AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se destaca em palestra e estande na FIN Brasil 2023

Unesc se destaca em palestra e estande na FIN Brasil 2023
Feira Internacional de Negócios contou com exposições, rodadas de conversa e palestras, além da presença de representantes de 45 países Mais imagens

A Unesc foi uma das expositoras e apoiadoras da Feira Internacional de Negócios (FIN) Brasil 2023 que encerrou nessa quarta-feira (29/03), no CentroSul, em Florianópolis. O evento, que contou com a presença marcante de representantes de 45 países, destacou, por meio de palestras e rodadas de negócio, os mercados de saúde, tecnologia, agronegócio, infraestrutura e energia renovável.

Levando na bagagem toda a experiência nas áreas de gestão, marketing e comunicação, a Gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Juliani Engel, representou a Unesc na Feira e apresentou alguns dos projetos inovadores da Instituição, como a Graduação Multi – a formação baseada na experiência prática desde as primeiras fases-, o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico realizado em diversos municípios da região com a intenção de pensar de forma coletiva e estruturada as cidades para daqui a dez anos, e tantas outras iniciativas que aproximam a Universidade das comunidades e do terceiro setor.

A pesquisadora na área de inovação, digitalização e negócios, falou ainda sobre o trabalho desenvolvido e das oportunidades que a Instituição oportuniza por meio dos eixos educação, inovação e empreendedorismo, em especial o  Unesc Connect, grande ecossistema de inovação e empreendedorismo à disposição de toda a região, se fazendo presente em diferentes lugares ao mesmo tempo. 

“A ideia é fazer com que as diferentes pessoas, com os mais variados projetos e demandas, sejam conectadas para o Hub de Inovação para desenvolverem soluções dentro e fora da Universidade”, destacou, Elenice na palestra ministrada no palco 360°.

Segundo a palestrante, participar da FIN foi uma oportunidade muito proveitosa para apresentar o que a Unesc faz, além de abrir novas conexões e se conectar na prática com outras partes do mundo, com seus negócios, cultura e infraestrutura. “Isso é resultado de que a Instituição está alinhada às novas tendências e envolvida com o desenvolvimento da região, por meio dos diversos projetos existentes, dos cursos de graduação, de pós-graduação, dos serviços do Parque Científico e Tecnológico, o Iparque, entre tantos outros”, destaca Elenice.

Para a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, participar de uma feira dessa magnitude é colocar em evidência o que há de mais precioso, o conhecimento, além de oportunizar a aproximação com parceiros e possibilidades de ampliar os acordos internacionais da Universidade e fortalecer os já existentes.  

“O conhecimento não tem barreiras e precisamos estar atentos ao que acontece em todo o mundo. Agradecemos a Câmara de Comércio Brasil-Portugal de Santa Catarina pelo reconhecimento e convite para que a nossa Unesc estivesse presente na feira. Com certeza é um ótimo momento para troca de experiências e busca por parcerias, sempre visando o melhor para os nossos acadêmicos”, mencionou.

O evento contou com embaixadores de Portugal, Estados Unidos, Marrocos, Korea, Israel, Burkina Faso, Cabo Verde, Mali, Senegal, Vietnã, Nepal e Camarões, além de secretários de estado, prefeitos, secretários municipais, vereadores, investidores e empreendedores dos países dos cinco continentes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2023 às 13:53
Compartilhar Comente

Professor da Unesc ministra workshop sobre responsabilidade civil na internet

Professor da Unesc ministra workshop sobre responsabilidade civil na internet
O evento ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, nesta semana Mais imagens

O “Panorama e tendências do regime civil de responsabilidade dos intermediários na Internet” foi o tema do workshop ministrado pelo professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) e do curso de Direito da Unesc, Gustavo Borges, nesta semana. 

O evento, que contou com a presença de entidades de várias partes do Brasil, ocorreu no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Borges ainda participou de Audiência Pública no STF, convocada pelos ministros Luiz Fux e Dias Toffoli, que debateu as regras do Marco Civil da Internet.

Durante o encontro se discutiu sobre a responsabilidade de provedores de aplicativos ou de ferramentas de internet pelo conteúdo gerado pelos usuários e a possibilidade de remoção de conteúdos que possam ofender direitos de personalidade, incitar o ódio ou difundir notícias fraudulentas a partir de notificação extrajudicial.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

31 de março de 2023 às 13:48
Compartilhar Comente

Calouros do curso de Pedagogia da Unesc participam de atividade integrativa

Calouros do curso de Pedagogia da Unesc participam de atividade integrativa
Realizada na Praça do Estudante, evento teve como intuito acolher os acadêmicos da primeira fase Mais imagens

Os calouros do curso de Pedagogia da Unesc participaram, na noite de segunda-feira (27/03), de uma atividade integrativa de acolhimento na Praça do Estudante. Os 64 estudantes da primeira fase do curso realizaram ações envolvendo o tema “Infância”, com direito a músicas e brincadeiras.

Planejada pelos integrantes do Centro Acadêmico Livre de Pedagogia Paulo Freire, a atividade contou ainda com o anúncio de uma gincana solidária entre os estudantes. Itens como livros e brinquedos serão coletados e posteriormente doados, com os acadêmicos que arrecadarem mais itens sendo contemplados com uma camiseta do Centro Acadêmico.

Outras atividades realizadas incluíram autorretratos feitos pelos estudantes, uma roda de cantigas infantis e uma sessão de brincadeiras que marcaram a infância dos acadêmicos.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2023 às 16:25
Compartilhar Comente

Acadêmicos dos cursos de Letras da Unesc participam de aula inaugural

Acadêmicos dos cursos de Letras da Unesc participam de aula inaugural
A aula foi ministrada por Ana Cláudia de Souza, docente da UFSC e egressa do curso de Letras (Foto: Reprodução) Mais imagens

Os acadêmicos do curso de Letras (Língua Portuguesa) e Letras (Inglês) da Universidade lotaram o auditório Edson Rodrigues, na última sexta-feira (23/03), para a aula inaugural dos cursos. Veteranos e calouros participaram de uma aula construída pela professora Ana Cláudia de Souza, docente da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e egressa do curso de Letras (Língua Portuguesa) da Unesc.

A aula foi um momento de aprendizado e troca de experiências para os acadêmicos e professores e um espaço de reflexão e de desafios lançados aos futuros docentes. Ela teve como tema “As psicolinguísticas da formação do professor das letras” em um perspectiva de formação inicial docente e continuada dos professores, junto aos desafios que a área apresenta nos dias de hoje. 

O Curso de Letras completa 49 anos em 2023 e já se prepara para os seus 50 anos em 2024, os quais representam uma história de contribuição efetiva para o desenvolvimento da região com a formação de professores de Língua Portuguesa e de Língua Inglesa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de março de 2023 às 13:03
Compartilhar Comente

Programa Unesc Labs ganha novo parceiro: Deps Tecnologia

Programa Unesc Labs ganha novo parceiro: Deps Tecnologia
Mais imagens

Com 18 anos de história, a Deps Tecnologia passa a ter um laboratório dentro da Unesc. A inauguração do espaço ocorreu na tarde dessa segunda-feira (27/03), sendo essa a quinta empresa a ter espaço de desenvolvimento no campus da Universidade. As companhias Agpr5, Deps, OAIS_Piql, Procer e Useall já contam com laboratórios ativos na Instituição.

Na inauguração oficial do espaço, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, lembrou que o ecossistema de inovação da Universidade é composto por diferentes segmentos, sendo um dos principais o Unesc Labs. “O projeto tem a finalidade de aproximar academia e setor produtivo e formar talentos a partir dos nossos estudantes em laboratórios dentro da Universidade. Estes laboratórios são formatados pela empresa para que os talentos sejam formados a partir da experiência”, contou.

“Estamos felizes com a  parceria. A Deps é uma empresa de quase 20 anos, consolidada nacionalmente, com grande portfólio para ser compartilhado conosco e experiências robustas, além de ser fundada por um  egresso da Unesc, o que nos deixa ainda mais satisfeitos”, destacou a reitora.

O egresso que Luciane cita é o CEO da Deps, Cristoffer Medeiros que, em 2004, um ano após se formar em economia, decidiu investir no próprio negócio.

“Sempre falamos dentro da Deps que o CNPJ pode ficar velho, mas as ideias são. Nada melhor que ter pessoas jovens e estar dentro da Universidade para que o que fique velho seja somente o CNPJ. Na base do nosso mapa estratégico está a inovação, então essa parceria, para nós, resume muito esse desejo, essa necessidade de continuar inovando”, falou.

O planejamento estratégico da Unesc para 2023 é a implantação de ainda mais soluções importantes que vão ao encontro das necessidades que o setor produtivo apresenta. “Atualmente, as pessoas falam muito da carência de mão de obra qualificada e a Unesc, desde 2019, identificou esta oportunidade e, por meio do Hub de Inovação, oferece o Unesc Labs, que é o laboratório de formação dedicado à cultura organizacional de uma empresa”, enfatizou a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes

Por meio da iniciativa, as empresas instalam os laboratórios dentro da Instituição, selecionam alunos para atuação nestes espaços e passam a integrar o ecossistema universitário, da mesma forma que os estudantes aprendem com a imersão em uma grande empresa. “Assim, elas moldam os estudantes para aprender aquilo que o banco de uma Universidade consegue fazer, que é ensinar o modus operandi. Os desafios reais do dia a dia da empresa são apresentados, sendo que a Unesc possui toda a estrutura institucional com professores e laboratórios que responderam responder às necessidades da organização instalada no Lab”, acrescenta.

O agente de inovação da Unesc, Paulo Priante, lembrou que o Unesc Labs é uma iniciativa que tem foco na experiência formativa do aluno. “A empresa traz as demandas internas para desenvolver soluções por meio desta conexão com a Unesc. Já os alunos são capacitados e fazem entregas a partir dos desafios postos e, ao mesmo tempo, absorvem a cultura da empresa”, disse.

Outras informações sobre o Unesc Labs podem ser obtidas por meio do telefone (48) 3431-2606 ou no e-mail aditt@unesc.net.

Oportunidades

Para a criação do laboratório, 40 acadêmicos da Instituição concorreram para cinco vagas, sendo quatro para o desenvolvimento de software e um para analista de testes. O acadêmico da sexta fase do curso de Ciências da Computação, João Victor Alves Rocha, foi um dos selecionados. 

“É uma oportunidade grandiosa de aprendizado pessoal e profissional, além de auxiliar a empresa em seu crescimento. É uma jornada onde podemos aprender muito e entender como funciona o dia a dia da empresa”, contou.

A Deps

Na busca por responder a pergunta: “como diminuir os esforços da atividade humana e simplificar suas rotinas para torná-los capazes de atingir resultados extraordinários”, Cristoffer Medeiros e Simone Medeiros, criaram a startup Deps Tecnologia, em 2004.

Para dar uma resposta a esta questão, a dupla uniu lógica e mentes, tendo como resultado a inovação. Cristoffer explicou que a  Deps não desenvolve apenas softwares, mas métodos, processos e educação para tornar a área de crédito.

“É uma poderosa alavanca para a sociedade e economia que afeta as relações entre empresas e pessoas, dando liberdade para confiarem umas nas outras. Atualmente, com clientes no mercado nacional e internacional, A deps possui mais de 240 milhões de análise e reanálises efetuadas por suas soluções, impactando na vida de milhões de pessoas e empresas em diferentes geografias”, fala Medeiros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de março de 2023 às 09:05
Compartilhar Comente