da quarta fase, considera o assunto de extrema importância para a profissão. “Será muito importante para todos nós, que futuramente, seremos enfermeiros e enfermeiras ter como princípio a humanização no cuidado com o paciente. O profissional é a ponta do atendimento, pois é ele quem acompanha toda a estadia no hospital ou na Unidade de Saúde. É primordial termos esse conhecimento de humanização, temos que enxergar e tratar o paciente como um todo”, pontuou.

Fotos e Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 22:14
Compartilhar Comente

Apresentação do espetáculo Sobre(vivências) emociona e inspira reflexões na Unesc

Apresentação do espetáculo Sobre(vivências) emociona e inspira reflexões na Unesc
Atrizes Ana Bertolina e Mixa Miranda, egressas do curso de Teatro da Unesc, comoveram o público presente (Foto: Isabela Thomé) Mais imagens

A peça de teatro Sobre(vivências), estrelada pelas atrizes do Coletivo Livre Ana Bertolina e Mixa Miranda, foi apresentada para um público que se emocionou, se comoveu e foi instigado a refletir sobre o papel das mulheres na sociedade.

A ação do Setembro Amarelo da Unesc, organizada pela Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, aborda vivências de mulheres e suas vozes caladas no mundo atual, por meio de histórias inspiradas nas obras “Esperança Feminista”, das escritoras Debora Diniz e Ivone Gebara, e “As janelas e outros contos”, da escritora criciumense Cristiane Dias.

Egressas do curso de Teatro da Unesc, as atrizes impressionaram o público com a força física e emocional de suas performances que retrataram histórias de abusos e violências sofridas por mulheres, tudo isso por meio de interpretações intensas e frenéticas, fruto de meses de ensaio, pesquisas e preparações.

Emoção

Ao final da apresentação um clima de emoção tomou conta do espaço e as atrizes foram ovacionadas por quem acompanhou as acompanhou, que aplaudiu de pé. A peça foi dedicada ao acadêmico do curso de Teatro, Gabriel Batista de Souza, grande amigo das atrizes, falecido em 2018 e que será homenageado em um novo ato do espetáculo, ainda em produção.

Ana Bertolina, uma das protagonistas da peça, falou sobre o sentimento de retornar para a Instituição que a acolheu por tanto tempo. “Toda vez que a Universidade nos convida para apresentarmos um trabalho é uma experiência muito emocionante. Nós sempre nos sentimos acolhidas neste lugar”, afirmou a atriz e produtora cultural, que considera o evento importante, não só para a comunidade acadêmica, mas também para o público externo. “Quando um evento artístico acontece na Universidade, ela cumpre seu papel enquanto uma instituição comunitária, que também é levar a arte e a cultura para toda a comunidade”, completou.

A roda de conversa também foi um momento de comoção para as atrizes e os espectadores. Mediado pela professora Giovana Ilka Salvaro e as psicólogas Janaina Vitório e Rita Guimarães Dagostim, da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, o bate-papo contou com depoimentos de pessoas, homens e mulheres, que foram impactadas com a apresentação.

Priscila Schacht Cardozo, coordenadora do curso de graduação em Serviço Social, ressaltou a importância de uma obra como esta em um ambiente acadêmico. “Existem muitas violências que as mulheres sofrem e que não aparecem, que não são nominadas, e a arte comunica isso de uma forma sensível. Nós precisamos da interdisciplinaridade, de pensar a arte nesses outros espaços”, afirmou a assistente social. A escritora Cristiane Dias, autora de um dos contos representados na peça, também esteve na roda de conversa.

Além de todas as emoções e reflexões destacadas pela peça, foram arrecadados mais de 250 absorventes, que serão destinados às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Coletivo Livre

Ana Bertolina e Mixa Miranda fazem parte do Coletivo Livre, grupo que nasceu em 2019 com o objetivo de manter viva a memória de Gabriel Batista de Souza, acadêmico da Unesc falecido em 2018. O grupo tem o objetivo de unificar artistas de todos os campos para criar ideias performáticas que podem ser desenvolvidas em qualquer espaço. O grupo já produziu peças, oficinas e festivais na região Sul do estado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 18:16
Compartilhar Comente

O rádio vai ao Colégio Unesc

O rádio vai ao Colégio Unesc
Mais imagens

Uma mesa de som, microfones, fones de ouvido. Esta poderia ser a descrição de um estúdio de rádio. Um local fechado, com isolamento acústico e silêncio para não atrapalhar quem está no ar. Porém, estamos falando do que ocorreu no Colégio Unesc na manhã desta sexta-feira (30/09), com a realização do projeto “Rádio nas Escolas”, da Associação Catarinense de Rádio e Televisão (Acaert) e do Grupo Catarinense de Rádio (GCR).

Durante a ação, quatro grupos de estudantes gravaram o podcast “Você Pode Cast”, oportunidade em que discorreram sobre a temática “O que você quer que seja para sempre”,um assunto sobre o qual a pequena Alice Locatelli Luciano, de nove anos de idade sabe falar muito bem. “Eu disse que quero que o colégio fique para sempre porque eu gosto muito dele. Estava ansiosa antes da entrevista, mas deu tudo certo”, comenta a aluna do quarto ano.

Diversos assuntos abordados

Entre os assuntos abordados dentro da temática proposta estão arte, esporte, cultura de paz, entre outros que os alunos entendem como importantes para os próximos anos. 

“Convidamos os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio para criarem pequenos grupos e discutirem a temática que faz com que as nossas crianças e adolescentes reflitam, na visão deles, os projetos para o futuro”, relata a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes.

