Notícias
Emprego
Publicado em: 07/06/2023 - 11:30
Autor (a): imo@unesc.net
O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da UNESC apresenta os dados divulgados pelo Novo Caged sobre empregabilidade nos municípios da região sul de Santa Catarina (AMESC, AMREC e AMUREL) referentes aos meses de fevereiro e março de 2023.
O saldo positivo de empregos formais no período foi de 5.555 vagas, com predominância dos setores de Serviços (3.357) e Indústria (1.546). O setor Agropecuário teve menor incremento, com 128 vagas.
Na AMESC, quatro setores apresentaram saldo positivo, com destaque para a Indústria. A Construção Civil registrou saldo negativo. A AMREC teve saldo negativo apenas no setor Agropecuário, enquanto a AMUREL apresentou saldo negativo no Comércio, destacando-se Serviços como o setor com maior geração de empregos.
No acumulado da região sul, a distribuição setorial dos empregos gerados foi: Serviços (60%), Indústria (28%), Construção Civil (6%), Comércio (4%) e Agropecuária (2%). Apesar de todos os setores apresentarem saldo positivo no período, o setor de Comércio teve desempenho negativo em fevereiro.
Comparando com o estado de Santa Catarina, foram gerados 31.899 empregos formais nos dois meses (20.014 em fevereiro e 11.885 em março). O padrão setorial regional acompanha a tendência estadual, com maior destaque para Serviços e Indústria.
O relatório evidencia a relevância do setor de Serviços na geração de emprego e reforça a importância de políticas públicas que incentivem a diversificação econômica regional, visando a sustentabilidade do crescimento do mercado de trabalho.
Voltar para informativosEmprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego
Emprego