Notícias
Emprego
Publicado em: 06/05/2021 - 15:30
Autor (a): imo@unesc.net
Downloads:
A região sul de Santa Catarina apresentou um vigoroso crescimento na geração de empregos formais no primeiro trimestre de 2021, com a criação de 4.800 novas vagas de trabalho na Associação de Municípios da Região de Laguna (AMUREL) e na Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (AMESC). O grande destaque foi o setor da Indústria de Transformação, responsável por 1.961 das vagas, o que corresponde a 41% do total.
O município de Tubarão liderou a geração de empregos na AMUREL, com a criação de 1.734 postos de trabalho, figurando na 10ª posição entre todos os municípios do estado de Santa Catarina. Em seguida, destacam-se Braço do Norte, com 729 vagas, e Jaguaruna, com 459 novas oportunidades. Já na região carbonífera, Criciúma se sobressaiu com um saldo positivo de 2.194 empregos, seguida por Içara (662) e Morro da Fumaça (353).
Além da indústria, outros setores contribuíram significativamente para o saldo positivo. O de Transporte, Armazenagem e Correio gerou 529 novas vagas, representando 11% do total. O Comércio e a Reparação de Veículos Automotores e Motocicletas, juntamente com Saúde Humana e Serviços Sociais, foram responsáveis por 8% da geração de empregos cada um, com 401 novas vagas no comércio.
Os dados, compilados a partir do Novo Caged e sistematizados pelo Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação da Unesc, indicam um cenário otimista para a economia regional no período. A diversidade dos setores em crescimento, incluindo também as Atividades Administrativas e a Administração Pública, demonstra uma recuperação econômica abrangente e fomenta o desenvolvimento social e a segurança para os trabalhadores da região.
Voltar para informativosEmprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego