Boletim

Emprego

Sul registra saldo positivo de empregos em julho, puxado por Serviços, Comércio e Indústria

Publicado em: 15/08/2025 - 00:00

Autor (a): imo@unesc.net

Sul registra saldo positivo de empregos em julho, puxado por Serviços, Comércio e Indústria

O mercado de trabalho formal da Região Sul de Santa Catarina apresentou desempenho positivo em julho de 2025, com um saldo total de 485 novos empregos, segundo dados do Novo CAGED, adaptados pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc. O crescimento foi impulsionado pelos setores de Serviços (256 novas vagas), Comércio (134) e Indústria (129). Em contrapartida, Construção e Agropecuária registraram pequenas retrações, com fechamento de 22 e 12 postos, respectivamente.

Saldo de Empregos

grafico_trabalho_jul_25

Fonte: Adaptado por Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação (2025) de Novo CAGED (2025).

Entre os municípios, Jaguaruna se destacou significativamente, gerando 404 novos empregos, majoritariamente no setor de Serviços (343). Tubarão ocupou a segunda posição, com 86 novos vínculos, concentrados principalmente na Indústria (81). Outros municípios da AMUREL, como Sangão e Imbituba, também contribuíram para o desempenho positivo regional.

A análise por associações de municípios evidencia diferentes dinâmicas regionais. A AMUREL (Associação dos Municípios da Região de Laguna) apresentou resultado robusto, com 618 novos empregos, impulsionados por Serviços (295) e Indústria (248). Em contraste, a AMREC (Associação dos Municípios da Região Carbonífera) e a AMESC (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) registraram retrações, com fechamento de vagas em setores estratégicos como Indústria e Serviços, evidenciando a importância de políticas de diversificação econômica e incentivo à geração de empregos.

Voltar para informativos