Sarah Valentim Américo, do terceiro ano do Ensino Médio foi mais uma que pegou o microfone na mão e não teve vergonha em apresentar as suas ideias. “Falei  um pouco sobre estudar no Colégio Unesc e sobre a minha trajetória, já que estou no último ano, ou seja, no fim de um ciclo e prestes a iniciar outro”, cita.

O podcast gravado estará disponível no site da Rede Catarinense de Rádio (tododia.com.br) da www.acaert.com.br.

“Este é um grande diferencial para nós que trabalhamos somente no estúdio, pois tem toda uma energia das crianças e dos adolescentes. O rádio é viciante e foi um prazer gravar no Colégio Unesc para onde levamos um pouco do nosso conhecimento e ouvimos tantas histórias diferentes”, diz o radialista Fernando Maciel, acrescentando que, no decorrer do projeto, muitos talentos do rádio são descobertos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 14:50
Compartilhar Comente (1)

Três alunos do Colégio Unesc são destaque em concurso da Academia Criciumense de Letras

Três alunos do Colégio Unesc são destaque em concurso da Academia Criciumense de Letras
Mais imagens

Mais uma vez os alunos do Colégio Unesc são destaque no Concurso Literário da Academia Criciumense de Letras (ACLe). Ana Francisca Martignago, Ana Clara Guidi e Gabriel Oliveira Willemann tiveram os seus nomes divulgados nesta semana junto aos demais vencedores que terão os seus trabalhos publicados na 21ª edição do livro da entidade. “É gratificante saber que este trabalho foi reconhecido”, conta Ana Francisca, vencedora com o poema “O Beijo”.

Já Ana Clara criou um poema sobre Criciúma, intitulado “Dedicado à Rainha do Sul”. “Escrevo poemas há dois anos e comecei a mostrar somente neste ano”, diz.

Para concluir o trio, Gabriel escreveu o conto “O Livro”. “Estou muito feliz. Esta conquista me incentiva a continuar escrevendo”, conta.

Na edição do ano passado, a estudante Maria Luiza Machado Moraes, foi a representante do Colégio Unesc entre os vencedores do concurso.

“Sempre buscamos nas aulas de Língua Portuguesa incentivá-los à prática da escrita, principalmente a autoral e eles conseguem colocar os seus pensamentos, se posicionando como autores. Este retorno é muito importante para eles verem que têm potencial de escrita e o que fizemos em sala de aula merece ser divulgado para quem está fora. Eles ficaram imensamente felizes sabendo que conseguem fazer grandes produções, mesmo com a pouca idade”, ressalta a professora de Língua Portuguesa, Beatris Pizzoni.

Texto e fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 14:48
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica

Unesc está com inscrições abertas para o Pibid e Residência Pedagógica
Mais imagens

Acadêmicos de Licenciatura da Unesc e professores das redes públicas estadual e municipal de ensino tem mais uma grande oportunidade de ampliarem conhecimentos. A Unesc está com inscrições abertas para o processo seletivo de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) e o Programa Institucional de Residência Pedagógica. Interessados podem se inscrever até segunda-feira (03/10) nos dois programas do governo federal.

Os projetos acolhem acadêmicos que tenham cursado o mínimo de 50% do curso ou estejam frequentando a partir do 5º período e professores com dois anos de experiência no magistério na Educação Básica. 

Além de garantirem diferenciais para seus currículos, os selecionados receberão uma bolsa de estudos como auxílio financeiro mensal e pagamento de acordo com o cronograma da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O resultado preliminar será divulgado dia 5 de outubro pelo site da Unesc.

“É uma ótima oportunidade de ampliar os conhecimentos na escola. Tanto o Pibid quanto a Residência Pedagógica visam proporcionar aos acadêmicos uma aproximação prática com o cotidiano das escolas públicas de educação básica e com o contexto em que estão inseridos”, comenta Schlickmann. 

Sobre os programas:

O Pibid oferece bolsas de iniciação à docência a estudantes de cursos de licenciatura que desenvolvam atividades pedagógicas em escolas da rede pública de educação básica; a coordenadores institucionais que articulem e implementem o programa em universidades ou institutos federais de educação, ciência e tecnologia; a coordenadores de área envolvidos na orientação aos bolsistas e, ainda, a professores de escolas públicas responsáveis pela supervisão dos licenciandos.

O Programa de Residência Pedagógica, da Capes, tem a finalidade de contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de licenciatura. O objetivo é induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão de licenciandos na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso.

Regras, editais e inscrições

São 180 bolsas disponíveis entre os cursos de Arte, Ensino Religioso e História, Educação Física Licenciatura, Matemática, Geografia, Química, Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Pedagogia e 25 bolsas para os professores das redes públicas estadual e municipal.

As regras completas para participação e a documentação necessária para concorrer às vagas podem ser encontradas nos editais já publicados no site da Unesc.

Pibid

Professor supervisor

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/142/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd12Noa_J3TtJnbfpYz6keIFDxY3R81wSgQEBlmpDvE-JtDWg/viewform

Aluno bolsista

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/141/2022/2

Inscrições:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform

Residência Pedagógica

Professor preceptor 

Edital: 

https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/219/2022/2

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScVYgWTESJQAk1lnM6lADidszSOUnVIBbICJTxeK_We6vz6KA/viewform

Aluno bolsista 

Edital: https://www.unesc.net/portal/capa/index/231/0/0/componente/processo/ver/1/218/2022/2

Inscrições: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfrgP8QDfPfA545NVjsJgjbOhdIY0cc7-PmEV-JjthKZRCkvg/viewform


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de setembro de 2022 às 13:10
Compartilhar Comente (1)